Link directo para a secção de óleo vegetal como combustível. Este fórum é sobre o biodiesel e os óleos vegetais.Mensagem Original de John Cooper
Eu estou completamente estupefacto!!!
Só agora mesmo é que me deu para verificar qual a razão de tantos posts em tão pouco tempo e fiquei : ao princípio fiquei confuso - estar-se-ia a falar de biodiesel ou do truque usado por alguns de misturar oleo num depósito de combustível, ocasionalmente, para limpar os injectores? Não é que é mesmo de um tipo de biodiesel caseiro???
Fiquei bastante curioso: sempre pensei que o biodiesel era uma mistura de óleos, sim, mas com qualquer componente adicional que facilitasse a combustão...
Será que isto não trará problemas, senão de motor, de bomba injectora? Não se arranja por aí um link na internet que dê mais alguma explicação sobre o assunto? (não é que desconfie de vocês, mas... o seguro morreu de velho e gostava de ler, principalmente, sobre a fiabilidade - enfim, tentar perceber isto)
Link directo para a secção de óleo vegetal como combustível. Este fórum é sobre o biodiesel e os óleos vegetais.Mensagem Original de John Cooper
Axo estranho como é que o oleo vegetal se mistura com o diesel...
Que eu saiba eles n tem a mesma densidade, ou seja o oleo vegetal é mais leve e flutua sobre o gasoleo.
Alguem me explica se tem ou nao?
Power by Hdi
Outro problema que me apercebi pelas minhas leituras até agroa é que pode haver problemas de o oleo cristalizar dentro do filtro do gasoleo com estas temperaturas que temos agora e reduzir assim ou fluxo ou mesmo na própria bomba injectora, sendo necessário arranjar maneira de o aquecer antes (há varias pelo que vi).
Cumps
Experimenta misturar em casa. De facto misturam-se bem e não se separam. Eu experimentei e foi o que verifiquei. Quanto ao cristalizarem depende das blends que usarem. Claro está que se usarem só óleo vegetal sem a devida adaptação é o que poderá acontecer mas com a mistura é mais difícil. A não ser que vivam em sítios onde a temperatura ultrapasse os 10 graus negativos ou mais.Mensagem Original de Tito
Mas faz mta diferença colocar oleo vegetal novo (sem ser queimado) e oleo vegetal que já foi queimado???????
Seat Leon Cupra4 TDI
Faz, no preço e no processo de filtragem. O óleo novo não precisa de ser filtrado enquanto o óleo usado tem que ser muito bem filtrado.Mensagem Original de Bonovox1.9Td
Já estive a pesquisar por aí... ao que parece o proprio "biodiesel caseiro" ou o oleo de fritar batatas vai ajudar a limpar as impurezas acumuladas no circuito Cada vez estou mais convencido a testar este novo combustivel
Boas.
É verdade, tanto o bio-diesel como o óleo vegetal (especialmente o de
colza/canola) têm um efeito "detergente" no circuito de combustível.
Após anos e anos de gasóleo forma-se um depósito de m*rd*s no fundo
do depósito.
Ao comecar a usar estes combustiveis alternativos, numa fase inicial
pode se entupir o filtro de combustivel, que entao deve ser substutuido.
Também é boa ideia instalar um daqueles préfiltros de combustivel antes
do próprio filtro. Esses filtros sao baratissimos, e costumam ser
transparentes, vê se muito bem o filtro a ficar preto :P
Mas o biodiesel tem um problema que o óleo vegetal nao-tratado nao tem.
É que o biodiesel é agressivo contra os plásticos e borrachas do circuito de
combustivel, desfazendo ao longo do tempo os tubos de combustiveis,
e pior que isso, também ataca os O-rings (ou retentores ou anilhas) que
existem dentro da bomba injectora!! Resultado: ela comeca a mijar-se.
A Bosch até agora NAO DEU AUTORIZACAO para o biodiesel ser utilizado
nas bombas deles, ou seja nao ha garantia por lado deles.
Golf II GTD, '88, motor JR, Intercooler original dum SB, pressao turbo:0.9 Bar, a queimar óleo vegetal
Já tinha ouvido falar!
Já ouvi falar do Biodiesel, que vai ser comercializado cá em Portugal, utilizando óleo feito a partir de um cereal (não me lembro qual) e que inclusivamente o empresário disse que ia ter de importar de África o dito cereal visto que a produção nacional é insuficiente.
Também vi uma notícia (faz já bastante tempo) na autohoje-online que em Inglaterra era proibido e que a policia detectava os carros, imaginem só, pelo cheiro a batatas fritas "or whatever"!
Ainda estes dias, também vi num país da América do Sul que andava um autocarro a percorrer o país com ambientalistas, que usavam óleo que iam pedindo nos restaurantes...
...........
Quanto ao seu uso, infelizmente ainda não sei quais as vantagens e desvantagens do seu uso, para além de ser uma forma de reciclagem e uma fonte energética renovável (embora com algumas limitações, pois os solos também têm recursos limitados) e a vantagem económica!
Mas penso que as dúvidas vão começar a dissipar-se quando passar a ser vendido o biodiesel, que ao que parece não vai ter o dito imposto sobre combustíveis fósseis (segundo últimas notícias), e com a vulgarização do mesmo!
Fico há espera de mais notícias e experiências pessoais, para tomar uma decisão, se uso ou não!
Boas curvas! Bravo 105jtd GT... RIP!!!
NOW!!! Stilo Multijet in progress
Mas o biodiesel tem um problema que o óleo vegetal nao-tratado nao tem.
É que o biodiesel é agressivo contra os plásticos e borrachas do circuito de
combustivel, desfazendo ao longo do tempo os tubos de combustiveis,
e pior que isso, também ataca os O-rings (ou retentores ou anilhas) que
existem dentro da bomba injectora!! Resultado: ela comeca a mijar-se.
A Bosch até agora NAO DEU AUTORIZACAO para o biodiesel ser utilizado
nas bombas deles, ou seja nao ha garantia por lado deles.
Mas não deveria ser o contrário ... digo eu
O biodiesel sendo vendido como combustível é que devia ter as "protecções" necessárias, para um uso seguro!!!....mais uma vez, digo eu
Boas curvas! Bravo 105jtd GT... RIP!!!
NOW!!! Stilo Multijet in progress
Só te posso falar na situacao na alemanha, onde já se vende o biodieselMensagem Original de pmc_jtd
ou RME nas bombas há 2 ou 3 anos.
É que o preco dele só é mais baixo, porque é altamente "patrocinado"
pelo estado.
E o nome "bio-diesel" tb é engandor, porque sao necessarios muita
energia como tb produtos quimicos para a sua producao.
Além disso, a potência do motor ressente, e também aumenta o consumo,
anulando assim quase a poupanca feita.
Golf II GTD, '88, motor JR, Intercooler original dum SB, pressao turbo:0.9 Bar, a queimar óleo vegetal
Mas o problema é que ainda nao existe uma norma fixa pela lei, por issoMensagem Original de pmc_jtd
a qualidade do biodiesel pode variar muito.
Mais uma vez é o consumidor que se lixa....
Golf II GTD, '88, motor JR, Intercooler original dum SB, pressao turbo:0.9 Bar, a queimar óleo vegetal
Durante uma apresentação feita aos membros da American Chemical Society, na Filadélfia, investigadores universitários afirmam que este popular óleo vegetal pode facilmente ser usado para fazer hidrogénio, necessário para desenvolver células de combustível, uma promissora fonte de energia alternativa. Para tal apenas se teria de recorrer ao óleo, ar e vapor de água.
O objectivo é conseguir que o hidrogénio, considerado por muitos o combustível do futuro - já que produz electricidade sem emissões danosas ao meio-ambiente - possa ser utilizado tanto em motores de automóveis como noutros instrumentos, como baterias e lanternas.
A maioria dos métodos de produção de hidrogénio envolve o uso de petróleo ou gás e, cada um deles, criam diversos problemas ecológicos. Segundo os investigadores britânicos, para além deste método não afectar o ambiente, pode trazer imensas vantagens a nível de custos.
Os cientistas ingleses acreditam ainda que as células de combustível podem tornar-se indispensáveis na produção de combustível não poluente, substituindo assim fontes extremamente caras como o petróleo. Da mesma forma, os ambientalistas afirmam que o investimento na tecnologia das células de combustível pode provocar incríveis alterações na poluição do ar.
Muitos países estão já a usar este método; no entanto há alguns factores que estão a limitar o seu crescimento. Se por si só o hidrogénio é uma excelente opção de combustível "limpo", há um grande problema a ser vencido para se chegar até ele. Até agora, a grande maioria dos métodos de produção do hidrogénio resultam em algum tipo de poluição, com emissões de monóxido de carbono e óxido de nitrogénio, por exemplo. O sistema de dois catalisadores criado pelos investigadores britânicos está a tentar resolver o problema. No entanto, ainda devem demorar alguns 10 a 20 anos até que este método seja utilizado na totalidade.
tecnologia biodiesel eheheh tou ver q já na sou o unico a usar é bem é bem
boas ppl,
eu tenho um restaurante aki no algarve e tenho neste preciso momento 60lt de óleo da fritadeira já usado há espera que a empresa que faz a recolha o venha buscar...
se alguem quiser, e que seja daki dos algarves, traga um bidon e venha buscá-lo
Volvo V70 2.4 T5 Summum
Se eu fosse do algarve bem que dava lá um salto
Esses 60 lts eram porreiros para uns testes eheheh... Ja dava para uns 120 lts de combustivel caseiro
Já ah empresas portuguesas a fazer recolhas, e a mandar esse oleo pa espanha... lá o bio diesel esta em grande.... tb existe já um vasto mercado negro por tras disso tudo!
ricardo onde é o teu restaurante
??
fica na quinta do lago.
Volvo V70 2.4 T5 Summum