A base mais forte é o motor 3200cc v6 utilizado no r32 e no audi tt. Desse podes fazer o k kiseres, sem turbo já tem 250cv, se o turbinares sem reforçares mais nada consegues facilmente xegar aos 300cv...
tal como o tópico diz, quais sao as diferenças, para alem da mudança de turbo dos vários tipos de motores 1.8T de 20v do grupo vag.
vou colocar um motor destes num carro que estou a construir mas gostaria de saber todas as diferenças que existem entre as várias versões (150, 180, 225cv...) pois estou indeciso que base comprar. o produto final levará pistons forjados, vielas, injectores, valvulas, coletors, turbo, ecu.. diferentes, daí a minha curiosidade se compensara investir na base mais forte.
abraços
A base mais forte é o motor 3200cc v6 utilizado no r32 e no audi tt. Desse podes fazer o k kiseres, sem turbo já tem 250cv, se o turbinares sem reforçares mais nada consegues facilmente xegar aos 300cv...
...
a pergunta era para o 1.8 20v e não para o 24v LOL
quanto à pergunta em sí não sei responder pois apenas conheço ao vivo o vr6 e mal...
XAD + XADT
Então se ele ker o mais forte do grupo, vai pegar no 1800? K va logo ao topo de gama.
Kuanto ao 1800:
Desde 98, é sempre o mesmo bloco, foi mudando o turbo, a repro e a refrigeração de ar (o de 225cv tem 2 ic´s).
Kuando estive na Alemanha a ter formação havia lá 2 "turmas" diferentes de engenheiros e k n têm nada a haver uma com a outra, embora trabalhem com os mesmos materiais, VW e Audi-Seat (os engenheiros da Audi trabalham na Seat Sport...).
O k me deu a entender foi k pode haver ligeiras mudanças implementadas pelos engenheiros de cada marca, mas n deve ser nada significativo...mas tb n te posso garantir k sejam iguais...isso só eles sabem...
...
a disponibilidade e a facilidade com que se arranja os 1.8T e os 3.2 é bem diferente. digamos que para onde o motor vai, seria um autentico pesadelo tentar meter lá um 3.2.
outra coisa que nao sei se é impressão minha ou não, mas creio haver muito mais material disponivel pro 1.8
Pelo menos os injectores tb variam de versão para versão.
Os turbos e os injectores são diferentes entre as versões, as há quem perceba bastante destes motores.... Deixa lá ver quem aparece!
esse motor vai pra onde? golf mk1?
XAD + XADT
bom topico...
keria adquirir 1 seat 1.8t mas tb gostava de ter opiniao de quem os tem....
ja me disseram k é um motor que gasta muita gasolina e n justifica... k é uma desilusao...
custa me á creditar que o grupo vag faça um motor e que esteja em varios modelos de carros e seja mau...
fico á espera..
abraço
Electricidade auto, alarmes, xenon, sensores de estacionamento, car audio, escovas aerotwin 5€ & Mecânica AUTO.
www.dmr2.pt.vu
feedback classificados
Desde que escolhas o motor 1.8T 20v, o resto é melhorado facilmente havendo €uros (para turbo, injectores, IC, etc) Por isso pouco importa qual versão escolhas
Vamos lá então ver se consigo ajudar kker coisita:
Motores:
150cv:
Audi: AQA, ARX, ARZ, AUM, AGU, AEB, ANB, APU, AVJ, AWT;
VW: AEB, AGU, AJH, ANB, APU, AQA, ARZ, AUM, AVC, ARX, AWC, AWT, AWU;
Seat: AJH, APT, AWC, AGN;
Skoda: ARX, ARZ, AWT, AGU, AUM;
180cv:
Audi: AJL, AJQ, APP, ARY, AUQ;
VW: AUQ, AWT, AWM,
Seat: AJQ, APP, ARY, AUQ;
Skoda: AUQ,
210cv:
Audi: AMK, APY;
Seat: AMK
225cv:
Audi: APX, BAM
Seat: BAM
Se faltar algum, o que é provável pois cada variação tem o seu motor próprio...acrescentem...ou corrijam se algum estiver errado...
Agora, com os códigos é so procurares os part numbers de cada peça (pistons, arvores de cames, etc) e já ves se são diferentes ou não.
Diferenças:
Turbo: k03 nas versões 150cv, k03s nas 180cv...o problema é k alguns 180 tb "só" tinham o k03...
Os 210 e 225 têm turbo K04-23 Borg-Warner.
Há algumas diferenças claras entre os 180 e os 210/225: turbo, Maf, e há quem diga k pistons, bielas, etc sejam diferentes...
Para o cupra r 225cv, que é o topo de gama dessa versão:
Technical specifications
Designation letters ......................................AMK
Capacity ............................................ 1,781 cm3
Bore x Stroke ................................... 81.0 x 86.4
Compression ratio ..................................... 9.5:1
Maximum torque .................... 270 Nm between
2,100 and 5,000 rpm
Maximum power .............. 154 kW at 5,800 rpm
Ignition and
injection system ............ Bosch Motronic ME 7.5
Emission legislation .................................. EU III
Fuel octane rating ............. 98 Octane minimum
Modificações de k tenho conhecimento deste motor face aos anteriores:
- Acrescentado um intercooler, passa a ter 2 em vez de só um;
- Injectores de oleo de maior capacidade;
- Escape de diâmetro ligeiramente superior;
- Turbo melhorado, feito em exclusivo para este motor;
- Acrescentado sensor de temperatura dos gases escape;
- Acrescentada sonda para controlo do timing d acordo com a rpm e carga do motor;
Espero ter ajudado alguma coisa, tive k andar a peskisar na cave por cds k já nem pensava k existissem!
Vou ver se ainda encontro o pdf com as alterações do 225 face aos anteriores e coloco aki...
...