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Tópico: Ponto morto e mudança engatada!

  1. #1
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    Padrão Ponto morto e mudança engatada!

    Eu gostava que alguem me pudesse dar uma explicação lógica o porquê de se dizer que o carro estar em ponto morto gasta menos gasolina ou se tiver uma mudança engatada e tivermos com o pé na embreagem é como se tivesse na msm em ponto morto. Confirma.se estas afirmações?

  2. #2
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    Citação Mensagem Original de chinchan Ver Post
    Eu gostava que alguem me pudesse dar uma explicação lógica o porquê de se dizer que o carro estar em ponto morto gasta menos gasolina ou se tiver uma mudança engatada e tivermos com o pé na embreagem é como se tivesse na msm em ponto morto. Confirma.se estas afirmações?
    Estar desengatado ou com o pé na embraiagem é o mesmo...a caixa n está a "puxar" pelo carro.

    O que é que queres dizer com "desengatado gasta menos"?? A andar?? Parado??
    Em que motores? A carburador ou a injecção??
    ...

  3. #3
    Junior Member Novato
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    Tipo é senso comum pensar.se q tar em ponto morto gasta menos gota, isto em andamento claro... Mas tipo eu pensava q pa mudança tar engatada e necessario alguma força pa tar la engatada, neste caso o carro consumia mais energia. Mas pelo q me dizes tar com o pe na embragem com uma mudança engatada é a msm cena q ponto morto ne?

  4. #4
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    Tou a ver a tua ideia...o carro a descer e tu carregas na embraiagem para ele ir a gastar menos...

    Nos carros em que não há controlo electrónico do combustível, em ponto morto/desengatado é como ele gasta menos pk vai no mínimo da rotação e a bomba de combustível, como é mecânica, vai no mínimo de funcionamento, logo, gasta menos...

    Nos carros em que o combustível é controlado electronicamente, a ECU corta o abastecimento se o carro/caixa de velocidades estiver a andar mas o acelerador n estiver a ser accionado...percebes??
    ...

  5. #5
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    Pelo que tenho visto no meu golf IV TDI, ele gasta nada quando vai a descer engatado, pois a propria inercia do carro mantem o motor a andar sem necessidade de tar a consumir, o que se torna numa grande vantagem, se o desengatares ele gasta o suficiente para se manter a funcionar ao ralenti, parece ilogico mas normalmente controlados por ECU se for engatado e sem o pé no acelerador, não consome nada, pelo menos no consumo instantaneo aparece 0.0L
    Espero que me tenha conseguido explicar.
    Abraços
    Nuno M.

  6. #6
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    Citação Mensagem Original de VariantTDI Ver Post
    parece ilogico
    Não parece nada. É mesmo assim e percebe-se bem o porquê. Disseste tudo o necessário.

  7. #7
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    Não é preciso ir a descer. Se reduzirem sem carregar no acelerador, ele faz o mesmo. Poupam travões e combustível.


    [[]]

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  8. #8
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    por um lado bebe 0Litros mas por outro lado vai-t a travar o carro ou seja depois vais ter de acelerar mais para voltar á velocidade a que ias antes... enquanto que o carro desengatado a descer não morre ou até embala mais...
    penso que só é uma vantagem ir engatado se for por exemplo numa saída da auto-estrada em que é preciso ir baixando a velocidade aos poucos... ou a xegar a uns semaforos em estrada aberta penso que compense o ponto-morto por não prender tanto o carro

  9. #9
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    pigz0r Super user
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    O pouco que se gasta depois compensa..

  10. #10
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    Pela minha experiência o consumo vai ser menor se,quando em desaceleração,se mantiver o carro desengatado.Dá para percorrer mais distância sem se puxar por ele.Isto em cidade.Na AE não faço isso.

  11. #11
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    Também há a questão de diesel vs gasolina.. O que prende mais os motores a gasolina é a borboleta, borboleta essa que os diesel não têm. Portanto é possível que o que compensa num tipo de motor não compense nos outros.

  12. #12
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    ponto morto raramente compensa.........


    estou-me a lembrar da bomba de água......

  13. #13
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    Citação Mensagem Original de MercFan Ver Post
    ponto morto raramente compensa.........


    estou-me a lembrar da bomba de água......
    O que tem a bomba de água?

  14. #14
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    Ao relanti roda muito devagar.. Eventualmente em dias muito quentes poderá provocar aquecimento do motor.

  15. #15
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    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    Ao relanti roda muito devagar.. Eventualmente em dias muito quentes poderá provocar aquecimento do motor.
    Nunca me aconteceu,mas não digo que não seja possível.

  16. #16
    Cap
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    Pois, também não sei se acontece, apenas segui o raciocinio do mercfan.

  17. #17
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    Confrma-se:
    Numa descida da A24 (numa das muitas) desengatei a mudança e deixei o carro ir em ponto morto...consumo 0,8. Voltei a tentar c a mudança engatada mas c a embraiagem a fundo...consumo 0.8. Mudança engatada e sem o pé na embraiagem...consumo 0.0!

    Motor a gasosa

  18. #18
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    Citação Mensagem Original de Tostamista Ver Post
    Confrma-se:
    Numa descida da A24 (numa das muitas) desengatei a mudança e deixei o carro ir em ponto morto...consumo 0,8. Voltei a tentar c a mudança engatada mas c a embraiagem a fundo...consumo 0.8. Mudança engatada e sem o pé na embraiagem...consumo 0.0!

    Motor a gasosa
    É verdade que o consumo é 0 nessa situação mas como já disseram,se fores com o carro desengatado ganhas mais "balanço" e não precisas de acelerar tão cedo como com o carro desengatado.Já andei das duas maneiras algum tempo e a gasolina dá-me para mais tempo quando uso o ponto morto.

  19. #19
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    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
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    Hummm
    Não é bem assim, mas tás quase lá!!!
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    Mini HL '81

  20. #20
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
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    Citação Mensagem Original de SquareWheels Ver Post
    Hummm
    Não é bem assim, mas tás quase lá!!!
    Tb tou cá p aprender, esclarece-me...

    Cumps.
    ...

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