Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 35

Tópico: pmfsv - Pedro Miguel Fonseca E Sá Vouga - VougasWagen Golf

Member Average

Padrão [MKIII] - VougasWagen Golf

Boas..

Muito bem, cá estou eu para a aparesentação da praxe. Embora este Fórum não tenha uma secção reservada ás apresentações, fá-la-ei aqui e se entenderem mover a apresentação, pois bem, façam-no como desejarem.

Se cometer muitos erros perdoem-me pois estou cá para aprender mais sobre carros e sobre o meu em particular.

Nome: Pedro Vouga (pmfsv - iniciais do nome completo),
    Veículo: VW Golf III 1.9 TDI 90cv (estava chipado para 120 mas algo se passa),
    Nacionalidade: Nortenho,
    Afiliaçoes: com o Campeão nacional...

Chamo-me Pedro Vouga (como já deverão ter reparado..), tenho 22 anos, sou do Porto (resido na Maia), tenho 1.83 de altura, calço 44, tenho 1.5 diopetrias num olho e 3 no outro.
    Já me chamaram de muita coisa entre Vouguinha, gordo e Almondega...
    ... em suma, sou eu...

Ok, gozo à parte, sou estudante (já fui mais...), ando a entrar num ritmo de estudo por conta própria para, quem sabe, ainda conseguir fazer umas certificações cisco. Não me venha com perguntas porque provavelmente não saberei responder tão cedo..

Desde puto que adoro carros, comecei na condução aos 6 pela mão do meu pai.. Aliás, colo mesmo. Ele acelerava e tratava da caixa, eu do volante.. Grande dupla.

Ainda tive a minha cota parte de condução fora da lei. Conduzia de vez em quando sem carta em trajectos pequenos para ir buscar almoço ou isso..

Apesar de tudo isto, a carta veio aos 19 aninhos e de forma tardia. Carro próprio, se assim puder chamar, veio no ano passado em junho.

Ora bem, sou apreciador de Golfs e em particular do meu que é um carro cujo trajecto acompanho desde há 9 anos quando um grande amigo o comprou, agora, há coisa de um ano atrás comprei-lho. 3 Lugares, já monido de algum som e com aquela mística que lhe é reconhecida (por quem conhece o carro).

Interesso-me por carros (embora não seja um expert), tenho paixão por música e bom som (tendo noção que, mesmo tendo sistemas de som acima da média, são francamente maus comparados com o que existe e se pode ter com maior ou menor esforço...). Tenho ao longo dos meses passados vindo a fazer algumas singelas alterações no meu sistema de som, alterações essas bem documentadas no fórum de CarAudio ao qual me desloco assíduamente. (espero que não haja mal em ter publicitado o fórum.)

Planos futuros para o meu golf passam por:
    - Insonorizar o carro com tela asfáltica, espumas e afins, já comecei a desmontagem do interior do carro. Neste momento falta apenas tirar os bancos a a alcatifa do carro. Amanha, é limpar e aplicar tela vulcanizada na chapa.
    - A renovação do sistema de som que está agora a entrar na sua terceira "encarnação"....
    - Montar um botão para o fecho central do carro que este não tem e que tem-se provado difíciul de obter,
    - Aplicar as mangas de eixo frontais e o eixo traseiro de um VR6 para ter furação 5*100 e travões de disco ás 4.
    - Jantes de 16", preferencialmente iguais ás minhas que acho serem as jantes mais bonitas que alguma vez vi para num golf,
    - Forrar o tecto e pintar os pilares de preto.
    - Alterar a iluminação interior do carro, quer as luzes dos plafoniers, quer a iluminação dos comandos, botões e até o quadrante que quero rectro-iluminar.
    - Rebaixar o carro ligeiramente, uns 35, 40 mm seria mais que suficiente,
    - Spoiler traseiro estilo MKII, bem fininho,
    - Película muito ligeira (preta),
    - Computador de bordo, e cruise control (quem sabe..)
    - Luzes de presença nas portas,
    - Pintura completa do carro, o belo cinza nacarado que tão mal tratado está.
    - Outros haverá que não me lembro presentemente

Como dá para ver, sou um gajo cheio de ideias e projectos.. o pior é que não concretizo tudo... ou melhor, concretizo pouco do que penso.

Noutras vertentes da minhas pessoa temos:

- Informática: não são muitos os anos que me ligam a ela mas foram intensos. Assim como muitos que andam nesta área, fui conselheiro e técnico de muita gente á minha volta. Comprei e ajudei a vender.. fiz trinta por uma linha. Nunca parei quieto e isso teve o seu impacto. Os meus computadores passaram mais tempo abertos e com as entranhas para fora que fechados e a trabalhar.

- Música: Adoro, Vou dormir a ouvi-la, acordo com ela, ouço tanto quanto possível, ouço neste preciso momento. Gosto muito variado, abrange tudo e mais alguma coisa excepto D'zert e a maioria da "porcaria" que passa na MTV. Procuro sempre melhorar o meu sistema de casa, mas até ao momento foi só á base de colunas, tenho planos de mudar de amplificador e montar algo decente.

- Desporto: Não que se note mas adoro desporto. "football", "basketball", "volleyball", Ténis e ping pong, e natação são os meus preferidos. Tento practicar bastante mas nem sempre é possível.

Como disse já noutros fórums,
    Espero aprender muito por estes lados, tem vindo a acontecer desde o início.. E se possível, ajudar também. A minha especialidade são os estrugidos e a cebolada, os queques de cenoura e o molho de francesinha mas não necessáriamente por esta ordem....

Com os melhores cumrprimentos:
    Pedro Vouga

P.S.1 - Desculpem o testamento
    Última edição por pmfsv; 30-11-2009 às 11:48.

Member Average

Padrão

E para que não julguem que isto não é, de facto uma Thread de um projecto, passo a expor...

Seguem-se fotos do carro que foram tiradas por mim há coisa de 5 mese julgo eu.. estaria o carroa completar um ano nas minhas mãos.

Cá está ele. VougasWagen Golf com "patrocínio" FEED. A banda de Funk cá da Maia, muito bom som por sinal..
    Farolins escurecidos GTI da Hella, ópticas Hell estilo MK IV, choques pintados á cor da carroçaria, o belo cinza nacarado.
    Piscas Laterais Transparentes... E alí em baixo no para-choques frontal... faltam-me duas cpas para aquelas alhetas... onde poderei arranjar? Talvez na sucata não é?...

As ópticas Hella, up. close, and personal... E agora; aquelas que serão, por ventura, as mais belas Jantes alguma vez avistadas num MKIII.. Mas muito sóbrias, e simplesmente lindas... KBS Quick Silver... Já nem se fazem.. A fábrica fechou, mas estas Jantolas são do "bufo"...
    E depois os meus Exalto PE2 com muito piso... (na altura).

Estas são as fotos das mazelas mais preocupantes e gritantes do carro. A primeira não é facilmente percéptivel, o vidro a rachar de ambos os lados em direcção ao centro.. já a meio do "trabalho"...
    O forro do tecto a soltar-se, o capot que terá apanhado com alguma ferramenta na oficina e fizeram este belo trabalho e a jeitosa raspadela na cava da roda, esta já tem o meu cunho pessoal. Uma chapa na garagem do meu padrinho e que não estava nem á espera, nem o no campo de visão.. :S

As fotos de parte do sistema de som da altura.. Na primeira nem toda a gente vê o que lá está. As restantes são bem explícitas. As minhas muito adoradas JBL GTO 6.2C (com tweeters phase Linear a substituir os originais...). Já cá não moram, foram enviadas hoje para o novo dono. Substituidas por umas MB-Quart RCE 216. Como estas JBL tocavam... nas horas mesmo..

Continuando no interior, o triângulo do espelho lateral, residência permanente e futura dos novos tweeters. O butão do vidro do passageiro sem a parte superior, a evidenciar a presença de iluminação verde via LED (há-de ser substituido por um azulinho.. ).
    O meu recentemente (á altura das fotos) forrado volante. Após 8 anos de uso com a mão no memso sítio estava esfarrapado. Não acho que tenha ficado mal... de resto está bem cuidado. Quadrante com fundos cinza e ponteiros vermelhos (ponteiros que não me agradam por aí além.. A ideia é fazer uns fundos recto-iluminados e por uns ponteiros mais bonitos)
    Um elástico na alavanca das mudanças, não tinha onde o por.. ehehe
    Ao centro, os cabos para ligação do sistema ao meu defunto Kenwood...
    Os meus pedais "racing". Para além de bem bonitinhos, são muito bons pois não derrapam absoluamente nada. Seja com que calçado for (se bem que raramente uso sapatos.)
    OLHÒ GORDO A TIRAR FOTOS....

As fotos aéreas do carro com o Ibiza ao fundo. Já na altura muito mal tratadinho, agora está a levar um belo de um face lift depois de o ter enfaixado contra um muro.
    Debaixo do capot, o motorzinho, estou convicto que seja talvez um AHU de 97.

Continuando no compartimento do motor, O R134a, gás do AC (julgo eu...) e usado em sistemas de phase change cooling para entusiastas da informática Overclock..
    O meu alternador Bosch, o meu Pierburg (alguns dizem serem melhores que os Bosch) e a minha PowerBox que neste momento até está desligada porque não faz nada, simplesmente morreu há pouco tempo.

Aqui vemos a peça superior da consola central onde estão as grelhas do ar e onde fica o rádio (ao lado do qual se podem por os reóstatos para o controlo do aquecimento dos bancos.) Como podem ver, o isolamento da peça em questão está completamente desfeito. Foi á custa disto, e da fuga de AC pela detrioramento do isolamento causada, que fiquei sem o meu KDC-M9021SE da Kenwood. Andou enchargado de água por causa do Ac e basicamente morreu. São precisos 150€ para o reparar e neste momento não está nos meus planos.

Esta peça, mais própriamente a parte de cima onde estão as grelhas do ar, entra, no tablier, na conduta que vai ao compressor do AC. Sendo que a conduta fica á volta do prolongamento desta peça e não o contrário. Como o carro tem uns anos, os plásticos sofrem desgaste bem como as esponjas. Dá para ver nas últimas 6 fotos isso mesmo. A esponja negra, ressequida e espremida. Esta já não vedade como devia ser e o AC vazava por ali directamente para o rádio pois este encontra-me mesmo por baixo e como toda a gente sabe, o ar frio desce.
    Ao entrar no Rádio e arrefecer o chassis do mesmo, condensa a água que o ar quente tem (ar quente "carrega" mais água que ar frio). No verão então é que era o espectáculo... E assim se pregaram os pregos no caixão do meu rádio.

Espero que tenham gostado das fotos e que tenham achado os comentários elucidativos de tudo o que não é óbvio á primeira vista.
    Julgo agora ser mais fácil entender as modificações levadas a cabo nas fotos que se seguem e o porquê das mesmas...

Muitas mais fotos há de variadas partes do carro inclusivé o quadrante ás peças mas julguei não serem de grande interesse para a maior parte das pessoas e como tal não postei.

Antes que comecem a ver as fotos que se seguem, devo dizer que a instalação nelas documentada é a título provisório. Não deverá durar no carro mais que um mês e meio a dois, espero eu. Mesmo assim, e para um porcaria que vai perdurar tão pouco.. deu trabalho quanto baste, quer por ter sido feito numa garagem quase claustrofóbica, quer por outros precalços vários.

Vejamos então o que andei a fazer...

O meu carro sofre já de inúmeros barulhos parasítas inerentes ao seu estado avançado de "falta de cuidado" e devido aos muitos percursos de paralelo aqui da Maia e um bocado por todo esse apís fora.
    As portas são uma desgraça, bem como as grelhas do ar que estavam todas partidas (já assim quando comprei o carro) e tudo isso ajuda a fazer barulho.

Com o intuíto de diminuir os barulhos do carro e com a necessidade de sanar a fuga de AC que ocorria no meu tablier, fui a uma sucata onde comprei peças várias para o carro. As duas peças maiores da consola central, a que aqui é detalhada e a que tem o cinzeiro e controlos da climatização, grelhas, tampas que estavam partidas desde que assaltaram o carro pela última vez e roubaram o rádio e mais umas coisinhas.

Havia agora que aplicar as peças. Devo dizer que ainda só apliquei o conjunto grelha mais "aro" do lado esquerdo como se vê nas imagens abaixo e a peça da consola central. Tudo o resto aguarda o devido tratamento para só posteriormente ser instalado. Estas duas que foram referidas foras tinha peremptóriamente de ser trocadas.

Aqui ficam as imagens da peça, limpa e de todos os ângulos para que qualquer pessoa que precise, saiba do que se trata, qual a sua estrutura e consiga acompanhar melhor o desenrolar da acção.
    Caso precisem, podem também tirar a referência apartir da foto.

Aqui estou a aplicar uma simples Esponja de calafetagem da Tesa. Encontra-se em qualquer super ou casa de bricolage como MAxMAt e MestreMAco. Em seguida, uma outra fita de calafetagem, mas esta á base de borracha. Esta serviria para o caso da primeira não fazer o trabalho completamente. esta, mais firme, trataria do assunto...

Já com a gaveta do rádio novo em posição, mostro a fantástica cola de contacto que usei para colar a segunda fita. "OCAPA, a cola que vai querer usar.." A fita traz cola, mas eu "arranquei" literalmente a cola pois esta, embora seja o suficiente para colar ao aro de madeira de uma porta, julguei não ser o melhor para este caso. Talvez porque a fita já não era nova e estava também algo ressequido. A cola, aplicada numa espécie de matriz é fácil de remover, basta puxar que vem tudo...
    Na foto seguinte estou a aplicar a mesma fita de esponja no interior da conduta do tablier onde o plástico da consola entra. Talvez não fosse preciso mas achei que não faria mal se o fizesse.
    Nas 3 fotos seguintes, o aro da grelha do lado esquerdo.

O mesmo tratamento foi dado a esta peça que á central.. Sendo que nesta não pus a segunda fita por não ser tão necessário.

Aqui estou a limar o plástico para criar um pequeno pesçao para a passagem do fio que liga o botão do meu alarme á caixa do mesmo. Este botão, em conjunto com o comando da chave e em sequências estipuladas dá para alterar o funcionamento do alarme.
    Temos também o retirar da peça que faz o fecho da passagem de ar para as grelhas. A esponja nesta peça encontrava-se também em avançado estado de deterioração, estando mesmo podre pela passada de AC e a humidade que isso acarreta.

Aqui temos a pesquisa pela melhor solução. Primeiro uma fita de calafetagem de borracha castanha. Seria ideal o uso desta pela cor que ficaria muito discreto quando colocado no sitio, no entanto, era demasiado duro para o que se pedia e então optou-se pela esponja.
    A esponja é inserida ainda com o plastico por remover, quando inserida como pretendido, remove-se o plástico sem deixar mexer a esponja e ela cola. Depois aplicou-se pó talco para "neutralizar" a cola do excedente de fita. Não se pode cortar a ficar raza á peça senão não está lá a fazer nada. Corta-se a esponja que não se quer e aí temos o trabalho feito.

O trabalho no plástico concluido. Uma foto das ligações traseiras do Alpine e uma foto do conector iso que comprei com as fichas de "bola" que comprei para não andar a cortar fios do rádio.
    A linda gatinha que nos acompanhou o tempo todo e deu apoio moral. Estava estafada e que melhor sítio para uma sonega que o cesto da bicicleta?

Aqui temos o objecto de uma importação da Skoda... O Octávia da minha mãe tem este grampo entre o pilar A e o vidro e serve para por os tickets dos parquímetro/parcómetro.. Gostei da ideia e achei que era bom por no meu carro. O acrílico custou 1.3€...vai para o sítio quando for insonorizar os pilares.
    O rádio no seu sítio.

A porta de volta ao look original. Para por as grelhas da MB Quart teria de eliminar uns pequenos entalhes que o local da coluna na prateleira da forra tem e não o quiz fazer. por outro lado estas grelhas (as originais) não são feias quanto isso e, se por mero acaso vier a vender as colunas,vão com as grelhas novinhas em folha..
    O belo Médio/Grave de Ogiva das RCE. Passível de serem aplicados os tweeters e consequentemente serem transformadas em coaxiais. O tweeter com esponja sobre a barra metálica para eliminar vibração.. Mal feitinho mas é para sair dalí e como tal, não achei que valesse a pena grande alteração neste momento.
    Por último uma foto do banco que deixa antever o que se passa ali atrás..

Cá estão os crosses das RCE, muito mal amanhados.. Tadinhos, são cá uns bajolos...
    A tela, Viscolam (equivalente á Membrana acústica Danosa de 4 mm, mas atenção que esta não é auto-adesiva, é mesmo preciso "maçaricar" para aplicar.) Esta vai ser a tela, de 6.5Kg/m2 de densidade que vou aplicar em todo o carro.

As descrições são longas e maçudas pelo que se chegaram até este ponto estão de parabéns..

Amanhã posto mais novidades. A questões que me invadem sobre a performance do carro e o que se pode fazer para a melhorar e tudo o que for possível dizer sobre a intervenção que agora decorre...

Abraço

Member Average

Padrão

Boas..

Meus senhores, então é o seguinte. Há coisa de uma semana atrás, meti o carro na garagem. A ambição, a insonorização parcial do veículo e instalação do (revisto) sistema de som.
    Fui, aos poucos retirando os já meus conhecidos plásticos do tablier e desfraldei as portas. Não estão ainda completamente limpas mas para lá caminham. Depois houve um interrégno de dois dias pois a morte do Pai de um grande amigo assim o exigiu.

De novo á carga, ontém e hoje, dei um avanço consideravel ao projecto. Neste momento o carro tem apenas o tablier (volante e pedais) e o forro do tejadilho no sítio. Tudo o resto foi removido do carro. E em boa hora, muito lixo já eu tirei de dentro daquele carro. nomeadamente umas 3 canetas, uns 20 moedas, um rolo fotográfico, uma lente de óculos de sol e... imagine-se uma pequena (bem grande...) chave de fendas... Também me deparei com uma substÂncia pastosa que apareta ser o resultado do vazar de algum óleo que solidificou junto á chapa do fundo do habitáculo.. (yuuk!!)

Mas este post não se destina a contar a minha saga, mas sim expor algumas questões para as quais procuro sugestões e respostas, o post do relato será algo bem mais extenso e trabalhoso e que será feito no fim de todo o projecto...

Seguem-se então as perguntas:
    O forro do meu tejadilho tem vindo a soltar-se desde há uns meses. Mesmo não me incomoda em demasia pois tenho o meu banco bastante reclinado, julgo não só ser esta a oportunidade como também o timing ideal para lhe dar um trato. O forro era branco mas está agora quase que castanho de tão mal tratadinho. Como é meu desejo de há algum tempo forrar o tejadilho de tecido preto, esta será a melhor altura para o fazer.
    Alguém conhece, aqui na zona do Porto quem me forre isto de preto com qualidade e a bom preço? Quanto ficaria este trabalho? O feitio do tejadilho é bastante simples pelo que prevejo não ser muito difícil de trabalhar. Eu tiraria a placa de cartão prensado com espuma e o tecido do carro, levá-la-ia para forrar e trá-la-ia para casa para aplicar no carro. Se souberem de alguém que faça esse tipo de trabalho, agradecia uma ajudinha.

Ainda nesta toada de tecidos e limpezas.. Os meus assentos foram retirados e estão em bastante mau estado no que concerne á sua aparência e sujidade. Penso lavá-los com uma máquina daquelas que deita água quente (vapor) e que a aspira logo de seguida. Todavia, gostaria de aproveitar a facilidade de trabalhar que a actual situação propõe para lhes dar um tratamento mais profundo, ou seja, um detalhe. Eu até tenho um produto da AutoGlym para o efeito. Poderá não ser o melhor mas servirá certamente. Mas eu queria saber quais as possibilidades do trabalho ser feito por uma pessoa com mais vasta experiência na área. Gostava de saber em quanto ficaria semelhante detalhe e se seria possível assistir para aprender.

Uma vez que tenho o tablier todo aberto, pensei poder substituir o filtro do ar do habitáculo que julgo ser a caixa preto que fica por baixo do porta luvas… Não me parece ser acessível por mais lado algum que não este. Alguém sabe do que estou a falar? É realmente a caixa do filtro de ar do habitáculo? Se sim, é pelo tablier que se muda ou será no compartimento do motor?

Ainda respeitante ao sistema de circulação de ar do habitáculo, há alguns meses atrás reparei que o botão que liga a “re-circulação” do ar (julgo ser este o nome…) do carro deixou de funcionar. Anteriormente, quando ligava a ventoinha no nível máximo (4) e carregava neste botão, sentia-se um aumento considerável no caudal de ar movido bem como no nível sonoro pelo sistema produzido. Hoje em dia, não sinto as diferenças descritas. Já alguém teve um problema semelhante? Será que têm ideias do que possa ser?

Desde já agradeço o tempo que dispensaram na leitura deste tópico.
    Toda e qualquer sugestão, opinião e informação são bem vindas.

Cumprimentos:
    Pedro Vouga

Senior Member Super user Avatar de bakuuu

Padrão

bem....parabens pelo post!!
    Welcome e bonito carro
    Mini One D 2006
    Range Rover V8 1992

Senior Member Super user Avatar de +1DCI

Padrão

Que luxo de post....

Senior Member Average 2 Avatar de RevinKevin

Padrão

Grande post, excelente!

Abraço!
    Opel Tigra | 1.4 | 90cv

Senior Member Super user

Padrão

excelente! tudo muito bem explicado e elaborado

Senior Member Senior Avatar de AQUAPT

Padrão

Boas...

Primeiro de tudo xelente post!
    Segundo o carro parece estar muito fixe, na minha opinião, devia de ser um pouco rebaixado, de resto muito engraçado..

Cumps

Member Average

Padrão

Boas..

Desde já obrigado pelos amáveis comentários..

Novidades em breve..

Cumprimentos:
    Pedro Vouga

Senior Member Senior Avatar de AVANTIME

Padrão

Olha o amigo Pedro!
    Realmente gostava de ter ouvido essas tuas colunas a bombar, mas enfim fica para a próxima!

Ps: Tens um bixano igualzinho ao meu!
    http://img370.imageshack.us/img370/2817/jd802124kc4.jpg

Senior Member Average 2

Padrão

sim senhor excelente topico,o teu carro tambem tá muito bom,continua que é um bom projecto

boas voltas com a maquina

cumps

Senior Member Super user Avatar de Legolas

Padrão

ui k post xpto... os meus parabens lg á partida...

depois, parabens de novo, pla makina k nos apresentas... so peca pla altura k tem ao solo... pk de resto... ta mto bom, embora eu pessoalmnt optasse por umas jantes mais german... se é k m entendes... mas essas sao mto bonitas, julgo nnc ter visto umas dessas...

boa continuaçao no teu projecto...e klk duvida, apita

Cumpz...

Citação Mensagem Original de PinhU Ver Post
    my care cup is empty
    TeamHeko

Saab Performance Team Senior Avatar de Rpscavaleiro

Padrão ...

Boas...

Grande máquina e grande post

cumps

Member Average

Padrão

Spray de Zinco..

O meu novo melhor amigo.. ehehe

E mais não digo,

"mi aguardemmm...!!"

Member Average

Padrão

Boas..

Não há grandes novidades a relatar para já, embora isto vá, lentamente tomando o seu rumo.

Queria apenas pedir umas opiniões no que diz respeito a mecânica.

Imaginem assim por mero acaso que vos dava a conhecer o gráfico do teste do meu carro no banco..

Quais seriam as vossas leituras e conclusões?

Tive um amigo que me deu uma opinião muito interessante só de olhar para o gráfico e isso vai muito além do que me disseram noutros fórums e até mesmo quem me fez o teste.
    Uma vez que sou pouco versado nestas andanças, quero reunir o maior número de opiniões possível.
    Não quero potências exageradas.. entre 120cv e 140cv ou 150cv quem sabe é mais do que suficiente. Se ficar "apenas" com 120 não fico nada descontente. Se der para atingir um patamar ligeiramente mais elevado sem que seja preciso abrir os cordões á bolsa de forma muito mais substancial, melhor ainda.

Para uma melhor análise, o meu motor é um AHU e dizem-me ter (com 99% de certeza..) um turbo GT15...

Quem se arrisca a mandar umas postas..?

Cumprimentos:
    Pedro Vouga

Senior Member Super user

Padrão

Viva! Grande thread, super completo

Comecemos pelo inicio, a esponja que revestiste a maior parte do carro que finalidade tem? Reduzir os ruidos parasitas? Acho o projecto muito bem pensado, analisado e tudo mais. E interessante como todos os pormenores foram pensados, com muito bom gosto, de salientar, todo o empenho e tal, digno de um apaixonado pelo GOLF (m2 dude). Gostei imenso das jantes, mas de facto ele esta um pouco alto, mas como ja referiste, rebaixr e sempre a melhor solucao. Eu nestes casos costumo aconselhar sempre que mk3 fica sempre bem tapar os frisos em todo o carro, e desistir dos piscas frontais, farois de nevoeiro etc (nao sei se os farois tipo mk4 tem piscas, tornando a tarefa bem dificil). Os farois traseiros, sao o classico para o modelo, mas pessoalmente prefiro os de cristal e leds de duas cores - vermelho e branco, no entando isso e mais um gosto pessoal. A iluminacao interior acho que e alto urgente (um amigo meu tem um mk3 gtd), pois defacto e mesmo insuficiente, mas quanto a isso nada melhor que um sistema dos recentes modelos da VW, ou pelo menos seguintes ao teu, como os do Passat etc. Adorei o pormenor de quereres criar uma luz de presenca nas portas, acho algo com muita utilidade, e um cenario do caneco! Se nao tou em erro, o mk4 e o mk5 (o meu menino de sonho), trazem apenas um reflector, vou analisar bem o desenrrolar do teu projecto para sacar essa ideia, para um dia aplicar.

Es membro do club Golf? Eu penso que ja foi criada uma seccao de apresentacoes, mas fica sempre bem :P

Parabens e continuacao.

#13 Super user Avatar de ®_$¡|va

Padrão

antes de mais, os meus parabens, pois é dos melhores topicos ao nível de origanização e detalhe que tenho visto nos poucos fóruns que frequento.

tens um projecto com pés e cabeça e que está a tomar o melhor dos caminhos.

quanto ao gráfico, axo que está excelente, certinho e com valores mto bons para os km´s que a máquina apresenta... para dar vitamina, que n queres nenhum abuso nem grandes despesas, uns bicos pp502 (pp520 ou race 520 já devem mto para a meta que impões) e uma boa reprogramacao devem ser suficientes, nao esquecer a embriagem que pode nao gostar do aumento de binário e já deve ter algum desgaste...

fica bem!

XAD + XADT

Member Average

Padrão

Citação Mensagem Original de fsilva Ver Post
    Viva! Grande thread, super completo

Comecemos pelo inicio, a esponja que revestiste a maior parte do carro que finalidade tem? Reduzir os ruidos parasitas? Acho o projecto muito bem pensado, analisado e tudo mais. E interessante como todos os pormenores foram pensados, com muito bom gosto, de salientar, todo o empenho e tal, digno de um apaixonado pelo GOLF (m2 dude). Gostei imenso das jantes, mas de facto ele esta um pouco alto, mas como ja referiste, rebaixr e sempre a melhor solucao. Eu nestes casos costumo aconselhar sempre que mk3 fica sempre bem tapar os frisos em todo o carro, e desistir dos piscas frontais, farois de nevoeiro etc (nao sei se os farois tipo mk4 tem piscas, tornando a tarefa bem dificil). Os farois traseiros, sao o classico para o modelo, mas pessoalmente prefiro os de cristal e leds de duas cores - vermelho e branco, no entando isso e mais um gosto pessoal. A iluminacao interior acho que e alto urgente (um amigo meu tem um mk3 gtd), pois defacto e mesmo insuficiente, mas quanto a isso nada melhor que um sistema dos recentes modelos da VW, ou pelo menos seguintes ao teu, como os do Passat etc. Adorei o pormenor de quereres criar uma luz de presenca nas portas, acho algo com muita utilidade, e um cenario do caneco! Se nao tou em erro, o mk4 e o mk5 (o meu menino de sonho), trazem apenas um reflector, vou analisar bem o desenrrolar do teu projecto para sacar essa ideia, para um dia aplicar.

Es membro do club Golf? Eu penso que ja foi criada uma seccao de apresentacoes, mas fica sempre bem :P

Parabens e continuacao.
    Boas.

Desde já obrigado pelas palavras..
    Vamos por pontos.

Eu ainda não revesti o carro de esponja.. este projecto tem vindo a atrasar-me de maneira quase ridícula. As solicitações são muitas e há dias em que nem ao carro vou. Felizmente posso ter o carro na garagem e fazer uso de um outro.
    Como referi, o projecto engloba não só o uso de espumas e esponjas como de tela á base de alcatrão, com vista a uma meta final que pretendo atingir e ultrapassa largamente a mero eliminação de ruídos parasitas...
    O projecto visa a insonorização completa do carro.
    - Isolamento sonoro para que os sons provenientes do interior não alcancem o exterior e vice-versa (primáriamente á base de tela de alcatrão de elevada densidade, mas também, e em algumas situações, por intermédio de uma espuma de célula fechada). Assim, posso ouvir música tão alto quanto queira que não incomódo ninguém (não que ouça muito alto) e por outro lado posso deslocar-me a velocidades elevadas sem ter aguentar o ruído do vento no para-brisas, espelhos laterias e tejadilho. Sem ter de ouvir o barulho do motor que reflecte da estrada de novo para o carro e sem ter de ouvir o todo o ruido citadino.
    No final das contas, espera-se elevar o nível de qualidade de vida a bordo do carro consideravelmente.
    O carro ganhará também em isolamento térmico.. arrefecendo mais devagar no inverno e aquecendo menos no verão (apesar do forro do tejadilho novo ser preto e isso ajudar a aumentar a temperatura interna do carro...)
    - Absorção sonora e "enchimento". As espumas e esponjas serão utilizadas em locais "estratégicos" de modo a eliminar vãos vazios na carroçaria como é o caso da zona traseira onde ficariam as portas as portas traseiras e no pilar b, entre outros. Deste modo eliminam-se ruidos produzidos pelo ar a passar por estas zonas, ao mesmo tempo que se tentam eliminar ruídos parasitas aplicando as espumas entre plásticos e chapa, plásticos e plásticos e plásticos e tecido. Nas portas, as quartelas serão revestidas com espumas para absorver o som que será propagado a partir da traseira da coluna e que é reflectido pela tela que isola a chapa exterior.
    O projecto está a andar e no final, posto todo o processo. acho que só para fazer "O POST" vou precisar de uma semaninha..

Mas já agora aproveito para aprofundar um bocado mais sobre o trabalho em mão.

Citação Mensagem Original de pmfsv
    O meu projecto do... projecto... hehehehe

Devo dizer que isso está algo exagerado. As espessuras levariam o preço final para valores demasiado elevados, para além disso a polxaf é demasiado cara pelo que foi substituida pelo Pur Ether...

Atenção que a esses preços acresce o IVA

Aqui fica, o relato do dia em que fui buscar o material.

oi hoje que eu e o meu querido amigo e colega destas andanças Paulo fomos levantar a nossa bela encomenda de material para o nosso projecto de isolamento sonoro do carro.

A encomenda consistia em:
    Polna 30 FR que é uma espuma de célula fechada, impermeavel e com boa capacidade de isolamento;
    Feltro sintético para fazer o mesmo trabalho para o qual se usa fita de tecido, para eliminar ruidos produzidos pelo roçar de duas superfícies;
    Aglomerado de PVC que será usado no meu tejadilho e chão como isolante mas também absorvente sonoro;
    Espuma Pur Esther para o isolamento das minhas portas e outras zonas de maior volume e por fim;
    Feltro para alguns outros volumes.

Imagens detalhadas em baixo pois este forum não permite mais que 20 imagens por post.. Cheira-me que não vou por aquilo todo o processo de insonorização do carro... pois assim nem com 10 posts lá ia... :S

A nível de jantes, sim, LINDAS, acabei de ir montar dois Potenza RE720 195/50/15 82V nas duas da frente que foram desempenadas e pintadas... .
    O rebaixamento está pensado, mas não pode ser para já.

Quanto á carroçaria, gosto como está. Não quero mexer em frisos nem nada. Acho que o ponto forte dele é ser simples, sem exageros.. mas bem feito..

Quanto aos piscas da frente, ainda hei-de tentar pô-los nas ópticas, no local dos piscas do MKIV.. Nevoeiro não tenho, mas queria por. Ópticas traseiras gosto das que tenho, não há muitos carros da cor do meu com aquelas, pelo menos não pelas minhas bandas.. e eu gosto disso. E não sou muito apologista de ópticas estilo lexus e essas cenas.. simplicidade também aqui.

Quanto a iluminação interior, também está na mesa de design.. Até já deixei cablagem para uma futura troca do plafonier pelo do W8...

Quanto á luz nas portas, ainda não tenho bem decidido. Há duas vertentes.. Há as que iluminam o chão, para bem do passageiro que vai sair, e há as que iluminam na ombreira da porta para que carros que venham na nossa direção tenham a percepção da nossa presenta. Não pensei ainda muito sobre o assunto. Quem sabe se não consigo fazer algo que seja um bocado de ambas..
    Para além disso.. ando com outras ideias de iluminação interior, mas isso fica para mais tarde.

Quanto ao Clube Golf, sim, ando por lá...
    Quanto á secção de apresentações, e uma vez que a minha apresentação e a do carro são, na minha opinião, inseparaveis... decidi uní-las nesta thread. Espero que não haja problema..

Member Average

Padrão

Continuando com as imagens que não couberam no post anterior...

Polna 30FR:
    30Kg por metro cúbico, isolante e absorvente sonoro (mais isolante que absorvente), resistente á temperaura, anti-humidade e anti bacteriano.

Pur Ether E-187 UL Black:
    Absorvente e isolante sonoro (melhor absorvente que isolante...)

Feltro Sintético Esther com 80% de lã:
    Era suposto ser de 2mm.. acho que isto saiu com 3mm.. para elimincar ruidos entre superfícies

Braxilam PUR AGLOMERADO 200 kg/m3:
    Isolante e Absorvente sonoro

Felcot 10/600:
    FEltro de 50Kg por metro cúbico.
    Absorvente sonoro e resistente a temperatura
    /neste rolo o adesivo foi dado do lado errado. seria para ser dado na camada branca mas foi dada no lado oposto...)

Todos os materiais foram adesivados para mais fácil aplicação...

Citação Mensagem Original de ®_$¡|va Ver Post
    antes de mais, os meus parabens, pois é dos melhores topicos ao nível de origanização e detalhe que tenho visto nos poucos fóruns que frequento.

tens um projecto com pés e cabeça e que está a tomar o melhor dos caminhos.

quanto ao gráfico, axo que está excelente, certinho e com valores mto bons para os km´s que a máquina apresenta... para dar vitamina, que n queres nenhum abuso nem grandes despesas, uns bicos pp502 (pp520 ou race 520 já devem mto para a meta que impões) e uma boa reprogramacao devem ser suficientes, nao esquecer a embriagem que pode nao gostar do aumento de binário e já deve ter algum desgaste...

fica bem!
    Pois. A mim surgeriram-me um revisão ao Turbo com possível hibridagem (ou hibridação ou seja o que for...) e uma reprogramação..
    No que toca a bicos, infelizmente os meus foram mudados há muito pouco tempo, têm apenas uns 1500Kms, apesar de já terem sido mudados há coisa de 3 meses, o carro já está parado há dois.
    Mas na altura, por pressão por parte do meu padrinho, pus os normais para o 90cv e agora arrependo-me. principalmente ao ver uns pp502 á venda aqui por 200€ com apenas 15000 Kms.. o que, tendo em vista uma vida útil de 100 000Kms daria, no meu carro, uns 4 anos de vida...se conseguisse mandar estes bicos para alguém, compraria outros mas não me parce possível. As únicas pessoas que comprariam estes bicos seriam pessoas que querem apenas manter o carro de origem, e essas pessoas levam á garagem e dizem para mudar o que for preciso.. não andam á procura de bicos na net...
    Seja como for, eu até tenho dois injectores de um 110 mas falta-me o terceiro e o electrico.. dei 20 eurecos por eles mas não me cheira que vá conseguir arranjar outros iguais...

Member Average

Padrão

Boas..

Queria apenas deixar um conselho aos que tencionam começar projectos de insonorização e que possam começá-los antes de eu acabar o meu carro e poder postar toda a história.

Queria apenas dizer para pensarem bem de ante-mão o que vão fazer no carro e não se deixarem levar em megalomanias.

Acho que se devem aplicar espumas mas sinceramente, mais que a sua espessura, importa que lá estejam. Estou na fase de montagem e é nesta que vejo como as peças voltam a encaixar (ou não) nos seus locais devidos. Dá para ver quais as peças que se consegue encaixar mediante uma pequena adaptação e aquelas que têm de ser limpas do material previamente aplicado.
    Aconselho o pessoal a usar espumas não mais espessas que 5mm e de preferência não muito densas nos pilares A e C, nas suas zonas verticais.. nas zonas horizontais (que ficam por cima de portas e janelas) acho que o melhor é nem passar os 2 ou 3mm..

Mesmo nas portas, como é o meu caso; tendo dado tela na chapa interior da porta, do lado de virado para o interior do carro; esse volume somado com o da espuma faz com que a porta não este no local. As minhas hipóteses são pura e simplesmente arrancar a espuma ou então substituí-la por feltro de 6mm ou de 3mm... ainda vou decidir sobre o que fazer...

Já nas quartelas traseiras, de onde retirei o esferovite moldado, usei 10cm de espuma...
    Depois usei muitas espumas no tablier e tal..

Espero que este post sirva de algo..

Cumprimentos:
    Pedro Vouga

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Miguel - clio
    Por MIGUEL_CLIO no fórum Apresentações
    Respostas: 0
    Última Resp.: 24-08-2010, 16:16
  2. Save Miguel....
    Por Mister_P no fórum TOLices
    Respostas: 7