Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 28

Tópico: kitar um motor datsun 1200

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Mensagens
    165

    Padrão kitar um motor datsun 1200

    fui "comtemplado" com uma prenda do meu avo. ele foi considerado inapto para condução e como ele sempre soube que eu gostava muito do carro dele deu-mo. o carro ta +ou- mas n tem podres e tem um bom motor (para uma máquina daquela altura). penso que o motor tem (segundo dados que vi na net) cerca de 68 ou 70 cv e 1171cc. queria fazer umas modificações no motor e o carro (travões pneus suspensões etc). vi que a datsun lançou um 1200 com cerca de 140 cv de competição e fiquei delicidado com esse valor. gostaria que me dissessem, alguem com conhecimento de causa, as modificações que posso fazer para por o carro a andar bem. dscp um post tão grande mas sou um mero "maçarico" no tuning e nunca fiz nenhum. nunca é tarde p começar. queria s possivel mesmo recorrer a um turbo e coisas assim. a fiabilidade também deve ser mantida. mais uma vez desculpem. portem-se

  2. #2
    Velho do Restelo Super user Avatar de MercFan
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Parede
    Mensagens
    1.082

    Padrão

    antes de pensar em meter potência no motor..... começava por ponderar a substituição dos elementos da travagem e suspensões ......


    Não sei se ja andaste com o bicho .... mas ele ABRANDA... não T r a v a .......


    Verifica se tens discos à frente ou nao, se nao tiveres.... é boa ideia adaptar de um sunny por exemplo.



    Cams, Carburador, Dieta .... e já andam benzinho ....

    Pode-se brincar um pouco com o distribuidor, com a afinação do carburador enfim ... 1001 coisas, tb podes adaptar o sistema de injecção dos 1ºs micras ......

    e claro .... tb pods turbinar.....


    ou mais simples.... e montas um SSS no lugar desse 1200 ... B110 se nao estou em erro ...




  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Mensagens
    165

    Padrão

    tb concordo com a sua opinião e desde o inicio que (ainda o velho andava de carro) que o chateava para ele por uns travoes naquilo pois acho que era preferivel travar com os pés do que com o travao. eu tava a pensar por uns brembo (que vi na net) para este modelo. aliás já tenho uma serie de ideias. só falta mesmo saber por onde começar e o melhor (pilim). é que o motor de ralie que vinha no datsun (aquele que falei dos 140cv, acho que era o gx) era este mesmo 1171 (havia outro 1169 mas era outro modelo e n andava nada). eles davam um resumo que vou por abaixo e depois se possivel descodifiquem-me o que lá tá. (gosto do motor em altas rotações pq é vivo):
    "A "animar" a sua "alma" encontramos uma maravilhosa peça de "relojoaria", que na altura o fazia andar de uma maneira que chegava a parecer assustadora. Entre os diversos requintes, podíamos encontrar os colectores de admissão aquecidos por água, as válvulas de escape refrigeradas a sódio, duas molas por cada válvula e sedes das válvulas especiais.
    O motor GX, que o equipava de série, dispunha de cerca de 80 CV às 6400 rpm, mas facilmente aflorava os 100 CV se fosse aplicada uma árvore de cames mais "bicuda".
    Um nível de potência desta ordem aplicada nesse carro, que pesava cerca de 700 Kg, era (e ainda o é, bem vistas as coisas) algo de fantástico.
    Em competição era usado o mesmo motor, mas com pistões direitos, outra árvore de cames e dois carburadores duplos solex 40 PHH, grosso modo. Com essa preparação, a barreira dos 140 CV (algo que chegava a ser mítico num carro desta classe) era completamente abatida.
    O motor de série é um quatro cilindros em linha, colocado longitudinalmente, com 1171 centímetros cúbicos (com 71 mm de diâmetro X 73 mm de curso) que debitava uma potência de 80 CV às 6400 rpm.
    Encarregue de comandar a abertura e o fecho das válvulas existe uma árvore de cames lateral. A alimentação é da responsabilidade de dois carburadores do tipo SU.
    A transmissão é feita às rodas traseiras e a caixa é de quatro ou cinco velocidades, no ultimo caso com a primeira no lugar da segunda.
    Na suspensão da frente é utilizado um sistema do tipo McPherson, com helicoidais e amortecedores.
    Na suspensão traseira são utilizadas molas semi-helípticas, que suportam um eixo rígido.
    Para imobilizar os seus 690 kg, encontramos um sistema de travagem com discos na roda da frente e tambores nas rodas posteriores.
    A velocidade máxima, algo que nos anos de ouro deste automóvel era um dos principais factores que o tornava sobremaneira cobiçado, rondava os 165 km/h." in auto hoje 96

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Almada
    Mensagens
    108

    Padrão

    Citação Mensagem Original de MercFan

    ou mais simples.... e montas um SSS no lugar desse 1200 ... B110 se nao estou em erro ...




    só um pekeno reparo... B110 é o codigo de carroçaria do 1200, julgo k kerias dizer o motor de um 510 (carrocaria datsun 1300/1400/1600) sss ou seja motor L16 (salvo erro)

  5. #5
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    7

    Padrão

    Boas,

    Também tenho um Datsun 1200, aliás foi nele que aprendi a conduzir.

    Se não estou em erro a potência que é indicada de 69 cv é SAE e não DIN, o que não seria directamente comparável com a medida de potência que é usada de forma comum hoje em dia. 69 SAE é por volta de 55-60 DIN penso eu.

    Alguém sabe qual era a velocidade máxima indicada pela marca?
    E já agora, existe algum clube de 1200 cá em Portugal?

    Obrigado e cumps

  6. #6
    Velho do Restelo Super user Avatar de MercFan
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Parede
    Mensagens
    1.082

    Padrão

    Razor, estava a falar da carroçaria dele


    eu a ver vamos.... ando em conversações para um SSS .... motor e afins....

  7. #7
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2003
    Localização
    S.D: RANA
    Mensagens
    13

    Padrão

    Olá!
    Conversa de 1200 não deixo passar Pois é já tive um e foi uma paixão
    Tudo correcto o que foi dito.
    Tive um GX feito, o meu pai teve um original com dois carburadores Hitachi semelhantes aos meus SU mas melhores, tive outro com dois weber DCOE 40 este mais puxado
    No entanto com o normal pode-se torna-lo mais nervoso sem gastar muito.Um corte na cabeça 1mm,uma polidela,filtro,gas 1ºcorpo 100,2ºcorpo 140/145 ponto 12/14ºe pronto ,sacar a borboleta maluca ,trocar o tubo de avanço de vacuo e já fica giro,tive um assim
    E os 1200 estão ai

  8. #8
    Der Projekt A66 Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2004
    Localização
    OPorto, Rio-tinto
    Mensagens
    208

    Padrão

    Um conselho...vai á bastos sport
    Abraço.
    Peças manutenção, performance & serviços especializados de asistencia a oficinas grupo VAG, Porsche & Mecânica Wankel

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Sacavém/Cascais
    Mensagens
    15

    Padrão

    Conheço uma pessoa que estava a preparar um para um amigo dele e axo que akilo tinha cavalos que nunca mais acabavam (salvo erro, eram 170cv)... Agora não faço ideia de quanto estava ali investido. Posso dar-lhe o toque e perguntar algumas coisas.
    320d, 300cv (mais 150 menos 150cv), 300 km/h (pelo menos eu sonho k sim), completamente stock (quer dizer, já me falta o resguardo dianteiro esquerdo...isso é tuning?)

  10. #10
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Mensagens
    165

    Padrão

    170 cv? bem... e era o motor 1200? tinha quê? 2 turbos e nitro?... agora a sério. que motor era? e que preparador era? é que gostava de contactar com alguem que percebesse do que se tá a falar. quanto ao bastos sport. como posso contactar? por mail? via www? ... agora é que fiquei entusiasmado. quanto ao avohdi n sabias qual a pot da máquina? é que ia gostar de andar com uma maquina dessas...

  11. #11
    Senior Member Super user Avatar de ColtGLi
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Localização
    Zurique
    Mensagens
    1.785

    Padrão

    Datsun 1200.. hehe.. Tenho dois, um de 2 e 4 portas, ambos de 1974. O motor como já foi dito tem 1171ccm e tem ao certo 69,2 cavalos.. Olha, com uma alteraçãozinha aplicava-lhe um carburador duplo e escape directo, estas duas coisas fazem milagres!! Acerca dos travões, como ja foi dito, o datsun nao trava, abranda..


    Boa sorte
    08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
    05/74 Datsun 1200 Deluxe

  12. #12
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    25

    Padrão

    Citação Mensagem Original de avohdi
    Olá!
    Conversa de 1200 não deixo passar Pois é já tive um e foi uma paixão
    Tudo correcto o que foi dito.
    Tive um GX feito, o meu pai teve um original com dois carburadores Hitachi semelhantes aos meus SU mas melhores, tive outro com dois weber DCOE 40 este mais puxado
    No entanto com o normal pode-se torna-lo mais nervoso sem gastar muito.Um corte na cabeça 1mm,uma polidela,filtro,gas 1ºcorpo 100,2ºcorpo 140/145 ponto 12/14ºe pronto ,sacar a borboleta maluca ,trocar o tubo de avanço de vacuo e já fica giro,tive um assim
    E os 1200 estão ai
    Boas...

    Podes-me expelicar o ke entendes por (gas 1ºcorpo 100,2ºcorpo 140/145 ponto 12/14º)

    Cumps!!
    Poisoned by HighBosst

  13. #13
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Sacavém/Cascais
    Mensagens
    15

    Padrão

    Citação Mensagem Original de blayde
    170 cv? bem... e era o motor 1200? tinha quê? 2 turbos e nitro?... agora a sério. que motor era? e que preparador era? é que gostava de contactar com alguem que percebesse do que se tá a falar. quanto ao bastos sport. como posso contactar? por mail? via www? ... agora é que fiquei entusiasmado. quanto ao avohdi n sabias qual a pot da máquina? é que ia gostar de andar com uma maquina dessas...
    Essa pessoa não faz preparações a título profissional, ele é prof universitário e fez parte da equipa que ganhou a formula SAE em 2002. Eu falo com ele e se ele me autorizar eu passo-te o contacto.
    320d, 300cv (mais 150 menos 150cv), 300 km/h (pelo menos eu sonho k sim), completamente stock (quer dizer, já me falta o resguardo dianteiro esquerdo...isso é tuning?)

  14. #14
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2003
    Localização
    S.D: RANA
    Mensagens
    13

    Padrão

    gas 1ºcorpo 100,2ºcorpo 140/145 ponto 12/14º


    Main jet 1º corpo 100
    Main jet 2º corpo 140/145
    Ponto 12/14º

    Os valores de série salvo erro são
    1º corpo 96/98
    2º corpo 135
    Avanço 10º

    Main jets ou giglers ou calibradores de gasolina

    Os carburados do 1200 ter dois corpos

    Borboleta maluca :trabalha no segundo corpo e é acionada por depressão,tem um contra peso do lado externo do carburador

    Ponto de ignição,avanço 12 ou 14º

  15. #15
    MB POWER Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Nem eu sei bem
    Mensagens
    344

    Padrão

    Sei de uma oficina na zona de loures que "tratão" de datsuns , se quiseres que te indique a zona manda PM...
    MB power no smoke no funPUNTO JTD F-VERMINATOR MB

    WWW.PUNTOEVOLUTION.COM PUNTO CLUBE

  16. #16
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    The Island
    Mensagens
    12

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Sotnas
    Essa pessoa não faz preparações a título profissional, ele é prof universitário e fez parte da equipa que ganhou a formula SAE em 2002. Eu falo com ele e se ele me autorizar eu passo-te o contacto.
    E da UnI ele? Classe 2 main e design right?

    Abraco

  17. #17
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Sacavém/Cascais
    Mensagens
    15

    Padrão

    Citação Mensagem Original de JohnnyBoy
    Citação Mensagem Original de Sotnas
    Essa pessoa não faz preparações a título profissional, ele é prof universitário e fez parte da equipa que ganhou a formula SAE em 2002. Eu falo com ele e se ele me autorizar eu passo-te o contacto.
    E da UnI ele? Classe 2 main e design right?

    Abraco
    yeap, ele é da UNI.
    320d, 300cv (mais 150 menos 150cv), 300 km/h (pelo menos eu sonho k sim), completamente stock (quer dizer, já me falta o resguardo dianteiro esquerdo...isso é tuning?)

  18. #18
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    The Island
    Mensagens
    12

    Padrão

    Fixe... Este ano tou la eu!

  19. #19
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    27

    Padrão 1200 s1

    oi ppl ja vi que voces tb gostam das velhas bombas...
    eu ando a restaurar um datsun 1200 s1. tem mtas horas de trabalhinho mas xta a ficar um mimo...
    a maneira + facil de aumentar uns cavalitos é sem duvida adaptar o motor do sss, com 109cv axo eu! motor, caixa e carburadores (duplo) andam entre os 250 érios +-! ainda se consegue arranjar kualker coizita! em relaçao aos travões têm razao akilo é uma beca mau, mas nd k uma kestao de habito! tenho de estudar meter um servofreio do sss nas bombas de travao do 1200, talvez dê!
    abraxo


  20. #20
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2003
    Localização
    S.D: RANA
    Mensagens
    13

    Padrão

    Olá!
    Essa do motor do SSS e uma ideia mas 1200 com valor é com o motor original
    Ainda podes tentar arranjar o bloco 1.4 ou 1.5 mas é muito dificil cá

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. [Vendo] Motor AX GTI e Motores Datsun 1200
    Por NSU no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Última Resp.: 11-04-2008, 11:16
  2. kitar um motor datsun 1200
    Por blayde no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 27
    Última Resp.: 10-01-1970, 07:30
  3. Datsun 1200
    Por Cordoba Vario GT TDI no fórum Carros e projectos tuning
    Respostas: 51
    Última Resp.: 09-01-1970, 11:17
  4. Datsun 1200
    Por [BlaCK_Bird] no fórum Carros e projectos tuning
    Respostas: 7
    Última Resp.: 08-01-1970, 04:35

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •