Marca: Nissan
Modelo:Micra k11
Ano: 1999
Descrição do projecto:
Tratando-se de um daily car, nunca foi intenção alterações demasiado chamativas nem que dessem origem a problemas. O que foi feito são pequenas alterações que para quem conhece o k11 nota as diferenças, para o comum “mortal” tem qualquer coisa diferente. As alterações principais estão debaixo do capot, o que permite ser um “sleeper”.
Alterações totais
Motor:
Engine swap, saiu o CG10 entrou CG13 com pistões de CG10, caixa e diferencial 1.0 (2013)
Colectores 4-2-1 inox, linha de 40 até ao cat.(2013)
Apoios de motor reforçados (2013)
Afinação distribuidor
Caixa filtro de ar N15
Tampa valvulas pintada (Primera GT style)
Suspensão:
Amortecedores Bilstein B4 (2013)
Barra AA (replica Sparco)
Molas rebaixamento Eibach (-40 mm)
Travões:
Bombas de travão Almera N15
Discos ventilados Brembo
Rodas:
Originais Nissan 14”, com 165/60 R14, a trocar por umas ARTEC este ano
Exterior:
Piscas laterais cristal
Farolins trás Facelift 2002
Leds na matricula e na luz interior
Matriculas em acrílico
Black letring
Ponteira Interescape (2013)
Limpador traseiros do facelift II (horizontal) (2013)
Antena Shark VAG (2013)
Farois de nevoeiro(2013)
Interior:
Leds na luz interior
Manete completa (com ligar fog lights facelift II 2001) (2013)
Som:
Rádio Sony com caixa de CD na bagageira, colunas Pioneer, tudo da época do carro
Outros:
Direcção assistida (não trazia de origem)
Alterações realizadas em 2013:
Engine swap,
Colectores 4-2-1 inox, linha de 40 até ao cat
Apoios de motor reforçados
Amortecedores Bilstein B4
Ponteira Interescape
Limpador traseiros do facelift II (horizontal)
Antena Shark VAG
Farois de nevoeiro
Manete completa (com ligar fog lights facelift II 2001)
TOL: Há quanto tempo possui este carro?
Resposta:
Desde 2000, adquirido com 14.000 km
TOL: Quando começaram as alterações?
Resposta:2011
TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2013?
Resposta: O Engine swap, saiu o CG10 entrou CG13 com pistões de CG10, caixa e diferencial 1.0, Colectores 4-2-1 inox, linha de 40 até ao cat, tendo sido eliminado o pre catalisador. Foi a alteração mais profunda efectuada em todo o projecto e a que mais diferenças provocou. A utilização dos pistões do 1.0 (lisos) em vez dos do 1.3 (côncavos) permitiu, segundo o consultor técnico Baguete um aumento da taxa de compressão de 9,5:1 para 12:1. Apesar de não ter ido ao banco de potencia, julgo que vai ser montado um em breve aqui na ilha, suponho que rondará, com este setting, os 110 cv. O que é certo é que a recuperação, em 5ªvelocidade, dos 100 aos 160 km/h se faz em cerca de 9 segundos.
TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
Resposta:
Trocar as jantes originais Nissan por umas Artec e colocar barra Panhard ajustável.
TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
Resposta: OEM +
TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida durante 2013 e porquê?
Resposta: o Swap,pelas razões já expostas
TOL: Que inspirações tiveste ou que influências mais destacas para este projecto?
Resposta: Principalmente de coisas que fui vendo em fóruns, clubes micras, nomeadamente MCP e Forum Micra Madeira, experimentando a ver se ficava a meu gosto ou não, tentando manter sempre um low profile.
TOL: Que tipo de utilização faz do carro?
Resposta: Utilização diária
TOL: O que diria para convencer os restantes utilizadores a votar neste projecto?
Resposta: Primeiro a ideia é participar, depois este é um projecto “home made” no sentido de tudo ter sido feito na base da camaradagem, nas garagens de cada um, sem recorrer a oficinas ou mecânicos, tudo na entreajuda de “amadores” e “mecânicos da net”.
Não é uma viatura comum para este tipo de situações, no nosso país pelo menos, apesar de haver vários bons exemplos de mods em k11 em Portugal, e será um low cost…comparado com outros projetos que por aqui andam.
Fotografias:
Filmes:
Outra informação:
Agradecimentos:
Micra 1.3, micrak11, Markito, Baguete, DJAC…malta que mais colaborou!