ola pessoal que gostava de saber a onde fica o potenciometro do peugeot 106 1.3 xsi??
mas o queres fazer com isso??
Você muda o filtro todos os 10.000 km ? Quando isso começou a acontecer ? Alterou alguma coisa no motor ? Fechou o tubinho que faz variar a pressão da gasolina (tubinho que vai desde o colector de admissão até à valvula que regula a pressão da gasolina) ? O meu com esse tubinho fechado tem tendencia a ir-se abaixo completamente afogado. Mas mesmo assim penso que mais umas voltas no tal parafuso resolve o seu problema. O ponteiro das rotações deve cair rapidamente das 2.000 rpm para as 1.050 rpm e depois continuar a descer lentamente para as 1.000 rpm.
isto tudo começou quando tive de mudar de centralina, pq a minha avariou, o mecanico disse-me que tinha o modulo da injecção avariado! na altura optei por uma usada,foi mais desde ai que o carro nunca mais teve as caracteristicas anteriores, ou seja descer de rotação mas parar na rotação do ralentim,não entendo??e ao mesmo mecanico não vou para não me chatear!!agora uma coisa que ja mudei foi aquele pedaçinho de tubo que vai do colector de admissão a aquele sensor da pressão de ar.agora deim-me mais ideias.
Tente dar mais umas voltas no parafuso, se for demais sempre pode desaparafusar depois. Quais as carecteristicas que ficaram diferentes ? Será do sapatinho (MAP) ? Quando mudei a minha centralina, também tive este problema, apertei e ficou bom. Por sinal no outro dia ele foi-se abaixo varias vezes, não fiz nada e agora está melhor outravez. Se acelerar com o motor já quente (2.000 rpm) durante 2 segundos e desacelerar repentinamente, a rotação deve cair rápidamente para as 1.050 rpm e depois continuar a descer depois dum segundo ou dois, mais vagarinho até ficar nas 1.000 rpm. Isto porque a centralina corta a gasolina nas desacelerações.
Do lado direito do colector de admissão (para quem está na parte da frente do carro a ver o motor), saí um tubinho que vaí ter a um sensor que está preso na carroçaria (perto do mecanismo das escovas dos limpa vidros). Esse sensor MAP, mede a pressão barometrica no colector de admissão, para a centralina saber a carga a que o motor está sujeito quando aceleramos (abrimos a borboleta). Tem a forma dum sapatinho virado para baixo.
ah ja sei qual é por acaso ate ja trokei por outro e tbm continua a fazer as mesmas cenas com o ralentim,hoje ate se foi mesmo abaixo!!não entendo,eu ate ja pensei em ir a bosch car service para o ligar a makina! sera k me descobrem se o ligar a makina?? e ja agora o seu como tem andado? pelo que li tbm teve dores de cabeça.
O meu vai abaixo (algumas vezes) quando está friu. Eu acho que tenho ali mais um problema qualquer. Quando ligo o carro a rotação vai até às 1.300 rmp mas desce logo passado uns segundos. Enquanto está friu as rpm ficam nas 1.050 rpm e quando vou com o carro a andar desembraiado elas ficam pelas 1.100 rpm ou pelas 1.150 rpm e assim que paro descem para as 1.050 rpm . A quente andam pelas 950 rpm e muito raramente fica pelas 1.000 rpm. Por mistério, por vezes a friu baixa tanto as rotações que vai completamente a baixo. Estou para mudar o corpo da borboleta e limpar as ligações que saem do colector de admissão para o MAP e para a valvula que regula a gasolina. Nesta mudança mudo também o sensor da temperatura do ar que vem no corpo da borboleta, os outros troco do meu porque são novos.
Eu acho que consegui resolver o problema ... meti GALP e deu galho, agora meti BP. Realmente, este problema, começou desde que meti GALP, pois antes eu metia BP e não tinha sentido este problema. Já o meu antigo corsa A também detestava GALP, já para não falar do carro do meu pai (fiat uno 55). O motor agora fica com o ralenti às 1.000 rpm da praxe e certinho que nem um relogio. Meti 2 depositos de GALP e fiquei com problemas esquisitos e bastou 1 de BP para curar a maleita.