Aline Hiromi Ito, 31 anos, será a primeira piloto a competir em um campeonato profissional de drift no País e chega para desbancar os pilotos machões, com a experiência de ter disputado várias corridas no Japão, onde nasceu o esporte a motor.

Como os demais drifters com experiências em diferentes campeonatos e corridas nas montanhas japonesas, Aline Ito, hoje residente em Londrina, no Paraná, também foi para o Japão para trabalhar aos 18 anos de idade. Retornou em outubro de 2011 ao Brasil. Mas desde 2006, ela teve como hobby a disputa de drift.

“Na Fórmula Indy e na Fórmula Truck, temos a participação de pilotos mulheres. Mas reconheço que não é comum. O automobilismo é um esporte predominantemente masculino. No Japão, temos várias pilotos. Retornei do Japão em outubro de 2011. E, no ano passado, já no Brasil, acompanhei a evolução do Campeonato Paulista de Drift”, explica Aline Ito.

Aline conta que “no Japão, ganhei o meu primeiro troféu no segundo campeonato que participei - segundo lugar na categoria iniciante no circuito de Mikawa Motorland. Depois disso, ganhei mais dois na categoria média e alguns de destaque em campeonatos que participei. Confesso que até hoje, só corri com Silvia S13 e 180 SX e tenho bastante afinidade com esses dois”.

Em sua primeira participação no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, neste final de semana, Aline Ito vai correr com o Silvia S14. Esse modelo é muito grande para mim. Gostaria de ressaltar que sou baixinha -1.61m - e, se possível, gostaria que o carro fosse adaptado com um banco um pouco mais alto e que não fosse muito grande porque, senão eu vou ficar dançando”, brinca.

Para a diretora da DS Brasil Series, Fernanda Kise, “com a presença da Aline Ito, esperamos desmitificar que o drift seja um esporte somente para homens. Além de conquistar mais público feminino, entendo que Aline vai incentivar outras mulheres brasileiras na prática desse esporte”.

Com o supervisão das FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo, a 2ª temporada do Campeonato Paulista de Drift tem o patrocínio da Hell Energy e da Colonial Pneus, além de apoio de Autoshine e Scorro.