Resultados 1 a 9 de 9
Like Tree4Gostos
  • 1 Escrito por Momo_X1
  • 1 Escrito por Sabu
  • 1 Escrito por tuningonline
  • 1 Escrito por Momo_X1

Tópico: Português vs Galego

  1. #1
    Senior Member Super user Avatar de Momo_X1
    Data de Inscrição
    Jun 2009
    Mensagens
    1.174

    Padrão Português vs Galego

    Decidi colocar este video, porque existem pessoas que gozam com a pronuncia do norte, sem perceber a sua origem...
    Da minha parte, não tenho uma pronuncia muito acentuada, nota-se apenas quando me chateam e falo rápido

    No meio disto, dá para perceber a razão da pronúncia do Norte...
    Porém, no centro e Lisboa diz-se que ali é que se fala português correcto.
    Sim, concordo, mas apenas por razões politicas...
    Posto isso, essa razão verifica-se com os acordos ortográficos que foram modificando o português antigo.
    Esta é a razão pela qual o pessoal do norte ainda possui uma oralidade muito semelhante à praticada em tempos antigos, que por sua vez é praticada e muito na Galiza dos dias de hoje.

    Vou enunciar as principais semelhanças, a troca dos V's pelos B's e "ãos" por "ans" e "ões" por "ons"


  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2011
    Mensagens
    254

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Momo_X1 Ver Post
    Decidi colocar este video, porque existem pessoas que gozam com a pronuncia do norte, sem perceber a sua origem...
    Da minha parte, não tenho uma pronuncia muito acentuada, nota-se apenas quando me chateam e falo rápido

    No meio disto, dá para perceber a razão da pronúncia do Norte...
    Porém, no centro e Lisboa diz-se que ali é que se fala português correcto.
    Sim, concordo, mas apenas por razões politicas...
    Posto isso, essa razão verifica-se com os acordos ortográficos que foram modificando o português antigo.
    Esta é a razão pela qual o pessoal do norte ainda possui uma oralidade muito semelhante à praticada em tempos antigos, que por sua vez é praticada e muito na Galiza dos dias de hoje.

    Vou enunciar as principais semelhanças, a troca dos V's pelos B's e "ãos" por "ans" e "ões" por "ons"

    http://youtu.be/JAkPGuISldU


    Então quando chamo espanhois aos tripeiros que me chamam de mouro estou certo.
    sky gosta disto.

  3. #3
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    espero que ao ver isto não confundam o norte com o Porto, realmente há muitos locais onde se fala muito parecido ao galego.

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de Momo_X1
    Data de Inscrição
    Jun 2009
    Mensagens
    1.174

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Sabu Ver Post
    Então quando chamo espanhois aos tripeiros que me chamam de mouro estou certo.

    A cidade do Porto e Gaia estão na origem do nome de Portugal
    Eu explico, durante a Segunda Guerra Púnica, Cale foi conquistada pelos romanos e rebatizaram-na de Portus Cale. Através do general Decimus Junius Brutus Callaicus por volta do séc I a.C.
    Portus - porto maritimo
    Cale - antigo nome da Vila Nova de Gaia

    No entanto, realço que a origem do nome de Portugal começa a surgir em meados do séc IX... com a formação do condado Portucale e depois com o condado Portucalense. Este último é que fazia parte do território da Galiza, embora gozasse de autonomia...

    Por isso, estás errado, os tripeiros são de origem "portucalense"...
    Os vimaranenses é que são "espanhois"

  5. #5
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Na origem de Portugal, o Porto estava no sul...naquela altura deviam ser uns ressabiados os habitantes desta cidade onde moro
    Momo_X1 gosta disto.

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de Momo_X1
    Data de Inscrição
    Jun 2009
    Mensagens
    1.174

    Padrão

    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    espero que ao ver isto não confundam o norte com o Porto, realmente há muitos locais onde se fala muito parecido ao galego.
    Pois, o norte é muito mais do que apenas o Porto...

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2011
    Mensagens
    254

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Momo_X1 Ver Post
    Pois, o norte é muito mais do que apenas o Porto...
    Não, portugal é:
    Algarve (uma região é tratada como se fosse uma cidade, sé tem cammons e praias onde vou de verão)
    Lisboa (onde se gasta o dinheiro, onde está o gang da assembleia)
    e Porto (onde todos são pobres porque alimentam os gajos do sul e onde mais se produz).

    isto é a visão dos limitados tripeiros.

    Depois temos os limitados de lisboa, lampiões e lagartos.

    Algarve (uma região é tratada como se fosse uma cidade só tem cammons e onde vou de verão à praia)
    Lisboa, (Capital, engulam esta tripeiros, maior cidade e melhor cidade)
    Porto (Corruptos filhos duma... analfabetos burros que recebem subsidios a torto e a direito que sugam o País pior que ciganos).

    E depois temos os algarvios.
    Algarve, (parece que são uma cidade, as cidades no algarve não têm nome, são Algarve, têm turistas não precisam de investimento e quando investem é para os roubar)
    Lisboa, (capital, 300 km seja de sagres ou de tavira é sempre a mesma distancia... estamos lixados quando tenhos de tratar de papeis importantes.)
    Porto, (outra cidade lá para cima, fica muito longe, aqueles gajos no verão vêm para aqui com um sotaque encher as esplanadas sem consumir, trazem o farnel todo do norte e pensam que são melhores que os outros).



    :P

    Isto é a visão que uns têm dos outros.
    Diariamente falo com dezenas de nortenhos, lisboetas e algarvios, e ainda ontem depois das agressões no basket estávamos todos a ofender-nos uns aos outros sempre na brincadeira claro e a trocar acusações.


    Isto é apenas uma brincadeira, a parte de cima, claro que nem todos acham graça, principalmente quem é portista e portuense e se for tripeiro então...


    o assunto é serio principalmente nestes tempos de crise onde devemos de estar unidos.
    Existem uns senhores que deviam estar presos por traição, basicamente porque mantêm viva esta "guerrinha" de norte / sul / ilhas. O pinto da costa, o alberto joão jardim e aquele da camara de faro.
    Última edição por Sabu; 24-05-2012 às 13:36.

  8. #8
    Banned Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Mensagens
    3.293

    Padrão

    E depois temos a visão dos Bracarenses:

    Algarve (Colónia de férias pós ricos cheia de gaijas bouas com água quente)

    Porto (Bizinhaunça)

    Lisboa (Mouros com a mania que são grandes por causa do sutaque, até os comemos se dizem mal do nosso clube!)

    Guimarães (Terra além fronteiras de gente que nos proboca)

  9. #9
    Senior Member Super user Avatar de Momo_X1
    Data de Inscrição
    Jun 2009
    Mensagens
    1.174

    Padrão

    Lol, bocêx saum demais...

    Metonimicamente falando, um tripeiro diria: baum poh caralho e beijaum se há terra à bista...

    Nota: se perguntarem a um marinheiro como chegar ao cesto da gávea e eles dizem onde fica o caralho.

Tópicos Similares

  1. Orgulho Português
    Por Almeida7crx no fórum TOLices
    Respostas: 0
    Última Resp.: 20-10-2010, 22:06
  2. Português? Onde?
    Por LeNnOxLeWiS no fórum TOLices
    Respostas: 33
    Última Resp.: 05-05-2010, 14:09
  3. Ser Portugues
    Por Vitor Garcia no fórum TOLices
    Respostas: 0
    Última Resp.: 01-10-2008, 22:14
  4. o pensamento do portugues
    Por Vitor Garcia no fórum TOLices
    Respostas: 8
    Última Resp.: 21-12-2007, 20:06
  5. Da Má-Fé do Estado Português
    Por Raggs no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 17
    Última Resp.: 03-07-2007, 19:58

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •