Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Pergunta de newbie...

  1. #1
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    3

    Padrão Pergunta de newbie... - Reprogramação

    Boas;

    Sou novo nesta coisa de modificações de carros. Apenas me interessa mexer na potência, consumos, etc. Como já fiz algumas experiências noutras áreas que envolvem a reprogramação de aparelhos electrónicos, fiquei com curiosidade de saber se é possível aprender a fazer o mesmo nos carros.
    Estava disposto a experimentar no meu Clio 1.5 dci de 2002, desde que possa fazer e repor backups da informação da ECU.

    Assim, a pergunta inicial resume-se a:

    Será possível ser eu a fazer a reprogramação do carro?

    Depois, se for possível existirão com certeza outras, mas só chateio com isso se for possível.

    Obrigado por qualquer informação. Um abraço.
    Última edição por Cliopito; 18-05-2007 às 12:17. Razão: Clarificação do título

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Boas! Para reprogramares alem de perceberes de electronica tens de perceber de motores e mecanica...

    Para perceberes k parametros alterar e saber (com fiabilidade) se o motor os vais aguentar, tens de perceber como funciona um motor!

    Dp para reprogramares necessitas dos cabos (caros...) e o software (caros tb e existem milhetos por ai...)

    Espero ter ajudado + um caloiro por estas andanças

    cumps
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  3. #3
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    3

    Padrão É melhor esquecer? Isso não me agrada...

    Boas;

    Obrigado pela resposta.

    Fico com a impressão que me estás a aconselhar a desistir... Mas eu sou um bocado teimoso e vou fazer mais um par de perguntas... Espero não estar a ser chato.

    1 - Cabos... Caros... Não haverá por aí pela net um esquema de pinagem destes cabos? Para fazer um cabo que permite reprogramar um receptor de satélite foi fácil encontrar. Um cabo é um conjunto de fios, fichas e solda. Não deve ser assim tão difícil de fazer. O maior obstáculo podem ser as fichas que podem ter um formato estranho, mas eu até conheço algumas boas lojas de material electrónico. Alguém sabe onde encontrar esquemas para isso?

    2 - Software... Nada que a Mula não resolva, de certeza. Qual o software aconselhado para principiantes? Aquilo que acho fundamental é que permita copiar o conteúdo actual do sistema por forma a repor se for necessário. Quanto ao parâmetros novos a colocar, se existir forma de gravar, basta que alguém partilhe esses ficheiros e é só usar um deles. Ou seja, alguém que tenha feito uma reprogramação bem sucedida pode disponibilizar essa mesma reprogramação para os outros usarem nos seus carros.

    3 - Perceber de mecânica... Realmente não percebo, mas se for só uma questão de software e usar ficheiros adequados, não antevejo problemas.

    Estas minhas ideias são completamente estapafúrdias? Estou a ser um lírico?


    Obrigado por quaisquer respostas, mesmo que sejam para me tirar esta ideia da cabeça.

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    è apenas uma questao de pesquisa intensa...

    Nos classificados há fichas OBD há venda...software talvez até no btuga exista...

    Agora para alterares os parametros dos graficos, tens k perceber akilo que estas a modificar...

    Nunca me dediquei mto ao mundo da repro, pois na minha opiniao, os meus carros são pa durar e não tenho guito para estar a trocar de carro de 4 em 4 anos

    cumps
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de debian
    Data de Inscrição
    Nov 2005
    Localização
    Aqui
    Mensagens
    249

    Padrão

    Reprogramar um carro não se resume somente a uns cabos, um software e vontade para tal. Alem do cabo tens que ter um interface que descodifica os dados da ECU (Ex: KWP2000). Depois precisas de um software que custa cerca de 5000€ que não arranjas na mula, e se encontrares são versões demo que em vez de ajudar so atrapalham. Após teres adquirido o o equipamento há que aprender a trabalhar nos mapas da ECU, que por sinal são bastante complicados. Para teres noção podes ter que alterar mais de 1000 parâmetros num mapa para que este fique perfeito. Para isso claro está, é necessário também ter bastantes conhecimentos de mecânica, conhecer-mos bem o material que temos no carro (turbos, intercoolers, etc).. Bem.. isto tudo é só um pequeno exemplo..
    RESUMINDO:
    Com o dinheiro que vais gastar, fazes uma (boa) repro todos os meses no teu carro durante um ano!

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Mensagens
    498

    Padrão

    ora bem, eu percebo-t lol e essa do do it yourself tem muitos seguidores aki no tol mas olha q nao para fazer repro assim dah cah akela palha. eu montei um pc porque realmente nao tem nada de mais e lah andei a comprar peça por peça. mas daki a ali vai um bocado. se lixas um motor eh um problema sério, nao eh pagando um processador q lah vais.

    por outro lado, eh certo q a mula deve ajudar mas nao tempo os dados para alterares, eu nao m metia nisso. em pt, pelo o k pessoal diz, ja ha sitios fiaveis para fazer uma repro portanto nao t arrisques e vai a um lado q t de garantias.

    alem do mais, tambem partilho um pouco a opiniao do lopez. eu tenho muitas duvidas quanto as repercussoes de uma repro num motor. ainda ha pouca experiencia nesse sentido. mas do pouco k s sabe, ha coisas q vais ter q gastar com mais frequencia. desde logo embraiagem e a longo plano, nao m parece q faças os mesmos km.

    agora, quando nao se tah satisfeito com a prestação de um motor, efectivamente, eh a forma mais proveitosa de alterar o rendimento dele. a questão é a q custo...

    performance nao eh tudo...
    Audi TT Quattro Roadster Rula!!

    pessoal ajudem-m a derrubar o governo lol
    http://flavyansky.spaces.live.com/

  7. #7
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    3

    Padrão Então esqueço... paciência

    Obrigado, mais uma vez, pelas respostas. Esta última deu-me uma trabalheira do caraças para descodificar, mas lá cheguei... :p

    Então é para esquecer, não é? Paciência.

    Não estou disposto a pagar por esta alteração. Na verdade o meu interesse é mais académico, por assim dizer. Gostava de aprender a fazer isto, mais que o ter alguns cavalos a mais no carro. Ele anda o suficiente e gasta pouco.

    Continuo a achar que não deve ser tão difícil como isso, mas já percebi que aqui não consigo essa informação.
    Já consegui encontrar noutros locais o esquema do cabo para OBD, até parece ser um cabo simples, com poucas ligações (7)...
    Quanto ao software, até acredito que na Mula circulem muitas versões demo, mas eu não sou completamente novato nestas coisas de software para não perceber que um software é demo... Deve circular por aí o que interessa.
    O problema é, de facto, o interface. Estou a sacar um esquema electrónico de um KPW2000, tenho de falar com os meus amigos de electrotecnia para ver se alguém é capaz de o fazer e determinar se se trata de algo real...

    Enfim. Para já fica como projecto de segundo plano... Se conseguir, ponho aqui como se faz.

    Um abraço e obrigado a todos pelas informações.

  8. #8
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    71

    Padrão

    Estes gajos saos uns cortes..
    Referente ao teu carro nao sei, mas para carros antes de 97, as ECU's usam EPROM's coisa que é muito simples programar..
    No meu caso eu fiz um programador para o que o pessoal chama de "chips" para os polos de 90 a 94..
    Na brincadeira acabei por descubrir um programa pra alterar as ecu's na mula, mas que nao usei..
    Agora tambem tenho um colega meu que tem uma A4 de 99 e a ECU dele tambem pode-se programar tirando a EPROM.. ele ate ja tinha arranjado um codigo alterado pra meter na ECU.. se nao me engano existe um site que tem os codigos fonte das centralinas, inclusive alterados.. googla que encontras..
    Uma coisa, se perceberes alguma coisa de elctronica podes fazer muita coisa no carro.. tinhas esquemas para cabos? se precisares de um conselho em termos de electronica tas a vontade.. fui eu que fiz o meu cabo para KKL para os carros do grupo VAG..
    e força nisso!

Tópicos Similares

  1. Pergunta Pertinente!!
    Por Porco Feeling no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 10
    Última Resp.: 21-02-2010, 14:30
  2. Polo CNO - Newbie over here
    Por Murias no fórum Tuning Virtual
    Respostas: 4
    Última Resp.: 18-01-2010, 08:33
  3. Uma pergunta estupida lol
    Por Levi no fórum Condução e segurança rodoviaria
    Respostas: 12
    Última Resp.: 03-08-2007, 13:49
  4. [pergunta] tdi vs multijet
    Por bizy no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 17
    Última Resp.: 19-12-2006, 03:26
  5. 1 pergunta
    Por Desabafos no fórum TOLices
    Respostas: 16
    Última Resp.: 04-12-2006, 19:39

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •