Para evitar este problema recomendo que em motores com bloco de alumínio terem também o radiador em alumínio em vez de cobre. Com isto se evitará muitas dores de cabeça. Assim, mesmo que haja passagem de carga elétrica não se dará a reacção quimica.
Eletrólise é a separação quimica de elementos com uso da electricidade
Como é normal, todos os automoveis usam electricidade e usam agua para arrefecer o motor e deve-se verificar nivel de eletrólise da agua.
No geral as pessoas pensam que se a agua não tem ferrugem, tá boa... mas não é bem assim....
Agua com elevado nivel de eletrólise pode corroer blocos aluminio, radiadores, juntas cabeça, bombas agua etc
Existe varias maneira de ver o nivel de eletrólise, com aparelhos para medir nivel de eletrólise das baterias, ou um multimetro.
Para fazer teste com multimetro basta meter apenas em contacto com a agua o polo positivo (+), e o polo negativo aplicar em qualquer ponto de chapa (-)
Escolher voltagem volts/mvolts, e de seguida dá valores, os valores que queremos é .0v ou .000mV ate .5v ou .500mV acima de .5v ou .500mv cima destes valores covem mudar o liquido.
As causas da Eletrólise aparecer rapidamente é cabelagem em mau estado, falta de massa (-) etc.
Para evitar este problema recomendo que em motores com bloco de alumínio terem também o radiador em alumínio em vez de cobre. Com isto se evitará muitas dores de cabeça. Assim, mesmo que haja passagem de carga elétrica não se dará a reacção quimica.
Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação
Sempre bom saber D
É impressão minha ou na descrição a polaridade dos "pinos" do multímetro está ao contrário da foto?