A DECO PROTESTE realizou recentemente um estudo sobre segurança em diversas marcas de pneus. Foram testados trinta e cinco pneus, entre os quais modelos com o selo Goodyear Dunlop: Goodyear Efficient Grip Performance e Dunlop BulResponse.

Os pneus Goodyear foram os melhores no teste em piso molhado. Além disso, são, também, mais económicos. Segundo dados apurados pela Associação de Defesa do Consumidor, ao adquirir os pneus Goodyear Efficient Grip Performance na dimensão 205/55 R16 V, pode poupar-se até 12,50€ por unidade face a outros pneus em análise.

O Goodyear EfficientGrip Performance destaca-se pela durabilidade. A tecnologia WearControl permite um desgaste uniforme, a par com a tecnologia CoolCushion Layer, que faz com que o calor reduza e disperse por toda a superfície do pneu. Em termos de design, o desenho com blocos 3D proporciona um melhor contacto entre os blocos do pneu e o asfalta, o que diminiu a distancia de travagem.

O Dunlop BluResponse é um pneu que prima pela articulação da experiência acumulada da marca ao longo de mais de 125 anos de corridas com a incorporação de polímetros de competição que se adaptam melhor à superfície do asfalto, potenciando as prestações de aderência sobre piso molhado e travagem.

Os pneus foram avaliados com base na análise do desempenho de duas dimensões: 185/60 R14 H e 205/55 R16 V. Os resultados obtidos para a dimensão mais pequena também são válidos para as medidas 175/60 R14 H e 195/55 R16 V e 215/55 R16 V. Para verificar a durabilidade dos pneus, foram efetuados vários testes em estradas urbanas, suburbanas e autoestradas. No final das provas, a espessura da borracha foi medida, no entanto, a duração dos pneus depende em muito do estilo de condução.

A DECO não deixa de alertar para a relevância que tem o bom estado dos pneus. De acordo com a análise da Defesa do Consumidor, é imperativo que os pneus sejam substituídos antes que o relevo chegue aos 1,6mm ou que os indicadores de desgaste existentes dentro dos sulcos longitudinais da borracha, se nivelem com o piso do pneu.

É sugerido que os pneus sejam trocados antes do início das estações mais chuvosas ou de uma viagem longa.