[DIY]Golf mk4(e outros c/mesma carroçaria) COILOVER's + Cabeçotes
Este Diy foi intitulado como sendo para Golf4, mas é compatível com outros carros do grupo vw que utilizam a mesma carroçaria, como audi a3, audi tt, seat leon, seat toledo, skoda octavia mk1, vw beetle, mesmo nos ibizas 6l e polo o processo é muito semelhante, desde que utilizem tracção frontal, no caso de utilizarem tracção inegral o processo é diferente na traseira e na frente muda o sitio onde aperta a barra estabilizadora.
Visto que é cada vez mais frequente a escolha de sistema coil-over, fiz este pequeno tutorial de uma montagem a um carro de um cliente, para ajudar quem se quiser arriscar, as fotos não são as melhores pois cada vez que tirava uma foto tinha de parar, limpar as mãos, pegar na maquina...., mas em caso de duvida postem.
O carro em questão já tinha suspensão coil-over, mas encontravam-se em mau estado e foram substituídos por unidades novas, também foram substituídos os cabeçotes, os rolamentos de suspensão foram abertos, limpos e levaram massa nova, os casquilhos da barra estabilizadora foram substituídos, assim como os pendurais foram substituídos por uns reguláveis.
1- com o carro no chão, aliviar os parafusos da roda para depois com o carro no ar conseguirem retira-los
2- levantar o carro no ar e arranjar um suporte seguro para poderem trabalhar
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By mario_marques at 2011-04-03
3- retirar a tampa do topo de amortecedor e começar a desapertar, irão precisar de uma chave de humbraco e de uma chave de estria
http://img709.imageshack.us/img709/4941/p1070060d.jpg
By mario_marques at 2011-04-03
4-desapertar o pendural da barra estabilizadora(convém desapertarem logo dos dois lados
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5- desapertar parafusos de suporte de amortecedor na manga de eixo
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6- aqui neste passo devem soltar todas as bichas, cabos e tubos do amortecedor e manga de eixo, é bastante fácil pelo que nem meti fotos, depois retirar o amortecedor(neste caso coil-over, mas o processo é exactamente o mesmo, metam, qualquer coisa, como na foto, a segurar a manga de eixo, pois se as vossas transmissões já estiverem "cansadas" podem-se desarmar todas ao ficarem esticadas e inclinadas, e para quem não estiver já acostumado a mexer em transmissões isso pode ser um grande problema...Se tiverem dificuldade em soltar o amortecedor da manga de eixo utilizem algo para abrir a manga de eixo, tipo uma chave de fendas grande e um martelo.
http://img861.imageshack.us/img861/423/p1070064.jpg
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http://img546.imageshack.us/img546/569/p1070063.jpg
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REPITAM OS MESMOS PASSOS DO LADO OPOSTO
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Sempre que se troca de amortecedores deve-se trocar os cabeçotes, logo nem meti aqui a explicar como se desmontam os velhos, apesar de ser fácil; uma imagem vale mais que mil palavras, logo, metam novos!
MAs se mesmo assim quiseres usar os velhos, ao desmontar, lembrem-se que a mola está sobre pressão.
Velho vs novo:
http://img35.imageshack.us/img35/4933/p1070069o.jpg
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http://img707.imageshack.us/img707/2120/p1070078v.jpg
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http://img823.imageshack.us/img823/4684/p1070077.jpg
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Referencia dos cabeçotes originais
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O coil-over armado, independentemente da marca, para ir ao sitio deve ficar algo como isto da foto, começando a descrever de cima para baixo, mola grande, espaçador, mola de assistencia, topo de amortecedor, rolamento, cabeçote, femea
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http://img861.imageshack.us/img861/4229/p1070072.jpg
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Os rolamentos de topo de amortecedor são uma peça que geralmente não se desgasta muito, mas já que estão com a mão na massa, convém revisionar ou substituir, dependendo do estado deles, geralmente dão para reparar:
http://img218.imageshack.us/img218/182/p1070080q.jpg
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atenção ao montar que eles têm direitas, a parte com estrias fica para baixo, a parte lisa fica para o lado do cabeçote
Para apertar o cabeçote vão ter de usar algo como isto e ter boa força de braços, atenção que se estiverem a usar suspensões com cargas koni(kw v2, konig sport, koni sport e koni sport coils, não devem abusar da força de aperto, devem apertar só até ficar firme), para ser mais fácil apertar, devem apertar com a rosca do coil toda em baixo para a mola fazer menos força.
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Substituir casquilhos da barra estabilizadora
Bem, não tem muito que saber, é desapertar um parafusos, sacar velho, meter novo e voltar a apertar, é preciso uma chave de caixa 13 e de preferencia um roquete pequeno para o serviço ser mais rapido senão perdem a juventude a apertar :mrgreen:
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http://img24.imageshack.us/img24/9172/p1070085e.jpg
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http://img194.imageshack.us/img194/6528/p1070087l.jpg
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Atenção que estes casquilhos têm direitas e medidas diferentes, logo, confirmem antes de comprar.
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Trocar os pendurais também nã tem muito que se lhe diga desde que tenham ferramenta minimamente em condições e forcinha nos braços.
http://img151.imageshack.us/img151/9016/p1070088r.jpg
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http://img64.imageshack.us/img64/3937/p1070074l.jpg
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Suspensão traseira
A suspensão traseira é a parte mais facil de se substituir, contudo, trabalhem sempre em segurança.
1- Aliviar rodas no chão
2 - levantar carro no ar, remover rodas
3 - colocar dois macacos, um por baixo de cada amortecedor e desapertar os parafusos de fixação do amortecedor, fazer nesta ordem, as fotos não estão por ordem, apenas como exemplo
http://img845.imageshack.us/img845/8369/p1070092.jpg
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4- com o parafusos do amortecedor desapertardo, descer os macacos para o eixo descer lentamente, as molas depois caem, devem meter os macacos pois se não meterem o eixo irá sair disparado
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5 desapertar a parte de cima do amortecedor para o tirar do carro
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6 - os cabeçotes traseiros, geralmente não se desgastam muito, logo, geralmente podem ser reaproveitados, para os tirarem é fácil, tirar a tampa de plastico e desapertar, depois montar nos novos
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7- agora monta-se os afinadores traseiros, basicamente é pousa-los no sitio, e meter o parafuso e anilha
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Agora, depois de tudo montado, rodas ao sitio, afinem a altura que desejam, igual dos dois lados, de preferência, a traseira um pouco mais alta que a frente e a frente não demasiado baixa, façam ai uns 500km's e depois alinhem a direcção.