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Tópico: Opel publica dados de consumo mais realistas baseados no ciclo de condução WLTP

  1. #1
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    Padrão Opel publica dados de consumo mais realistas baseados no ciclo de condução WLTP

    A Opel deu o primeiro passo na iniciativa que anunciou no passado mês de dezembro no sentido de adotar uma postura mais realista na divulgação de dados relacionados com consumo de combustível. Antes de essa divulgação se tornar obrigatória, a Opel lançou um sítio de Internet específico - www.opel.pt/wltp -, tornando-se no primeiro fabricante alemão de automóveis a publicar voluntariamente os números medidos de acordo com o ciclo de testes WLTP (Worldwide Harmonized Light Duty Vehicles Test Procedure; Teste Mundial Harmonizado de Veículos Ligeiros), a par dos valores oficiais NEDC (New European Driving Cycle; Novo Ciclo de Condução Europeu) que estão atualmente estabelecidos por lei. Os números oficiais NEDC são habitualmente inferiores aos valores baseados no ciclo de condução WLTP.


    A Opel publica todos os dados de consumo no seu sítio de Internet especial, ao mesmo tempo que explica pormenorizadamente os contornos da norma WLTP e dá até conselhos sobre condução económica. «A Opel quer ser mais transparente», afirma o Vice-Presidente para a Engenharia, William Bertagni. «Com base neste compromisso, vamos passar a publicar os intervalos de consumos resultantes do ciclo de testes WLTP ao lado dos valores obrigatórios do NEDC. Começamos com os novos Astra e Astra Sports Tourer, para os quais mostraremos os consumos máximos e mínimos medidos nas fases do ciclo WLTP, para cada combinação de motor e transmissão».


    Enquanto o teste atual NEDC dá valores para ciclos Urbano, Extra-Urbano e Misto baseado num perfil teórico de condução, o WLTP recorre a perfis ‘reais’ que foram traçados a partir de dados de um inquérito realizado à escala mundial. O ciclo de condução WLTP divide-se em quatro partes, com velocidades médias diferentes: baixa, média, alta e muito alta. Cada parte engloba uma série de fases de condução, de paragens, de aceleração e de travagem, que refletem quadros de condução do dia-a-dia.


    Os intervalos de consumo publicados são estabelecidos do seguinte modo: cada versão (motor/transmissão) é testada numa unidade com o nível de equipamento suscetível de tornar o automóvel mais económico e noutra com o nível mais penalizador do consumo; o valor mais baixo resulta da medição mais favorável obtida nas quatro fases do ciclo WLTP pelo automóvel com o equipamento ‘mais económico’; por seu turno, o valor mais elevado reflete as medições mais altas efetuadas nas mesmas fases com a versão de equipamento mais intensivo do ponto de vista do consumo.


    O ciclo WLTP reúne aceitação generalizada na indústria automóvel, tendo sido desenvolvido sob as orientações do Fórum Mundial para a Harmonização da Regulação Automóvel, da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa. O trabalho foi no sentido de encontrar normas mais representativas face à experiência dos utilizadores no dia-a-dia. Os dados obtidos são comparáveis a nível mundial, enquanto os números do NEDC são válidos apenas para a Europa. De acordo com os planos dos legisladores da União Europeia, o atual ciclo oficial NEDC será substituído pelo novo WLTP em 2017.


    «A Opel é a primeira marca alemã a dar aos seus clientes uma ideia concreta sobre consumo de combustível», explica a responsável de Marketing do Opel Group, Tina Müller. «O ciclo WLTP está mais próximo da realidade do que o NEDC e no nosso sítio de Internet mostramos estimativas mais credíveis relativas aos consumos».


    Comparado com o NEDC, o ciclo de testes WLTP é mais consistente com situações reais de utilização. A norma baseia-se em procedimentos de teste muito rigorosos, levando em linha de conta dinâmicas de condução mais realistas e diferentes temperaturas de ambiente. Os testes são realizados em condições de laboratório, garantindo assim um padrão harmonizado. Os parâmetros de teste incluem distâncias maiores, velocidades médias mais elevadas, períodos de paragem mais curtos e maior número de acelerações e de travagens. Refira-se que a distância coberta num ciclo WLTP é de 23 quilómetros (11 km no NEDC); os períodos de imobilização do veículo representam apenas 13 por cento da duração total do teste (25 por cento no NEDC) e a velocidade máxima é de 130 km/h (120 km/h no NEDC).


    O consumo médio misto do Astra de cinco portas no ciclo NEDC, por exemplo com o motor 1.4 Turbo com injeção direta de gasolina (150 cv), caixa manual de seis velocidades e sistema Start/Stop, é de 5,1-4,9 l/100 km. O mesmo modelo apresenta valores de 8,5-5,0 l/100 km medidos no ciclo WLTP tal como explicado anteriormente.


    Por seu turno, o Astra de cinco portas com motor turbodiesel 1.6 CDTI de 110 cv, com caixa manual de seis velocidades e Start/Stop, mostra consumos mistos de 3,4-3,3 l/100 km no ciclo NEDC. Na norma WLTP figuram os consumos de 5,7-4,2 l/100 km.


    Face ao ciclo NEDC, os dados extraídos do ciclo WLTP refletem melhor os potenciais resultados de uma utilização em condições reais. Tal como no NEDC, os valores são obtidos mediante testes-padrão realizados em banco de ensaio. Isso quer dizer que consumos verificados na estrada sob determinadas condições ainda podem mostrar desvios - por exemplo, na condução a alta velocidade numa secção de autoestrada alemã sem limite.
    Linhares e Ev0luti0n_ gostam disto.

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
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    Padrão

    Um passo para mais transparência, sem dúvida. Apesar de qualquer pessoa sensata já contar sempre com um litro ou dois a mais quando compra um carro!
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