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Tópico: [DIY] Barra estabilizadora - Corsa B 1.5TD

  1. #1
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    Padrão [DIY] Barra estabilizadora - Corsa B 1.5TD

    Olá Malta.

    Desta feita venho só registar o TOL uma mod que fiz no bogas.
    Trata-se de instalar uma Barra estabilizadora na frente do CorsaB.

    O meu bogas já trazia a barra traseira que encontra-se no interior do eixo traseiro, mas é visível por baixo.
    Até hoje n sei pq n trazia à frente, acho estranho trazer atrás e n trazer à frente até pq isso desiquilibra o carro - a meu ver.

    Assim sendo botei mãos à obra: primeiro, consulta ao manual Haynes. Ok existem duas barras uma de 18mm que equipa qualquer corsa B de 5 lugares e uma de 20 mm que equipa as Combo. Hum diferenças: a meu ver a de 20mm é mais rígida logo eficiente no sentido em que torce menos e consegue transmitir Energia Cinética de uma roda à outra (do mesmo eixo) da melhor forma. Talvez por isso venha na Opel Combo B para suportar melhores cargas. É esta que vou procurar e meter no meu 5 portas.

    Instalação:
    É facílimo, basta aperta-la aos 2 semi-eixos que ligam à frente do xassis, assegurando que existe uma distância de 121mm entre o apoio traseiro desta barra e o parafuso (existem 2 é o que está virado para dentro, ou seja o oposto à roda) onde aperta o semi-eixo: isto assegura a correcta rotação da barra em situações de amortecimento em ambos os eixos: alinhando esta em relação aos 2 semi-eixos.

    Na prática:
    O carro melhorou bastante o ¨diálogo¨ entre eixos Tr e Ft; adorna de forma mais linear e uniforme mantendo a direcção precisa em curva; a traseira está mais ¨tímida¨ a entrar em sobre-viragem.
    Já tive oportunidade de passar em estradas que normalmente faço e conheço bem o comportamento do carro e sublinho: o comportamento está bem melhor.

    Explicações:
    Por um lado trata-se de: um eixo traseiro (mais leve), rígido (menos sensível) com barra estabilizadora (ainda menos sensível).
    Por outro tem-se: um eixo - virtual - dianteiro independente (estrutura McPherson), com motor TD (pesado, mais pesado que os gasolina), sem barra estabilizadora (sem essa rigidez adicional).

    Neste ¨combate¨ é mt fácil o eixo traseiro ser o primeiro a fugir (sobre-viragem) pelas características acima descritas e o eixo dianteiro o primeiro a manter-se no sítio também pelas características mencionadas.

    Ao adicionar uma barra estabilizadora sob o eixo dianteiro: está-se em primeiro lugar a tornar dependentes toda a estrutura dianteira, em certas situações: curvas à esquerda ou à direita sobre vários ¨relevês¨. Esta barra permite transmitir energia cinética de um eixo ao outro. ¨Pensando em molas¨ - visto ser este o principal elemento ligante do solo à massa do carro. Numa curva à esquerda: a mola esquerda abre, a mola direita fecha. Aplicando a barra estabilizadora: a mola esquerda n vai abrir tanto, a mola direita n vai fechar tanto: a barra estabiliza o curso de uma e outra mola. Anulando os seus movimentos: espécie de jogo de braço-de-ferro. Resultado: adornar controlado do carro, direcção precisa em curva, melhor diálogo entre eixo traseiro e dianteiro e consequente maior resistência à sobre-viragem.

    Exercício virtual: Imagine-se um carro em curva a velocidade suficiente. Se se retirar as molas da frente ao carro, a barra por si só será suficiente para manter o carro na mesma posição em relação ao solo. Espero com isto ilustrar o jogo de forças que uma BE proporciona entre eixos.

    Isto n tem nada a ver com molas mais duras: a barra estabilizadora é dinâmica pois responde em tempo real à situação pedida tendo em conta: força centrífuga, atrito, peso do carro, relevê da curva, etc. A mola própriamente dita é estática (coeficiente de elasticidade).

    Conclusão:
    Estou satisfeitíssimo com o resultado: aconselho a todos os possuídores de um Corsa B a adicionarem uma, de preferência a de 20mm que equipa a Opel Combo deste modelo (mais resistente e menos elástica).
    Como ver se já têm uma ? Simples. Junto à roda da frente espreitem para debaixo do carro. Localizem o semi-eixo que liga o cubo à frente do xassis (por baixo do radiador) se virem 2 eixos sobrepostos: já têm barra estabilizadora; se virem 1: n têm barra estabilizadora.
    No eixo traseiro espreitem: por baixo do eixo traseiro própriamente dito, se virem uma barra redonda por dentro: já têm BE traseira; se o eixo traseiro estiver perfeitamente oco: n tem barra Estabilizadora. A instalação da barra estabilizadora traseira é igualmente fácil.

    Creio ser uma Mod, com relação custo/benefício mais que produtiva.
    Creio também n ser difícil encontrar uma em 2ª mão.

    Barra estabilizadora é também conhecida como ¨Anti-Roll Bar¨. Visto que em última análisa ela se destina a evitar o capotamento lateral do veículo através do processo acima descrito.
    Barra estabilizadora n tem rigorosamente nada a ver com Barra Anti-Aproximação.

    Abraço ao Fórum.

  2. #2
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    Epa ka kranda testamento lolo !!E vrdd pa ja andei num corsa km barra estabilizadora e o carro fica lgo km 1 comportamento bué diferente. Cumps
    Engine-> 55mm centre pipe with stock muffler|Simota Aeroform with green filter|Denso iridium|Repro bhp
    Suspension-> Weitec springs -40mm|Mabor Sportjet 185/55 14"|H&R Strut brace

  3. #3
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    mais uma vez, excelente!
    só faltava aí eram umas fotos a acompanhar o texto, sempre ficava mais bónito

    PS: ai ai esse carreto nunca mais chega...

  4. #4
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    Tem calma bicho.

    Já tiraste o ponto à bomba ??? eheeheheheh

    Curti bué fazer este texto. Se o pessoal curtir meto fotos. N meti pq quando instalei a barra na tinha a máquina comigo.

    Abraço

  5. #5
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    Claro k a malta kurtiu é sempre bom ouvir comentários...
    a malta gosta de saber a opinião de kem tem determinado material, saber as suas vantagens.. etc

    O Corsa fica logo outro com as barras...
    e venham as imagens...

    JDM Algarve ...Smoke Tires.. Not Drugs... Flickr

  6. #6
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    Pernalonga devo dar-te os parabens. Já li alguns dos teus DIY e são 5 *****.
    Umas fotos ficavam excelentes.

    Não tenho um corsa mas gostava de ver como se monta...

    Fica bem

    Um abraço...
    318is 140cv full extras!!!

  7. #7
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    Lá está assim tá bem um tópico como deve ser mais uma vez, para além de como meter a barra inda explicaste o seu funcionamento, melhor não podia ser, por acasoja pensei em trocar as minhas, pelas do GSI supondo que estas serão de maior diâmetro ou mais resistentes, já que o efeito das que lá estão não será o mesmo quando rebaixado...

    Um abraço!
    Corsa B X17D

  8. #8
    Senior Member Average 2 Avatar de Neptunus
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    Boas,

    Antes de mais, muito boa explicação.
    Eu já pensei em trocar as minhas por umas mais grossas, penso que as do GSI o são, mas já que a combo é mais grossa era uma boa oportunidade visto até saber onde está uma combo batida.
    Mas será que vou notar algo ao meter uma barra com mais 2mm de diametro?


    Abraços

  9. #9
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    Olá Malta.

    Pois, n sei se o GSI traz as de 20mm, é lógico que sim, mas só vendo.

    Neptunus >>>> Eu acho que a diferença dos 2mm é capaz de valer a pena, especialmente se o cavalo (a barra) for dado; já se sabe que n se olha ao dente.

    CorsaD >>> O que queres dizer com o "n será o mesmo quando rebaixado..." ?? A barra opera da mesma maneira com a susp. stock ou rebaixada. Se tiveres molas mt duras ai sim, anulas o benefício da barra. Aki já n estou À vontade para falar: talvez um carro rebaixado tenha necessáriamente molas mais duras: se assim for tens toda a razão na tua afirmação.

    Queria agradecer de volta os vossos comentários: dá cada vez mais gozo escrever pó DIY do TOL com as minhas aventuras e do Bogas. Prometo colocar fotografias, diagramas ¨e o escambal¨, mas vai demorar um pouco, pois estou a preparar o DIY da "mudança de carretos da 5ª marcha".

    Obrigado Malta
    Abraço ao Fórum

  10. #10
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    Boas, quis dizer que a barra estabilizadora de origem não foi desenhada para suportar os esforços quando o carro está rebaixado, pois a força exercida nela será mto maior dai que uma barra mais larga venha a calhar para fazer o trabalho dela como tu descreveste e bem acima.

    Um abraço
    Corsa B X17D

  11. #11
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    Olá.

    Ok. Já percebi. Mas n te preocupes com isso pois a barra n sofre esforço algum do carro estar rebaixado. A barra só está em esforço em situações de curva. Precisamente quando está a ¨trabalhar¨.

    De resto se o carro está rebaixado ou stock, a barra terá diferentes angulos em relação ao solo, conforme.

    Abraço ao Fórum

  12. #12
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    mais uma vez os parabéns por outro DIY 5*****
    Opel Corsa A 1.3 GT
    Opel Corsa B 1.7 D

  13. #13
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    Citação Mensagem Original de PernaLonga
    Olá.

    Ok. Já percebi. Mas n te preocupes com isso pois a barra n sofre esforço algum do carro estar rebaixado. A barra só está em esforço em situações de curva. Precisamente quando está a ¨trabalhar¨.

    De resto se o carro está rebaixado ou stock, a barra terá diferentes angulos em relação ao solo, conforme.

    Abraço ao Fórum
    Claro quis dizer em curva! que ai acredito que uma barra mais larga faça o efeito desejado.

    Cumps
    Corsa B X17D

  14. #14
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    Excelente, alias mais um excelente DIY do nosso amigo pernalonga! Já me convencest, vou ver se o meu já tem se não tiver, vou meter mãos á obra e seja o k deus kiser! Era fixe k apresentasses umas fotos! Mais uma vez excelente trabalho!

    Abraço ao people e ao TOL, cada vez mais é uma curtição vir paki a seguir ao trabalho todo roto (2 da matina) e ficar aki a escavar no site até altas!
    Cumps...

  15. #15
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    E o Haynes? Onde é q o arranjaste? Tens mais desses???

  16. #16
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    Citação Mensagem Original de Atic
    E o Haynes? Onde é q o arranjaste? Tens mais desses???
    http://www.haynes.co.uk/webapp/wcs/s...el&model=Corsa

  17. #17
    Senior Member Average 2 Avatar de MicasB
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    Boas! Pra encomendares sem ser no estrangeiro tens aki uma loja k vende esse livro! No porto!!! Dá uma vista d olhos a este link!

    http://www.ascari.pt/Pr1340.htm

  18. #18
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    Exactamente.

    Boa MicasB

    Foi lá que comprei os meus:

    Tenho o Vauxhall Diesel Engine (Inglês)
    Opel Corsa Essence (gasolina) et Diesel 93-98 (Francês)
    e o mais recente Opel Corsa Diesel 93-2000 (Inglês)
    Tenho também sobre a Astra 8 e 16V 1.4 e 1.6(gasolina)93-98 (Inglês)

    Quem quiser posso enviar sobre o FIat Uno. Saquei-o n sei de onde (n me lembro) da Internet), está em formato PDF.

    São manuais à maneira e uma preciosa ajuda.

    Abraço ao fórum.

  19. #19
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    Pois era em Pdf q eu keria...Ninguém passa os livros do Perna Longa para PDF??????


    Tópico para manuais Haynes

  20. #20
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    Atic, por favor mantém o assunto do tópico.

    Acho mais razoável criares um tópico novo sobre os manuais Haynes.
    És capaz de te surpreender pela positiva.

    Abraço

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