Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: Opniões para repro "home made"

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Localização
    Mafra
    Mensagens
    472

    Padrão Opniões para repro "home made"

    Boas pessoal!

    Tenho um Fiat Coupe 1.8 a rodar a GPL (sistema Landi NSI-LSI.injecção sequencial) á 80 mil km.
    Á 3 semanas tive um problema com um injector de GPL e o instalador em testes apagou-me o mapeamento que tinha e fez-me uma calibragem automatica.

    O carro está a andar muito bem mesmo,mas os consumos é que ficaram um pouco acima do que andava habituado...recentemente arranjei um interface para aceder a centralina do sistema GPL e mexer no mapeamento e em muitos parametros...tenho por base o desenvolvimento de 3 mapeamentos,um deles é o mapeamento que tenho (já lhe dei carinhosamente o nome de "STANDARD" ),e com base neste,tentar criar pelo menos mais 2,um "ECO" onde tentarei explorar a vertente dos baixos consumos até ao limite e uma "SPORT",para meter lá dentro mais uns quantos equideos e partir a loiça toda!

    Mas como estou muito verde neste assunto,queria pedir opnião de pessoal que perceba minimamente destas coisas.É aqui que voces entram!

    Este mapa é um mapa standard da Landi para um motor de 4 cilindros com 1.6cc:



    ...não é o do meu carro mas partindo por base neste exemplo e sabendo que quero por exemplo reduzir os consumos,por onde devo começar?Eu já testei e sei que posso seleccionar valor a valor,por partes ou o mapa todo e reduzir por exemplo 5 ou 10% ou aumentar claro,mas acho que isso qualquer instalador de GPL faz,eu quero é compreender melhor esta escala e trabalha-la a fundo,o melhor possivel...

    Da-me a sensação que a escala na vertical,á esquerda,é o tempo de abertura dos injectores,tem a ver com a posição do acelarador,tipo ao relenti,meia carga ou acelarador esmagado.Isso interfere com o tempo de abertura dos injectores de GPL,correcto?
    Sendo assim,acho que não vale a pena alterar os valores nas casas 2.00 e 2.50,já que é uma faixa que dificilmente funciona.Por exemplo,ao relenti,o meu carro está com a bolinha no quadrado que cruza com as 1000 e com 2.50msec.
    Tambem ainda não entendi o funcionamento do grafico mais á direita,que apresenta valores +30 e -30.Com o motor em funcionamento aquilo bate no maximo e minimo,consuante acelaração ou desecelaração.
    Acho que serve para monitorizar a mistura,que por exemplo no caso de pretender baixos consumos deve indicar valores negativos correcto?Até que valores posso ir sem afectar o motor?

    Já agora,ha outra função "Modifique calibração",que resultados se obtem alterando estes parametros?Segue a foto...



    O software é muito mais vasto e tem muito por onde mexer,mas acho que por aqui começo bem...

    Obrigado desde já a todos os que me puderem ajudar!

    Abraço!

    PS-os verdadeiros reprogramadores que não tomem isto como concorrencia LOL
    Última edição por fermamar; 28-09-2009 às 15:24.

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink cuidado ...

    Citação Mensagem Original de fermamar Ver Post
    Boas pessoal!

    Tenho um Fiat Coupe 1.8 a rodar a GPL (sistema Landi NSI-LSI.injecção sequencial) á 80 mil km.
    Á 3 semanas tive um problema com um injector de GPL e o instalador em testes apagou-me o mapeamento que tinha e fez-me uma calibragem automatica.

    O carro está a andar muito bem mesmo,mas os consumos é que ficaram um pouco acima do que andava habituado...recentemente arranjei um interface para aceder a centralina do sistema GPL e mexer no mapeamento e em muitos parametros...tenho por base o desenvolvimento de 3 mapeamentos,um deles é o mapeamento que tenho (já lhe dei carinhosamente o nome de "STANDARD" ),e com base neste,tentar criar pelo menos mais 2,um "ECO" onde tentarei explorar a vertente dos baixos consumos até ao limite e uma "SPORT",para meter lá dentro mais uns quantos equideos e partir a loiça toda!

    Mas como estou muito verde neste assunto,queria pedir opnião de pessoal que perceba minimamente destas coisas.É aqui que voces entram!

    Este mapa é um mapa standard da Landi para um motor de 4 cilindros com 1.6cc:



    ...não é o do meu carro mas partindo por base neste exemplo e sabendo que quero por exemplo reduzir os consumos,por onde devo começar?Eu já testei e sei que posso seleccionar valor a valor,por partes ou o mapa todo e reduzir por exemplo 5 ou 10% ou aumentar claro,mas acho que isso qualquer instalador de GPL faz,eu quero é compreender melhor esta escala e trabalha-la a fundo,o melhor possivel...

    Da-me a sensação que a escala na vertical,á esquerda,é o tempo de abertura dos injectores,tem a ver com a posição do acelarador,tipo ao relenti,meia carga ou acelarador esmagado.Isso interfere com o tempo de abertura dos injectores de GPL,correcto?
    Sendo assim,acho que não vale a pena alterar os valores nas casas 2.00 e 2.50,já que é uma faixa que dificilmente funciona.Por exemplo,ao relenti,o meu carro está com a bolinha no quadrado que cruza com as 1000 e com 2.50msec.
    Tambem ainda não entendi o funcionamento do grafico mais á direita,que apresenta valores +30 e -30.Com o motor em funcionamento aquilo bate no maximo e minimo,consuante acelaração ou desecelaração.
    Acho que serve para monitorizar a mistura,que por exemplo no caso de pretender baixos consumos deve indicar valores negativos correcto?Até que valores possi ir sem afectar o motor?

    Já agora,ha outra função "Modifique calibração",que resultados se obtem alterando estes parametros?Segue a foto...



    O software é muito mais vasto e tem muito por onde mexer,mas acho que por aqui começo bem...

    Obrigado desde já a todos os que me puderem ajudar!

    Abraço!

    PS-os verdadeiros reprogramadores que não tomem isto como concorrencia LOL
    Se é de Mafra, fale com o camisas, ele é de Picanceira.
    Se o carro andou sem problemas tanto tempo, talvez não seja descabido ir falar com que montou o GLP e ver se ele tem o mapa original.

    Outra coisa, cuidado ... muito cuidado ... bué de cuidado ... com a historia de andar a mexer aonde não deve, pode habilitar-se a ... ter um carro que deixou de andar ...

    Compre o livro "Engine Management: Optimising Carburettors, Fuel Injection and Ignition Systems" By Dave Walker da editora Haynes (tem um CD com software) . Pode comprar-lo no ebay ou na Amazon ou numa loja ou mesmo na Haynes

    ou este outro livro "Engine Management: Advance Tuning (Performance How-To S-A Design)" ou este "How to Tune and Modify Engine Management Systems (Motorbooks Workshop)" ou mesmo este "How to Tune and Modify Ford Fuel Injection
    By Ben Watson"
    Última edição por 106XSiLx; 28-09-2009 às 14:16. Razão: mais uns livros acrescentados à lista

  3. #3
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Localização
    Mafra
    Mensagens
    472

    Padrão

    Gracias amigo.

    Eu sei que qualquer coisa que saia fora dos limites do admissivel,pode originar problemas serios,mas não é por aí.
    Acho que não deve ser um bicho papão alterar alguns paramentros,mas gostava era de entender melhor as leituras para saber onde alterar para conseguir aquilo que quero.

    Eu já ando á 150km com um mapeamento alterado por mim,não notei nada de especial no andamento do carro,perdas,poços,etc.
    Este já foi feito por mim e posso considerar o stage 1 para os consumos,porque haverá muito para explorar.
    Alterei um pouco os valores linearmente até ás 3500rpm,cortei a palha aos burros,daí para cima está standard ainda.

    Esses manuais que indicas devem ser muito bons,mas o meu inglês não é dos melhores,ainda por cima esse tipo de literatura assenta muito em linguagem tecnica,fico a "nadar" em muitos casos de certeza...

    Fico á espera que alguem me possa dar mais algumas dicas!

    Abraço XSI!

Tópicos Similares

  1. "Segurou o carro o home...fo**-se"
    Por gonças no fórum Videos
    Respostas: 13
    Última Resp.: 27-02-2009, 23:41
  2. Raio Azul Repro DM vs Repro MB em Maha Vila Real "The last and final fight"
    Por Black Smoke Raio Azul no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 72
    Última Resp.: 06-01-2009, 03:54
  3. Home Made Carousel
    Por joaofilip no fórum Videos
    Respostas: 3
    Última Resp.: 02-01-2009, 16:44
  4. Vendo - Panela Final "Hand Made"
    Por diogoxpto no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 4
    Última Resp.: 05-12-2007, 12:26
  5. "i couldnt buy a Ferrari , so i made one"
    Por BDesign no fórum Videos
    Respostas: 5
    Última Resp.: 03-02-2007, 02:01

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •