gasol e turbo com força
Boas malta! Será que me podem ajudar? O que posso alterar no meu motor 1.7 turbo diesel isuzu de um corsa b! Queria mete-lá rápida aguarda pela vossa sabedoria
gasol e turbo com força
Aumenta o Débito da Bomba de gasóleo.
Turbo de Geometria variável
Um IC como deve ser
Um radiador de oleo para reformar o radiador oleo/água
Linha de escape
Bomba injectora de embolo maior
Claro que....
Travões, suspensão e pneus para isso tudo
Embraiagem reforçada se fizer falta
Como fazer mesmo, é só pesquisar que isso anda quase tudo por aqui
Agora, o mesmo conselho de sempre. Isso já terá umas centenas de milhares de quilometros em cima e sempre de origem e se é só para dar um toques na bomba e no turbo e não gastar dinheiro não te admires depois se o material se deitar num instante e teres de começar a investir enquanto que agora tens um carro que anda sem te dar chatices
Estou mesmo a ver que, se te puseres a aumentar o débito de gasóleo e a pressão do turbo, vamos ter mais uma chaminé ambulante a passear por aí. Eu se fosse inspector numa IPO, e se visse uma coisa dessas, chumbava isso à força toda.
Guia-te pelo post do soile, para fazeres uma coisa decente.
Mas soile, a minha carrinha está parada tem motor 1.5d e já cospe bastante óleo pela vareta e também vai óleo pras velas de aquecimento e estão sempre a ir à vida, por isso decidi para-lá, mas fiquei com um motor 1.7td de um amigo meu que levou uma aquecide-lá, e vai colaçã e bloco pra retificar, vai levar camisas, segmentos e bronzes! o motor vai ficar impek com mais durabilidade! E fui hoje buscar um turbo t3 da vw que equivale a um 24 pra aplicar
Turbo de geometria variável neste motor? Pode ser feito, mas não podendo ser afinada electronicamente é um bocado complicado... O rapaz só quer o carro mais rápido, as specs que o Soile enunciou são para mais de 150cv neste motor.
Desde já digo que pouco percebo desses turbos.
Mas T3 da VW em diesel só me lembro dos velhinhos turbos que eram utilizados nos motores 1.6 e nos 1.9 aí nos anos 90 tipo nos GTDs ou nas carrinhas, qualquer coisas desse tipo
Mas como sei que existem diversas configurações de T3 até pode ser algo maiorzinho mas... bem não digo mais nada porque realmente quase nada sei sobre esses turbos
Agora assumindo que é um turbo grande e geometria fixa... já se sabe que até que comece a fazer pressão vai demorar, e em vez de um carro rápido vai ser um carro normal em baixas a fumegar até mais não, mais lento que um carro normal com esse motor aí entre as 2500 e as 3000 e a fazer fumo como gente grande e só depois é que poderá ser rápido quando o turbo encher.
Eu para um motor 1.7TD todo reconstruído e com o trabalho bem feito nem pensava muito, um turbo de geometria variável tipo um 2056 ou outro semelhante, geometria fixa é que não
Geometria Variável em carros sem electrónica só é complicado para quem não sabe fazer, qualquer preparador que se possa assim chamar saberá fazer isso, ou dar a fazer, e para quem faz em casa, as casas dos turbos também fazem estas coisas com facilidade.
Abraço
Vi algures por aí um dyno de um golf com turbo de geometria fixa com mais de 240cv, agora, é verdade que tem lag até perto das 3000rpm. Mas também só é lento na primeira mudança que se puxar. São opções, cabe ao dono questionar-se o que quer realmente, um t3 se for dos GTD's não tenho bem a certeza, mas não sei se fará mais que uns 115cv.. Já não é mau a meu ver.
Só as 3mil rpm pessoal? Isso é mt tarde tem a certeza disso? Eu tenho um colega, que tem uma carrinha astra a bomba foi trabalhada e limaram as válvulas não sei o que isso faz! Mas o turbo dele entre as 1400 1500 rpm já está a entrar! Se forem ao clube golf eles falam mt neste turbo no t3 é menino pra ir aos 2bares
Estávamos a dizer que só ias ter a pressão máxima do turbo por volta dessa rotação, não quer dizer que antes disso seja um completo morto, mas nunca é o mesmo que um TGV. Isso em termos de gráfico de potência seria como escalar a serra da arrábida até as 2500rpm e depois disso seria os Himalaias.
A ver se nos entendemos
Uma coisa é um carro para arranques, 1ra para lá da 6000rpm e quando a segunda entra já se está na casa das 3000rmp, depois a segunda tb até ás 6000rpm embora o turbo só esteja em força nas 4000rpme por aí fora e elas entram todas na zona de eficiencia de um turbo de geometria fixa e até porque a 1ra e turbo é para esquecer porque a 1ra antes do turbo acordar já se foi embora.
Agora na estrada a história é outra, uma subida qualquer... o velho da frente perde velocidade na subida e quando olhas já estás em 2da nas 1500rpm, se tens geometria variavel carregas e o velho em vez de estar á frente já se vê pelo retrovisor, com um turbo grande de geometria fixa, carregas, o velho porque tem um tdi vai-se embora, tu continuas a perder velocidade e se calhar tens que reduzir para 1ra ou não, e o gajo que vem atrás pensa que se deu um eclipse com tanto fumo.
Isto para qualquer mudança, mas em principalmente em 2da porque tens velocidade a mais para reduzires e nãotens rotações para o turbo entrar.
Com um turbo de geometria fixa ficas com um carro que até pode ser rápido mas haverá situações em que não o vai ser, ou seja só o será quando estiver no regime de o ser com turbo de geometria variável a história é outra.´
Mas soile não há maneira de contornar isso? o só mesmo metendo um turbo de geometria variável? O motor 1.7 vai ficar com caixa de velocidades do 1.5 isso não faz diferença?
Boas!
O motor em questão, é o 1.7TD de 82cv? Tenho um Astra cá por casa com esse motor, tudo stock. Uma coisa é certa, o turbo só tem "vida" por volta das 2500 r.p.m. Mas depois aquilo até se mexe bem, tendo em conta que só tem 82cv. Mas antes do turbo entrar em carga, é um motor um pouco lento. Obriga a andar sempre com altas rotações para se andar rápido, e isso penaliza as recuperações. O ideal seria mesmo um 17VNT, isto se se conseguir afinar bem. Ficaria com altas, mas certamente que também teria melhores baixas.
Quanto à caixa, é provável que a relação da caixa do 1.5D seja mais reduzida que a do 1.7TD, que já não é famosa nestre Astra. Para teres uma ideia, para fazeres 120km/h em 5.ª, tens que ir a cerca de 3000 r.p.m., o que penaliza em termos de velocidade de ponta, consumos, e ruído numa viagem longa. No entanto é compreensível que tenha esta relação, devido ao lag do turbo.
Num Corsa, que é mais leve, e sendo o turbo alterado, o carro teria mais baixas e menos motivos para relações da caixa tão curtas! O ideal seria levar uma caixa mais longa, a meu ver... Além disso, fica sempre a dúvida da fiabilidade. Já agora, a embraiagem será a do 1.5D?
Boa sorte na preparação, e faz isso com pés e cabeça, como já te disseram acima!
Cumprimentos!
Cumprimentos!
Os tempos que correm estão difíceis vou montar tudo em casa, de momento tem que levar a caixa do 1.5d pq é a que tenho, embraiagem é do 1.7td só vai levar forras! Mais pra frente então méto a caixa do 1.7td e um kit embraiagem reforçado! Tem que se fazer aos poucos a procaria ordenado mínimo n dá pra tudo
tambem tenho um astra 1700 td e o pouco q sei destes motores foi a base de buscar info por Dr google lol
e basando no projecto do skila que usa un 2260vk e esta bem satisfeito
a caixa do 1500 vai durar pouco heheh
Olha vai ter que andar até onde aguentar hihi até lá vou juntando pra uma caixa 1.7td, depois só tenho o trabalho de tirar 1 e meter a outra!
Mesmo a caixa do 1.7TD não será muito longa, mas já é melhor. Também duvido que arranjes uma caixa com relações mais longas e que dê para substituir sem adaptações...
Cumprimentos!
Cumprimentos!
Não é bem assim...
Eu tenho tenho pouco tempo para ir postando...
A caixa do 1.5TD pode ser configurada para as relações do Astra 1.7TD e até para mais longa que isso mas é bem verdade que é mais fraca que a do Astra mas por outro lado a do Astra é maior e isso tem consequências como o acrescimo de peso, se não houver alteração do apoio do motor vai descentrar o conjunto motor caixa o que resulta num desequilibro de peso e logo á partida há que alterar as transmições visto que o comprimento das transmições terá de ser diferente.
Só depende mesma para que potências queres o carro e principalmente o binário.
Quando se fala de 2260vk e bomba injectora com embolo de 12mm e intercoler tamanho XXXL não há forma da pequena F13 do corsa se aguentar e tem mesmo de ser uma F16 do Astra, mas para uma bomba injectora com o embolo de 10mm no limite ou uma de 11mm e um turbo 1749 ou mesmo um 2056 a caixa do corsa aguenta-se.
Um turbo de geometria fixa será mesmo um grande inimigo da caixa porque em vez de uma entrega progressiva e crescente vai ser uma curva de binário tipo a 90º com o tipico efeito pontapé nas costas mas com isso tudo sofre, caixa, embraiagem, transmições, suspenções, casquilhos, etc.
Abraço
soile, gosto de ti!