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Tópico: potenciometro a onde fica??

  1. #1
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    Question potenciometro a onde fica??

    ola pessoal que gostava de saber a onde fica o potenciometro do peugeot 106 1.3 xsi??

  2. #2
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    Padrão Potenciometro da posição da borboleta

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    ola pessoal que gostava de saber a onde fica o potenciometro do peugeot 106 1.3 xsi??
    O potenciometro da posição da borboleta do acelerador, fica no corpo da borboleta, no lado oposto ao mecanismo a onde fixa o cabo do acelerador (é a ficha de cima).

  3. #3
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    O potenciometro da posição da borboleta do acelerador, fica no corpo da borboleta, no lado oposto ao mecanismo a onde fixa o cabo do acelerador (é a ficha de cima).
    sera que da para o trocar?? é um sensor que se vê? que ate é vermelho?

  4. #4
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    mas o queres fazer com isso??

  5. #5
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    mas o queres fazer com isso??
    eu quero exprimentar de outro 106 porque acho que o meu deve estar marado

  6. #6
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    eu quero exprimentar de outro 106 porque acho que o meu deve estar marado
    O que é que o leva a desconfiar que o potenciometro está avariado ? O carro apresenta algum sintoma estranho ?

  7. #7
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    O que é que o leva a desconfiar que o potenciometro está avariado ? O carro apresenta algum sintoma estranho ?
    o que me leva a que possa ser o potenciometro é que depois de quente mando-lhe uma aceleradela e ele sobe de rotação mas ao descer,desce alem do minimo, as vezes ate quase se desliga!!

  8. #8
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    o que me leva a que possa ser o potenciometro é que depois de quente mando-lhe uma aceleradela e ele sobe de rotação mas ao descer,desce alem do minimo, as vezes ate quase se desliga!!
    Acho que não é do potenciometro. Já experimentou dar um jeitinho no parafuso que faz de batente da borboleta ? Esse ajuste costuma dar um resultadão para resolver esse problema. No meu, acontecia o mesmo, depois de dar um jeitinho nunca mais o carro se desligou.

  9. #9
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    Acho que não é do potenciometro. Já experimentou dar um jeitinho no parafuso que faz de batente da borboleta ? Esse ajuste costuma dar um resultadão para resolver esse problema. No meu, acontecia o mesmo, depois de dar um jeitinho nunca mais o carro se desligou.
    eu ja estive a dar mais o menos duas voltas naquele parafuso e não notei nada ate estraguei aquela protecção preta do parafuso.não sei o que fazer mais deim-me dicas...

  10. #10
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    eu ja estive a dar mais o menos duas voltas naquele parafuso e não notei nada ate estraguei aquela protecção preta do parafuso.não sei o que fazer mais deim-me dicas...
    Você muda o filtro todos os 10.000 km ? Quando isso começou a acontecer ? Alterou alguma coisa no motor ? Fechou o tubinho que faz variar a pressão da gasolina (tubinho que vai desde o colector de admissão até à valvula que regula a pressão da gasolina) ? O meu com esse tubinho fechado tem tendencia a ir-se abaixo completamente afogado. Mas mesmo assim penso que mais umas voltas no tal parafuso resolve o seu problema. O ponteiro das rotações deve cair rapidamente das 2.000 rpm para as 1.050 rpm e depois continuar a descer lentamente para as 1.000 rpm.

  11. #11
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    Você muda o filtro todos os 10.000 km ? Quando isso começou a acontecer ? Alterou alguma coisa no motor ? Fechou o tubinho que faz variar a pressão da gasolina (tubinho que vai desde o colector de admissão até à valvula que regula a pressão da gasolina) ? O meu com esse tubinho fechado tem tendencia a ir-se abaixo completamente afogado. Mas mesmo assim penso que mais umas voltas no tal parafuso resolve o seu problema. O ponteiro das rotações deve cair rapidamente das 2.000 rpm para as 1.050 rpm e depois continuar a descer lentamente para as 1.000 rpm.
    isto tudo começou quando tive de mudar de centralina, pq a minha avariou, o mecanico disse-me que tinha o modulo da injecção avariado! na altura optei por uma usada,foi mais desde ai que o carro nunca mais teve as caracteristicas anteriores, ou seja descer de rotação mas parar na rotação do ralentim,não entendo??e ao mesmo mecanico não vou para não me chatear!!agora uma coisa que ja mudei foi aquele pedaçinho de tubo que vai do colector de admissão a aquele sensor da pressão de ar.agora deim-me mais ideias.

  12. #12
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    isto tudo começou quando tive de mudar de centralina, pq a minha avariou, o mecanico disse-me que tinha o modulo da injecção avariado! na altura optei por uma usada,foi mais desde ai que o carro nunca mais teve as caracteristicas anteriores, ou seja descer de rotação mas parar na rotação do ralentim,não entendo??e ao mesmo mecanico não vou para não me chatear!!agora uma coisa que ja mudei foi aquele pedaçinho de tubo que vai do colector de admissão a aquele sensor da pressão de ar.agora deim-me mais ideias.
    Tente dar mais umas voltas no parafuso, se for demais sempre pode desaparafusar depois. Quais as carecteristicas que ficaram diferentes ? Será do sapatinho (MAP) ? Quando mudei a minha centralina, também tive este problema, apertei e ficou bom. Por sinal no outro dia ele foi-se abaixo varias vezes, não fiz nada e agora está melhor outravez. Se acelerar com o motor já quente (2.000 rpm) durante 2 segundos e desacelerar repentinamente, a rotação deve cair rápidamente para as 1.050 rpm e depois continuar a descer depois dum segundo ou dois, mais vagarinho até ficar nas 1.000 rpm. Isto porque a centralina corta a gasolina nas desacelerações.

  13. #13
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    Tente dar mais umas voltas no parafuso, se for demais sempre pode desaparafusar depois. Quais as carecteristicas que ficaram diferentes ? Será do sapatinho (MAP) ? Quando mudei a minha centralina, também tive este problema, apertei e ficou bom. Por sinal no outro dia ele foi-se abaixo varias vezes, não fiz nada e agora está melhor outravez. Se acelerar com o motor já quente (2.000 rpm) durante 2 segundos e desacelerar repentinamente, a rotação deve cair rápidamente para as 1.050 rpm e depois continuar a descer depois dum segundo ou dois, mais vagarinho até ficar nas 1.000 rpm. Isto porque a centralina corta a gasolina nas desacelerações.
    praticamente foi so isto de quando acelero é que me cai de rotação que mudou com a outra centralina.ja agora o que o sapatinho (MAP)? e a onde fica?? eu vou dar mais umas voltas ao parafuso. e desde ja obrigado por me dar ajuda nesta situação.

  14. #14
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    Tente dar mais umas voltas no parafuso, se for demais sempre pode desaparafusar depois. Quais as carecteristicas que ficaram diferentes ? Será do sapatinho (MAP) ? Quando mudei a minha centralina, também tive este problema, apertei e ficou bom. Por sinal no outro dia ele foi-se abaixo varias vezes, não fiz nada e agora está melhor outravez. Se acelerar com o motor já quente (2.000 rpm) durante 2 segundos e desacelerar repentinamente, a rotação deve cair rápidamente para as 1.050 rpm e depois continuar a descer depois dum segundo ou dois, mais vagarinho até ficar nas 1.000 rpm. Isto porque a centralina corta a gasolina nas desacelerações.
    boas,não me pode dizer o que é o sapatinho (MAP)? como não me respondeu mais.abraço

  15. #15
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    Padrão Localização do sensor MAP

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    boas,não me pode dizer o que é o sapatinho (MAP)? como não me respondeu mais.abraço
    Do lado direito do colector de admissão (para quem está na parte da frente do carro a ver o motor), saí um tubinho que vaí ter a um sensor que está preso na carroçaria (perto do mecanismo das escovas dos limpa vidros). Esse sensor MAP, mede a pressão barometrica no colector de admissão, para a centralina saber a carga a que o motor está sujeito quando aceleramos (abrimos a borboleta). Tem a forma dum sapatinho virado para baixo.

  16. #16
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    Do lado direito do colector de admissão (para quem está na parte da frente do carro a ver o motor), saí um tubinho que vaí ter a um sensor que está preso na carroçaria (perto do mecanismo das escovas dos limpa vidros). Esse sensor MAP, mede a pressão barometrica no colector de admissão, para a centralina saber a carga a que o motor está sujeito quando aceleramos (abrimos a borboleta). Tem a forma dum sapatinho virado para baixo.
    ah ja sei qual é por acaso ate ja trokei por outro e tbm continua a fazer as mesmas cenas com o ralentim,hoje ate se foi mesmo abaixo!!não entendo,eu ate ja pensei em ir a bosch car service para o ligar a makina! sera k me descobrem se o ligar a makina?? e ja agora o seu como tem andado? pelo que li tbm teve dores de cabeça.

  17. #17
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    ah ja sei qual é por acaso ate ja trokei por outro e tbm continua a fazer as mesmas cenas com o ralentim,hoje ate se foi mesmo abaixo!!não entendo,eu ate ja pensei em ir a bosch car service para o ligar a makina! sera k me descobrem se o ligar a makina?? e ja agora o seu como tem andado? pelo que li tbm teve dores de cabeça.
    O meu vai abaixo (algumas vezes) quando está friu. Eu acho que tenho ali mais um problema qualquer. Quando ligo o carro a rotação vai até às 1.300 rmp mas desce logo passado uns segundos. Enquanto está friu as rpm ficam nas 1.050 rpm e quando vou com o carro a andar desembraiado elas ficam pelas 1.100 rpm ou pelas 1.150 rpm e assim que paro descem para as 1.050 rpm . A quente andam pelas 950 rpm e muito raramente fica pelas 1.000 rpm. Por mistério, por vezes a friu baixa tanto as rotações que vai completamente a baixo. Estou para mudar o corpo da borboleta e limpar as ligações que saem do colector de admissão para o MAP e para a valvula que regula a gasolina. Nesta mudança mudo também o sensor da temperatura do ar que vem no corpo da borboleta, os outros troco do meu porque são novos.

  18. #18
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    O meu vai abaixo (algumas vezes) quando está friu. Eu acho que tenho ali mais um problema qualquer. Quando ligo o carro a rotação vai até às 1.300 rmp mas desce logo passado uns segundos. Enquanto está friu as rpm ficam nas 1.050 rpm e quando vou com o carro a andar desembraiado elas ficam pelas 1.100 rpm ou pelas 1.150 rpm e assim que paro descem para as 1.050 rpm . A quente andam pelas 950 rpm e muito raramente fica pelas 1.000 rpm. Por mistério, por vezes a friu baixa tanto as rotações que vai completamente a baixo. Estou para mudar o corpo da borboleta e limpar as ligações que saem do colector de admissão para o MAP e para a valvula que regula a gasolina. Nesta mudança mudo também o sensor da temperatura do ar que vem no corpo da borboleta, os outros troco do meu porque são novos.
    eu no meu gostava de exprimentar uma outra centralina para ver a reacção dele.pq eu ja não sei o que fazer

  19. #19
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    O meu vai abaixo (algumas vezes) quando está friu. Eu acho que tenho ali mais um problema qualquer. Quando ligo o carro a rotação vai até às 1.300 rmp mas desce logo passado uns segundos. Enquanto está friu as rpm ficam nas 1.050 rpm e quando vou com o carro a andar desembraiado elas ficam pelas 1.100 rpm ou pelas 1.150 rpm e assim que paro descem para as 1.050 rpm . A quente andam pelas 950 rpm e muito raramente fica pelas 1.000 rpm. Por mistério, por vezes a friu baixa tanto as rotações que vai completamente a baixo. Estou para mudar o corpo da borboleta e limpar as ligações que saem do colector de admissão para o MAP e para a valvula que regula a gasolina. Nesta mudança mudo também o sensor da temperatura do ar que vem no corpo da borboleta, os outros troco do meu porque são novos.
    não me quer dar mais umas ideias? eu agradeço.

  20. #20
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    Cool Há gasolinas e gasolinas ... o resto são tretas !

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    não me quer dar mais umas ideias? eu agradeço.
    Eu acho que consegui resolver o problema ... meti GALP e deu galho, agora meti BP. Realmente, este problema, começou desde que meti GALP, pois antes eu metia BP e não tinha sentido este problema. Já o meu antigo corsa A também detestava GALP, já para não falar do carro do meu pai (fiat uno 55). O motor agora fica com o ralenti às 1.000 rpm da praxe e certinho que nem um relogio. Meti 2 depositos de GALP e fiquei com problemas esquisitos e bastou 1 de BP para curar a maleita.

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