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Tópico: Nova aquisição civic D16Y

  1. #1
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    Padrão Nova aquisição civic D16Y

    Muito boa tarde malta! Sou novo por estas bandas e adquiri ontem o meu primeiro Honda
    Sempre quis ter um mas nunca surgiu a oportunidade até que vi um na net e não me escapou. Pretendia algo mais na linha do VTI mas o orçamento era baixo e tambem acho que não vou mal servido com os 126 cavalitos deste MB1. Pena aqueles 1280 kilos
    Sempre planeei as coisas que iria por no carro para lhe dar um pouco mais de rendimento e ja vejo este forum talvez ha anos lol apesar de nunca me ter inscrito.
    O que pretendia colocar era algo basico mas como sou leigo em matéria de carros, so sei a teoria, pratica é mentira e nem conheço as pessoas indicadas para me ajudarem seja a indicar sitios ou material. Pretendia apenas um filtro de caixa ( vi alguns no ebay), retirar a caixa de ressonância que acho que abafa muito o barulho do carro, por umas velitas e respetivos cabos novos como medida preventiva (isto sei fazer lol), colocar coletores inox e linha direta de 55mm, e uma eletronica porreira. Agora vêm as milhares de duvidas. o carro corta as 7200 se n estou em erro, vi uns chips que se soldam a centralina que custam muito pouco no ebay, e aquilo para alem de aumentar a rotação tambem faz com que o vtec abra as 4800. Parece me bem mas e eu soldar aquilo? lol mais depressa estragava tudo. Quanto á linha direta o que aconselham? coletores inox, anular catalisador, deixar panela do meio e por uma panela final? E onde ja agora? Tenho um orçamento na casa dos 700€ para estas brincadeiras. O resto ja estoirei em revisão geral ao carro. Obrigado pela ajuda desde ja!!!
    Ja agora havia ai um rapaz que via sempre os comentarios dele, o gajo é super expert em Hondas, Danny24, mas ja se deve ter reformado do site digo eu lol

  2. #2
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    Esse motor é SOHC...
    Se não tens ideias em lhe montar 1 turbo ou algo tipo isso, pensa sobre mudares a cabeça dele para DOHC!
    Por exemplo, tens cabeças DOHC para o motor D16 nos seguintes motores/carros:
    D16A1

    Found in: 1986–89 Acura Integra (USA)

    • Valvetrain: DOHC 16-valve (four valves per cylinder)


    D16A3

    Found in: 1986–89 Acura Integra (Australia)
    • Valvetrain: DOHC 16-valve, four valves per cylinder


    D16A8

    Found in:
    • 1988–1995 Civic/CRX/Concerto (UK/Europe/Australia)
    • 1992–1995 Rover 216/416 GTi (UK/Europe)
    • 1993–1997 Rover 216 Sport Coupé (Europe)
      • Valvetrain : DOHC (4 valves per cylinder)


    D16A9

    (Same as D16A8 but without a catalytic converter)
    Found in:
    • 1988–1991 Concerto (UK/Europe)
    • 1988–1991 CRX 1.6i-16 (UK/Europe/South Africa)
    • 1990–1992 Ballade 160i-DOHC (South Africa)
    • 1988–1991 Civic 1.6i-16 (UK/Europe)
    • 1992–1993 Civic GTi (New Zealand)
    • 1989–1992 Rover 216/416 GTi (UK/Europe)
    • 1992–1995 Civic Si (Japanese, European and Peruvian version)
      • Valvetrain : DOHC 16 valve (4 valves per cylinder)


    D16Z5

    (Basically the same engine as the D16A9, but now with a catalytic converter and lambda sensor)
    Found in: September 1989 – 1992 Honda CRX (European market)
    • Valvetrain: DOHC, four valves per cylinder


    Mas também podes sempre trocar de motor, para por exemplo 1 dos seguintes: B16, B18, B20, F20, F22, K20, K23, K24...
    E então só depois de teres uma melhor base/motor, investias nesse!
    E claro, podes sempre também meter turbo em 1 desses outros motores, pois até para isso são melhores bases.

    Porque por exemplo, os motores D16 têm bore = 75.0 mm e stroke = 90 mm. Isso significa que é 1 motor mais rectangular, e isso é mais optimo para torque a baixas rotações. Comparado com por exemplo, um motor K20 que tem bore = 86 mm e stroke = 86 mm. Isso significa que é 1 motor 100% quadrado, e isso é mais optimo para altas rotações. O que estou a falar chama-se bore/stroke ratio!

  3. #3
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    Citação Mensagem Original de Corsa XTD Ver Post
    Esse motor é SOHC...
    Se não tens ideias em lhe montar 1 turbo ou algo tipo isso, pensa sobre mudares a cabeça dele para DOHC!
    Por exemplo, tens cabeças DOHC para o motor D16 nos seguintes motores/carros:
    D16A1

    Found in: 1986–89 Acura Integra (USA)

    • Valvetrain: DOHC 16-valve (four valves per cylinder)


    D16A3

    Found in: 1986–89 Acura Integra (Australia)
    • Valvetrain: DOHC 16-valve, four valves per cylinder


    D16A8

    Found in:
    • 1988–1995 Civic/CRX/Concerto (UK/Europe/Australia)
    • 1992–1995 Rover 216/416 GTi (UK/Europe)
    • 1993–1997 Rover 216 Sport Coupé (Europe)
      • Valvetrain : DOHC (4 valves per cylinder)


    D16A9

    (Same as D16A8 but without a catalytic converter)
    Found in:
    • 1988–1991 Concerto (UK/Europe)
    • 1988–1991 CRX 1.6i-16 (UK/Europe/South Africa)
    • 1990–1992 Ballade 160i-DOHC (South Africa)
    • 1988–1991 Civic 1.6i-16 (UK/Europe)
    • 1992–1993 Civic GTi (New Zealand)
    • 1989–1992 Rover 216/416 GTi (UK/Europe)
    • 1992–1995 Civic Si (Japanese, European and Peruvian version)
      • Valvetrain : DOHC 16 valve (4 valves per cylinder)


    D16Z5

    (Basically the same engine as the D16A9, but now with a catalytic converter and lambda sensor)
    Found in: September 1989 – 1992 Honda CRX (European market)
    • Valvetrain: DOHC, four valves per cylinder


    Mas também podes sempre trocar de motor, para por exemplo 1 dos seguintes: B16, B18, B20, F20, F22, K20, K23, K24...
    E então só depois de teres uma melhor base/motor, investias nesse!
    E claro, podes sempre também meter turbo em 1 desses outros motores, pois até para isso são melhores bases.

    Porque por exemplo, os motores D16 têm bore = 75.0 mm e stroke = 90 mm. Isso significa que é 1 motor mais rectangular, e isso é mais optimo para torque a baixas rotações. Comparado com por exemplo, um motor K20 que tem bore = 86 mm e stroke = 86 mm. Isso significa que é 1 motor 100% quadrado, e isso é mais optimo para altas rotações. O que estou a falar chama-se bore/stroke ratio!

    A ideia era ficar com o carro o mais stock possivel nesse aspeto. Não queria meter a cabeça do outro ou outro motor sequer. A minha base vai ser mesmo este motor como está e como é. Se me puderes ajudar nesse sentido agradecia. E por acaso sendo SOHC tem umas baixas porreiras. O carro é um D16Y2, é um familiar, apenas queria dar-lhe alguma alma e quando vou sozinho poder dar uns empurrões a algum vti stock...

  4. #4
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    tá dificil a ajuda

  5. #5
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    Mandei-te ontem por PM o q devias fazer não viste??
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

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