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Tópico: Primera GT

  1. #1
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    Arrow Primera GT

    Boas, tenho um Nissan Primera GT de 1998, com 137mil km's, todo stock, e gostava de saber o que devo fazer para pôr o bicho a puxar melhor.

    Em termos de velocidade de ponta chega me bem, mas gostava que o carro fosse mais rápido a responder em baixas.

    Ando a pensar investir num kit de admissão directa:
    http://cgi.ebay.co.uk/K-N-57i-INDUCT...item3f0919cc5d

    E nuns colectores de escape:
    http://cgi.ebay.co.uk/NISSAN-PRIMERA...item335fabc220


    Serão bons investimentos??
    Que me recomendam alterar no carro?

    Cumps!

  2. #2
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    O meu pai já teve um primera GT, excelente máquina que aí tens estima-o.

    Quanto aos upgrades, são ambos boas opções, principalmente os coletores!

  3. #3
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    Tens mensagem privada

  4. #4
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    Os colectores aliados ao resto da linha em inox mais panela final são 1 excelente mod...

    Qt a admissão mais vale 1 filtro de caixa tipo K&N
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
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    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  5. #5
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    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Qt a admissão mais vale 1 filtro de caixa tipo K&N
    Não concordo contigo Danny e a maior parte do pessoal também não

    http://www.tuning.online.pt/forum/du...ecta-t299.html

  6. #6
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    Citação Mensagem Original de mendonça Ver Post
    Não concordo contigo Danny e a maior parte do pessoal também não

    http://www.tuning.online.pt/forum/du...ecta-t299.html
    Amigo mendonça está mais q provado q os carros atmosfericos aprovam mais o filtro de caixa q 1 conico... (excepto se for 1 bmc cda) por causa do calor do motor, já os turbinados aprovao mt mais 1 conico

    Há imensos testes em bancos de portencia onde o provam... sendo a cda sempre a supremacia das admissoes
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  7. #7
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    Mas tal como te disse, discordo disso, e a maior parte do pessoal também
    Aliás, antes do meu turbinado tive um peugeot 1.8 atmosfércio e notava melhoria tanto no de caixa k&n como no cônico k&n, CDA nunca experimentei por ser caríssimo para a peça que é.
    Agora se vamos entrar em pormenores de o de caixa dar mais "1" cavalo e o cônico menos "1", epá, de certeza que de um para o outro não sentes diferença no pedal.

    Ainda assim, se estiver a dizer uma barbaridade, ilucida-me com um desses testes a que te referes, porque gostava de ver a diferença tal como o dono do GT muito certamente.

  8. #8
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    Sim, gostaria de saber qual seria o melhor tipo de admissão. Um cónico com um tubo mais longo para evitar apanhar ar quente do motor ou um K&N de caixa.

    Em qual dos dois o motor respira melhor, sem prejudicar a durabilidade do carro, na entrada de particulas, a longo termo.

  9. #9
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    Citação Mensagem Original de Crazyslayer Ver Post
    Sim, gostaria de saber qual seria o melhor tipo de admissão. Um cónico com um tubo mais longo para evitar apanhar ar quente do motor ou um K&N de caixa.

    Em qual dos dois o motor respira melhor, sem prejudicar a durabilidade do carro, na entrada de particulas, a longo termo.

    Respirar? Ambos. A nivel de particulas é ela por ela porque ambos são feitos do mesmo material? O de caixa tem melhor isolamento térmico por causa da dita caixa. No entanto podes sempre colocar uma divisória de isolamento térmico no cónico...ex:


  10. #10
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    Espero que estes links te ajudem amigo

    http://www.tuning.online.pt/tuningon...tesfiltros.htm

    e

    http://www.tuning.online.pt/tuning/air-intake.php

    Abraço e depois diz algo
    Última edição por mendonça; 26-04-2011 às 03:33.

  11. #11
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    Citação Mensagem Original de mendonça Ver Post
    Mas tal como te disse, discordo disso, e a maior parte do pessoal também
    Aliás, antes do meu turbinado tive um peugeot 1.8 atmosfércio e notava melhoria tanto no de caixa k&n como no cônico k&n, CDA nunca experimentei por ser caríssimo para a peça que é.
    Agora se vamos entrar em pormenores de o de caixa dar mais "1" cavalo e o cônico menos "1", epá, de certeza que de um para o outro não sentes diferença no pedal.

    Ainda assim, se estiver a dizer uma barbaridade, ilucida-me com um desses testes a que te referes, porque gostava de ver a diferença tal como o dono do GT muito certamente.
    O dani tem razão daquilo que diz, e a maioria do pessoal não faz ideia d que fala, e vota sem qualquer conhecimento teorico ou pratico sobre o assunto.
    Quanto á tua experiencia em notar ganhos tanto com k&n de caixa como com K&n conico, acho que isso pouco valor tem assim dessa forma.

    Em que condições é que os filtros foram montados?
    Qual o posicionameno dos mesmos?
    Dizes que tiveste ganhos?
    De quanto?
    Em baixas? Em altas?
    Tiveste mais disponibilidade em baixa rotação? Normal.. e em altas? Potencia maxima e banario maximo aumentou? Em que rotação?
    Tens os prints dos bancos que fizeste para apoiar isso?

    Isto é tudo muito bonitos chegar, montar, e dizer que se teve muitos ganhos sem ter porvas quando em 99% das vezes esses ganhos são puro placebo muitas das vezes resumido ao ruido da admissao.

    Admissoes de caixa em NA's e em turbos vao buscar á fresco, aumenta-se a potencia caso se monte um filtro de caixa menos restritivo mantendo dessa forma a temperatura fresca do ar, logo, mantendo densidade do ar admitido.

    Admissões directas em NA´s provocam perdas pela admissão de ar quente proveniente do motor, que embora admita um maior entrada de ar, a densidade do ar e a densidade do oxigenio contido no mesmo é mais baixo, resultando na maioria das vezes em pequeno aumento de potencia e binario em rotação mais baixa, mas a potencia e binario maximo, situado em rotações mais altas diminui.

    Admissões directas em turbos provocam ganhos de potencia pois embora o ar admitido tenha pouca densidade e taxa de O2 baixa, o intercooler está lá para isso mesmo, para baixar a temperatura do ar quente provocado quer pela admissao de ar quente, quer pelo aumento da temperatura do ar causado pelo turbo e pelo aumento substancial da pressao do ar. Não havendo dessa forma necessidade de buscar ar fresco á rua.

    Admissões dinamicas (cold air induct) são admissões que são hermeticamente fechadas e protegidas do altas temperaturas, que são desenhadas para admitir ar em zona frescas do carro, preferencialmente directamente á rua, estas admissões provocam ganhos quer em motor NA quer em turbos pelas razoes obvias. O ar admitido é sempre fresco e com uma taxa alta de concentração de O2.

    Estes principios podem variar com as montagens, com as preparações dos motores e componentes circundantes bem como com muitos outros factores. Mas como o nome indica são principios que em 99.9% das vezes são reais e aplicaveis.

    Como tal, eu na tua pele, tentava-me instruir um pouco mais na materia, em vez de te apoiores em votações sem conhecimento e causa, em testes de revista influenciados pelas marcas e em experiencia proprias de placebo.
    5000 RPM´s onde os diesel acabam e os verdadeiros carros começam
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  12. #12
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    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    O dani tem razão daquilo que diz, e a maioria do pessoal não faz ideia d que fala, e vota sem qualquer conhecimento teorico ou pratico sobre o assunto.
    Quanto á tua experiencia em notar ganhos tanto com k&n de caixa como com K&n conico, acho que isso pouco valor tem assim dessa forma.

    Em que condições é que os filtros foram montados?
    Qual o posicionameno dos mesmos?
    Dizes que tiveste ganhos?
    De quanto?
    Em baixas? Em altas?
    Tiveste mais disponibilidade em baixa rotação? Normal.. e em altas? Potencia maxima e banario maximo aumentou? Em que rotação?
    Tens os prints dos bancos que fizeste para apoiar isso?

    Do que disseste frizo estas duas partes. Primeira, as perguntas que me estás a fazer, fá-las ao Danny igualmente, não é dares razão a uma parte (porque concordas com ela) e questionar a que discordas. Faço das tuas perguntas, as minhas para ti e para o Danny, para suportar com factos a vossa tese. Isto porque não concordo com ela, e teria todo o gosto em que me mostrassem que estou errado, com as respostas às tuas perguntas.


    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    Como tal, eu na tua pele, tentava-me instruir um pouco mais na materia, em vez de te apoiores em votações sem conhecimento e causa, em testes de revista influenciados pelas marcas e em experiencia proprias de placebo.

    Filipe, se o rapaz for fazer isso que tu dizes perde a conta ao €€€ investido por causa do filtro de ar, a não ser que tenha um amigo com banco de ensaio onde ele só gaste gasolina para fazer os ditos testes. Eu deixei dois links que o TOL fornece sobre esse assunto, se é de revista e é causador de efeito placebo, não fará grande sentido o Rui partilhar isso com os leitores.

  13. #13
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    Depois onde consigo arranjar a divisória de isolamento térmico para o cónico??

  14. #14
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    Depois onde consigo arranjar a divisória de isolamento térmico para o cónico??

    Tu mesmo podes fazê-la.

  15. #15
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    os psa´s utilizam as pás de admissao com o conico la dentro e nao deixam de andar por isso, troquei agora por uma bmc so pq a pá que tinha se partiu

  16. #16
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    Sim, Cup's e Gti's usam isso, mas para um carro como o meu o que costuma ser usado?

  17. #17
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    os psa´s utilizam as pás de admissao com o conico la dentro e nao deixam de andar por isso, troquei agora por uma bmc so pq a pá que tinha se partiu
    A pá é usada com o mesmo efeito do cda (q tambem é 1 conico com a caixa de carbono)

    Sinceramente no primera a melhor e mais economica opção para rendimento a toda a faixa de rotação era 1 filtro de caixa com puxada ao choques para vir buscar ar freskinho...
    Se meteres 1 conico vai notar as baixas bem xeias e em altas mais mortinho, mas pronto cada 1 tem a sua opinião...

    Se interessar a alguem vejam o exemplo dos hondas... a malta do aço tem filtro de caixa com o portico a buscar ar freskinho no choques
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    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

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    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  18. #18
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    Ps: Já agora és donde?? gostava de ver essa maquina a andar ao vivo...
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  19. #19
    Senior Member Senior Avatar de tomtom
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    um filtro de caixa anda pelos 60€ né? depois arranja se daqueles tubos que se vende na loja tuning e tá feita a festa e nao dá cana com a policia lol

  20. #20
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
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    um filtro de caixa anda pelos 60€ né? depois arranja se daqueles tubos que se vende na loja tuning e tá feita a festa e nao dá cana com a policia lol
    Exacto... assim qq sr de azul q te abra o capo fica à nora
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