Sendo carro atmosférico e que dê para passar na inspecção o melhor a fazer parece-me ser aceitar o carro que se tem ou comprar logo um melhor.
Por exemplo se aumentares muito a potência vais ter de tirar o catalisador porque desconheço a existência de escapes de maior fluxo que o original que comportem catalisador, mas se estiver enganado alguém que me corrija.
O mais bacano era meter um turbo nisso ou mesmo fazer um swap à maneira mas é muito mais racional comprar logo o modelo mais forte que gastar noutro motor para meter lá para dentro.
Nada disto passa na inspecção legalmente.
Se esse carro tivesse turbo fazias uma repro à maneira ai de 20 a 30 por cento para tentar manter a fiabilidade disso em bom patamar, assim é complicado.
Eu quero comprar um honda civic eg9 vti, provavelmente para modificar, mas eu estou disposto a investir todos os anos tipo 50 euros para o carro passar com o factor cunha na inspecção. xD
Desconfio que qualquer oficina tuning mais reputada tipo am motorsport tenha conhecimentos na malta das inspecções...
Até um simples bate chapas do meu pai já lhe disse que lhe facilitam os carros que ele leva à inspecção. xD
No caso do meu pai ele pensou nisso por um pequeno pormenor que ele já tentou arranjar e volta sempre à mesma porcaria, que é o mija mija do vidro traseiro que tem um funcionamento muito deficiente.