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  • 1 Escrito por franp

Tópico: [ajuda] converter honda d15b2 para d15b7

  1. #1
    Junior Member Novato Avatar de franp
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    Padrão [ajuda] converter honda d15b2 para d15b7

    boas ppl,

    alguém me consegue dizer, passo a passo, como se faz a conversão da injecção dual-point para multi-point, no motor honda d15b2?

    assim tipo, como fazer, quais as peças e modificações necessárias, etc?

    obrigado

  2. #2
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    boas ppl,

    alguém me consegue dizer, passo a passo, como se faz a conversão da injecção dual-point para multi-point, no motor honda d15b2?

    assim tipo, como fazer, quais as peças e modificações necessárias, etc?

    obrigado

    - Admissão MPFI (ESI ou LSI-Coupe)
    (Completa: Borboleta, Colector, Régua de injecção, Injectores... tal como na foto)

    - Caixa Resistências (ESI ou LSI-Coupe)
    (Optem pela especifica para a admissão que estão a usar.)

    - Cablagem Completa (ESi)
    (Aqui a cablagem do LSi Coupe serviria para colocar MPFI, mas a do não tem conectores para ligar o solenoide do VTEC, por isso vamos optar pela do ESi que é mais completa!)

    - ECU P28
    (Com Mapa de origem ou afinada ao setup)


    A Parte Prática

    é necessário desmontar as peças originais do LSi.
    Retirar o óleo do motor e a água do radiador...
    Começamos por tirar a Colector admissão DPFI, seguido depois do colector de escape, e por fim retirar a cabeça.
    A parte que normalmente é mais complicada é retirar a cablagem, mas com jeito e paciência vai lá.
    Retira-se também a ECU de origem.

    No bloco tem k se retirar a tampa do ducto de óleo do VTEC.
    enrosca-se um parafuso, e arrancasse com o alicate:


    Na parte da montagem, começa-se sempre por montar a cablagem.
    Vai-se trocando e conectando para não ir perdendo o "fio à meada".
    Depois da cablagem no sítio, partimos para a montagem dos componentes. Antes da Cabeça D16 VTEC ir para o seu lugar, aconselho a montarem primeiro o colector de admissão e o distribuidor, já não falo no solenoide pq já costuma vir montado na cabeça.
    Aconselho sempre a colocarem as juntas/vedantes novos principalmente entre a cabeça e o colector de admissão!
    Depois monta-se a cabeça no bloco do LSi, e monta-se o colector de escape.
    Conecta-se as fixas nos injectores e no solenoide...
    E liga-se as tubagens na injecção.

    Ao fim disto, já tem basicamente o swap feito!

    Revisão... Por óleo novo e liquido radiador...

    Resta agora ir ao interior do carro, no lado do passageiro e colocar a ECU P28 e fazer o RESET à centralina.

    O melhor tambem é meter os colectores de escape do Esi... e a linha do vti
    Última edição por Danyy24; 27-01-2012 às 20:05.
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
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    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  3. #3
    Junior Member Novato Avatar de franp
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    wow, obrigado Danyy

    mas.. na parte prática.. não se está a referir a um swap de um mini-me?
    é que está lá a falar de uma cabeça VTEC :S

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
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    podes trocar a admissão sem meter a cabeça..., para tal basta comprar o q lá está referido, só não tens de desarmar a cabeça...
    Mas fazer isso sem fazer o mini me é quase dinheiro pro rio (por assim dizer) dá mt trabalho montar e desmontar a admissão com a cabeça colocada.

    A meu ver poupas mais 1 bocado e fazes o mini me e ficas com o 1.5 Vtec a bufar 120cv
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  5. #5
    Junior Member Novato Avatar de franp
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    hmm.. pois.. entao e estamos a falar de quantos €€€ no total?

    e onde é que eu vou encontrar peças em boas condições? :S

  6. #6
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    hmm.. pois.. entao e estamos a falar de quantos €€€ no total?

    e onde é que eu vou encontrar peças em boas condições? :S
    O q não falta prai nas sucatas é peças de esi's e lsi-coupe's
    De qq forma podes sempre procurar neste forum:

    Forum gratis : Civic4Gpt

    Tens aki uma cabeça à venda por 100€

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    No total em material talvez 250€ dependendo dos negocios q fores arranjando.
    Com mão de obra (se não fizeres tu) mais 200€.

    Assim com 500€ tens um ganho de pelo menos 30cv... para ganhar 30 cv no meu tenho de investir mais de 1000€

    Podes sempre ir fazendo aos poucos... começas com a admissão e escape do esi e depois mais pra frente meter a cabeça

    Tens de te registar no forum 1º
    Última edição por Danyy24; 27-01-2012 às 23:36.
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  7. #7
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    Boas, é mesmo só esse o material que é preciso?
    É que já ouvi dizer que é instalação completa de motor, interior e centralina, admissão completa, centralina, distribuidor e isso.. Mas afinal se é tudo igual praticamente :0

  8. #8
    Junior Member Novato Avatar de franp
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    A isto chama-se acordar um thread adormecido. 2012, lol

    Enfim.

    Fiz o mini-me no ano passado.

    Material necessário:
    - Diagramas eléctricos D15B2 e D16Z6 (autodata, p.ex.);
    - Cabeça completa D16Z6 com distribuidor e respectivas fichas cortadas da cablagem do D16Z6;
    - Admissão completa D16Z6 também com as fichas da cablagem;
    - Centralina P28 com as fichas da cablagem;
    - Acrescentar fios à cablagem do D15B2 para o solenóide do VTEC (ficha cinzenta - a ficha verde pode ser aproveitada da válvula tandem do D15B2), para mais dois injectores, para o sensor de posição de motor (que fica no distribuidor do D16Z6);
    - Inverter os terminais das extremidades da ficha do sensor de posição de acelerador;
    - Fazer a massa da ficha verde do VTEC (fio amarelo da valvula tandem fica isolado e inutilizado) ao corpo do termostato, p. ex.;
    - Caso o D15B2 tenha uma sonda lambda de 1 fio, ligar uma lâmpada de matricula W5W aos terminais de aquecimento da sonda lambda, na centralina P28 (esconder a lâmpada na caixa de fusíveis do motor (ligar a lâmpada num casquilho apropriado, para ser trocada quando necessário).
    Pode-se optar por uma sonda de 4 fios. lol
    - Polia de árvore de cames regulável, de qualidade, p.ex. AEM Tru-Time, nada de Blox's do OLX (afinar a 2 graus e meio de avanço, ou seja, a extremidade da polia roda no sentido anti-horário, 2,5 graus). Deste modo consegue-se os 16 graus no distribuidor, como manda a sapatilha da Honda.

    Atenções a ter na montagem:
    - Retirar o tampão de óleo do bloco, entre o 2 e 3 cilindro;
    - Rodar e afinar válvulas;
    - Retificar/alisar superfície da cabeça e do bloco (nada de lixas grossas, convém fazer um trabalho bem feito, senão a junta da cabeça não vai vedar nada;
    - Verificar vedação dos tubos de todo o circuito de água;
    - Anular o circuito de água adjacente ao respiro de óleo da tampa de válvulas (meter um tubo de borracha nessa saída de água do colector de admissão e tapar com um parafuso e silicone (este circuito não tem para onde ir);
    - Afinar o termostato de ralentí, debaixo da borboleta do acelerador por causa do ralentí de arranque a frio (procurar por "FITV D16Z6" no google;
    - Testar continuidades de todos os fios que vão ser ligados na nova centralina P28 (estar bem atento aos esquemas eléctricos!);
    - Cuidado com todos os parafusos mais finos da Honda, partem muito facilmente e moem a cabeça, se forem Philips (chave fendas estrela).

    Acho que não me esqueço de nada. Mas se esqueço, deve ser já pouca coisa.

    Se alguém quiser reativar este tópico e dar a sua opinião, fixe.

    Cumps
    Danyy24 gosta disto.
    ______________________________________
    .: franp :.

  9. #9
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    Boa tarde sou novo no fórum ainda não sei bem como é que funciona nem se este é o sitio indicado para expor a minha duvida, se n for desde já peço desculpa.
    Mas cá vai tenho um civic 1.5 Lsi d15b2 e coloca-se a trabalhar tudo na boa passado 30 ou 40 segundo começa a falhar, algum tem alguma ideia?

    Também estou com intenções de fazer o "mini me" já tenho a cabeça completa do d16 vtec com colector de admissão, que material necessito mais para alem da cablagem que ainda não tenho?

    Obrigado

  10. #10
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    Boa noite alguem tem um tutorial de como fazer o mini me num motor d15b2 obrigado

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