Resultados 1 a 7 de 7
Like Tree1Gostos
  • 1 Escrito por soile

Tópico: Ajuda! Alteração plus 1 resolve o problema ?

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2016
    Mensagens
    11

    Padrão Ajuda! Alteração plus 1 resolve o problema ?

    boa tarde,

    Tenho um mitsubishi colt glx que comprei a pouco tempo, o mecânico disse que o motor está em otimo estado e que o carro se tudo correr bem dura um belo tempo (tem só 90.000km) como sou jovem gostava de ficar com o carro até ele "morrer". Mas infelizmente não é um carro que me orgulhe então decidi que vou investir algum dinheiro na alteração do carro e o meu primeiro passo era segurança! (juntando o útil ao agradável)
    Neste momento possui as rodas de origem 175/70 R13 e o carro foge com facilidade nas curvas, em tempos de chuva pareço uma velhinha devido ao sustos que já apanhei! (não, os pneus não estão carecas, e sim secalhar sou apenas um mau condutor ahahah)
    A minha questão é, se alterar para jante 14 (que está permitido no livrete) sem alterar o diâmetro da roda irei sentir diferença?
    É uma diferença que compensa o gasto? pneu simplesmente mais largo resolve? se sim qual é a medida do pneu para a jante 14?

    obrigado pela vossa atenção

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Citação Mensagem Original de joao paulo II Ver Post
    boa tarde,

    Tenho um mitsubishi colt glx que comprei a pouco tempo, o mecânico disse que o motor está em otimo estado e que o carro se tudo correr bem dura um belo tempo (tem só 90.000km) como sou jovem gostava de ficar com o carro até ele "morrer". Mas infelizmente não é um carro que me orgulhe então decidi que vou investir algum dinheiro na alteração do carro e o meu primeiro passo era segurança! (juntando o útil ao agradável)
    Neste momento possui as rodas de origem 175/70 R13 e o carro foge com facilidade nas curvas, em tempos de chuva pareço uma velhinha devido ao sustos que já apanhei! (não, os pneus não estão carecas, e sim secalhar sou apenas um mau condutor ahahah)
    A minha questão é, se alterar para jante 14 (que está permitido no livrete) sem alterar o diâmetro da roda irei sentir diferença?
    É uma diferença que compensa o gasto? pneu simplesmente mais largo resolve? se sim qual é a medida do pneu para a jante 14?

    obrigado pela vossa atenção
    Muitas vezes nem é o tamanho dos pneus mas sim a qualidade da borracha, a idade do pneu, o estado da suspenção (amortecedores), etc.
    Se a ideia é competir com carros modernos que montam pneus super largos e rodas com muito mais diametro (aumenta também a area de contacto) então é dificil.
    Eu suspeito mais é que esses pneus estejam é resequidos com a idade, vê lá se não os vês com a borracha estalada de seca e já agora de que marca/modelo são (se isso forem do mais barato ou então uns energy com muitos anos já sabes bem onde mora parte do problema), é que estás a falar de um carro com muitos anos mas poucos quilometros (se forem reais), isto é sempre a combinação perfeita para pneus resequidos.
    Seja como for, isso não terá averbado também os 185/60R14, penso que sejam equivalencia directa, e onde haverá opções mais performances? Eu andei algum tempo com esta medida no Corsa B e o carro segurava-se muito bem com eles, claro que depois muitas tunices no motor, travagem, turbo, caixa e muitas e afins levaram-me a passar para e jante 15 e mais largo mas os 185 portavam-se muito bem antes de eu abusar nas alterações
    joao paulo II gosta disto.

  3. #3
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2016
    Mensagens
    11

    Padrão

    muito obrigado, ajudou imenso, tenho no livrete exactamente essa medida que me recomendou e acho que é isso que vou fazer, vi uma proposta muito boa e acho que vou aproveita la, so mais uma questão os meus travões de trás são tambores, é uma boa aposta por travões de disco?

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Citação Mensagem Original de joao paulo II Ver Post
    muito obrigado, ajudou imenso, tenho no livrete exactamente essa medida que me recomendou e acho que é isso que vou fazer, vi uma proposta muito boa e acho que vou aproveita la, so mais uma questão os meus travões de trás são tambores, é uma boa aposta por travões de disco?
    Para essa medida de pneus e potencia desse carro não... aliás ias ter de colocar valvulas reguladores nas linhas para reduzir a força de travagem atrás. Se fizer falta travagem, investe é à frente em discos e pastilhas melhores e mais uma vez com um carro com essa idade nada como mudar o oleo dos travóes, se calhar esse oleo já é tudo e mais alguma coisa que oleo de travões.
    Eu conheço muito mal o teu carro, nem me recordo se o GLX é o 1.3 ou o 1.6 e pior não faço a minima ideia do tamanho e tipo de travagem que tens à frente... apenas te posso dizer do que se passava nos corsas B para teres uma referencia. O ultimo B 1.5td equipava travões solidos de 248mm e pneus 165. Um upgrade imediato eram os pneus 185/60R14 e passar de discos sólidos para ventilados e montando as pinças dos GSI/tigra. Quem queria mais e que o carro travasse bem era meter a travagem do vectra ou calibra com discos ventilados de 256mm e pneus jantes 195/50R15. E ainda houve uns que iam buscar a travagem do vectra mais potente, calibra ou do omega de 288mm ventilados (mas esta travagem não cabia em jante 15 e obrigava a jante 16) algures por aqui havia quem colocasse discos atrás mas para manter o corsa equilibrado na travagem tinham que meter valvulas redutoras nas linhas para trás que eram ou de 33% ou 66% (eu não me recordo mais destas coisas e tinha que ir à procura de documentação). Toda esta conversa serve no final para te dizer que os discos não te fazem falta atrás por agora e de certeza que poderás melhorar a travagem à frente porque se tens jantes 13 de origem, de certeza que a travagem que tens à frente deve ser bem pequena ou de outra forma não caberia dentro das jantes 13; Se for ventilada então deverá dar para o gasto e discos melhores e pastilhas melhores, se for solida poderás investigar como passar a ventilada.

  5. #5
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2016
    Mensagens
    11

    Padrão

    Quando comprei o carro a primeira coisa que fiz foi leva-lo ao mecânico e por tudo em ordem, levou óleo, pastilhas...(o básico) e fez mais alterações que achou necessárias, mesmo depois disso eu nunca me sentia a vontade nem a fazer curvas nem a travar.
    O carro é 1.3, e já fiz alteração nas rodas para 185/60 R14 e estou bastante contente com o resultado! agradeço-te mais uma vez
    Quanto aos travões eu já estou habituado há maneira como ele trava e como tem travões de disco à frente sempre achei que a má eficácia fossem dos tambores atrás (só pelo o simples facto de já não serem usados), mas já me esclareceste que não é uma alteração assim tão simples e não é importante dada a potência do meu carro, mas mesmo assim estou curioso em nivel de preços.
    Ps: Agora que a jante é 14 a melhor solução seria por uns travões de disco maiores à frente?

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Citação Mensagem Original de joao paulo II Ver Post
    Quando comprei o carro a primeira coisa que fiz foi leva-lo ao mecânico e por tudo em ordem, levou óleo, pastilhas...(o básico) e fez mais alterações que achou necessárias, mesmo depois disso eu nunca me sentia a vontade nem a fazer curvas nem a travar.
    O carro é 1.3, e já fiz alteração nas rodas para 185/60 R14 e estou bastante contente com o resultado! agradeço-te mais uma vez
    Quanto aos travões eu já estou habituado há maneira como ele trava e como tem travões de disco à frente sempre achei que a má eficácia fossem dos tambores atrás (só pelo o simples facto de já não serem usados), mas já me esclareceste que não é uma alteração assim tão simples e não é importante dada a potência do meu carro, mas mesmo assim estou curioso em nivel de preços.
    Ps: Agora que a jante é 14 a melhor solução seria por uns travões de disco maiores à frente?
    Mais uma vez não estou certo. Penso que os teus discos sejam maciços, solidos. Podes confirmar isso com muita facilidade, basta olhar para eles. Se forem sólidos, acho que o sistema de trabavem do 1.6 já seria de discos ventilados. Isto seria algo que poderias ver e alterar com alguma facilidade se assim o for e no caso das mangas de eixo serem iguais porque se não forem as coisas complicam-se. poderás encontrar as pinças do 1.6 nalguma sucata e depois é questão de discos e pastilhas a condizer. Mas como te disse isso tens que ser tu a verificar, eu sem ter exactamente o mesmo trabalho que terás não te posso adiantar mais

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2012
    Mensagens
    164

    Padrão

    A medida parece-me adequada ao peso do carro. Comungo da opinião de que será a qualidade dos pneus a responsável pelo mau comportamento em molhado.

Tópicos Similares

  1. Ajuda - Alteração Fiat Punto Evo
    Por drase no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 10
    Última Resp.: 03-12-2011, 23:22
  2. Alteração PNEUS AJUDa
    Por Lleotte no fórum Geral Tuning
    Respostas: 8
    Última Resp.: 29-07-2009, 20:17
  3. + AJUDA + Alteraçao de admissão Ibiza 1.4 16v
    Por Seta_Ibiza no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 2
    Última Resp.: 30-09-2008, 02:49
  4. Alteração tamanho jante....ajuda pff
    Por ViBe_99 no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 3
    Última Resp.: 22-03-2007, 22:33
  5. ajuda alteraçao de motor alfa 164 V6
    Por PauloClh no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 0
    Última Resp.: 24-11-2006, 20:01

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •