A Guarda Nacional Republicana (GNR) multou 6.240 condutores por excesso de velocidade nas estradas nacionais, no âmbito da operação "Speed Enforcement", que decorreu entre as 00h00 do dia 20 e as 00h00 do dia 26.

Fonte da GNR disse à agência Lusa que na operação promovida pela TISPOL (European Traffic Police Network) participaram 1.523 militares e foram efectuadas 768 patrulhas.

"Das 519.455 viaturas controladas, 6.240 foram detectadas em excesso de velocidade pelos radares e os respectivos condutores foram autuados", explicou a mesma fonte.

De acordo com o comunicado da GNR divulgado no arranque da operação, o excesso de velocidade é uma das três causas dos acidentes mortais, sendo a principal nos condutores jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, no conjunto dos países da União Europeia.

A GNR associou-se, por isso, uma vez mais ao esforço conjunto das forças de segurança de 27 países da União Europeia, «na tentativa de redução de duas das principais causas de sinistralidade rodoviária – excesso de velocidade e velocidade excessiva», acrescenta a nota.