Resultados 1 a 12 de 12
Like Tree5Gostos
  • 1 Escrito por JF AUTO
  • 1 Escrito por JF AUTO
  • 1 Escrito por ricardo_P_GT
  • 1 Escrito por ricardo_P_GT
  • 1 Escrito por ricardo_P_GT

Tópico: Polie de arvore de cam de escape adiantada. Dúvida

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão Polie de arvore de cam de escape adiantada. Dúvida

    Boas users;

    Quando fui mudar a correia no meu carro, swift gti mk3, verifiquei que a polie da cam do escape, a do lado direito, se encontra adiantada, um dente para a direita. Segue uma foto




    A minha dúvida é, qual é o segredo por detrás deste ajuste? Ganho ou perco com ele? Com a correia ao sitio consigo verificar que está adiantada um dente.

    Penso que esta dúvida poderá ser útil a muita gente, a todos que tenham um motor twincam.
    O barulho do motor é diferente do de origem depois de ter este dente adiantado, é curioso mas depois das 3xxx rpm ele faz um som semelhante ao dos vtec. Por mais estranho que pareça
    Se precisarem de mais alguma informação eu posso disponibilizar. Tenho um video com o som do carro mas não da para aperceber o som de que falo mas posso disponibilizar se for necessário

    Cumprimentos e obrigado desde já

  2. #2
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2015
    Mensagens
    7

    Padrão

    boas amigo.isso em principio é mau, pq em condições normais um dente de diferença é muita coisa. quando se afina as cames, ou seja quando se faz um diagrama, a cames são afinadas a décimas de mm para obter valores correctos e que vão optimizar a resposta do motor. No teu caso a diferença é muita e provavelmente estas a perder, mas o ideal para ti é fazer um diagrama para optimizares a nível de performance e de fiabilidade. O carro faz muita admição "como um vtec" pq o escape esta atrasado em relação a admição. isso é normal nesses casos. Espero ter ajudado. qualquer coisa que precises podes contar comigo.
    RubenTeixeira gosta disto.

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão

    Citação Mensagem Original de JF AUTO Ver Post
    boas amigo.isso em principio é mau, pq em condições normais um dente de diferença é muita coisa. quando se afina as cames, ou seja quando se faz um diagrama, a cames são afinadas a décimas de mm para obter valores correctos e que vão optimizar a resposta do motor. No teu caso a diferença é muita e provavelmente estas a perder, mas o ideal para ti é fazer um diagrama para optimizares a nível de performance e de fiabilidade. O carro faz muita admição "como um vtec" pq o escape esta atrasado em relação a admição. isso é normal nesses casos. Espero ter ajudado. qualquer coisa que precises podes contar comigo.
    Obrigado pela tua resposta!
    Eu sei que nos swifts (twincam), principalmente no estrangeiro, jogam muito com as posições das polies, inclusive a própria suzuki nos seus manuais tem lá um total de 20º para a esquerda e para a direita, ou seja, 2/3 dentes, "de ajuste", o que equivale a 40º na cambota. Pode parecer estranho mas é mesmo assim, talvez por isso já vi na net muitos casos de correias que rebentaram e o motor não fica danificado
    Tenho receio que esteja alguma coisa mudada e que este ponto esteja ajustado a tal. Ele esta a puxar muito bem e está muito certinho. Na generalidade, e isto será tão util para mim como para outros users com twincam, avançando ou recuando com as polies, de admissão ou de escape, quais são os resultados? Em baixas e altas?

    Muito obrigado desde já!

  4. #4
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2015
    Mensagens
    7

    Padrão

    isso de avançar ou atrasar as polies é muito relativo. Não se pode adiantar nem atrasar muito, porque corres o risco fazer o pistão bater nas válvulas a altas rotações, alem de que o que faz o carro andar bem é o valor de abertura da cames de AD e de ESC. Se os valores em graus estiverem muito distantes, alem de perigoso o carro não vai ter a resposta ideal. Por isso evita mexeres nisso sem certezas, ou fazeres experiências. Em qualquer modo, para ficares sossegado e poderes extrair todo o potencial do motor de forma fiável, aconselho-te a fazer um diagrama. é a única maneira de poderes ter certezas do que esta feito no carro. espero ter elucidado. Qualquer coisa que precises, podes contar comigo.

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão

    Citação Mensagem Original de JF AUTO Ver Post
    isso de avançar ou atrasar as polies é muito relativo. Não se pode adiantar nem atrasar muito, porque corres o risco fazer o pistão bater nas válvulas a altas rotações, alem de que o que faz o carro andar bem é o valor de abertura da cames de AD e de ESC. Se os valores em graus estiverem muito distantes, alem de perigoso o carro não vai ter a resposta ideal. Por isso evita mexeres nisso sem certezas, ou fazeres experiências. Em qualquer modo, para ficares sossegado e poderes extrair todo o potencial do motor de forma fiável, aconselho-te a fazer um diagrama. é a única maneira de poderes ter certezas do que esta feito no carro. espero ter elucidado. Qualquer coisa que precises, podes contar comigo.
    Como posso fazer esse diagrama?

  6. #6
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2015
    Mensagens
    7

    Padrão

    precisas de muito conhecimento e de ferramenta especifica... de onde és? essas coisas só devem ser feitas por profissionais experientes. se fores do norte eu posso tratar-te disso. alguma coisa manda mensagem privada ou um email para jfauto@sapo.pt. espero poder ter-te elucidado...abraço
    RubenTeixeira gosta disto.

  7. #7
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Nao te preocupes, 1 dente não é nada nesse motor, apenas faz abrir e fechar as valvulas de escape um pouco mais cedo, é pior que de origem em toda a faixa de rotaçao mas é bom entre as 3000rpm até perto das 5000, onde começa a abafar por ter a admissao muito "proxima". Bom, como foi dito e bem, para ficar a teu gosto, tem k se fazer um diagrama. Demora à vontade, 5 ou 6 horas e sao necessarias ferramentas como relogio comparador, 2, e um medidor de angulos. Dá muito trabalho e nao é facil arranjares quem saiba fazer.
    RubenTeixeira gosta disto.
    ...

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Nao te preocupes, 1 dente não é nada nesse motor, apenas faz abrir e fechar as valvulas de escape um pouco mais cedo, é pior que de origem em toda a faixa de rotaçao mas é bom entre as 3000rpm até perto das 5000, onde começa a abafar por ter a admissao muito "proxima". Bom, como foi dito e bem, para ficar a teu gosto, tem k se fazer um diagrama. Demora à vontade, 5 ou 6 horas e sao necessarias ferramentas como relogio comparador, 2, e um medidor de angulos. Dá muito trabalho e nao é facil arranjares quem saiba fazer.
    Obrigado pela resposta. Mas essa diferença deverá ser algo mínimo correto? Estaremos a falar de diferenças "máximas" de 5cv correto?

  9. #9
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Cavalos?! Não! Isso n dá cavalos, dá é uma faixa de rotação diferente onde eles vao estar disponiveis mais rapidamente, mas não em quantidade. Mas como t disse, é melhor desde as 3000rpm e acaba a festa as 5000 rpm onde perde mais rápido do que com o ponto de origem.
    É tudo uma questão de compromisso, tirar de um lado e por noutrp, Os motores de competição vao até as 9000rpm mas abaixo das 3000 nem andam, é a mesma coisa... compromisso, pa ter altas n tem bbaixas, etc.
    JF AUTO gosta disto.
    ...

  10. #10
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Cavalos?! Não! Isso n dá cavalos, dá é uma faixa de rotação diferente onde eles vao estar disponiveis mais rapidamente, mas não em quantidade. Mas como t disse, é melhor desde as 3000rpm e acaba a festa as 5000 rpm onde perde mais rápido do que com o ponto de origem.
    É tudo uma questão de compromisso, tirar de um lado e por noutrp, Os motores de competição vao até as 9000rpm mas abaixo das 3000 nem andam, é a mesma coisa... compromisso, pa ter altas n tem bbaixas, etc.
    O que estava a tentar dizer era se as diferenças imagina: das 3000 às 5000 antes dava tipo 90hp, e se agora dará tipo 95, e nas rotações mais altas por exemplo em vez de 100 agora dá 95

    É estranho pois o carro tem muita força apartir das 4500

  11. #11
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Sim, tipo isso. Sem ser medido num banco e monitorizado com software proprio n dá pa saber 100% como reage, mas n anda longe do k te disse.
    RubenTeixeira gosta disto.
    ...

  12. #12
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2015
    Mensagens
    7

    Padrão

    O diagrama é muito utilizado em competição pq aperfeiçoa a potência do motor na margem de rpm em que este é mais utilizado. Nos carros de estrada é ideal para personalizar o rendimento do motor ao gosto de cada um. Há quem goste de puxar em locais com curvas onde é preciso um bom binário, e há quem goste de puxar em retas longas onde aí é preciso mais potência. cada um tem que escolher o que quer pq não dá para ter força em baixas e em altas. e normalmente um carro original vem no intermédio. Ou seja, da sempre para evoluir qualquer coisa, mas não se iludam pq o diagrama não dá muitos cavalos nem é essa a sua função. Por vezes dependendo do da afinação efectuada pode mesmo perder cavalos caso o objectivo seja baixar a zona de força do motor. Mas como já foi dito que é Mt bem, um motor só ter cerca de 3000rpm de zona de forma. E é só isso que dá para alterar. Mais para cima ou para baixo sem prejudicar a fiabilidade que é o mais importante.

Tópicos Similares

  1. [procuro] Árvore de Cames e Colectores de Escape Opel 1.3GT
    Por eFlex no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 07-07-2012, 14:07
  2. Duvida em arvore de cams
    Por Ricardo Gomes no fórum Geral Tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 06-01-2011, 20:34
  3. Escape - dúvida
    Por SquareWheels no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 40
    Última Resp.: 12-06-2008, 18:26
  4. Dúvida no escape
    Por DreamZ no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 6
    Última Resp.: 26-04-2007, 08:50
  5. arvore d cams-duvida
    Por bakuuu no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 7
    Última Resp.: 06-02-2007, 19:33

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •