Resultados 1 a 9 de 9
Like Tree1Gostos
  • 1 Escrito por tuningonline

Tópico: Pneus diagonais vs pneus radiais

  1. #1
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão Pneus diagonais vs pneus radiais

    A principal diferença entre um pneu diagonal e um radial está na carcaça: o pneu diagonal (convencional) possui uma carcaça constituída por lonas têxteis cruzadas umas em relação às outras; a carcaça do pneu radial, por sua vez, constitui-se de uma ou mais lonas com cordonéis em paralelo e no sentido radial. As cintas de aço sob a banda de rodagem possibilitam a estabilidade dessa estrutura.
    Bora gosta disto.

  2. #2
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2007
    Localização
    Funchal
    Mensagens
    945

    Padrão

    ou seja, qual o que tem melhor comportamento? os diagonais parecem ter menor superficie de contacto com o solo

    Opel Corsa B

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de XNitrous
    Data de Inscrição
    Jul 2008
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    1.049

    Padrão

    Muito bom post Rui!!! por acaso ainda ha pouco tempo recebi apontamentos do meu stor de RPG iguaizinhos a essa folha xD

  4. #4
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    O pneu radial tem por vantagens: maior durabilidade; melhor aderência; maior eficiência nas freadas e acelerações e economia de combustível.
    Última edição por tuningonline; 20-05-2012 às 19:20.

  5. #5
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2007
    Localização
    Funchal
    Mensagens
    945

    Padrão

    radiais? ou diagonais? tive a ler mais um pouco, e parece que os diagonais basicamente quase nao se usa, pq sao mais duros, e criam mais fricção o que faz com que aumente o consumo de combustivel. Alem de não se adaptarem bem em curva.

    Opel Corsa B

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de Bora
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Localização
    Lagoa (Algarve) / Newark (USA)
    Mensagens
    1.810

    Padrão

    Ora aqui temos algo para mais conhecimento...boa info. Rui

    Tal como o ddonato pensava que os radias é que se vendiam mais...

  7. #7
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Agora a ler o meu post é que vi que escrevi ao contrario, os radiais são os que predominam

    Um das perguntas que muitos possuem é o porquê da quase predominância da produção e disseminação do uso de pneus com estrutura radial. Isso acontece porque os pneus de estrutura radial são essencialmente melhores do que os pneus diagonais.


    Para entender por que são melhores, precisamos compreender o que são os cintos: eles são camadas de fibra que servem de reforço no interior do pneu sob a banda de rodagem. Os cintos proporcionam “força” aos pneus, resistindo a perfurações. Os cintos podem ser de fibras de vidro, de aço, nylon ou de fibra de aramida.
    Em pneus de lonas, que eram comuns antes dos radiais serem inventados, as camadas mais internas cruzavam em "X", correndo de talão a talão (lado a lado), enquanto as lonas ult****riféricas corriam longitudinalmente em torno da circunferência do pneu. Isso torna uma banda de rodagem relativamente firme, mas também aumenta a resistência ao rolamento. E aí residia o problema: tudo o que amplia a resistência ao rolamento aumenta diretamente o consumo de combustível.
    As camadas mais internas em pneus radiais, por comparação, correm de lado. Isso faz com que o pneu seja mais flexível, o que reduz a resistência ao rolamento e melhora expressivamente a economia de combustível. Mudando de diagonal para pneus de estrutura radial pode-se melhorar a economia de combustível de 10 a 15%. Essa é a principal razão da preferência pela produção e utilização de pneus radiais. A maior flexibilidade dos pneus radiais também ajuda a melhorar a tração e curvas. Sendo um pneu mais flexível, ele torna-se mais capaz de manter contato com o solo nas curvas.

  8. #8
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2007
    Localização
    Funchal
    Mensagens
    945

    Padrão

    por acaso nem sabia da existência dos diagonais

    Opel Corsa B

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    em casa ainda...
    Mensagens
    26

    Padrão

    Viva


    Os pneus diagonais são como que um antepassado evolutivo dos pneus radiais, o método de construção era o mais intuitivo, as lonas cruzadas eram a garantia da resistencia de toda a estrutura da carcaça do pneu. Tiveram o seu pico de produção no inicio da 2ª metade do séc XX nos EUA era onde a industria automovel da época estava pujante , quem não viu já uma amostra dos loucos anos da industria auto americana entre as décadas de 50 a 70 ? Enquanto as fábricas americanas produziam pneus diagonais para o imenso mercado americano, começaram a ser estudadas outras formas de construção da carcaça do pneu que culminou no pneu radial com todas as vantagens descritas pelo Rui no post inicial relactivamente ao pneu diagonal. E a razão porque este levou tanto tempo a desaparecer do universo auto foi mesmo as fábricas americanas, a gigantesca industria de fabrico de pneus que abastecia o gigantesco mercado americano não podia ser reconvertido de um dia para o outro nem de um ano para o outro, e também na época conceitos como economia de combustivel ou melhoria de comportamento em curva era algo totalmente desconhecido ou ignorado pelos industriais que mantiveram as suas fábricas a laborar até ao fim do seu ciclo de vida antes de serem forçados a mudar devido a estes e a outros conceitos que se viram forçados a incluir na sua produção (por ex: choque petrolifero, ecologia e ecologistas, etc).
    Espero que assim possam ter uma perspectiva do papel dos pneus diagonais na história automovel.
    fiquem bem

    carlos barata

Tópicos Similares

  1. [VENDO] 4 Pneus Mayola e 2 pneus Toyo 195/45R16
    Por leandro 205 no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 2
    Última Resp.: 08-05-2010, 19:47
  2. Respostas: 12
    Última Resp.: 06-01-2010, 08:28
  3. PNEUS-ONLINE.PT - Ja alguem comprou pneus neste site ?
    Por SeaN no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 8
    Última Resp.: 15-11-2009, 01:51
  4. Pneu 215/40R17 / Pneus moto 4 / Pneus 185/55R14
    Por 106_Streets no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 4
    Última Resp.: 15-03-2009, 18:11

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •