http://www.tuning.online.pt/forum/search.php
esse assunto já foi mais que debatido.
Pa tirar as dúvidas de uma vez por todos, com o vosso conhecimento na matéria, DumpValves num motor diesel (TDI), apenas para a fantasia ou certamente eficaz???
E se não acharem eficaz, quais as outras opções mais viáveis??
http://www.tuning.online.pt/forum/search.php
esse assunto já foi mais que debatido.
Pois, acredita que eu sei, inclusivamente já li muitos posts noutros fóruns, mas parece que uns dizem uma coisa e outros outra, e como diz o título, é mesmo pa desmistificar a questão, em qualquer fórum, nunca consegui chegar a uma conclusão!!
É mesmo só pa ajudar e esclarecer!!!
Estás mais que esclarecido amigo! Em motores turbo diesel só mesmo para ficar tipo fausto e furioso... nada mais!
Abraço
320TD M
Pois, brigadão, pelo que tenho lido mesmo parece que pende mais para aí. Mas sendo mais concretos, e sabendo que a dump ajuda teoricamente a uniformizar melhor o ar no turbo, ou seja, a deixar sair o que não é preciso, na altura de levantar o pé, não deveria ser um elemento valioso para os diesel? Perguntas de novice digo eu lol
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Pois, o funcionamento (pelo menos teoricamente) é benéfico, no entanto toda a gente diz que nao ajuda em nada mas nunca explicam porquê.
Se a dump evita o que turbo faça vácuo penso que este irá ter uma melhor resposta ao acelerador. Isto é o que penso mas nao tenho experiência na matéria.
Cumps
Ajuda teoricamente onde??????
Se ainda não sabes como funciona um motor a diesel, perde um pouco de tempo a ver isso. Tlz chegues a conclusao que essa tua teoria cai por terra facilmente.
Mas para te poupar umas semanas de procura....
Antes de o ar chegar a admissao de um carro turbo a gasolina existe uma borboleta de admissao que fecha e abre consoante estas a acelerar ou n.
Quando esta fechada, ai existe entao, a tal necessidade de remover esse excesso de pressao criado pelo turbo, senão o turbo vai desacelerar rapidamente, porque o unico sitio onde o ar tem para ir é no sentido contrario, retirando momento a compressora do turbo.
Nos carros a gasoleo n existe borboleta de admissao, logo este efeito n existe. Dump's em diesel so pioram o turbo lag ja existente no carro.
Capiche.
Focus TDCi by VCPower
Seat Ibiza GT TDi
Eu devo andar a ler os livros errados. Na prática pode nao ajudar mas acho que têm de concordar que na teoria funciona, senão vejamos:
- O turbo cria pressão através de uma força criada apartir do movimento da turbina movida pelos gases de escape, certo?
- A pressão é uma força exercida pelo ar, que contraria as condições normais de admissão, certo?
Conclusão: Se deixam de haver gases de escape para fazer rodar todo o conjunto, a pressão, por inércia vai passar a Vácuo (isto seguindo as leis da física) e por conseguinte o movimento de todo o conjunto vai ser feito em sentido contrário. Quando voltamos a pisar o acelerador, inicialmente os gases vao parar o movimento do veio e só depois fazê-lo rodar no sentido que nos interessa, criando novamente pressão.
Se tivermos um dispositivo que elimine a força negativa(ar) na altura de repouso, penso que ajuda.
Isto é só teoria e ideias minhas. Estou cá para debater e prender com isso.
Abraços
Última edição por P_e_p_p_e_r; 10-01-2007 às 00:32.
infelizmente percebo muito pouco ( mas mesmo muito pouco ) de motores e como carros sao uma paixao minha gostava de ficar a saber isto das dumb valve?
ficamos pelo que diz EvenSketch que as dump so pioram o turbo nos carros a disel ?
peço desculpa pela minha ignorancia
HONDA - The Power Of My Dreams And The Nightmares Of You
http://www.flickr.com/photos/vitorngarcia/
“WARNING: Digital manipulation KILLS photography”
Evansketch o meu TurboDiesel tem borboleta de admissão!!!!
F9Q1 1870cc de origem Renault
e esta heiiinn?
Eu penso que é possível isso acontecer, e mesmo que nao aconteça, no mínimo atrasa o andamento. Para a turbina voltar às 100k rotações por minuto e até mais(bem mais no caso dos turbos mais pequenos) haverá certamente um lag...
Mas como já disse, é só teoria. Do que eu gostava mesmo era que alguém explicasse por que é que acham que as dumps aumentam o turbo lag, isso é que era importante, não saber apenas o que acontece mas também a razão pela qual isso acontece.
Abraço
Onde e que andas a Estudar??????
Pressão a vacuo por inercia?????
A coisa que aconteceria seria haver uma pressao maior num dos lados da compressora e uma pressão menor no outro, não vacuo.
Nop o turbo ainda demora um tempinho a parar totalmente de rodar, qt mais inverter o sentido de rotação. A pressão na admissao e a pressão existente antes da compressora equalizam muito antes do turbo parar.
Errado novamente, o turbo nunca deixou de rodar no sentido que querias, a simples rotação do relantim chega para manter o turbo em rotação.
Realmente esses dispositivos existem, mas sao usados em carros a gasolina e tem que ser bem dimencionadas, senão prejudicam mais do que ajudam.
Se gostas de dumps põe uma ninguem te impede, apesar de eu axar desnecessario não sigas o que eu digo, faz o que quiseres.
Desconhecia e que carro é esse pode-se saber.Mensagem Original de jimmy
Focus TDCi by VCPower
Seat Ibiza GT TDi
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
O carro em questão é um mitsubishi space star 1.9 did que tem o motor igual ao do S40 1.9D.
António devias saber isso pá, afinal de contas aquela fuga que eu tinha foi resolvidad com a substituiçao da borboleta!!
Discussão acessa e confronto de opiniões e factos! Gostei do rumo do tópico. É assim que se forma o conhecimento!!!
Assim ficamos mesmo a saber para que raio então há diversas marcas de renome ex. (Forgemotorsopt) etc. a desenvolverem sistemas específicos para TDi de dump-valves. Acho estranho, só isso, que empresas dessas criem dump valves pa diesel, sabendo de ante-mão que elas não servem virtualmente para nada, quanto mais não seja para fazer barulho, mas nem é este o caso, pois a maior parte destas dumps são closed circuit, ou seja, o ar não vai para a atmosfera para não enganar o sensor MAS. Por isso, nem para o barulho servem, as malandrecas loooool