Boas
Adquiri um Rover 75 2.0 CDT (turbo diesel) de 2000 com 180 mil km á meio ano e deparo-me com o meu primeiro problema que me anda a incomodar muito.
Já consultei vários mecânicos e cada um tem a sua teoria, e todas elas implicam gastar um pipa de massa!
TEnho algumas noções de mecânica e dou previlégio às situações vividas por neste caso clientes do que propriamente a mecânicos.
Como toda a gente sabe, a Rover não tem assistência técnica de momento e deparo-me com o seguinte problema:

Lista do que está mesmo avariado e não:
-uma transmissão do lado direito já está cansada mas so faz o barulho tipico de desgaste ao acelerar com a direcção toda virada para a esquerda
-Embraiagem não apresenta indicios de patinar e ou trupidar nem o rolamento de encosto faz o tipico barulho de desgaste
-motor do A/C gripado (aguarda € para substituição)
-MAF (medidor massa ar) suspeito de estar ja a ficar cansada
-caixa de velocidades funciona perfeitamente ao trocar de mudanças
-embraiagem um pouco dura mas dizem ser tipico destes modelos
-motor com um trabalhar muito saudável e oleos ao nivel
-corrente de distribuição revista e ok
-carro puxa muito bem e não se nota falhas de turbo nem fumo
-reprogamação já do antigo dono feita por bons tecnicos e aumento só de uns 20 cavalos
-bons consumos 6.5 l aos 100km
-uso bom gasóleo e tenho os filtros tds mudados e tenho usado liquido de limpeza de injetores
-apoios de motor em bom estado
-EGR foi limpa e desactivada á uns 2 meses e estada bem suja!


mas agora o problema:
recentemente, tenho notado uma pequena trupidação na rotação do motor a medida que acelero quando passo pelas rotações 1700 a 2200.
não consigo identificar se tal rotação é proviniente da caixa, embraiagem, ou do sistema de injecção!
Se for a subir, como se tem de carregar mais no pedal ao passar nas ditas rotações a coisa torna-se incomoda.
Usei um depósito cheio de gasóleo g-force juntamente com o liquido de limpeza e dei umas puxadelas em auto estrada e o que acontece é mesmo estranho, em 5ª a gaz a fundo parece que o carro tem um trabalhar tipico do subaru, aos solucinhos pekeninos, isto a altas velocidades com gás a fundo!
E depois das assapadelas o problema agrava-se nas ditas rotações mais baixas!
Já fui a mecânicos---dizem que é limpeza do colector de admissão em falta
Outros dizem que é o turbo e a wastegate carbonizados
outros dizem que é a transmição avariada
outros dizem que são os injectores!
outros dizem que é a MAF
Ontem ao vir para casa abri os vidros e puxei ate as 4500 rotações e ouvi um cantar de injector! pelo menos parecia!
o k é certo é que ao rolentim ele não faz nenhuma oscilação de rotação nem trupida se acelerar desengatado!
Alguém me pode ajudar???