Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Pedido de ajuda avaria

  1. #1
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão Pedido de ajuda avaria

    O pedido não é meu, mas como não sei responder às ultimas questões, pelo menos à da avaria, pedia-vos que dessem uma opinião sobre o tema.

    Tania Rodrigues
    Antes de mais quero agradecer a sua disponibilidade em me facultar o seu email; li o seu artigo sobre a válvula EGR e fiquei bastante esclarecida sobre o tema e gostaria que me desse a sua opinião sobre uma situação que se está a passar com o meu carro, pois percebo pouco de mecânica e de momento estou num impasse e não sei que passo devo dar.

    Tenho um Skoda Yeti 03/2011, motor 1.6 TDI com 70.000 KMS, que até ao verão do ano passado sempre teve um bom funcionamento e nunca me deu problemas. A partir de final de julho do ano passado o carro aumentou o seu consumo em combustível e começou a falhar e a perder força;

    Fui á oficina oficial da marca que me informou que o carro tinha um problema na válvula EGR e que a mesma tinha de ser trocada; como não tinha feito as revisões na marca tive de pagar o arranjo na sua totalidade, perto de 800€ (ficando com garantia de 2 anos sobre esse arranjo), onde também me mudaram óleo e fizeram a revisão normal que tinha de ser feita;

    Em Outubro vim a descobrir que o meu carro estava incluído no grande escândalo do grupo Volkswagen e que continha o sistema fraudulento das emissões;

    Informei logo a marca que tinha trocado a válvula EGR e o valor que tinha gasto no arranjo e disseram-me logo, que uma coisa nada tinha a ver com a outra;

    Agora, há coisa de duas semanas, ia a conduzir e o meu carro parou….. Simplesmente se desligou e não voltou a ligar;

    Coloquei o carro na oficina oficial da marca e já me ligaram a informar que o meu motor funciona com 4 cilindros e que 2 deles não têm compressão e que para saberem a causa têm de me abrir o motor e que eu tenho de pagar 500€ só para abrir o motor e que depois logo me informam do valor do resto do arranjo.

    Após alguma análise a artigos na Internet e pelo que percebi sobre este “sistema fraudulento”, válvulas EGR e motores a diesel dá-me a entender que todo este problema está inter-relacionado, ou seja, a válvula EGR foi colocada para fazer a recirculação dos gases (para que os valores que saiam cá para fora estejam dentro da norma europeia) e esse sistema acaba por danificar o motor prematuramente.
    A minha “luta” com a marca neste momento é que eu afirmo que acho que tem tudo a ver com o sistema fraudulento (porque se não fosse por isso talvez o ano passado eu não tivesse de trocar a válvula e a tivesse fechado e já não me daria cabo do motor) e eles afirmam que não;

    Já abri uma reclamação na SIVA e pretendo que me deem uma explicação sobre o que o meu carro tem mas sem me cobrarem nada, porque não acho justo estar a pagar por um defeito de fabrico ou algum sistema fraudulento que eles colocaram no carro.

    Agradecia uma opinião da sua parte sobre o que acha sinceramente que se passou com o meu carro.
    É normal um motor com 70.000 kms deixar de ter compressão nos cilindros? Quais são as causas possíveis para que isso aconteça? Acha que está tudo inter-relacionado com o sistema fraudulento?

    Acha que deveria procurar um perito (fora da oficina oficial) para me dar o seu parecer?

    Sinto-me um bocado perdida porque não percebo nada de mecânica e nem tenho ninguém de confiança que perceba e não quero ser enganada… já me sinto bastante lesada e desiludida com a situação do sistema fraudulento e agora passou-se isto tudo.

    Agradeço a sua ajuda e disponibilidade desde já. Muito Obrigada.

  2. #2
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Ola, vou tentar dar a minha opinião, no entanto deverá tentar falar com outras pessoas ou expor o problema noutros locais. Em relação à EGR é um equipamento que atualmente existe em todos os carros. Em determinadas situações pode avariar e em relação ao preço da reparação não sei se foi ou não o ajustado. A EGR é apenas um de muitos sistemas que os carros de todas as marcas usam para reduzir as emissões. Outros podem ser os catalisadores, PCV, etc.

    Uma coisa que posso confirmar é que esse problema não tem nada que ver com o do escândalo das emissões. O do escândalo está relacionado com uma alteração no software que em determinadas condições, como quando o carro está a ser testado pelas entidades competentes, emite menos gases Nox. Na realizada e nossa legislação nem diz nada em relação a esse poluente, o que não é verdade nos EUA onde há leis especificas. Evidentemente e seja qual for a solução que a VW de para o problema poderá sempre usufruir dela, independentemente dos outros problemas.

    Sobre este novo problema, não sei o que poderá ser, mas sim, acho que deveria confirmar noutro local ou oficina. Pelo que percebo é de Portimão e não consigo aconselhar ninguém nessa zona.


    Acho que deve manter a reclamação, mas não percebi se tem o carro parado ou não na oficina ou não.

Tópicos Similares

  1. Ajuda ,avaria no 6K - TDI 90
    Por riscos no fórum Manutenção
    Respostas: 4
    Última Resp.: 02-01-2010, 22:30
  2. avaria P0106 corsa c 1.3cdti AJUDA
    Por corsa sport no fórum Manutenção
    Respostas: 2
    Última Resp.: 23-12-2009, 02:08
  3. avaria em clio 1.9 dti peço ajuda
    Por Carlos Andre Senra no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 4
    Última Resp.: 05-10-2007, 00:34
  4. Pedido de ajuda!
    Por Skazi no fórum Geral Tuning
    Respostas: 6
    Última Resp.: 01-06-2007, 17:18

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •