tudo é possivel, haja euros
tenho um clio II e estou a ponderar sobre a instalação de um compressor volumétrico, visto que um turbo dá mais algum trabalho de se instalar e provavelmente mais despesa
a minha duvida é se isso é possivel e caso seja pretendo saber as peças a adquirir e os custos da brincadeira
tudo é possivel, haja euros
Não é mais simples começar por um clio já musculado comp um williams e depois trabalhá-lo?
É mais trabalhoso instalar um compressor que um turbo.. Com colector de escape à medida e respectivas tubagens do circuito da admissão, um turbo pode ser colocado "em qualquer lado". Um compressor implica modificar o trajecto da correia de acessórios do motor ou a colocação de uma nova, tal como obriga a que o compressor esteja perfeitamente paralelo ao motor.
Só se o colector de escape for muito fraco.. os colectores do meu não precisaram de ser mexidos para o compressor (ok não estamos a falar dum clio no meu caso..)
Se houver kit específico para o motor em questão é fácil, senão implica criar apoios, correias, etc, não sai barato, nesse aspecto o turbo é mais acessível, "basta" mudar os colectores para se poder apertar o turbo, depois começam os problemas, injecção pode não ser suficiente, os internos do motor seguramente não irão aguentar muito tempo, mesmo com pressão na ordem dos 0.4bar..
'97 BMW 540i V8
'13 Renault Magnum DXi 480+
pelo custo envolvido o turbo e a melhor solução como ja referido. mesmos assim vai ser uns bons €€€
MB E220 CDI
VW Passat Variant 1.9 TDI
SMART F2 CDI