Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: Ajuda motor 1.5 peugeot 106

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2010
    Mensagens
    23

    Post Ajuda motor 1.5 peugeot 106

    Boas pessoal,

    tenho um peugeot 106 e noto que o carro tem pouca força no arranque e morre muito nas subidas.
    Haverá algo que se possa fazer?
    Pensei num turbo, mas como nao percebo muito de mecanica, nao sei se iria resolver o meu problema, ou até mesmo se seria possivel montalo.

    Se alguem poder dar uma dica agradeço.

    Cumps

  2. #2
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    RumanZ,

    Provalmente não gostarás da resposta... mas a solução é comprares outro carro!


    Esse motor é assim, mas também é estupidamente fiável e muito económico!


    Podes inventar o que quiseres com esse motor, o resultado final é sempre o de estragar qq coisa que até está bem razoavel para o que se pretende.



    A solução mais simples para conseguires mais alguma forma é o celebre parafuso da bomba injectora, e com base nisso podes depois fazer uma ou outra mod para aproveitares o adicional de gasoleo que lhe estas a dar...
    se vai ficar alguma coisa de jeito... minha opinão é que não !


    Montar turbo nisso... possivel talvez, mas esqueçe lá o assunto...
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  3. #3
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Sep 2008
    Localização
    Odivelas
    Mensagens
    787

    Padrão

    Citação Mensagem Original de nLeitao Ver Post
    RumanZ,

    Provalmente não gostarás da resposta... mas a solução é comprares outro carro!
    Esse motor é assim, mas também é estupidamente fiável e muito económico!
    Podes inventar o que quiseres com esse motor, o resultado final é sempre o de estragar qq coisa que até está bem razoavel para o que se pretende.

    A solução mais simples para conseguires mais alguma forma é o celebre parafuso da bomba injectora, e com base nisso podes depois fazer uma ou outra mod para aproveitares o adicional de gasoleo que lhe estas a dar...
    se vai ficar alguma coisa de jeito... minha opinão é que não !


    Montar turbo nisso... possivel talvez, mas esqueçe lá o assunto...
    so true so true

  4. #4
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2010
    Mensagens
    23

    Padrão

    obrigado pessoal, pensei qe se podese fazer algo mais por este motor mas vou aceitar a vossa opiniao, é economico e nao estou a pensar trocar.. Obrigado pela ajuda

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Braga
    Mensagens
    274

    Padrão

    Citação Mensagem Original de RumanZ Ver Post
    Boas pessoal,

    tenho um peugeot 106 e noto que o carro tem pouca força no arranque e morre muito nas subidas.
    Haverá algo que se possa fazer?
    Pensei num turbo, mas como nao percebo muito de mecanica, nao sei se iria resolver o meu problema, ou até mesmo se seria possivel montalo.

    Se alguem poder dar uma dica agradeço.

    Cumps

    Boas.

    Antes de mais pergunto:

    - O carro começou a perder força? Foi sempre teu, ou já compras-te usado e sem "força"?

    Se sempre tives-te o carro sem força, como tu dizes, começa por lhe fazer uma revisão, tipo mudar filtro de gasoleo, filtro de ar, se possivel colocar um tipo K&N de caixa.

    Depois podes adicionar aqueles aditivos de limpeza de injectores, ou então simplesmente adicionar 1lt de oleo mineral (15W40) no depósito de gasóleo quando o atestares.

    Depois da "limpeza" fala com alguem que perceba do assunto, para te dar aumento de débito na bomba, e dar um toque no avanço.

    A nivel de escape, deixa livre do motor até à panela final.

    Vais ver que melhora um bocado.

    Cumps.
    Neolfp
    X53-F8Q

  6. #6
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2010
    Mensagens
    23

    Padrão

    O carro esteve sempre na mao da minha familia, e agora eu com os 18 anos feitos veio para mim, mas penso que o carro ja tem este problema de falta de força ha algum tempo.
    Vou tentar fazer isso, obrigado
    Cumps

  7. #7
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Amigos, eu tenho um saxo 1.5D comercial, estou a falar por experiencia própria... isso é um motor diesel atmosférico, tem uns fabulosos 58cv.

    Ele tem a força normal para o motor que é.

    Claro que o carro do RumanZ pode estar preso e por isso convém fazer uma revisãozita, um aditivo para limpar os injectores, até podes pensar em aditivo para o óleo para dar um tratamento ao motor.

    Ele vai ficar a trabalhar melhor com certeza, mas não se vai dar nenhum milagre.

    Sobre as mods normalmente sugeridas, qualquer pessoa com 2 dedos de testa não vos pode dizer outra coisa:

    - Filtro de Ar/Aumento de admissão num motor a gasóleo tem um impacto praticamente nulo.

    - Dar debito à bomba, sim, isto vai dar-lhe mais força e retirar ao motor a sua melhor qualidade... os consumos e com um bocado de abuso acabam também com a fiabilidade do motor.

    - Mudar a linha de escape conjuntamente com as 2 outras alterações melhora o conjunto.... mas depois destas mudanças todas conseguem realmente o que ?

    Que ele dê mais 10km/h de velocidade máxima ?

    Que ele fique 2 segundos mais rápido nos arranques (mas alguém faz arranques com um motor destes) ??

    Ou seja vão conseguir mandar um saxo para os 170km/h e conseguir 0-100 em 16 segundos ?

    Bom... que maquinão está agora (ou não)... se calhar é melhor também pensar em comprar uns pneus mais largos, suspensões melhores e uns travões maiores... porque deve ser de loucos conduzir o carrito em segurança


    Em vez de 5lt aos 100 o carro passa a gastar prai 7 ou 8 e convém passar a fazer as revisões mais cedo, porque o motor vai andar em maior pressão.


    E com tanta modificação sem jeito vão gastar quase o mesmo que vender o carro e comprar um melhor.



    Abraços
    Última edição por nLeitao; 16-09-2010 às 22:41.
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Braga
    Mensagens
    274

    Padrão

    Claro que as modificações não fazem grandes milagres num motor destes.

    Mas digo já que se forem feitas em condições, por quem perceba do assunto, a nivel de fiabilidade pouco se altera.

    Uma coisa a ter em atenção, é a temperatura do motor, pois se o debito de gasoleo for muito, pode haver sobreaquecimento.


    Tenho por expriencia o meu R19 1.9d comercial.
    Tenho o carro à 10 anos, anda "mexido" à cerca de 8 anos.

    E digo já que notei bastante diferença em relação a quando estava de origem.

    Tenho colegas com clios de origem que exprimentaram o carro e disseram que puxava um bocada mais do que o deles (apesar do meu ser mais pesado e andar com 195/50 R15, quando de origem tinha jante 13")


    As mods são:

    Filtro de ar Green Twister com tubagem a apanhar ar debaixo do para-choques.

    Debito de gasoleo até fazer um bocado de fumo negro

    Avanço da bomba (colocar a bomba no ponto mesmo antes de começar a martelar tipo maquina de costura)

    De resto tudo de origem, mesmo o escape nunca foi nada alterado.

    Anda bem para o motor que é (65cv)

    Aguenta bem nas subidas.

    Conta com 420.000kms e sempre a rolar.

    É carro do dia á dia de trabalho.

    Se andar a calcar mais, os consumos andam na ordem dos 7.0 / 7.5 max

    A andar normal sem passar das 2500rpm +/- 6.5


    Cumps.
    Neolfp
    X53-F8Q

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2010
    Mensagens
    23

    Padrão

    Obrigado,

    Vou pensar em arranjar um carro melhor daqui por um tempo, por enquanto vou andando com o 106 mais tarde tento arranjar algo melhor.

    Obrigado pelas dicas e opiniões

  10. #10
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Feb 2010
    Mensagens
    2

    Padrão

    boas pessoal
    tenho um saxo comercial de 2002 ja conta com 150 mil,e tambem o achava muito lento e preguiçoso, economico sim , mas perigoso que a traseira tenta ultrapaassar a frente,aos 30mil foi ao banco de ensaio e medio 57 cavalos e um binario com medidas de fabrica, levou alguns toques e apareceu no motor 62 cavalitos e um binario quase o dobro, eheheh , embora consegui chegar aos 67 cavalos,mas o carro afogava em gasoleo e tinha arranque e nao tinha ponta,mexi e ficou bonito e com muito binario, e os consumos baixaram para a casa dos 4.5l , 5l a andar nas calmas, onde se nota mais e quando acelera e nas subidas e so manter o acelerador, eh eh eh eh , grande maquina, nunca o irei trocar, sou eu que faço a mecanica ao menino.

  11. #11
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Jul 2015
    Mensagens
    4

    Padrão

    Citação Mensagem Original de motar50 Ver Post
    boas pessoal
    tenho um saxo comercial de 2002 ja conta com 150 mil,e tambem o achava muito lento e preguiçoso, economico sim , mas perigoso que a traseira tenta ultrapaassar a frente,aos 30mil foi ao banco de ensaio e medio 57 cavalos e um binario com medidas de fabrica, levou alguns toques e apareceu no motor 62 cavalitos e um binario quase o dobro, eheheh , embora consegui chegar aos 67 cavalos,mas o carro afogava em gasoleo e tinha arranque e nao tinha ponta,mexi e ficou bonito e com muito binario, e os consumos baixaram para a casa dos 4.5l , 5l a andar nas calmas, onde se nota mais e quando acelera e nas subidas e so manter o acelerador, eh eh eh eh , grande maquina, nunca o irei trocar, sou eu que faço a mecanica ao menino.


    boa tarde eu tenho uma peugeot 106 mk2 1.5d gostaria de saber como ganhar mais uns cv se me poder ajudar agradeço

  12. #12
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Jul 2015
    Mensagens
    4

    Padrão

    Citação Mensagem Original de nLeitao Ver Post
    Amigos, eu tenho um saxo 1.5D comercial, estou a falar por experiencia própria... isso é um motor diesel atmosférico, tem uns fabulosos 58cv.

    Ele tem a força normal para o motor que é.

    Claro que o carro do RumanZ pode estar preso e por isso convém fazer uma revisãozita, um aditivo para limpar os injectores, até podes pensar em aditivo para o óleo para dar um tratamento ao motor.

    Ele vai ficar a trabalhar melhor com certeza, mas não se vai dar nenhum milagre.

    Sobre as mods normalmente sugeridas, qualquer pessoa com 2 dedos de testa não vos pode dizer outra coisa:

    - Filtro de Ar/Aumento de admissão num motor a gasóleo tem um impacto praticamente nulo.

    - Dar debito à bomba, sim, isto vai dar-lhe mais força e retirar ao motor a sua melhor qualidade... os consumos e com um bocado de abuso acabam também com a fiabilidade do motor.

    - Mudar a linha de escape conjuntamente com as 2 outras alterações melhora o conjunto.... mas depois destas mudanças todas conseguem realmente o que ?

    Que ele dê mais 10km/h de velocidade máxima ?

    Que ele fique 2 segundos mais rápido nos arranques (mas alguém faz arranques com um motor destes) ??

    Ou seja vão conseguir mandar um saxo para os 170km/h e conseguir 0-100 em 16 segundos ?

    Bom... que maquinão está agora (ou não)... se calhar é melhor também pensar em comprar uns pneus mais largos, suspensões melhores e uns travões maiores... porque deve ser de loucos conduzir o carrito em segurança


    Em vez de 5lt aos 100 o carro passa a gastar prai 7 ou 8 e convém passar a fazer as revisões mais cedo, porque o motor vai andar em maior pressão.


    E com tanta modificação sem jeito vão gastar quase o mesmo que vender o carro e comprar um melhor.



    Abraços


    mao sei se o teu carro esta efetivamente cansado pois o meu 1.5d 57cv em linha reta 175kmh limpos

  13. #13
    Junior Member Novato Avatar de Nevric
    Data de Inscrição
    Nov 2014
    Localização
    Coimbra
    Mensagens
    21

    Padrão

    Esse carrito é das melhores coisas que podes ter, é poupado, fiável e tem potência suficiente para o propósito dele.

    Dá uma revisão ou troca mesmo as velas, bateria, filtro de ar e filtro de combustivel.

    Eu tenho um Nissan Micra que basicamente tem o mesmo motor, pus um filtro k&n e abri a bomba baixando a relantim e está um carro totalmente diferente... o que subia em segunda a fundo agora sobe em terceira só a dar um cheirinho e tem um trabalhar mais saudável.
    Na minha opinião esses motores vêm muito sufocados de gasóleo, daí serem poupados mas também se desgastam pelo pessoal puxar por eles como se não houvesse amanhã.

    Apesar de tudo o meu não consome mais, apenas tens que reaprender a conduzi-lo pois a filosofia do "pé a fundo ou parado" já não se pode aplicar uma vez que o débito máximo é mais alto e se pões pé a fundo manda um fumito e apesar de se mexer melhor também vai gastar uma quantidade desnecessária.

    Mas valeu bem a pena, continuo com consumos top e o carro está bem mais activo e engraçado.
    Devias experimentar, são duas mods facilimas e que podes sempre reverter, e ao contrário do que dizem não é estragar.. esse motor aguenta bem turbo e muita malha, só tens que o saber usar e manter uma boa manutenção.
    Última edição por Nevric; 10-02-2016 às 22:49.

Tópicos Similares

  1. ajuda na aplicação do motor
    Por mouros no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 0
    Última Resp.: 04-01-2011, 23:52
  2. Ajuda motor 2cv
    Por PinhU no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 4
    Última Resp.: 31-08-2009, 22:25
  3. AJUDA- Nº do motor
    Por Seta_Ibiza no fórum Geral Tuning
    Respostas: 1
    Última Resp.: 13-12-2008, 23:27
  4. Ajuda transplante de motor
    Por LoKuMiA no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 27
    Última Resp.: 10-03-2008, 11:41
  5. Ajuda com motor 2.4TD
    Por ViPeR no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 3
    Última Resp.: 21-09-2007, 10:14

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •