Resultados 1 a 1 de 1

Tópico: TuningBox instalada em Skoda Superb 2.0 TDi 190CV Caixa Manual

  1. #1
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Aug 2017
    Mensagens
    1

    Padrão TuningBox instalada em Skoda Superb 2.0 TDi 190CV Caixa Manual

    Boas a todos,


    Estou a criar este tópico para dar a opinião da minha experiência com uma TuningBox que instalei há coisa de 1 mês.


    Não quero aqui criar este tópico com o intuito de estar a ler se foi boa aposta ou não, se faz mal ao carro ou não etc...mas sim dar conhecer a minha experiência com este tipo de produto de aumento de potência, porque antes de eu instalar pesquisei por vários fóruns (nacionais e internacionais) informação e normalmente era escassa ou então o tópico virava para o assunto de Repro vs Box e perdia-se a infromação util


    Então vamos a um pequeno resumo:


    Recebi a Skoda em Fevereiro deste ano com o motor 2.0 TDI 190cv linha Ambition e apenas acrescentei umas jantes de 18´´ e nada mais.
    Confortavel, silenciosa qb, bons acabamentos, consumos espectaculares para o tipo de motor (estou na média de 5,9 com cidade/estrada, podem ver aqui todo o meu registo https://www.spritmonitor.de/en/detail/821797.html), espaço que dá para viver lá dentro, enfim tudo conforme eu estava a espera desta Marca e veículo.


    No entanto houve uma coisa que eu não estava a espera...os 190cv não "se sentem". È difícil de explicar...porque sente-se força, mas não se sente que seja 190 cv....parece mais 140cv. Foi por essa razão que desde mais ou menos Março até junho andei a pesquisar o que se podia fazer para aumentar a potencia por forma a sentir mais o que estava a espera deste motor. Reprogramação ficou logo fora de questão por causa da garantia e ficou só a sobrar a Box, se bem que já li que é possível descobrir, ou aliás suspeitar, se foi ou não instalada. No entanto a possibilidade de a tirar é uma vantagem porque o carro vai a revisão sem ela.


    Este tipo de Box não era estranha para mim porque em 1999 eu tinha comprado um Ibiza 1.9TDi 110cv e instalei uma box nele. Os ganhos de potência foram notórios mas a resposta do motor deixou de ser linear, fazia fumo em certas situações. A razão era simples...a Box era analogica (resistor), só tinha um sensor no Rail de combustível para aumentar (ou a pressão ou o tempo de injecção..já não me lembro) ou seja basicamente ganhava Cv simplesmente á injecção constante de mais combustível. Meti essa box quando o carro tinha para ai uns 50.000km e vendi o carro + Box a um amigo com cerca de 220.000km e ele ainda meteu mais uns 80.000km antes de vender porque comprou outro carro.


    Então após muita leitura pela net (mesmo muita) acabei por ficar com duas potenciais marcas, a Racechip e a Speed-Buster. A Racechip demorou vários dias a responder às minhas questões e por isso ficou logo eliminada porque se no momento da venda, já falham imagino o que seria se depois tivesse dúvidas apos compra...e a Speed-Buster sempre respondeu a tudo. A Box da Speed-Buster é vendida para outros Paises com nomes diferentes. Exemplo: Nos USA é vendida sob o nome de Vivid Racing Box, Alemanha como Speed-Buster ou TPM Engineering, no Reino Unido como TMC Motorsport. Ora este ultimo colocou uma promoção com 20% de desconto para todas as Box e envio para todos os Países e acabei por encomendar uma unidade. Escolhi a que é controlável por SmartPhone


    Recebida a Box, fui instalar (neste caso não é somente via aumento da injecção de combustível mas também via aumento da pressão do Turbo se não estou em erro em 0,2 Bar máximo) e vinha com um cabo para medir 3 sensores. Pressão do Common Rail, Pressão do Turbo e Sensor de árvore de Cames (serve apenas para ler a rotação do motor) A instalação foi fácil (tenho fotos e no fim vejo se consigo inserir). Instalei a aplicação no Telemóvel (aqui tive muita sorte porque tenho um Samsung Galaxy S3, um Note 4 e um Galaxy S8 e só funcionou no S8 que é o que utilizo), inseri o código e entrou em comunicação com a Box via Bluetooth.


    A aplicação tem 4 níveis (Desligado, Eco, Sport e SportPlus). Seleccionei o modo Eco e fui "dar uma volta" . A aplicação também mostra em tempo real "quanto" é que está a alterar o mapa original e tive a agradável surpresa que na realidade só quando metemos o "pé a fundo" ou se "reprisamos" é que a box entra em funcionamento. Se andarmos devagar ela nem entra em acção. Estas Box ja não são analogicas mas sim digitais. Não existe Resistores mas sim microprocessadores e isso é uma GRANDE diferença em relação á outra Box que utilizei que basicamente estava sempre ligada.


    A diferença entre os modos é basicamente a "quantidade" de alteração ao mapa porque mesmo no modo mais elevado, SportPlus, se eu andar devagar a Box não faz rigorosamente nada e o carro esta como de origem.


    O aumento de potência é notório em todos os modos e é a suficiente para eu ficar satisfeito. Eles dizem que o carro fica com 230CV e 440nm de binario. Eu não sei...apenas sei que se o carro estivesse assim de origem eu nem procurava nada para aumentar a potência.


    Atenção: O carro de origem estava ao meu gosto quando eu andava calmamente, em condução "normal". Super fluido e excelente binário em qualquer mudança. Onde eu me queixava era no momento em que pisava o acelerador, nada acontecia como esperaría de 190cv. Parecia que não os tinha.


    Ou seja, a Box encaixou que nem uma Luva na minha expectativa porque quando ando devagar, é como senão existisse, carrego no pedal direito mais bruscamente e o carro parece realmente ter os 190cv ! Estou super satisfeito. Nota-se que a baixas e altas rotações a Box não infuencia muito, mas na faixa média é espectacular. Neste momento estou uma "quarta" que mais parece uma "terçeira. È fenomenal
    As temperaturas de óleo e motor continuam na mesma no global. Tenho instalado um monitor OBD ELM327 e consigo ver como os sensores de temperatura estão em tempo real no meu Rádio Bolero (consegui transmitir o que tenho no telemóvel Samsung no ecrã do Bolero via Mirrorlink + LG Drive + Buttom Savior)


    Volto a relembrar, quero com este tópico apenas partilhar a minha experiência e se tudo correr bem vou deixando informação ao longo do tempo.


    Eu tive dificuldade em reunir informação antes de comprar a Box.
    Foram literalmente meses a ler tópicos e a dificuldade estava em encontrar essa informação.
    Por isso deixo aqui o meu testemunho na esperança de poder ajudar alguém e sempre que puder venho aqui responder ás eventuais questões que me venham a colocar, seja da Box, seja do carro em si


    A box e a aplicação que tenho é exactamente esta. Como a minha box veio do UK, tem a marca TMC mas é exactamente o mesmo.
    https://www.youtube.com/watch?v=0Z4fjUP_1qU
    https://www.youtube.com/watch?v=XsRuM5sOzX8





    Cumprimentos a todos
    Última edição por PedrocasPedrocas; 13-08-2017 às 12:36. Razão: Video TMC app

Tópicos Similares

  1. Skoda Superb 1.9 Tdi Comfort
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 09-06-2010, 17:30
  2. [Vendo] Skoda Superb 15 000€
    Por Danyy24 no fórum Automóveis (particulares)
    Respostas: 4
    Última Resp.: 03-07-2009, 14:00
  3. Skoda Superb
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 12-09-2008, 16:30
  4. Skoda Superb 1.9 Tdi Elegance
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 27-07-2008, 04:30
  5. Skoda Superb 1.9 tdi
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 03-05-2008, 20:00

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •