Dump Valve de recirculação
Visto que a tentativa de reaproveitar um topico já aberto não correu lá muito bem ( ninguem me respondeu :cry: ) vou tentar colocar a minha duvidas num topico novo.
A baixo está o que escrevi a tempos e que ainda procuro esclarecimento.
Citação:
Mensagem Original de A.Pedro
Boas.
Aproveito o tópico já aberto para colocar uma dúvida de longa data e que ainda não consegui esclarecer.
O meu carro tem de origem uma Dump Valve de recirculação. Para quem não sabe a diferença é que o ar pressurizado no intercooler não é "atirado" para a atmosfera mas sim reaproveitado para a admissão, voltando a passar pelo turbo indo novamente para o intercooler. A minha grande dúvida é até que ponto este sistema (recirculação) é melhor do que o mais comum (libertar pressão para atmosfera)?
Do que consultei pela net não consegui chegar a conclusões sólidas, apenas mais duvidas...... a ver se consigo exemplificar.
Temos o ar no intercooler, quente (pelo menos mais do que aquele que entra pela admissão) pois está comprimido. Quando levanto o pé do acelarador o ar sai do intercooler e vai ser misturado com o ar que entra do filtro e posteriormente chega ao turbo. Duvidas:
- O ar que virá mais quente do intercooler não irá fazer mal as pás do turbo? (para não falar que ar quente = menos performance)
- E o ar ao vir pressurizado não estará a ir contra as pás do turbo com demasiada pressão fazendo diminuir o tempo de vida útil do turbo? (pois o formato e disposição das pás supostamente "abrandam" o ar que vem com pressão a mais)
- Por outro lado a pressão extra do ar que vem da recirculação não fará com que o lag do turbo seja menor?
Espero não ter dito disparates. Estou aberto a comentários, esclarecimentos, correcções, ...
Desde já Obrigado.
A.Pedro.
A.Pedro