Trocar sensor temperatura injectora tdi
Devido a isto: ImageHost.org is closed
ficamos sem fotos... já ao tempo k as apaguei do pc... lamento...
Esta semana tive mais um "contratempo" das antigas alterações que fiz para meter o carro a andar à homem...o sensor de temperatura da bomba injectora morreu...
Teste: Pegar num voltimetro e medir a tensão nos pinos 1 e 3 da bomba, se n der tensão em nenhum deles ou valores muito diferentes de 5 volt, algo se passa...no meu caso, n dava nada...
Então tem k se abrir a parte electrica do lado de cima da bomba para trocar o sensor;
http://f.imagehost.org/0511/23-01-09_1038.jpg
Ferramentas necessárias:
- Chave especial bosch para desapertar akele parafusinho de cabeça eskesita;
- Torx 30;
- Torx 10;
- 9/16 de caixa;
- Alicate de pontas;
- Chave de bocas 10 (Pode ser outra medida, é para desapertar os bornes da bateria);
http://f.imagehost.org/0065/23-01-09_1035.jpg
O processo:
1) Desligar a bateria;
http://f.imagehost.org/0688/23-01-09_1036.jpg
2) Desapertar os 3 Torx e o especial na cabeça da bomba injectora;
http://f.imagehost.org/0589/23-01-09_1044.jpg
http://f.imagehost.org/0151/23-01-09_1045.jpg
http://f.imagehost.org/0203/23-01-09_0958.jpg
http://f.imagehost.org/0616/23-01-09_1003.jpg
3) Depois de tirar os parafusos é preciso um certo cuidado a descolar a tampa
da bomba, akilo é aluminio e n se ker estragar!
4) Identificar o sensor e desaperta-lo com a torx 10, são dois parafusos;
http://f.imagehost.org/0390/23-01-09_1041.jpg
Medir a resistência k atravessa o sensor com um ohmimetro: se der valores entre 1300 a 1800 ohm, está bom! No meu caso deu valor infinito...ou seja, n passava corrente(sinal) d um lado para o outro, logo estava keimado.
5) Colocar o sensor novo, custa 24 euros na VW...
http://f.imagehost.org/0421/23-01-09_0956.jpg
6) Colocar uma junta de borracha nova ( eu n trokei a junta pk tive cuidado ao tirar a tampa mas há kem seja azelha e a estrague...)
http://f.imagehost.org/0421/23-01-09_0956.jpg
http://f.imagehost.org/0707/23-01-09_1042.jpg
7) Limpar com um lenço de papel ou pano k n deixe residuos toda a zona da junta;
8) Colocar a tampa e apertar À MÃO, os 4 parafusos,no fim, dar um jeitinho com a chave para acabar o aperto (relembro k é tudo d aluminio e n kerem estragar a rosca...)
9) Ligar a bateria
10) Desapertar o tubo de retorno depois da saída da bomba e sangrar o sistema para tirar o ar.
Bem, isto foi muito rápido e à chuva e foi mesmo so pk m lembrei d pegar no telemóvel...
Mas é para ficarem a saber um dos segredos com k se ganha dinheiro nas injectoras, kker oficina especializada pede para cima de 300 euros para fazer o mesmo k podem fazer com 24 euros se souberem o k estão a fazer.
Peço desculpa pela kualidade das fotos mas sou pobre e já é uma sorte o tlmvel ter câmara...:cool:
Cumps.