Página 3 de 16 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 60 de 313

Tópico: Oleo vegetal como combustível

  1. #41
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Ovar
    Mensagens
    34

    Padrão

    Eu estou completamente estupefacto!!!

    Só agora mesmo é que me deu para verificar qual a razão de tantos posts em tão pouco tempo e fiquei : ao princípio fiquei confuso - estar-se-ia a falar de biodiesel ou do truque usado por alguns de misturar oleo num depósito de combustível, ocasionalmente, para limpar os injectores? Não é que é mesmo de um tipo de biodiesel caseiro???

    Fiquei bastante curioso: sempre pensei que o biodiesel era uma mistura de óleos, sim, mas com qualquer componente adicional que facilitasse a combustão...

    Será que isto não trará problemas, senão de motor, de bomba injectora? Não se arranja por aí um link na internet que dê mais alguma explicação sobre o assunto? (não é que desconfie de vocês, mas... o seguro morreu de velho e gostava de ler, principalmente, sobre a fiabilidade - enfim, tentar perceber isto)

  2. #42
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Gouveia/Viseu
    Mensagens
    81

    Padrão

    Citação Mensagem Original de John Cooper
    Eu estou completamente estupefacto!!!

    Só agora mesmo é que me deu para verificar qual a razão de tantos posts em tão pouco tempo e fiquei : ao princípio fiquei confuso - estar-se-ia a falar de biodiesel ou do truque usado por alguns de misturar oleo num depósito de combustível, ocasionalmente, para limpar os injectores? Não é que é mesmo de um tipo de biodiesel caseiro???

    Fiquei bastante curioso: sempre pensei que o biodiesel era uma mistura de óleos, sim, mas com qualquer componente adicional que facilitasse a combustão...

    Será que isto não trará problemas, senão de motor, de bomba injectora? Não se arranja por aí um link na internet que dê mais alguma explicação sobre o assunto? (não é que desconfie de vocês, mas... o seguro morreu de velho e gostava de ler, principalmente, sobre a fiabilidade - enfim, tentar perceber isto)
    Link directo para a secção de óleo vegetal como combustível. Este fórum é sobre o biodiesel e os óleos vegetais.
    sócio TOL nº 58
    PUG 206 1.4XA HDI - BMC/KW/VCPower.
    Não te atrevas! AHAHAHA

  3. #43
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16

    Padrão

    Axo estranho como é que o oleo vegetal se mistura com o diesel...

    Que eu saiba eles n tem a mesma densidade, ou seja o oleo vegetal é mais leve e flutua sobre o gasoleo.


    Alguem me explica se tem ou nao?
    Power by Hdi

  4. #44
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    13

    Padrão

    Outro problema que me apercebi pelas minhas leituras até agroa é que pode haver problemas de o oleo cristalizar dentro do filtro do gasoleo com estas temperaturas que temos agora e reduzir assim ou fluxo ou mesmo na própria bomba injectora, sendo necessário arranjar maneira de o aquecer antes (há varias pelo que vi).

    Cumps

  5. #45
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Gouveia/Viseu
    Mensagens
    81

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Tito
    Axo estranho como é que o oleo vegetal se mistura com o diesel...

    Que eu saiba eles n tem a mesma densidade, ou seja o oleo vegetal é mais leve e flutua sobre o gasoleo.


    Alguem me explica se tem ou nao?
    Experimenta misturar em casa. De facto misturam-se bem e não se separam. Eu experimentei e foi o que verifiquei. Quanto ao cristalizarem depende das blends que usarem. Claro está que se usarem só óleo vegetal sem a devida adaptação é o que poderá acontecer mas com a mistura é mais difícil. A não ser que vivam em sítios onde a temperatura ultrapasse os 10 graus negativos ou mais.
    sócio TOL nº 58
    PUG 206 1.4XA HDI - BMC/KW/VCPower.
    Não te atrevas! AHAHAHA

  6. #46
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Localização
    Aveiro
    Mensagens
    19

    Padrão

    Mas faz mta diferença colocar oleo vegetal novo (sem ser queimado) e oleo vegetal que já foi queimado???????
    Seat Leon Cupra4 TDI

  7. #47
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Gouveia/Viseu
    Mensagens
    81

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Bonovox1.9Td
    Mas faz mta diferença colocar oleo vegetal novo (sem ser queimado) e oleo vegetal que já foi queimado???????
    Faz, no preço e no processo de filtragem. O óleo novo não precisa de ser filtrado enquanto o óleo usado tem que ser muito bem filtrado.
    sócio TOL nº 58
    PUG 206 1.4XA HDI - BMC/KW/VCPower.
    Não te atrevas! AHAHAHA

  8. #48
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Maia / Leiria
    Mensagens
    44

    Padrão

    Já estive a pesquisar por aí... ao que parece o proprio "biodiesel caseiro" ou o oleo de fritar batatas vai ajudar a limpar as impurezas acumuladas no circuito Cada vez estou mais convencido a testar este novo combustivel

  9. #49
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Mensagens
    35

    Padrão

    Boas.
    É verdade, tanto o bio-diesel como o óleo vegetal (especialmente o de
    colza/canola) têm um efeito "detergente" no circuito de combustível.
    Após anos e anos de gasóleo forma-se um depósito de m*rd*s no fundo
    do depósito.
    Ao comecar a usar estes combustiveis alternativos, numa fase inicial
    pode se entupir o filtro de combustivel, que entao deve ser substutuido.
    Também é boa ideia instalar um daqueles préfiltros de combustivel antes
    do próprio filtro. Esses filtros sao baratissimos, e costumam ser
    transparentes, vê se muito bem o filtro a ficar preto :P

    Mas o biodiesel tem um problema que o óleo vegetal nao-tratado nao tem.
    É que o biodiesel é agressivo contra os plásticos e borrachas do circuito de
    combustivel, desfazendo ao longo do tempo os tubos de combustiveis,
    e pior que isso, também ataca os O-rings (ou retentores ou anilhas) que
    existem dentro da bomba injectora!! Resultado: ela comeca a mijar-se.
    A Bosch até agora NAO DEU AUTORIZACAO para o biodiesel ser utilizado
    nas bombas deles, ou seja nao ha garantia por lado deles.
    Golf II GTD, '88, motor JR, Intercooler original dum SB, pressao turbo:0.9 Bar, a queimar óleo vegetal

  10. #50
    Member Average
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    76

    Padrão

    Já tinha ouvido falar!

    Já ouvi falar do Biodiesel, que vai ser comercializado cá em Portugal, utilizando óleo feito a partir de um cereal (não me lembro qual) e que inclusivamente o empresário disse que ia ter de importar de África o dito cereal visto que a produção nacional é insuficiente.

    Também vi uma notícia (faz já bastante tempo) na autohoje-online que em Inglaterra era proibido e que a policia detectava os carros, imaginem só, pelo cheiro a batatas fritas "or whatever"!

    Ainda estes dias, também vi num país da América do Sul que andava um autocarro a percorrer o país com ambientalistas, que usavam óleo que iam pedindo nos restaurantes...

    ...........

    Quanto ao seu uso, infelizmente ainda não sei quais as vantagens e desvantagens do seu uso, para além de ser uma forma de reciclagem e uma fonte energética renovável (embora com algumas limitações, pois os solos também têm recursos limitados) e a vantagem económica!

    Mas penso que as dúvidas vão começar a dissipar-se quando passar a ser vendido o biodiesel, que ao que parece não vai ter o dito imposto sobre combustíveis fósseis (segundo últimas notícias), e com a vulgarização do mesmo!

    Fico há espera de mais notícias e experiências pessoais, para tomar uma decisão, se uso ou não!
    Boas curvas! Bravo 105jtd GT... RIP!!!
    NOW!!! Stilo Multijet in progress

  11. #51
    Member Average
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    76

    Padrão

    Mas o biodiesel tem um problema que o óleo vegetal nao-tratado nao tem.
    É que o biodiesel é agressivo contra os plásticos e borrachas do circuito de
    combustivel, desfazendo ao longo do tempo os tubos de combustiveis,
    e pior que isso, também ataca os O-rings (ou retentores ou anilhas) que
    existem dentro da bomba injectora!! Resultado: ela comeca a mijar-se.
    A Bosch até agora NAO DEU AUTORIZACAO para o biodiesel ser utilizado
    nas bombas deles, ou seja nao ha garantia por lado deles.

    Mas não deveria ser o contrário ... digo eu

    O biodiesel sendo vendido como combustível é que devia ter as "protecções" necessárias, para um uso seguro!!!....mais uma vez, digo eu
    Boas curvas! Bravo 105jtd GT... RIP!!!
    NOW!!! Stilo Multijet in progress

  12. #52
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Mensagens
    35

    Padrão

    Citação Mensagem Original de pmc_jtd
    ....
    Mas penso que as dúvidas vão começar a dissipar-se quando passar a ser vendido o biodiesel, que ao que parece não vai ter o dito imposto sobre combustíveis fósseis (segundo últimas notícias), e com a vulgarização do mesmo!
    Só te posso falar na situacao na alemanha, onde já se vende o biodiesel
    ou RME nas bombas há 2 ou 3 anos.
    É que o preco dele só é mais baixo, porque é altamente "patrocinado"
    pelo estado.
    E o nome "bio-diesel" tb é engandor, porque sao necessarios muita
    energia como tb produtos quimicos para a sua producao.
    Além disso, a potência do motor ressente, e também aumenta o consumo,
    anulando assim quase a poupanca feita.
    Golf II GTD, '88, motor JR, Intercooler original dum SB, pressao turbo:0.9 Bar, a queimar óleo vegetal

  13. #53
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Mensagens
    35

    Padrão

    Citação Mensagem Original de pmc_jtd
    O biodiesel sendo vendido como combustível é que devia ter as "protecções" necessárias, para um uso seguro!!!....mais uma vez, digo eu
    Mas o problema é que ainda nao existe uma norma fixa pela lei, por isso
    a qualidade do biodiesel pode variar muito.
    Mais uma vez é o consumidor que se lixa....
    Golf II GTD, '88, motor JR, Intercooler original dum SB, pressao turbo:0.9 Bar, a queimar óleo vegetal

  14. #54
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Mar 2003
    Mensagens
    1

    Padrão Cientistas britânicos afirmam ter descoberto uma nova forma

    Durante uma apresentação feita aos membros da American Chemical Society, na Filadélfia, investigadores universitários afirmam que este popular óleo vegetal pode facilmente ser usado para fazer hidrogénio, necessário para desenvolver células de combustível, uma promissora fonte de energia alternativa. Para tal apenas se teria de recorrer ao óleo, ar e vapor de água.
    O objectivo é conseguir que o hidrogénio, considerado por muitos o combustível do futuro - já que produz electricidade sem emissões danosas ao meio-ambiente - possa ser utilizado tanto em motores de automóveis como noutros instrumentos, como baterias e lanternas.
    A maioria dos métodos de produção de hidrogénio envolve o uso de petróleo ou gás e, cada um deles, criam diversos problemas ecológicos. Segundo os investigadores britânicos, para além deste método não afectar o ambiente, pode trazer imensas vantagens a nível de custos.
    Os cientistas ingleses acreditam ainda que as células de combustível podem tornar-se indispensáveis na produção de combustível não poluente, substituindo assim fontes extremamente caras como o petróleo. Da mesma forma, os ambientalistas afirmam que o investimento na tecnologia das células de combustível pode provocar incríveis alterações na poluição do ar.
    Muitos países estão já a usar este método; no entanto há alguns factores que estão a limitar o seu crescimento. Se por si só o hidrogénio é uma excelente opção de combustível "limpo", há um grande problema a ser vencido para se chegar até ele. Até agora, a grande maioria dos métodos de produção do hidrogénio resultam em algum tipo de poluição, com emissões de monóxido de carbono e óxido de nitrogénio, por exemplo. O sistema de dois catalisadores criado pelos investigadores britânicos está a tentar resolver o problema. No entanto, ainda devem demorar alguns 10 a 20 anos até que este método seja utilizado na totalidade.

  15. #55
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    algures universo
    Mensagens
    10

    Padrão

    tecnologia biodiesel eheheh tou ver q já na sou o unico a usar é bem é bem

  16. #56
    Got a Hemi? Average 2 Avatar de Ric@rdo
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Localização
    Capital
    Mensagens
    310

    Padrão

    boas ppl,
    eu tenho um restaurante aki no algarve e tenho neste preciso momento 60lt de óleo da fritadeira já usado há espera que a empresa que faz a recolha o venha buscar...
    se alguem quiser, e que seja daki dos algarves, traga um bidon e venha buscá-lo
    Volvo V70 2.4 T5 Summum

  17. #57
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Maia / Leiria
    Mensagens
    44

    Padrão

    Se eu fosse do algarve bem que dava lá um salto

    Esses 60 lts eram porreiros para uns testes eheheh... Ja dava para uns 120 lts de combustivel caseiro

  18. #58
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    40

    Padrão

    Já ah empresas portuguesas a fazer recolhas, e a mandar esse oleo pa espanha... lá o bio diesel esta em grande.... tb existe já um vasto mercado negro por tras disso tudo!



  19. #59
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    algures universo
    Mensagens
    10

    Padrão

    ricardo onde é o teu restaurante
    ??

  20. #60
    Got a Hemi? Average 2 Avatar de Ric@rdo
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Localização
    Capital
    Mensagens
    310

    Padrão

    fica na quinta do lago.
    Volvo V70 2.4 T5 Summum

Página 3 de 16 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Biodiesel - Oléo Vegetal sem Glicerina???
    Por GriP no fórum Geral Tuning
    Respostas: 1
    Última Resp.: 04-10-2008, 22:00
  2. Oleo Vegetal Para Diesel
    Por Doell_60 no fórum TOLices
    Respostas: 7
    Última Resp.: 30-05-2008, 12:41
  3. Starvan a Oleo Vegetal directo
    Por P-Max no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 14
    Última Resp.: 10-05-2007, 20:29
  4. Compro Oleo Vegetal usado
    Por P-Max no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 7
    Última Resp.: 06-04-2007, 14:47
  5. Oleo vegetal como combustível
    Por anselmo80 no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 266
    Última Resp.: 10-01-1970, 11:03

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •