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Tópico: retentores das valvulas

  1. #1
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    Padrão retentores das valvulas

    boas pessoal eu gostava de saber o que acontece se os retentores das valvulas estiverem ja com algum desgaste? e se é facil de mudar e caro? o carro é um 106 xsi 1.3.

  2. #2
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
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    boas pessoal eu gostava de saber o que acontece se os retentores das valvulas estiverem ja com algum desgaste? e se é facil de mudar e caro? o carro é um 106 xsi 1.3.
    O k acontece é k começa a perder óleo da cabeça para dentro da câmara de combustão.

    Kker mecânico de eskina EXPERIENTE te faz isso em condições mas é um trabalho mesmo trabalhoso:

    -Tirar cabeça e desmontar tudo, se o mecânico for mesmo bom, desmonta mesmo tuuudo, limpa as válvulas, troca os retentores, verifica e ajusta a folga das válvulas, verifica o desgaste das cames...etc...
    ...

  3. #3
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
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    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    O k acontece é k começa a perder óleo da cabeça para dentro da câmara de combustão.

    Kker mecânico de eskina EXPERIENTE te faz isso em condições mas é um trabalho mesmo trabalhoso:

    -Tirar cabeça e desmontar tudo, se o mecânico for mesmo bom, desmonta mesmo tuuudo, limpa as válvulas, troca os retentores, verifica e ajusta a folga das válvulas, verifica o desgaste das cames...etc...
    ... e aproveita e trabalha-te a cabeça
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  4. #4
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    Red face Duvidas sobre a reparação da cabeça

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    O k acontece é k começa a perder óleo da cabeça para dentro da câmara de combustão.

    Kker mecânico de eskina EXPERIENTE te faz isso em condições mas é um trabalho mesmo trabalhoso:

    -Tirar cabeça e desmontar tudo, se o mecânico for mesmo bom, desmonta mesmo tuuudo, limpa as válvulas, troca os retentores, verifica e ajusta a folga das válvulas, verifica o desgaste das cames...etc...
    Como se verifica se a arvore de cames está gasta ao ponde de obrigar à substituição ?
    Quanto às valvulas, não é necessário rodar as valvulas e ver se as sedes das valvulas estão em condições ? Relativamente aos retentores das valvulas, não será necessário trocar de guias das valvulas também ? E as tuches, não é necessário ver se estão OK ? E as molas das valvulas, não perdem as suas carecteristicas com os km's (idade) ?

  5. #5
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
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    Como se verifica se a arvore de cames está gasta ao ponde de obrigar à substituição ?
    Quanto às valvulas, não é necessário rodar as valvulas e ver se as sedes das valvulas estão em condições ? Relativamente aos retentores das valvulas, não será necessário trocar de guias das valvulas também ? E as tuches, não é necessário ver se estão OK ? E as molas das valvulas, não perdem as suas carecteristicas com os km's (idade) ?
    A árvore de cames poderá ser encasquilhada se estiver gasta. Se tiver riscada aí é melhor novo. O risco vê-se a olho nu ou com o dedo.

    Se for preciso pode-se colocar guias, mas só se for preciso.

    Esses motores ou tem molas ou touches, penso eu de que.
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  6. #6
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    A árvore de cames poderá ser encasquilhada se estiver gasta. Se tiver riscada aí é melhor novo. O risco vê-se a olho nu ou com o dedo.

    Se for preciso pode-se colocar guias, mas só se for preciso.

    Esses motores ou tem molas ou touches, penso eu de que.

    este motor nao leva tuches
    as valvulas sao acionadas por martelos, tuches nao tem nada a ver com as molas

    os retentores sao baratos , o que fica caro e montar , visto que a cabeça tem que sair fora, e se estas a precisas de retentores, mas vale rectificar logo a cabeça toda
    rodar valvulas limpar a face da cabeça , mudar retentores,verificar as guias , ver se os martelos apresentam muito desgaste (nos motores mais recentes leva rolamentos para evitar o desgaste da arvore de cames /martelos)

    diy fica la para 130/140€(junta, pernos, retentores, rectificaçao, rodar valvulas) se levar guias /martelos novos ainda fica caro

    num mecanico la para 250€ minimo
    Peugeot 206 1.1 260km/h gps 7000rpm quanto sera as 8000 ?
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  7. #7
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    obrigado pessoal como percebo a culassa tem de sair para fora! e se for feito em "casa" não fica muito caro...

  8. #8
    Member Average Avatar de Tmendanha
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    Citação Mensagem Original de fabri Ver Post
    obrigado pessoal como percebo a culassa tem de sair para fora! e se for feito em "casa" não fica muito caro...
    eu tenho um 205 com o motor 1000 e ele queimou a junta de cabeça, depois mandei reparar a cabeça (rectificar, rodar valvulas, retentores novos e juntas) e ficoume em 150€, depois o trabalho fiz eu. a cabeça do xsi é muito parecida portanto nao deve de alterar muito o preço.
    cumps

  9. #9
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    Red face Duvida

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    A árvore de cames poderá ser encasquilhada se estiver gasta. Se tiver riscada aí é melhor novo. O risco vê-se a olho nu ou com o dedo.

    Se for preciso pode-se colocar guias, mas só se for preciso.

    Esses motores ou tem molas ou touches, penso eu de que.
    Suponho que está a referir os pontos aonde a árvore de cames ficam apoiadas na cabeça (rodam em contacto com a cabeça), certo ?

    Mas e nos excentricos, que empurram os martelos ? Como se sabe se tem desgaste ao ponto de ter que se trocar a arvore de cames ? Como é feita a medissão ?

  10. #10
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    Red face Fadiga de material

    Citação Mensagem Original de spyro Ver Post
    este motor nao leva tuches
    as valvulas sao acionadas por martelos, tuches nao tem nada a ver com as molas

    os retentores sao baratos , o que fica caro e montar , visto que a cabeça tem que sair fora, e se estas a precisas de retentores, mas vale rectificar logo a cabeça toda
    rodar valvulas limpar a face da cabeça , mudar retentores,verificar as guias , ver se os martelos apresentam muito desgaste (nos motores mais recentes leva rolamentos para evitar o desgaste da arvore de cames /martelos)

    diy fica la para 130/140€(junta, pernos, retentores, rectificaçao, rodar valvulas) se levar guias /martelos novos ainda fica caro

    num mecanico la para 250€ minimo
    Uma das coisas que me anda a preocupar seriamente é como eu sei quando devo trocar as molas das válvulas. Não me agrada muito ficar com o motor arruinado porque uma valvula me entrou pelo piston a dentro porque uma mola se partiu e ela não fechou na altura que o piston vem para cima. As molas mudam-se em função dos km's ?

  11. #11
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    Uma das coisas que me anda a preocupar seriamente é como eu sei quando devo trocar as molas das válvulas. Não me agrada muito ficar com o motor arruinado porque uma valvula me entrou pelo piston a dentro porque uma mola se partiu e ela não fechou na altura que o piston vem para cima. As molas mudam-se em função dos km's ?
    o xsi e o motor que tem melhores molas das valvulas da peugeot
    aguentam 8000rpm todo o dia sem problema
    desde que o motor nao tenha levado esquentamentos , nao precisas de trocar molas das valvulas, vai Muito antes a vida segmentos, bronzes etc
    se mesmo assim qusieres trocar custam cerca de 80€
    Peugeot 206 1.1 260km/h gps 7000rpm quanto sera as 8000 ?
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  12. #12
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
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    A arvore de cames é avaliada de várias formas, ver o retentor do lado em k entra na cabeça, se deitar óleo fora, normalmente é só o retentor desgastado mas ao colocar novo convêm rectificar a arvore para desfazer os ângulos. Verificam-se tb os anéis nos restantes apoios...Caso a arvore seja de apoio no berço colocada por cima é preciso usar um apalpa folgas e ver se a folga é igual em todos os berços.

    Para as cames usa-se um micrómetro para medir e de acordo com as especificações de fábrica, se o desgaste ultrapassar a medida máxima admissível a arvore inteira tem k ser trocada.

    As cames batem nas touches/pastilhas e se estes tiverem desgaste é normal k a came tb tenha, logo é preciso trocar tudo.

    Há outro sistema k mete mais partes mas k agr n vem ao caso...

    As molas de válvula são difíceis de estragar mas se n partirem podem ser testadas num medidor próprio k agr n me lembro do nome, onde se vê se a elasticidade da mola ainda está dentro dos limites indicados pelo fabricante.

    As guias de válvula, primeiro ver logo a olho se n tão empenadas, se estiverem assim tão mal é preciso troca-las e refazer as sedes das mesmas (eu consigo fazer isso com um berbekim, mas muiiiiiiiiiito cuidado com os artistas k pensam k sabem e deixam akilo pior k o chapéu de um pobre, mais vale pagar a um torneiro e deixar td perfeito...).
    Se a olho a guia tiver direitinha é preciso ver com um micrómetro se o diâmetro corresponde ao longo de toda a guia. Já cá tive hondas em k as guias simplesmente ficaram em arame do tamanho de um palito...

    Os retentores, trabalho de precisão...tirar fecho, retentor, mola, e selo, há que nem olhe pra eles (eu, por exemplo...) e troca logo tudo por novo e há quem ande aos remendos e meta só os retentores, até há quem só meta o k pareça mais desgastado/ estragado...
    ...

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