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  • 1 Escrito por PGandres

Tópico: Potencia num motor 324d

  1. #1
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    Padrão Potencia num motor 324d

    Boas sou novo nestas paragens e queria pedir-vos uma ajuda, possuo um BMW 324d que já esta parado ah um mês para iniciar o restauro e como vai ser um carro para andar só ao fim de semana gostava de lhe dar mais alma aquele motor, alguem me pode ajudar e dizer o q poderei fazer no motor para lhe dar mais potencia.

  2. #2
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    Muda o oleo, filtros ,refrigeraçao e sobretudo a tampa do reservatorio da Agua "refrigeraçao" se sao simpaticos è de borla ,pois foi reconhecido pela BMW que essa tampa*"buchao" era responsavel pelo arrebentamento da junta de culaça ,de resto pouco mais podes fazer ,a nao ser te contentar do lindo Barulho do 6 cilindros "e porque nao meter atras TD?"E ires mais para o lado Tuning ?Lindas jantes, farois dos Novos à frente como atras è uma ideia.

    E poe Fotos Please!

  3. #3
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    Revisao a fundo como ja disseram, aumentos de potecia mantendo o motor aspirado ou seja, sem turbo, nao vale a pena mexer em nada, se fosse eu mantia o look original e colocava umas bbs rs e baixava o carro, mais nada

    Se precisares de umas dicas para meter isso com turbo, é do apitar ; )
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  4. #4
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    Citação Mensagem Original de Ricardo Gomes Ver Post
    Revisao a fundo como ja disseram, aumentos de potecia mantendo o motor aspirado ou seja, sem turbo, nao vale a pena mexer em nada, se fosse eu mantia o look original e colocava umas bbs rs e baixava o carro, mais nada

    Se precisares de umas dicas para meter isso com turbo, é do apitar ; )
    Boas ele exteriormente vai ficar praticamente igual, a não ser que vou mandar alargar as jantes de ferro, rebaixa-lo em 4/5 cm não mais, os farolins da frente serão mudados para os que equipava o M3 só com olho de boi sem o smile, e os farolins de máximos se os conseguir encontrar coisa que já ouvir por ai dizer que são raros de encontrar com o vidro amarelo. A maior modificação que gostaria de fazer era mesmo a nível de motor.
    E em relação ao sistema de refrigeração nunca tive nenhum problema isto para um carro que já conta com 25 anos, em que o anterior dono o comprou novo e as revisões foram sempre feitas pela oficina do meu pai, nunca deu problemas, as revisões estão sempre em dia, mudanças de óleo filtros etc, sempre tudo como novo, visto que tenho uma grande estimação pelo carro.
    e sim a minha opção optava por meter um turbo mas não sei :S
    Última edição por PGandres; 16-10-2012 às 10:36.

  5. #5
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    Não ha nada que não se faça, desde que seja por quem saiba
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  6. #6
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    sim isso é verdade mas como o motor em questão é igual ao motor 324td sempre e mais fácil dai não ser preciso grandes mudanças bastando apenas fazer algumas mudanças do motor 324td para o 324d. estive a ver os dois motores e a única diferença que vejo são os colectores de escape mas presumo q a furação seja igual visto que o bloco é o mesmo e as outras duas diferenças serão a caixa do filtro de ar a do td tras mais um furo para o respiro do turbo, e na admissão de ar salvo erro.

  7. #7
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    Por acaso neste carro tens a sorte de terem os dois a mesmo taxa de compressao, a unica coisa que precisas é de colectores, tubagens e turbo
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  8. #8
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    sim, mas em relação ao turbo n queria meter o original do 324td queria algo maior.

  9. #9
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    na minha opiniao se queres por isso a andar bem deixavas te andar assim uns tempos depois mais tarde metias o motor do 325 tds e melhor que mexer nesse visto que ja tem uns aninhos eu costume dizer MEXER É ESTRAGAR mas fala com entendidos na materia que corra tudo pelo melhor PS: as fotos da Maquina??

  10. #10
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    sim ja pensei na ideia de mudar o motor mas prefiro mater este visto q em 25 anos q ja tem nunca deu problemas foi sempre fiavel e como o 324td é igual e so fazer uns upgrades e meter-lhe um turbo maiorzito hehe visto q n quero nada por ai alem para andar a competir com ferraris e coisas do genero hehehe, desde q de luta a alguns a3 e a4 ja me chega :P
    tenho q tirar algumas deixa vir agora o bom tempo XD q com chuva quem se molha sou eu XD loool
    OVERRAID gosta disto.

  11. #11
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    Citação Mensagem Original de PGandres Ver Post
    sim, mas em relação ao turbo n queria meter o original do 324td queria algo maior.

    Eu nao conheço a fiabilidade desses motores, o que tu tens é um garrett tb0324, mas se queres um turbo bom para esse motor tens os k26 provenientes dos mercedes 3.0 antigos, k24.2 tambem, garrett tb2550, garrett gt2560, ha tanta coisa...
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  12. #12
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    Ao meter turbo pensa tb num intercooler e numa linha de escape com muito mais diâmetro que de origem.
    E ver que a bomba inj. debite gasóleo que chegue para encher o turbo.

  13. #13
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    sim isso ja esta tudo pensado :P a linha de escape sera de 60mm em inox e o intercooler proveniente de um bmw 530d so me falta e agora começar a por mãos ah obra hehe =)

  14. #14
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    Tenho é uma pequena duvida :S alguém me sabe explicar a diferença entre o inox 304 e o inox 409?
    E q o inox 304 e mais caro q o inox 409, mas gostava de saber quais as diferenças para saber se opto por um ou por outro

  15. #15
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    vais gastar um dinheirao em inox para quê? so se for pela durabilidade, porque de resto nao vale a pena, o ferro adapta-se melhor tanto a temperaturas questes como frias, é bom nas duas situaçoes e não parte tao facilmente, mas ha quem diga o contrario, eu farto-me de ver colectores em inox a partir
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  16. #16
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    Citação Mensagem Original de Falco Ver Post
    Ao meter turbo pensa tb num intercooler e numa linha de escape com muito mais diâmetro que de origem.
    E ver que a bomba inj. debite gasóleo que chegue para encher o turbo.
    "E ver que a bomba inj. debite gasóleo que chegue para encher o turbo." das melhores frases que já li por aqui, põe o turbo a meter gasóleo para dentro do motor, depois liga a sofagem a admissão do ar (de preferência regulada para o frio) estou a brincar, não leves a mal, percebi o que querias dizer, mas não consegui deixar de achar piada

  17. #17
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    Citação Mensagem Original de Ricardo Gomes Ver Post
    vais gastar um dinheirao em inox para quê? so se for pela durabilidade, porque de resto nao vale a pena, o ferro adapta-se melhor tanto a temperaturas questes como frias, é bom nas duas situaçoes e não parte tao facilmente, mas ha quem diga o contrario, eu farto-me de ver colectores em inox a partir
    sim pq visto q o carro vai ser para uso so de fim de semana e pouco mais, vai estar mt mas mt tempo parado logo a minha escolha

  18. #18
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    Boa Máquina, faltam as fotos

    Citação Mensagem Original de PGandres Ver Post
    Tenho é uma pequena duvida :S alguém me sabe explicar a diferença entre o inox 304 e o inox 409?
    E q o inox 304 e mais caro q o inox 409, mas gostava de saber quais as diferenças para saber se opto por um ou por outro
    Inox é uma liga. AISI 304 é o inox "mais fraco" de todos, por exemplo 316 tem 1 composição + robusta (e caro).
    Já o 409 é outra liga reforçada, salvo erro, com titânio para resistir, especialmente a temperaturas + altas (400ºC).

  19. #19
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    Citação Mensagem Original de Linhares Ver Post
    Boa Máquina, faltam as fotos


    Inox é uma liga. AISI 304 é o inox "mais fraco" de todos, por exemplo 316 tem 1 composição + robusta (e caro).
    Já o 409 é outra liga reforçada, salvo erro, com titânio para resistir, especialmente a temperaturas + altas (400ºC).
    mas entao pq e q o 409 e mt mais barato q o 304? sendo o 409 melhor

  20. #20
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    Melhor?
    São ligas diferentes...
    aisi 316 é melhor que 304, mas não podes fazer comparação directa para outro tipo de liga (409)

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