Amigos, eu tenho um saxo 1.5D comercial, estou a falar por experiencia
própria... isso é um motor diesel atmosférico, tem uns fabulosos 58cv.
Ele tem a força normal para o motor que é.
Claro que o carro do RumanZ pode estar preso e por isso convém fazer uma revisãozita, um aditivo para limpar os injectores, até podes pensar em aditivo para o óleo para dar um tratamento ao motor.
Ele vai ficar a trabalhar melhor com certeza, mas não se vai dar nenhum milagre.
Sobre as mods normalmente sugeridas, qualquer pessoa com 2 dedos de testa não vos pode dizer outra coisa:
- Filtro de Ar/Aumento de admissão num motor a gasóleo tem um impacto praticamente nulo.
- Dar debito à bomba, sim, isto vai dar-lhe mais força e retirar ao motor a sua melhor qualidade... os consumos e com um bocado de abuso acabam também com a fiabilidade do motor.
- Mudar a linha de escape conjuntamente com as 2 outras alterações melhora o conjunto.... mas depois destas mudanças todas conseguem realmente o que ?
Que ele dê mais 10km/h de velocidade máxima ?
Que ele fique 2 segundos mais rápido nos arranques (mas alguém faz arranques com um motor destes) ??
Ou seja vão conseguir mandar um saxo para os 170km/h e conseguir 0-100 em 16 segundos ?
Bom... que maquinão está agora (ou não)... se calhar é melhor também pensar em comprar uns pneus mais largos, suspensões melhores e uns travões maiores... porque deve ser de loucos conduzir o carrito em segurança
Em vez de 5lt aos 100 o carro passa a gastar prai 7 ou 8 e convém passar a fazer as revisões mais cedo, porque o motor vai andar em maior pressão.
E com tanta modificação sem jeito vão gastar quase o mesmo que vender o carro e comprar um melhor.
Abraços