Boas pessoal!
Tenho um Fiat Coupe 1.8 a rodar a GPL (sistema Landi NSI-LSI.injecção sequencial) á 80 mil km.
Á 3 semanas tive um problema com um injector de GPL e o instalador em testes apagou-me o mapeamento que tinha e fez-me uma calibragem automatica.
O carro está a andar muito bem mesmo,mas os consumos é que ficaram um pouco acima do que andava habituado...recentemente arranjei um interface para aceder a centralina do sistema GPL e mexer no mapeamento e em muitos parametros...tenho por base o desenvolvimento de 3 mapeamentos,um deles é o mapeamento que tenho (já lhe dei carinhosamente o nome de "STANDARD"
),e com base neste,tentar criar pelo menos mais 2,um "ECO" onde tentarei explorar a vertente dos baixos consumos até ao limite e uma "SPORT",para meter lá dentro mais uns quantos equideos e partir a loiça toda!
Mas como estou muito verde neste assunto,queria pedir opnião de pessoal que perceba minimamente destas coisas.É aqui que voces entram!
Este mapa é um mapa standard da Landi para um motor de 4 cilindros com 1.6cc:
...não é o do meu carro mas partindo por base neste exemplo e sabendo que quero por exemplo reduzir os consumos,por onde devo começar?Eu já testei e sei que posso seleccionar valor a valor,por partes ou o mapa todo e reduzir por exemplo 5 ou 10% ou aumentar claro,mas acho que isso qualquer instalador de GPL faz,eu quero é compreender melhor esta escala e trabalha-la a fundo,o melhor possivel...
Da-me a sensação que a escala na vertical,á esquerda,é o tempo de abertura dos injectores,tem a ver com a posição do acelarador,tipo ao relenti,meia carga ou acelarador esmagado.Isso interfere com o tempo de abertura dos injectores de GPL,correcto?
Sendo assim,acho que não vale a pena alterar os valores nas casas 2.00 e 2.50,já que é uma faixa que dificilmente funciona.Por exemplo,ao relenti,o meu carro está com a bolinha no quadrado que cruza com as 1000 e com 2.50msec.
Tambem ainda não entendi o funcionamento do grafico mais á direita,que apresenta valores +30 e -30.Com o motor em funcionamento aquilo bate no maximo e minimo,consuante acelaração ou desecelaração.
Acho que serve para monitorizar a mistura,que por exemplo no caso de pretender baixos consumos deve indicar valores negativos correcto?Até que valores possi ir sem afectar o motor?
Já agora,ha outra função "Modifique calibração",que resultados se obtem alterando estes parametros?Segue a foto...
O software é muito mais vasto e tem muito por onde mexer,mas acho que por aqui começo bem...
Obrigado desde já a todos os que me puderem ajudar!
Abraço!
PS-os verdadeiros reprogramadores que não tomem isto como concorrencia LOL