Resultados 1 a 17 de 17

Tópico: Para desmistificar uma questão... Dump-Valves

  1. #1
    Junior Member Novato Avatar de Picass
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Localização
    Almada
    Mensagens
    18

    Padrão Para desmistificar uma questão... Dump-Valves

    Pa tirar as dúvidas de uma vez por todos, com o vosso conhecimento na matéria, DumpValves num motor diesel (TDI), apenas para a fantasia ou certamente eficaz???

    E se não acharem eficaz, quais as outras opções mais viáveis??

  2. #2
    Legendary Super user Avatar de d-zaster
    Data de Inscrição
    Mar 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.614

    Padrão

    http://www.tuning.online.pt/forum/search.php


    esse assunto já foi mais que debatido.


  3. #3
    Junior Member Novato Avatar de Picass
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Localização
    Almada
    Mensagens
    18

    Padrão

    Pois, acredita que eu sei, inclusivamente já li muitos posts noutros fóruns, mas parece que uns dizem uma coisa e outros outra, e como diz o título, é mesmo pa desmistificar a questão, em qualquer fórum, nunca consegui chegar a uma conclusão!!

    É mesmo só pa ajudar e esclarecer!!!

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Almada
    Mensagens
    301

    Padrão

    Estás mais que esclarecido amigo! Em motores turbo diesel só mesmo para ficar tipo fausto e furioso... nada mais!


    Abraço
    320TD M

  5. #5
    Junior Member Novato Avatar de Picass
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Localização
    Almada
    Mensagens
    18

    Padrão

    Pois, brigadão, pelo que tenho lido mesmo parece que pende mais para aí. Mas sendo mais concretos, e sabendo que a dump ajuda teoricamente a uniformizar melhor o ar no turbo, ou seja, a deixar sair o que não é preciso, na altura de levantar o pé, não deveria ser um elemento valioso para os diesel? Perguntas de novice digo eu lol

  6. #6
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.103

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Picass Ver Post
    Pois, brigadão, pelo que tenho lido mesmo parece que pende mais para aí. Mas sendo mais concretos, e sabendo que a dump ajuda teoricamente a uniformizar melhor o ar no turbo, ou seja, a deixar sair o que não é preciso, na altura de levantar o pé, não deveria ser um elemento valioso para os diesel? Perguntas de novice digo eu lol
    ´

    Pois, o funcionamento (pelo menos teoricamente) é benéfico, no entanto toda a gente diz que nao ajuda em nada mas nunca explicam porquê.
    Se a dump evita o que turbo faça vácuo penso que este irá ter uma melhor resposta ao acelerador. Isto é o que penso mas nao tenho experiência na matéria.

    Cumps

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de EvenSketch
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    204

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Picass Ver Post
    Pois, brigadão, pelo que tenho lido mesmo parece que pende mais para aí. Mas sendo mais concretos, e sabendo que a dump ajuda teoricamente a uniformizar melhor o ar no turbo, ou seja, a deixar sair o que não é preciso, na altura de levantar o pé, não deveria ser um elemento valioso para os diesel? Perguntas de novice digo eu lol
    Ajuda teoricamente onde??????

    Se ainda não sabes como funciona um motor a diesel, perde um pouco de tempo a ver isso. Tlz chegues a conclusao que essa tua teoria cai por terra facilmente.

    Mas para te poupar umas semanas de procura....

    Antes de o ar chegar a admissao de um carro turbo a gasolina existe uma borboleta de admissao que fecha e abre consoante estas a acelerar ou n.

    Quando esta fechada, ai existe entao, a tal necessidade de remover esse excesso de pressao criado pelo turbo, senão o turbo vai desacelerar rapidamente, porque o unico sitio onde o ar tem para ir é no sentido contrario, retirando momento a compressora do turbo.

    Nos carros a gasoleo n existe borboleta de admissao, logo este efeito n existe. Dump's em diesel so pioram o turbo lag ja existente no carro.

    Capiche.
    Focus TDCi by VCPower

    Seat Ibiza GT TDi

  8. #8
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.103

    Padrão

    Citação Mensagem Original de EvenSketch Ver Post
    Ajuda teoricamente onde??????

    Se ainda não sabes como funciona um motor a diesel, perde um pouco de tempo a ver isso. Tlz chegues a conclusao que essa tua teoria cai por terra facilmente.

    Mas para te poupar umas semanas de procura....

    Antes de o ar chegar a admissao de um carro turbo a gasolina existe uma borboleta de admissao que fecha e abre consoante estas a acelerar ou n.

    Quando esta fechada, ai existe entao, a tal necessidade de remover esse excesso de pressao criado pelo turbo, senão o turbo vai desacelerar rapidamente, porque o unico sitio onde o ar tem para ir é no sentido contrario, retirando momento a compressora do turbo.

    Nos carros a gasoleo n existe borboleta de admissao, logo este efeito n existe. Dump's em diesel so pioram o turbo lag ja existente no carro.

    Capiche.
    Eu devo andar a ler os livros errados. Na prática pode nao ajudar mas acho que têm de concordar que na teoria funciona, senão vejamos:
    - O turbo cria pressão através de uma força criada apartir do movimento da turbina movida pelos gases de escape, certo?

    - A pressão é uma força exercida pelo ar, que contraria as condições normais de admissão, certo?

    Conclusão: Se deixam de haver gases de escape para fazer rodar todo o conjunto, a pressão, por inércia vai passar a Vácuo (isto seguindo as leis da física) e por conseguinte o movimento de todo o conjunto vai ser feito em sentido contrário. Quando voltamos a pisar o acelerador, inicialmente os gases vao parar o movimento do veio e só depois fazê-lo rodar no sentido que nos interessa, criando novamente pressão.
    Se tivermos um dispositivo que elimine a força negativa(ar) na altura de repouso, penso que ajuda.

    Isto é só teoria e ideias minhas. Estou cá para debater e prender com isso.


    Abraços
    Última edição por P_e_p_p_e_r; 10-01-2007 às 00:32.

  9. #9
    PVG
    PVG está desconectado
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jul 2005
    Mensagens
    87

    Padrão

    Citação Mensagem Original de P_e_p_p_e_r Ver Post
    Conclusão: Se deixam de haver gases de escape para fazer rodar todo o conjunto, a pressão, por inércia vai passar a Vácuo (isto seguindo as leis da física) e por conseguinte o movimento de todo o conjunto vai ser feito em sentido contrário.
    Isso são migalhas para a inércia de um turbo a 100k rpm... Achas mesmo que o turbo anda para lá a inverter o sentido de rotação cada vez que aceleras ou tiras o pé? Nem por sombras.

  10. #10
    JDM - É mais que moda Super user Avatar de Vitor Garcia
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    http://Mundo/Europa/Portugal/Évora.pt
    Mensagens
    2.715

    Padrão

    infelizmente percebo muito pouco ( mas mesmo muito pouco ) de motores e como carros sao uma paixao minha gostava de ficar a saber isto das dumb valve?

    ficamos pelo que diz EvenSketch que as dump so pioram o turbo nos carros a disel ?

    peço desculpa pela minha ignorancia

    HONDA - The Power Of My Dreams And The Nightmares Of You
    http://www.flickr.com/photos/vitorngarcia/
    “WARNING: Digital manipulation KILLS photography”

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Mensagens
    116

    Padrão

    Evansketch o meu TurboDiesel tem borboleta de admissão!!!!
    F9Q1 1870cc de origem Renault
    e esta heiiinn?

  12. #12
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.103

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PVG Ver Post
    Isso são migalhas para a inércia de um turbo a 100k rpm... Achas mesmo que o turbo anda para lá a inverter o sentido de rotação cada vez que aceleras ou tiras o pé? Nem por sombras.
    Eu penso que é possível isso acontecer, e mesmo que nao aconteça, no mínimo atrasa o andamento. Para a turbina voltar às 100k rotações por minuto e até mais(bem mais no caso dos turbos mais pequenos) haverá certamente um lag...

    Mas como já disse, é só teoria. Do que eu gostava mesmo era que alguém explicasse por que é que acham que as dumps aumentam o turbo lag, isso é que era importante, não saber apenas o que acontece mas também a razão pela qual isso acontece.

    Abraço

  13. #13
    Senior Member Average 2 Avatar de EvenSketch
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    204

    Padrão

    Citação Mensagem Original de P_e_p_p_e_r Ver Post
    Conclusão: Se deixam de haver gases de escape para fazer rodar todo o conjunto a pressão, por inércia vai passar a Vácuo (isto seguindo as leis da física)
    Onde e que andas a Estudar??????
    Pressão a vacuo por inercia?????

    A coisa que aconteceria seria haver uma pressao maior num dos lados da compressora e uma pressão menor no outro, não vacuo.

    Citação Mensagem Original de P_e_p_p_e_r Ver Post
    e por conseguinte o movimento de todo o conjunto vai ser feito em sentido contrário.
    Nop o turbo ainda demora um tempinho a parar totalmente de rodar, qt mais inverter o sentido de rotação. A pressão na admissao e a pressão existente antes da compressora equalizam muito antes do turbo parar.

    Citação Mensagem Original de P_e_p_p_e_r Ver Post
    Quando voltamos a pisar o acelerador, inicialmente os gases vao parar o movimento do veio e só depois fazê-lo rodar no sentido que nos interessa, criando novamente pressão.
    Errado novamente, o turbo nunca deixou de rodar no sentido que querias, a simples rotação do relantim chega para manter o turbo em rotação.

    Citação Mensagem Original de P_e_p_p_e_r Ver Post
    Se tivermos um dispositivo que elimine a força negativa(ar) na altura de repouso, penso que ajuda.

    Isto é só teoria e ideias minhas. Estou cá para debater e prender com isso.

    Abraços
    Realmente esses dispositivos existem, mas sao usados em carros a gasolina e tem que ser bem dimencionadas, senão prejudicam mais do que ajudam.

    Se gostas de dumps põe uma ninguem te impede, apesar de eu axar desnecessario não sigas o que eu digo, faz o que quiseres.

    Citação Mensagem Original de jimmy
    Evansketch o meu TurboDiesel tem borboleta de admissão!!!!
    F9Q1 1870cc de origem Renault
    e esta heiiinn?
    Desconhecia e que carro é esse pode-se saber.
    Focus TDCi by VCPower

    Seat Ibiza GT TDi

  14. #14
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Cinfães
    Mensagens
    197

    Padrão

    Citação Mensagem Original de EvenSketch Ver Post

    Desconhecia e que carro é esse pode-se saber.
    Sem certezas, mas se é um F9Q da Renault, então será um megane dT (90cv) ou algo parecido... o motor anterior ao dTi!
    António Monteiro
    Sócio TOL n.º 14
    Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
    Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!

  15. #15
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.103

    Padrão

    Citação Mensagem Original de EvenSketch Ver Post
    Onde e que andas a Estudar??????
    Pressão a vacuo por inercia?????

    A coisa que aconteceria seria haver uma pressao maior num dos lados da compressora e uma pressão menor no outro, não vacuo.



    Nop o turbo ainda demora um tempinho a parar totalmente de rodar, qt mais inverter o sentido de rotação. A pressão na admissao e a pressão existente antes da compressora equalizam muito antes do turbo parar.



    Errado novamente, o turbo nunca deixou de rodar no sentido que querias, a simples rotação do relantim chega para manter o turbo em rotação.



    Realmente esses dispositivos existem, mas sao usados em carros a gasolina e tem que ser bem dimencionadas, senão prejudicam mais do que ajudam.

    Se gostas de dumps põe uma ninguem te impede, apesar de eu axar desnecessario não sigas o que eu digo, faz o que quiseres.
    .
    Boas!
    A questão não é pôr a Dump, mas sim aprender sobre tudo o que esteja relacionado com carros e mais concretamente com mecânica.
    A ideia que tinha era que ajudava mas se assim não é, tudo bem.

    Abraços

  16. #16
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Mensagens
    116

    Padrão

    O carro em questão é um mitsubishi space star 1.9 did que tem o motor igual ao do S40 1.9D.

    António devias saber isso pá, afinal de contas aquela fuga que eu tinha foi resolvidad com a substituiçao da borboleta!!

  17. #17
    Junior Member Novato Avatar de Picass
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Localização
    Almada
    Mensagens
    18

    Padrão

    Discussão acessa e confronto de opiniões e factos! Gostei do rumo do tópico. É assim que se forma o conhecimento!!!

    Assim ficamos mesmo a saber para que raio então há diversas marcas de renome ex. (Forgemotorsopt) etc. a desenvolverem sistemas específicos para TDi de dump-valves. Acho estranho, só isso, que empresas dessas criem dump valves pa diesel, sabendo de ante-mão que elas não servem virtualmente para nada, quanto mais não seja para fazer barulho, mas nem é este o caso, pois a maior parte destas dumps são closed circuit, ou seja, o ar não vai para a atmosfera para não enganar o sensor MAS. Por isso, nem para o barulho servem, as malandrecas loooool

Tópicos Similares

  1. Dump Valves
    Por Squiddy no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 19
    Última Resp.: 28-01-2010, 20:25
  2. Dump Valves
    Por joelke20 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 3
    Última Resp.: 03-12-2009, 22:54
  3. dump valves
    Por s2 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 0
    Última Resp.: 27-02-2008, 21:04

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •