[DIY] Reparar tampões das jantes
Bem há cerca de dois meses pus mãos a obra e decidi restaurar os tampões do corsita e decidi agora fazer este DIY, esperando ajudar quem queira realizar esta "simples" tarefa.
Não tenho muitas fotos porque nao tive muito tempo para isso, mas espero que as que tenho ajudem.
http://img97.imageshack.us/img97/9733/dscf2026e.jpg
Para isto utilizei (material adquirido no AKI, preços aproximados):
-2 Panos de algodão bastante macio
-Desengordurante
-Lixa grão 800 - não chega a 1€
-Lixa grão 1600 (se não estou em erro) - não chega a 1€
-Primário para plásticos (spray) - 5€
-Tinta, optei por uma cor parecida (spray) - 5€
-Verniz acrílico (spray) - 8€
-Uma boa dose de paciência e resistência física pois fiz tudo à mão! :mad:
Devo desde já salientar, como referido acima, que todos os tampões foram lixados a mão, daí a elevada exigencia fisica, e o resultado poder não ser 100%, mas fiquei bastante satisfeito, valeu bem o esforço! :mrgreen: mas logicamente quem tiver meios de lixar com maquina é meio caminho andado!
Aqui os tampões em belíssimo estado:
http://img84.imageshack.us/img84/7047/dscf2027m.jpg
http://img441.imageshack.us/img441/4460/dscf2031q.jpg
E agora a parte que realmente interessa:
1º Retirar os símbolos, caso seja o caso e lavar bem o tampão com desengordurante e deixá-lo secar completamente!
2º com a lixa grão 800 remover toda a tinta e riscos superficiais que possam existir. Nos riscos profundos, insistir mais, lixar com maior velocidade, ate que o risco desapareça, o que se pode tornar numa dor de cabeça. No meu caso tinha duas rachadelas, pelo que as colei com super cola 3 (usei bastante), e de seguida lixei de modo a tirar a cola e rugosidade que ficaram ao de cima, deixando o tampão liso nesse local assim como nos outros. (fotos tiradas a meio do processo)
http://img18.imageshack.us/img18/9803/dscf2032n.jpg
http://img62.imageshack.us/img62/9256/dscf2034z.jpg
3º sacudir o tampão com leves pancadinhas e passar um pano para remover o lixo e pó restantes.
4º lixar novamente todo o tampão com a lixa grão 1200, o que o irá alisar. É importante alisar bem a totalidade do tampão para a tinta agarrar melhor! Ir passando a mão por ele até o resultado ser o desejado - liso
5º Lavar o tampão novamente como no 1º passo e deixar secar ao natural, completamente!
6º Dar a 1ª demão de primário uniformemente pela peça toda, a uma distância de 25cm/30cm, e começando num lado ate ao outro, pintando cima/baixo-cima/baixo e assim sucessivamente. É crucial neste e nos restantes passos não ter pressa e fazer as coisas calmamente! Deixar secar consoante o tempo indicado na embalagem. Em seguida repetir este procedimento respeitando sempre as instruções. Eu dei 3 demãos de primário mas penso que 2 serão suficientes.
7º Dar a 1ª demão de tinta respeitando as mesmas instruções da aplicação do primário. Relembro que a calma e paciência são essenciais e os tempos de secagem devem ser cumpridos! Após secagem dar a seguinte demão. Voltei a dar 3 mas 2 talvez sejam suficientes.
8º Depois de seco passar um pano de algodão bastante macio pela superfície pintada de maneira a retirar potencial pó da tinta que tenha ficado que poderia impedir o verniz de agarrar como devido. Não sei se isto se deve fazer, mas no meu caso a tinta deixou bastante pó na superfície, talvez por 3 demãos serem demasiadas.
9º Dar a 1ª demão de verniz da mesma maneira do primário e da tinta. Deixar secar conforme as instruções do produto. Dar a 2ª demão. Se no final acharem pouco deem a 3ª. Penso que nao deverá fazer mal, mas se sim, corrijam-me ohmygod
10º Colocar os símbolos novamente com cuidado.
Resultado final:
http://img8.imageshack.us/img8/2955/dscf2035e.jpg
http://img64.imageshack.us/img64/4050/dscf2036e.jpg
http://img8.imageshack.us/img8/4535/dscf2039q.jpg
PS: Como se vê ainda se notam um bocado certos riscos que eram bastante profundos e não consegui tirar por lixar a mão..
10º Aconselho a lavar e limpar bem as jantes (de ferro) do carro antes de colocar os tampões de volta, caso contrário o "brilho" dos tampões (também lavei o interior) não dura por muito tempo, no meu caso estavam bastantes sujas com o típico pó castanho, dos travões e sujidade comum.
E pronto, penso que o resultado até que ficou bastante bom. De referir que cada tampão destes, na opel custa 25€ :evil: e o restauro dos 4 me ficou mais barato que comprar apenas 1! :mrgreen: