Resultados 1 a 14 de 14
Like Tree2Gostos
  • 2 Escrito por Phaster

Tópico: Os perigos das jantes réplicas de fraca qualidade...

  1. #1
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão Os perigos das jantes réplicas de fraca qualidade...

    No seguimento da notícia publicada hoje no site: Cópia de jante AC Schnitzer ganha prémio negative

    deixo aqui o texto, para alertar para os perigos novamente...

    O lucro a todo custo. Esse é o objectivo de quem vende produtos contrafeitos. Hoje falamos em especial das jantes copiadas ou réplicas de baixa qualidade. Para além dos danos comerciais, há também o risco para o utilizador final, pois a fraca qualidade pode colocar em risco a sua vida.



    Para alertar para este facto, já em 1977 foi instituído o prémio Plagiarius. Este prémio é atribuído anualmente aos contrafeitores mais audaciosos, durante uma conferência de imprensa no Ambiente Show em Frankfurt. Este prémio premeia também a falta de imaginação dos imitadores.

    O premiado deste ano, produziu uma cópia de jantes AC Schnizer que não é só uma cópia audaciosa, como também introduz risco para a vida do consumidor final.

    O material utilizado no fabrico das jantes é importante para o desempenho da jante, assim como os métodos de fabrico utilizados. A empresa que fabricou a cópia, não tem os mesmos cuidados nem investiu na qualidade da jante. Como resultado, aparentemente a jante até é parecida, mas não suporta as mesmas cargas que a jante original. Os testes realizados pela TÜV mostraram que a réplica da jante AC Schnitzer partiu com 183000 cargas, sendo assim claramente um risco para quem as utiliza.



    Para a AC Schnitzer este premio é importante por várias razões: a segurança e um tuning responsável fazem parte da filosofia da empresa, o design e segurança não devem ser mutuamente exclusivos.

    O prémio Plagiarius será entregue entre o dia 10 e 14 de Fevereiro no Ambiente Show. Neste evento, tanto o produto original como a cópia são exibidos lado a lado.

  2. #2
    Senior Member Senior Avatar de Jorge Hora
    Data de Inscrição
    Oct 2011
    Localização
    Porto, Portugal
    Mensagens
    753

    Padrão

    O mesmo perigo encontra-se também em qualquer outro tipo de material funcional que seja de fraca qualidade.

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    e desta não sabia eu! Pensava que as réplicas tinham qualidade também, mas eram mais baratas porque não se pagava a marca...
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  4. #4
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    atenção que há diversos tipos de réplicas. Por ex há replicas de jantes made in italy que nada tem que ver com as made in china.

  5. #5
    Member Average Avatar de Phaster
    Data de Inscrição
    Jan 2012
    Mensagens
    74

    Padrão

    umas rota são mais propensas a desastres e são baratissimas quando comparadas com as jantes originais daí serem bastante usadas em drift no uk

  6. #6
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Apr 2009
    Mensagens
    1.434

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Phaster Ver Post
    umas rota são mais propensas a desastres
    Porquê?

    10carac

  7. #7
    Senior Member Senior Avatar de Jorge Hora
    Data de Inscrição
    Oct 2011
    Localização
    Porto, Portugal
    Mensagens
    753

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Black Dragon Ver Post
    Porquê?

    10carac
    São feitas numa liga mais "sensível".

  8. #8
    Member Average Avatar de Phaster
    Data de Inscrição
    Jan 2012
    Mensagens
    74

    Padrão

    exactamente, ficam aqui uns exemplos






    antes de um track day



    depois do track day

    tuningonline e Jorge Hora gostam disto.

  9. #9
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    bem esta última foto é um claro exemplo da qualidade ou falta dela...

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    oo a jante torceu!! incrível!!!!!!
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  11. #11
    Member Average Avatar de Phaster
    Data de Inscrição
    Jan 2012
    Mensagens
    74

    Padrão

    acho que o processo de fabrico também é diferente, umas são forged e as outras são cast, têm aqui as diferenças no processo Wheel Tech - Wheel Construction

  12. #12
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Vou colocar aqui mais fotos que mostram o que pode acontecer:




  13. #13
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Quando uma jante de fábrica é feita, os objectivos principais do fabricante da jante são os seguintes:

    1. durabilidade para os perigos da estrada (buracos, etc.)
    2. durabilidade face a agentes como de sais, ácidos de lavagem de carros, produtos químicos, etc
    3. durabilidade, a fim de minimizar os pedidos de garantia e / ou troca.
    4. capacidade para suportar adequadamente o peso do veículo e seus passageiros + carga com uma margem de segurança enorme.
    5. montagem adequada para garantir a suspensão de veículos e sistemas de travões funcionam conforme projectado e sem vibrações.

    As jantes passam por milhões de km de testes, bem como milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, a fim de se certificar de que a jante vai suportar os rigores da condução diária e dura estrada / condições meteorológicas.

    Para comparar, quando uma jante réplica de baixa qualidade é feita:

    1. garantir o menor custo de fabrico possível (utilizando métodos de fabrico mais baratos e materiais disponíveis).
    2. Permitir uma grande variedade de medidas e furações para as quais originalmente as jantes não foram concebidas.

    A maioria dessas jantes réplicas não passam por qualquer tipo de pesquisa e desenvolvimento, simplesmente para minimizar o custo de fabrico, e também porque o fabricante simplesmente não tem o dinheiro para realizar tais pesquisas.

    Mito: jantes Replica são tão fortes como as jantes originais de fábrica.

    A verdade: jantes Replica são feitas utilizando o método mais barato disponível fabricação (fundição por gravidade). Isto é, quando o alumínio fundido é simplesmente vertida para um molde e deixou-se arrefecer. Este método resulta em uma roda de alumínio que tem menor densidade, uma vez que nenhuma pressão é aplicada (a maioria das jantes de fábrica usar um que é chamado de método de fundição a baixa pressão). O que isso realmente significa é que as jantes réplicas são muito mais propensos a empenar ou partir, uma vez que elas são feitos de materiais muito mais fracos, mais porosos. Temos visto isso acontecer inúmeras vezes.

    Mito: as rodas são réplicas idênticas às rodas originais de fábrica.

    A verdade: jantes réplica serão sempre um pouco diferente das rodas originais. Quando uma roda de réplica é feita, é feita copiando o design da jante original, criando um outro molde. Há sempre diferença desde um molde de roda é muito caro para fazer adequadamente ($ 25.000 +). Você vai notar pequenas diferenças na frente, e grandes diferenças na parte de trás. Tudo isso não é só porque o molde da roda é feita na forma mais barata possível, mas também porque é praticamente impossível de copiar o desenho do molde original sem ter equipamentos que é caro. Além disso, se uma jante é feita exactamente igual, o fabricante, corre o risco de ser processado.

    Mito: jantes replica são feitas na mesma fábrica onde as jantes de fábrica são feitas.

    A verdade: É bastante óbvio que a afirmação acima é errada. Por exemplo, você acha que a Toyota vai permitir que uma fábrica que faz as jantes para eles também fazem as mesmas jantes para outra empresa? Fabricante de jantes facturando milhões de € em jantes por ano para um fabricante de carros não corre o risco de seu negócio parar para vender algumas unidades para uma pequena empresa. Não só isso, mas eles também enfrentam o risco de ser processados pelo fabricante que detém os direitos sobre o desenho da jante.

    Mito: jantes réplicas tem o mesmo acabamento durável como uma jante de fábrica.

    A verdade: jantes de fábrica são submetidas a algum dos testes de estrada mais rigorosos disponíveis para se certificar que enfrentar centenas de milhares de km em excessos, buracos, estradas de mau piso, etc. As jantes também passam por aquilo que é chamado de teste de névoa salina e muitos outros testes para garantir que o acabamento vai manter-se mesmo depois de submetidos a sais de estrada, produtos químicos e outros elementos. Todos estes testes são extremamente caros para os fabricantes de jantes originais, no entanto, praticamente nenhuma réplica faz qualquer um destes testes. O acabamento em jantes de réplica é geralmente mais barata do projecto com nenhum teste feito tudo para que elas possam ser feitas ao mais barato preço possível.

    Mito: jantes réplica vai caber no seu carro tão bem quanto uma jante de fábrica.

    A Verdade: provavelmente as jantes cumprem as medidas standard, mas as réplicas são mais difíceis de calibrar e mais facilmente poderão causar vibrações..

    Em resumo: Avaliem muito bem a qualidade das jantes réplicas. Por outro lado nem todas as réplicas são de má qualidade.

  14. #14
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Não vou aqui traduzir todo o texto, mas certamente que muitos poderão perceber a maior parte do texto.

    A ADV.1, empresas que tem estado na berra nos últimos 2 anos, com modelos de jantes excelentes, tinha algumas más reviews na internet sobre alguns clientes a queixarem-se da qualidade das jantes, mesmo depois de terem fechado a fábrica anterior e tendo depois relançado o negócio já com esta marca. As jantes ADV.1 estão em todo o lado, grandes preparações usam agora jantes ADV.1 e quem lê o fórum e o site já viu muitas dessas jantes...

    Mas falta a aprovação da TUV...e para verem que não é facil conseguir essa aprovação, aqui fica um post publicado por eles hoje... coloquei a bold alguns partes relevantes...

    After nearly 2 years and thousands of dollars our partners in Germany, ATT Tec have finally done it! ADV.1 Wheels is now an approved TUV manufacturing co. registered in their database. What this means is that our manufacturing methods, materials and test standards are all up to TUV’s strict requirements and our wheels are tested / approved for use in Germany. What this does not mean is that our wheels do not require testing and can be sold freely in Germany however the initial process of testing and approval to even be registered with the TUV is really the most difficult part of the process. Now that the company is registered and added to their database we can begin the process of individually testing / certifying our wheels in each style, size, and application. In order to simply reach the point where you can submit wheels for testing approval you first need to bring all manufacturing methods and materials to their standards which is a huge undertaking.

    TUV requires individual testing and certification documents for every single wheel style, in each size, for each application so there’s still a long road ahead of us in order to be able to offer all styles to a wide range of vehicles. So far we officially have our ADV5.1 monoblock approved in 20×8.5+18 / 20×11+20 for BMW e92 M3. Each additional certification will only require roughly a week for testing / approval now that the TUV recognizes the company as an approved manufacturer, the majority of the paperwork and testing is not needed for each additional certification. Current plans for the remainder of 2012 will include 18 more certifications, 3 styles in both 1 piece and 3 piece track spec configurations, offered to 3 different vehicle platforms.


    Although there is still a long way to go, this is a huge step in the process of opening the door to Germany. Currently the selection of wheels able to be sold is very limited and the only option enthusiasts have is to either choose from the limited selection of approved brands, mostly cast wheels or to risk fines and even the loss of their vehicles by driving without TUV certified products on their car. Now, through the efforts of our Exclusive German Distributors ATT-Tec, the German market will finally be able to enjoy our wheels without having to worry about the consequences of driving without approved aftermarket components on their vehicles.



    Huge thanks to Markus and Erich from ATT-Tec / ADV.1 Germany for dedicating the last 2 years to making this happen, without them this would never be possible.

Tópicos Similares

  1. Velocidade de ponta fraca??!!
    Por PedroM01 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 33
    Última Resp.: 09-10-2009, 01:03
  2. Respostas: 0
    Última Resp.: 26-03-2009, 12:46
  3. Jantes Replicas (17)
    Por maze no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 30-10-2008, 13:37

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •