Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 25

Tópico: DIY: Pintura em plásticos

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de UnDeR_ScOr3
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    322

    Padrão DIY: Pintura em plásticos

    Boas ppl... então é o seguinte, retirei o simbolo da minha grelha frontal, fibrei-a e alisei td c betume de pedra, agr falta pintar... O que eu gostaria de saber, é quais os passos a tomar de seguida... tenho compressor, pistola de pintura, etc... Só preciso de saber quais os passos a tomar agr, o tipo de aparelho e de tinta a comprar, e o modo de aplicação de ambas as coisas. O carro é azul metalizado

    P.S. - Coloquei nesta secção do forúm, pois penso que dará jeito um DIY de pintura metalizada...

    Um abraço, fikem bem

  2. #2
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jun 2004
    Localização
    Quinta do Conde
    Mensagens
    59

    Padrão

    não tenho certesa mas pintura metalizada tem que ser em estufa, acho eu, mas espera por proximos comentários.

  3. #3
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    Belverde - Amora
    Mensagens
    29

    Padrão

    Convem ter pelo menos um sitio quente em que não apanhe poeiras...

    Não tenho certezas a 100% do que vou dizer, mas basicamente penso que deverá levar um primário para agarrar na chapa, depois leva o tal aparelho (este aparelho leva endurecedor) depois das 2 de mao de tinta (a tinta tem de ser afinada na casa em que fores comprar) e por fim dar o verniz. Tamto o aparelho como o verniz levam endurecedor, mas na loja informas-te bem sobre as proporções.

    Mas é como digo não tenho a certeza, mas o melhor é perguntares na casa em que vais comprar o material, pois eles costumam saber esses pormenores técnicos. Temos penso que nesta secção alguns tópicos sobre essas coisas que poderão ajudar.

    Resta agr aguardar por opiniões de quem perceba mesmo muito bem disto

    Andem com calma e principalmente
    dentro das localidades...

  4. #4
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    linda-a-velha
    Mensagens
    29

    Padrão

    uma vez fui pa comprar tinta e eles na loja misturaram me tudo, tiraram o codigo da tinta pla chapa do carro e meteram tudo pronto a aplicar, mas era pa pintar em fibra, nao sei se tem diferenças de em chapa
    fiesta club portugal

  5. #5
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Mensagens
    22

    Padrão

    Boas UnDeR_ScOr3

    É assim, uma vez que a superfície em causa é Plástica e com betume pedra, tomei a liberdade de mostrar algumas fotos das peças que pintei para um user aqui do forum o ELOCO....

    Então é assim, podes e deves ter a peça bem lixada...



    Se For preciso aplicar betume e depois lixar convenientemente






    Como é plástica, precisas de um primário de aderência, para plásticos... ou visto que é uma peça pequena, podes remediar com primário de 2 componentes para superfícies de fraca adesão, tais como zinco ou aluminio... (Eu costumo utilizar o self primer da Robialac)







    Se tiveres a peça bem lixada, a seguir a este primário pode directamente levar tinta... Se no entanto a superfície ainda tiver depressões, podes então aplicar um primário de enchimento e logo de seguida lixar com um bloco de lixa até a superfície ficar ao teu gosto... Lembra-te que tintas metalizadas são super sensíveis, por isso eu gosto de usar lixa 800 com água para deixar a superfície bem lisa...


    De seguida, é pintar... A tinta metalizada pode ser celulosa ou acrílica, tendo de usar o respectivo diluente com cada uma das tintas... no teu caso podes usar qualquer uma delas, não é relevante uma vez que ambos primários suportam qualquer tinta em cima sem reagirem..



    E depois vem o verniz acrílico... Aqui o único detalhe que tens de ter é que ele demora umas 2 a 3 horas a ficar seco ao tacto, mas demora entre 24 a 48 horas a ficar seca ao ar livre (a vantagem da estufa aqui é que reduz imenso o tempo de cura do verniz, mas não é de todo necessário)...



    Para o verniz acrílico que também é de 2 componentes ainda irás adicionar diluente específico para este produto... na proporção de até 10%... na primeira demão de verniz eu não gosto de dar muito diluida, prefiro que fique com o que se chama casca de laranja, porque dessa forma nao escorre... e na segunda de mão aí sim, mais diluída, porque ficará com o acabamento liso perfeito que todos nós gostamos.





    Para chapa o processo é em tudo semelhante, não necessitando do primário próprio para plásticos... porque é metal


    cumps e boas pinturas

    Jean Melim
    Devemos comprar sempre peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

  6. #6
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Mensagens
    22

    Padrão

    Faltou uma coisa super importante... Tens de desengordurar a peça...

    Podes usar um desengordurante anti-silicone ou então usas benzina que é altamente desengordurante, no entanto.. não a cheires muito que dá alucinações

    Tens de usar a seguir a teres lixado... e como entre a tinta metalizada e a primeira de mão de verniz, não deve existir muito tempo de espera, uma vez que a tinta seca bem rápido, não é necessário...

    No entanto se ficar de um dia para o outro convém passar na mesma o desengordurante.
    Devemos comprar sempre peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

  7. #7
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Mensagens
    22

    Padrão

    Esta é mais parecida com o que estiveste a fazer....












    Devemos comprar sempre peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

  8. #8
    Senior Member Average 2 Avatar de UnDeR_ScOr3
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    322

    Padrão

    Muito obrigado por td Jean Melin, foi de facto muito útil... td muito bem explicadinho!!
    Já agr, o Self Primer é coisa pra k preço? Tipo, 1L qt é?

    Fikem bem, um abraço!

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Mensagens
    22

    Padrão

    Boas

    É assim, tanto o self primer, como qualquer dos componentes são bem caros, porque a quantidade que vais usar é miníma...

    Ou seja, self primer e endurecedor só é vendido em litro, tu vais usar como muito 50ml (os dois componentes devem rondar 25 euros)

    Depois tinta afinada a cor, eles fazem 1/4, como é metalizada conta prai com 20 euros

    Verniz acrilico, diluente e endurecedor... conta com uns 40 euros...
    Só vendem litros... e outra vez gastas prai 40 ou 50ml

    O que te aconselhava se for apenas a grelha para pintar era:

    Ir a uma loja de tintas, pedir para te fazerem a tinta afinada à cor do teu carro numa lata de spray...

    Compravas uma lata de spray de primário, outra de verniz em spray e usavas dessa forma o mesmo processo que te expliquei.. poupando bastante euros.

    Cumps

    Jean Melim
    Devemos comprar sempre peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

  10. #10
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Mensagens
    22

    Padrão

    Faltou referir também, que a maior vantagem da estufa é a ausência de partículas, mas podemos diminuir bastante o valor das mesmas se tivermos o cuidado de isolar o local de pintura com plastico, por isso aqui mostro uma foto do que faço quando vou pintar alguma coisa aqui na garagem.




    Boas Pinturas

    Jean
    Devemos comprar sempre peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

  11. #11
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Mensagens
    1

    Padrão

    Boas, de facto deu uma optima explicação Jean, parabens!

    E ja agora suscitou-me uma duvida, todas as casa de tinta automovel fazem essa preparação para uma lata de spray?

    É que tenho um friso para pintar e estava prestes a ir á minha lojinha de estimação buscar um quarto de litro!

    Obrigado!

  12. #12
    Member Average
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Mensagens
    54

    Padrão

    enfim, so pa dar os parabens ao jean melim, mas ca ganda post, sim sra.

    informaçao destas é sempre util

    ja me deste umas ideias bakanas lol

  13. #13
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Localização
    Rio Tinto/ Gondomar
    Mensagens
    257

    Padrão

    Ya acredita,deu mt jeito as tuas explicaçoes Jean, ja vou faser umas pinturas no interior da minha makina :P :P ...

    Fikem bem

  14. #14
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Mensagens
    22

    Padrão

    Boas

    Obrigado pelos elogios

    A tinta em spray, só algumas poucas casas de pintura auto é que fazem... é a tinta de retoques como eles chamam...

    Como "desenvolveram" as vossas pinturas???

    cumps

    Jean
    Devemos comprar sempre peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

  15. #15
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    13

    Padrão

    Exclente post. Muito útil. Obrigado Jean.
    Um abraço
    Polo TDI - 109,9CV 243NM
    BMW 523i - 191.1CV 243.2NM
    Renault 11 Turbo - 115CV 180NM

  16. #16
    Senior Member Average 2 Avatar de Mister_P
    Data de Inscrição
    Mar 2003
    Localização
    Alenquer
    Mensagens
    493

    Padrão

    5*

    numa curva perto de ti...

  17. #17
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Qta do Conde
    Mensagens
    107

    Padrão

    ja agr k tipo de pistola akoncelhas a gravitica ou a d sucçao ?

  18. #18
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Mensagens
    22

    Padrão

    Eu prefiro as de copo por cima, Gravíticas por isso...

    Gosto mais, porque gastam a tinta até ao fim e as outras temos de andar lá a dar jeitinhos ao copo para aspirar a última parte de tinta...

    Além de que é mais fácil pintar na Vertical, a "segurar" do que a fazer "força"!

    Cumps
    Devemos comprar sempre peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

  19. #19
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Mensagens
    256

    Padrão

    Nem me digas nada, ontem meti-me na rua com vento e pó a pintar prateleiras para começar a desmontar os dois AX´s ca de casa e foi com uma pistola eléctrica (grande treta) com copo por baixo...aquilo além de pesar nao acaba a tinta toda...e nao sei se era do vento mas a maneira como atira tinta é quase a balde lol

    Mas calma, nao comecem já a criticar - foi feito com a consciência que na rua ia ficar uma caca...mmo assim para o q se pretende tá mais q perfeito Já posso começar a desmontar um AX

    Abraço

  20. #20
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Mensagens
    14

    Padrão

    jean melim, tenho uma dúvida...

    eu tenho cá umas latas da montana, uma marca especializada em tintas para grafitti (ou seja, agarram em tudo :P)

    preciso de pintar uns plásticos do interior do meu carro, e mais uns encaixes k eu fiz em pvc... que me aconselhas por antes e dps de usar a tinta?

    cumps

    1991 Citroën AX Ten 1.0

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

LinkBacks (?)

  1. 26-09-2011, 18:16

Tópicos Similares

  1. Respostas: 0
    Última Resp.: 24-06-2011, 23:21
  2. Respostas: 2
    Última Resp.: 02-07-2009, 21:05
  3. frisos plasticos
    Por AndreClio16v no fórum Geral Tuning
    Respostas: 3
    Última Resp.: 11-11-2006, 15:17
  4. Pintar plásticos
    Por rAtOOn no fórum Manutenção
    Respostas: 0
    Última Resp.: 10-11-2006, 14:41

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •