Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 36

Tópico: Assobio de turbo - opinião vossa

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Mensagens
    28

    Padrão Assobio de turbo - opinião vossa

    Olá, pessoal.

    Já há algum tempo não colocava um post aqui.

    Fiz uma repro no meu 1.9 TDi 110cv (295 000 kms) de 1997 - de stock, de acordo com o dyno, teria 118 cv, e passou a ter 136cv - no ano passado.

    Tenho uma condução calma.

    Na AE puxo pelo motor até às 3500 rpm - 4000 rpms, por 1 minuto ou 2; faço isso umas 3 vezes ao longo de uma viagem de 100 kms. Antes de parar e abastecer, certifico-me de que não ultrapasso os 110 km/h-120km/h nos minutos que antecedem essa paragem. Quando o automovel pára, não desligo logo o motor, aguardo sempre 1 minuto. Faço o típico "engine cool down" para evitar o que os da Garret classificam de "Heat Soak Back".

    No dia a dia, aguardo sempre que o motor chegue à temperatura normal antes de subir as rpms acima das 2100.

    Faço revisões e mudanças de óleo atempadas (cada 9 000 km ou 10 000 km), mudo os filtros todos...e por aí fora.

    Tem estado tudo ok...

    ...até que começou a suceder uma cadeia de eventos "esquisitos".

    1- Fumo preto - um pouco mais do que habitual.
    2- O consumo subiu. Previamente, conseguia (em cidade) manter (de acordo com o computador de bordo, que tem um défice de 15 % em rtelação ao consumo real) 4,7 a 4,8 L aos 100, mas agora subiu para os 5,0 a 5,1 L.
    3- O silvo ou assobio do turbo tornou-se mais...óbvio. Seja em idle (um assobio de mais baixa frequência, admito) ou em aceleração (3ª e 4ª), lá está o assobio.

    Se puderem, vejam o video no youtube de um golf cujo turbo faz um assobio semelhante:

    http://www.youtube.com/watch?v=5Y3hk...eature=related

    Diria que o turbo do meu auto não faz um assobio tão pronunciado. Diria também que quando puxo por ele (3ª ou 4ª, acima das 1800 rpm) faz um som que, comicamente, eu sei, classificaria de assobio "furioso", como se estivesse prestes a descolar.

    Falei com os mecânicos, e marquei uma visita à oficina, mas a primeira impressão deles é a de que se trata de:
    - turbo com acumulação de detritos
    - turbo com geometria desafinada (o que quer que isto seja...)
    - escape com acumulação de detritos

    Sei que estes elementos poderão não dizer muito, mas é tudo o que tenho.

    Se puderem dar a vossa opinião, fico-vos agradecido.



    Chronus

  2. #2
    Member Novato Avatar de @ntóniu
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Mensagens
    48

    Padrão

    O barulho tipo "sirene" é síndroma de turbo desequilibrado...

    Tal como no vídeo, quando aceleras ao ralenti notas esse barulho, a desacelerar, que antes não fazia?

    E em aceleração em baixas rotações, mais em primeira e segunda, principalmente com o carro a frio, também notas mais?
    ex BaRbrAdy

  3. #3
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Mensagens
    28

    Padrão

    Citação Mensagem Original de @ntóniu Ver Post
    O barulho tipo "sirene" é síndroma de turbo desequilibrado...

    Tal como no vídeo, quando aceleras ao ralenti notas esse barulho, a desacelerar, que antes não fazia?

    E em aceleração em baixas rotações, mais em primeira e segunda, principalmente com o carro a frio, também notas mais?

    @ntóniu, obrigado pela ajuda.

    Eu tento aprender o máximo que posso, e leio MESMO muito sobre os TDIs e turbos...Mas não sei que síndroma é esse. Podes explicar-mo?

    >>Tal como no vídeo, quando aceleras ao ralenti notas esse barulho, a desacelerar, que antes não fazia?

    Sim, noto esse assobio (não exactamente como no video, mas anda proximo) quando acelero ao ralenti e desacelero. Parece-me que não era tão...notório, antes. Creio que não estou a ser paranóico , mas tenho a certeza de que não o notava antes.

    Como só oiço (na web) falar de turbos partidos ou prestes a ir à vida, estou preocupado.

    Até porque (e aqui fica o ultimo ponto):
    4- Fiz uma viagem há dias até ao Porto. Abasteci numa BP da AE, arranquei, e cerca de 10 mn mais tarde comecei a acelerar. Ia a chegar às 4000 rpm quando o auto sofre uma sacudidela algo mais forte e no retrovisor vejo muito fumo preto. Em segundos, mesmo com o pedal no fundo, começou a perder potência. Fiz o resto da viagem (70 kms) sem conseguir ultrapassar os 140 km/h A DESCER e em plano 120 km/h. No regresso do Porto, lá estava o turbo a funcionar sem problemas!!!


    >>E em aceleração em baixas rotações, mais em primeira e segunda, principalmente com o carro a frio, também notas mais?

    A baixas rotações (1ª ou 2ª) quase não noto nada. Noto mais (o coice do turbo a partir das 1500 ou 1600 rpms, e o assobio "furioso") em 3a e 4a.

    Acreditem que não percebo muito bem a situação.

    Chronus

  4. #4
    Member Novato Avatar de @ntóniu
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Mensagens
    48

    Padrão

    A palavra síndroma foi um "toque" meu...

    Não te sei explicar o que é um turbo com desequilíbrio pois não percebo nada do tema. Terás que aguardar por respostas mais concretas.

    Sei que tem a ver com o eixo do turbo, e que a reparação passa por um kit de reparação e por equilibrar novamente, isto antes que esse parta...

    Partilho contigo esta pouca informação, a única que sei, porque o meu também está assim há um ano... E anda...
    ex BaRbrAdy

  5. #5
    VECTRADTI Motorsport Senior Avatar de VECTRADTI
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    704

    Padrão

    Muito provalvelmente é acumulação de carvão na geometria, impedindo que o actuador faça o seu curso correcto, logo fica mais "morto" em baixas e em altas rpm o carro anda bem até entrar em safe por desvio de pressão positivo de acordo com o sensor de pressão absoluta do colector. Ainda há 2 semanas retirei um turbo a uma Ibiza 6K2 TDi Sport 110 e irei fazer o mesmo na Ibiza 6K GT TDi 110 da minha prima em breve. É normal acontecer, e é simples de resolver.

    Cumps.
    Opel Vectra B 2.0DTI "100" Caravan
    Seat Ibiza GT TDi

  6. #6
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Mensagens
    28

    Padrão

    Citação Mensagem Original de @ntóniu Ver Post
    A palavra síndroma foi um "toque" meu...

    Não te sei explicar o que é um turbo com desequilíbrio pois não percebo nada do tema. Terás que aguardar por respostas mais concretas.

    Sei que tem a ver com o eixo do turbo, e que a reparação passa por um kit de reparação e por equilibrar novamente, isto antes que esse parta...

    Partilho contigo esta pouca informação, a única que sei, porque o meu também está assim há um ano... E anda...

    Ok, as informações que vocês me prestam aqui são sempre um contributo importante para que eu coheça mais e melhor os assuntos que vos coloco.

    E é tranquilizante verificar que o turbo do teu se tem aguentado bem!

    Que continue a correr tudo OK contigo.

  7. #7
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Mensagens
    28

    Padrão

    Citação Mensagem Original de VECTRADTI Ver Post
    Muito provalvelmente é acumulação de carvão na geometria, impedindo que o actuador faça o seu curso correcto, logo fica mais "morto" em baixas e em altas rpm o carro anda bem até entrar em safe por desvio de pressão positivo de acordo com o sensor de pressão absoluta do colector. Ainda há 2 semanas retirei um turbo a uma Ibiza 6K2 TDi Sport 110 e irei fazer o mesmo na Ibiza 6K GT TDi 110 da minha prima em breve. É normal acontecer, e é simples de resolver.

    Cumps.
    VECTRADTI, obrigadíssimo! Os mecânicos deram a MESMISSIMA explicação que deste.

    Como disse, o meu TDI está reprogramado, e tem-se comportado tranquila e impecavelmente. Nada a dizer relativamente a isso. Tendo em conta quem fez, não podia esperar outra coisa (competência, cuidado e inteligência são características que aprecio sempre).

    Andava preocupado com o turbo, mas a tua ajuda casa perfeitamente com o que me foi explicado.

    Tive oportunidade de guiar o meu auto ao vir para casa, e notei que assobia, mas definitivamente nada como o que se ouve no video do youtube do tipo do Golf.

    Como o meu faz mais fumo do que o habitual, é lógico perceber que se trata de acumulação de carvão (alguns chamam-lhe carbonização, segundo li algures).

    Lendo a tua explicação, percebo que ainda tenho uma montanha de dados e conhecimentos para absorver sobre estes assuntos.

    Uma vez mais, obrigado.

    Chronus

  8. #8
    Marco Average Avatar de Marco Ivan
    Data de Inscrição
    Apr 2009
    Localização
    Porto
    Mensagens
    50

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Chronus Ver Post
    Ok, as informações que vocês me prestam aqui são sempre um contributo importante para que eu coheça mais e melhor os assuntos que vos coloco.

    E é tranquilizante verificar que o turbo do teu se tem aguentado bem!

    Que continue a correr tudo OK contigo.
    Boas, eu tenho um stilo jtd e tambem fazia esse barulho, até mais alto e disseram me k era o turbo descalibrado, mandei para a turbocenter para calibrar e quando veio, veio com o mesmo barulho, porque segundo eles, o turbo já tava com folgas, qual foi a soluçao...comprar outro
    cumps

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Mensagens
    28

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Marco Ivan Ver Post
    Boas, eu tenho um stilo jtd e tambem fazia esse barulho, até mais alto e disseram me k era o turbo descalibrado, mandei para a turbocenter para calibrar e quando veio, veio com o mesmo barulho, porque segundo eles, o turbo já tava com folgas, qual foi a soluçao...comprar outro
    cumps
    Hello, Marco.

    Bom, espero não ter esse azar.

    Essa calibração foi cara? (Especialmente tendo em conta que acabaste por ter de comprar outro, infelizmente.)

    Cumps,

    Chronus

  10. #10
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jul 2007
    Mensagens
    1.151

    Padrão

    Os GT17 Mv que equipam os GTC´s 1.9 e outras marcas com o mesmo motor, fazem todos o assobio tipo sirene da policia entre as 1000 e as 2000rpm´s desde novos. Pode dever-se a ligeiro desequilibro mas não significa necessariamente precisar de algum kit de reparação. Isso é conversa de quem faz negocio com isso.

    Com repro esse assobio tende a aumentar os decibéis

    A minha opinião sobre esta matéria de turbos é deixar-los estar lá, apesar dos assobios. Se tem carvão é dar-lhe umas gazadas de vez em quando para limpar. Do que tenho visto, os turbos quando são tirados e levam esses kits de reparação ou nunca mais são os mesmos ou, voltam ao mesmo (assobiar) ao fim de poucos km.

  11. #11
    Member Novato Avatar de @ntóniu
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Mensagens
    48

    Padrão

    Citação Mensagem Original de GTC ART Ver Post
    Os GT17 Mv que equipam os GTC´s 1.9 e outras marcas com o mesmo motor, fazem todos o assobio tipo sirene da policia entre as 1000 e as 2000rpm´s desde novos. Pode dever-se a ligeiro desequilibro mas não significa necessariamente precisar de algum kit de reparação. Isso é conversa de quem faz negocio com isso.

    Com repro esse assobio tende a aumentar os decibéis

    A minha opinião sobre esta matéria de turbos é deixar-los estar lá, apesar dos assobios. Se tem carvão é dar-lhe umas gazadas de vez em quando para limpar. Do que tenho visto, os turbos quando são tirados e levam esses kits de reparação ou nunca mais são os mesmos ou, voltam ao mesmo (assobiar) ao fim de poucos km.
    Por isso é que o meu ainda lá anda!

    Começou a fazer para aí aos 140.000 km´s, e há-de andar até que lhe apeteça. Quando partir partiu....
    ex BaRbrAdy

  12. #12
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Mensagens
    28

    Padrão

    Citação Mensagem Original de GTC ART Ver Post
    Os GT17 Mv que equipam os GTC´s 1.9 e outras marcas com o mesmo motor, fazem todos o assobio tipo sirene da policia entre as 1000 e as 2000rpm´s desde novos. Pode dever-se a ligeiro desequilibro mas não significa necessariamente precisar de algum kit de reparação. Isso é conversa de quem faz negocio com isso.

    Com repro esse assobio tende a aumentar os decibéis

    A minha opinião sobre esta matéria de turbos é deixar-los estar lá, apesar dos assobios. Se tem carvão é dar-lhe umas gazadas de vez em quando para limpar. Do que tenho visto, os turbos quando são tirados e levam esses kits de reparação ou nunca mais são os mesmos ou, voltam ao mesmo (assobiar) ao fim de poucos km.
    GTC ART, percebo o que dizes (também não sou a favor de certos métodos que se ouve de alguns mecânicos - tira isto, põe aquilo [o quê?!, de que marca?!, como?!] e fica como novo), mas não sei se o assobio dos turbos que equipam estes modelos TDI 1.9 110cv é equiparável ao dos turbos que referes.

    De qualquer forma, agradeço-te o input.

    Chronus

  13. #13
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Boas,

    Dá gosto "ouvir-te" falar Chronus. Já estava a ficar farto de pessoal sem maneiras e com "dúvidas existenciais".

    Eu também apostava na geometria presa. Faz (e manda fazer) uma "limpeza" ao circuito (e ao turbo). Aproveita e neutraliza a EGR e começa a redireccionar os respiros de óleo para uma garrafinha.

    Abraço
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  14. #14
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Mensagens
    28

    Padrão

    Citação Mensagem Original de SquareWheels Ver Post
    Boas,

    Dá gosto "ouvir-te" falar Chronus. Já estava a ficar farto de pessoal sem maneiras e com "dúvidas existenciais".
    Obrigado, SquareWheels.



    Eu também apostava na geometria presa. Faz (e manda fazer) uma "limpeza" ao circuito (e ao turbo).

    ...

    Abraço
    Deixa-me dizer-te o que os mecânicos que tratam do meu automóvel pretendem fazer na próxima semana:

    - remover o sistema de escape, limpá-lo das carbonizações e verificar se continua a fazer fumo da mesma forma que faz agora
    - retirar o turbo, ver se tem folgas, limpá-lo e re-alinhá-lo (suponho que isto queira dizer "soltar a geometria"?)

    Para isto, dizem-me que terei o auto parado cerca de 2 a 3 dias (têm muito serviço e a limpeza/re-alinhamento do turbo tem de ser feito fora).

    Estes mecânicos têm sido de confiança, logo, aceitei o que me disseram.

    Podia ter já colocado o automóvel nas mãos deles esta semana, mas tenho tido viagens ao Porto e Lisboa durante toda a semana....

    Espero que corra tudo bem. Mesmo bem. O meu automóvel já tem uns anitos (1997) mas dá gosto conduzi-lo (para além de ser seguro e de ter uma imagem bonita ).

    A ver vamos.

    Aproveita e neutraliza a EGR e começa a redireccionar os respiros de óleo para uma garrafinha.
    Os mecânicos também me disseram que podíamos neutralizar a EGR - embora, digam eles, enquanto estiver a funcionar bem, não valha a pena fazer algo sobre isso.

    Outra coisa é o que tenho lido em sites britânicos e canadianos (TDI faqs, p.exemplo). Alguns argumentam que os motores modernos (qual a data que os define como modernos...) não podem dispensar a EGR já que a recirculação de gases é crucial tanto para a potência como para a eficiência do motor. De um ponto de vista de pura engenharia (como explicado por alguns), faz sentido que não se toque na EGR. Mas se é assim, por que é que há mecânicos que garantem poder dispensar-se a EGR?

    Sobre os respiros de óleo. Um não-mecânico pode fazer isso? Recomendas que sugira isso à oficina? Se isso puder evitar problemas, será fantastico.

    Obrigado pelo teu input, SquareWheels.

    Chronus
    Última edição por Chronus; 05-11-2009 às 13:20.

  15. #15
    Senior Member Senior Avatar de Kryptone
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Mensagens
    704

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Chronus Ver Post
    1- Fumo preto - um pouco mais do que habitual.
    2- O consumo subiu. Previamente, conseguia (em cidade) manter (de acordo com o computador de bordo, que tem um défice de 15 % em rtelação ao consumo real) 4,7 a 4,8 L aos 100, mas agora subiu para os 5,0 a 5,1 L.
    3- O silvo ou assobio do turbo tornou-se mais...óbvio. Seja em idle (um assobio de mais baixa frequência, admito) ou em aceleração (3ª e 4ª), lá está o assobio.
    Isso nao puderão ser sintomas de alguma tubagem de intercooler rota?

    Tendo tu uma tubagem rota o carro irá deitar mais fumo, o consumo irá aumentar e ouvirás um sopro ou assobio como queiras chamar
    MB Power

    "Nunca discutas com um idiota .Eles baixam-te ao nível deles e depois ganham por experiência."

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de bakuuu
    Data de Inscrição
    Aug 2005
    Localização
    Viana do Castelo/Porto
    Mensagens
    1.030

    Padrão

    pois, tambem me parece fuga na tubagem... e com tantos klms, de certeza que tens pro aí uma fugazita
    Mini One D 2006
    Range Rover V8 1992

  17. #17
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Mensagens
    28

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Kryptone Ver Post
    Isso nao puderão ser sintomas de alguma tubagem de intercooler rota?

    Tendo tu uma tubagem rota o carro irá deitar mais fumo, o consumo irá aumentar e ouvirás um sopro ou assobio como queiras chamar
    Mau.

    Isso ainda não me tinha ocorrido, bakuu e Kryptone.

    Referem-se aos tubos mas não ao intercooler propriamente dito, certo?



    Poderei detectar a fuga ou ruptura de uma forma simples, ou os mecânicos têm de remover o intercooler e fazer um check a todo o sistema?

    Obrigado pela ajuda.

    Chronus

  18. #18
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Localização
    Magoito
    Mensagens
    623

    Padrão

    Tambem tenho um Passat Tdi com um pouco mais de veneno que o teu!

    Neste preciso momento tenho exactamente o mesmo problema que tu (Exepto o fumo, que sinceramente nao consigo saber se faz mais ou o mesmo que fazia ) Aconteçe é que passei a ouvir um sopro muito mais audivel que antigamente, e se puxar assim mais forte por ele, é safe mode pela certa

    No meu caso a juntar á maf que eu sabia que ja n estava muito boa, foi uma fuga no tubo que vai do turbo a admissao, estou a espera de ter um bocado de tempo para trocar, visto que ja comprei o material

    No entanto poderá tambem ser um problema de geometria do turbo presa

    Se quiseres manda pm que discutimos passats e tdi's no msn

    Cumps
    Audi Allroad V6 2.5tdi Quattro.... Stock and it rock's...
    FeedBack! http://www.tuning.online.pt/forum/fox-fire-t83679.html

  19. #19
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    797

    Padrão

    Verifica as tubos que ligam o turbo ao IC, se vires algum rasgo ou até mesmo vestígios de óleo é porque terás fuga pois onde passa óleo com certeza também deixa passar ar.

    Se bem que com os kms que já tens uma revisão ao turbo e limpeza do colector de admissão/EGR só lhe dariam saúde e recuperariam alguns cvs perdidos.

    Boa sorte na resolução, vais ver que não é nada de grave.

    Cumpts

  20. #20
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    797

    Padrão

    Citação Mensagem Original de fox_on_fire Ver Post
    Tambem tenho um Passat Tdi com um pouco mais de veneno que o teu!

    Neste preciso momento tenho exactamente o mesmo problema que tu (Exepto o fumo, que sinceramente nao consigo saber se faz mais ou o mesmo que fazia ) Aconteçe é que passei a ouvir um sopro muito mais audivel que antigamente, e se puxar assim mais forte por ele, é safe mode pela certa

    No meu caso a juntar á maf que eu sabia que ja n estava muito boa, foi uma fuga no tubo que vai do turbo a admissao, estou a espera de ter um bocado de tempo para trocar, visto que ja comprei o material

    No entanto poderá tambem ser um problema de geometria do turbo presa

    Se quiseres manda pm que discutimos passats e tdi's no msn

    Cumps
    Se detectaste uma fuga é forte a probabilidade de ser daí o safe.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Repro ... Vossa opiniâo !!!
    Por ruizonix no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 6
    Última Resp.: 20-01-2010, 12:28
  2. Qual a vossa opiniao?
    Por joao8473 no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 19
    Última Resp.: 26-04-2008, 23:14
  3. venham dar a vossa opiniao!
    Por kkstyle no fórum Tuning Virtual
    Respostas: 8
    Última Resp.: 11-01-2008, 19:58
  4. A vossa opiniao
    Por Lj_fR no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 20
    Última Resp.: 19-02-2006, 14:20
  5. A vossa opiniao
    Por nunocunha no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 20
    Última Resp.: 09-01-1970, 20:12

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •