-
Uno Turbo MK2
Marca: FIAT
Modelo: Uno Turbo MK2
Ano: 1992
Descrição do projecto:
Sleeper stile com aço no motor
Alterações totais
Motor:
Cabeça 1.6 Lancia Dedra
-Válvulas de admissão stock
-Válvulas de escape Uno turbo Protoxide nimónicas + chapéus, e meias luas de válvulas protoxide
-Molas das válvulas Pipercams
-Árvore de cams Pipercams Fast Road
-Polie da cam Pipercams
-Preparação de canais, sedes, e camarãs de combustão
-Junta de cabeça Spesso racing
Bloco 1.6 Lancia Dedra
-Pistons forjados 87mm - Wossner
-Bielas forjadas 4340 H beam com parafusos ARP - Scat
-Cambota stock do Uno turbo 1.4
-Pernos de cabeça ARP
-Pernos de volante de motor ARP
-Pernos das meias luas da cambota ARP
-injectores do Punto GT
-Válvula regulação de pressão de gasolina
-embraiagem reforçada
-tubagens de admissão de 60mm
-correia de distribuição pipercams
-velas NGK iridium IX
-cabos de velas Magnecor silicone 8mm
-radiador de óleo de 19 linhas
-intercooler frontal 100% alumínio
-colector de admissão, com borboleta de 60mm de toyota supra 3.0
-linha de escape sem panelas, 60mm inox
-caixa de velocidades com carretos da 5º do Uno 1.7 Diesel
-turbo Airesearch TB0339 Trim 50 + saco térmico
-Centralina gotech pro x
Suspensão:
-amortecedores koni sport
-molas sparco -6cm
Travões:
-tubagens de travão em malha de aço
-discos 284mm + pinças lancia thema 16VT
Rodas:
Jante 15 Fiat Croma 2.0 16vt
Pneus 194/45/15
Exterior:
-Aileron OEM c/luz 3º stop
Interior:
-stock
Som:
-Detesto car audio
Outros:
- Nada a destacar
TOL: À quanto tempo possui este carro?
Resposta: Desde 2009.
TOL: Quando começaram as alterações?
Resposta: Mal comprei o carro, pois já era um dos objectivos aquando da compra.
TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2011?
Resposta: Pistons e bielas forjadas, pernos da ARP, junta de cabeça Spesso Racing.
TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
Resposta: Continuar a apetrechar a viatura com material de qualidade
TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
Resposta: Sleeper stile
TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida durante 2011 e porquê?
Resposta: Os pistons e as bielas forjadas. Pela fiabilidade e ganhos que me vão trazer no motor.
TOL: Que inspirações tiveste ou que influências mais destacas para este projecto?
Resposta: Os bons projectos que vou vendo lá fora, que me mostram que é possível ir mais longe do que aquilo que se vê a nível nacional, no que toca a fiats e em particular a este modelo.
TOL: Que tipo de utilização faz do carro?
Resposta: Nenhuma. Não anda de momento.
TOL: O que diria para convencer os restantes utilizadores a votar neste projecto?
Resposta: Não há nada que possa dizer. Estamos a falar de um Uno, não é? ;)
Fotografias:
http://i57.photobucket.com/albums/g2...X/27022009.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2.../uno_best5.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...8122009338.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...X/IMAG0058.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...X/IMAG0205.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...X/IMAG0191.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...0AX/bloco2.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...jpg_pJ3490.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...X/IMAG0425.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...20AX/arp_1.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...1032010094.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...009002-cpu.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...X/Imagem03.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...Imagem02-1.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2...magem117-1.jpg
http://i57.photobucket.com/albums/g2..._/IMAG0180.jpg
Filmes:
-só no cinema
Outra informação:
-Nada a destacar
Agradecimentos:
-A todos os que me deram apoio e motivação, e que de alguma forma me ajudaram.
-
Excelente projecto de mecânica, gostava de saber quanto é que isso mede no banco...se bem percebi o turbo ainda é o do Uno de origem? ou mudaste?
Está muito interessante a utilização de peças de outras marcas do grupo Fiat. Esteticamente acho que está com o look certo, sleeper style como dizes.
Parabens.
-
Muito obrigado pelo elogio ao projecto! Bem, em relação ao turbo eu mudei para um T3. O de origem é um Garrett t2. Infelizmente nunca cheguei a ir ao banco, porque das várias vezes que o carro andou, arreava sempre qualquer coisa, e nunca conseguia ir. A potência devia andar pelos 140/150cv, se tanto...
Quanto á utilização de peças OEM do grupo fiat, foi mesmo um dos meus objectivos desde o ínicio do projecto. Gosto muito de tuning OEM (e entre outras coisas) felizmente pude fazer o stroke do motor usando o conjunto bloco/cabeça do lancia dedra 1.6 N/A. Pois de aspecto é exactamente igual ao do Uno Turbo 1.4, mas muda o diâmetro do piston, de 80.5 para 86.4, fazendo assim os 1.6cc.
Digamos que esta fase está concluida. Agora vai seguir para a montagem, e vou fazer a rodagem ao motor, e andar com ele um pouco. Depois vou passar á segunda fase, que espero que seja a última...
-
Mais um bom projecto. É de louvar que não te tenhas esquecido da segurança, um carro não é só rectas!