Resultados 1 a 6 de 6
Like Tree1Gostos
  • 1 Escrito por PilotoZetec

Tópico: Datsun 120Y - modernização de travões

  1. #1
    Junior Member Novato Avatar de qyron
    Data de Inscrição
    Jun 2011
    Mensagens
    17

    Padrão Datsun 120Y - modernização de travões

    Como é fácil de ver, sou maçarico aqui no fórum mas estou em vias de iniciar o restauro de um Datsun 120Y e tenho intenções de lhe modernizar alguns componentes, a começar pelo sistema de travões.

    Já fiz alguma pesquisa e consigo arranjar discos e pastilhas modernas para substituir e melhorar o rendimento, em comparação com os valores de fábrica, mas como tenho muito pouco conhecimento neste campo, preciso de algumas dicas.

    a) os discos que estou a encontrar são especificamente concebidos para este modelo e têm 3 variantes: ranhurados, perfurados e ranhurados+perfurados. Qual a melhor opção?

    b) para além dos discos, o fabricante também oferece um kit de discos+pastilhas em cerâmica. É legal este tipo de pastilhas ser instalado em carros de estrada em Portugal?

  2. #2
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jun 2004
    Localização
    Custoias/Porto
    Mensagens
    750

    Padrão

    Boas...

    Preferivel ranhurados e perfurados... Quanto mais poder de refrigeração melhor...

    E podes usar cerâmica tb. Não há problemas...

    Agora.... Para colocares algo assim no carro, que motor vais lá colocar?
    Clube MLTuners
    www.Minibus .pt (Porto)22.510.59.20

  3. #3
    Junior Member Novato Avatar de qyron
    Data de Inscrição
    Jun 2011
    Mensagens
    17

    Padrão

    Parece mesmo que vou andar atrás de mosquitos com uma espingarda para caçar elefantes, não é?

    A primeira fase do projecto que tenho envolve basicamente ressuscitar a carrinha. Sofreu muito ao longo da sua existência e tenho muito trabalho pela frente.

    Modernizar já os travões é algo que considero um investimento, porque caso contrário teria de estar a gastar duas vezes: uma a meter origem e outra para modernizar. Atrás dos travões virá a suspensão, com amortecedores modernos e molas novas à frente (atrás são molas de lâminas).

    Quero também alterar a linha do escape, para a deixar a respirar melhor, também com intenção de a pôr a "rosnar" um pouquinho.

    Quanto a motor, para já quero pôr o A12 que tem no ponto, afinadinho para lhe extrair toda a potência que tiver para dar, porque esta carrinha vai servir para ir de quando em vez fazer umas voltinhas em pista.

    No futuro... Bem, o sonho é enfiar-lhe debaixo do capot um V6 Diesel da ISUZU, de 3 litros.

  4. #4
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    em casa ainda...
    Mensagens
    26

    Padrão

    Viva

    Do que me lembro dos meus tempos de teenager o 120Y tinha jantes de 12", mesmo que troques para umas jantes de 13" não vai ser um disco de grande diametro que vais conseguir montar (240 mm no máx ??) num disco deste tamanho ranhuras e furos é muita coisa, estás a retirar massa (metal) a algo que já tem pouca para dissipar o calor produzido durante a travagem, pelo que eu iria para discos ranhurados, não coloquei a hipotese de os discos já serem ventilados, os originais eram sólidos, mas se forem as considerações iniciais mantêm-se com a vantagem de dissipar mais rapidamente o calor produzido.
    Quanto à ceramica isso não será pastilhas "ceramicas" e discos convencionais? é que um sistema de travagem de "discos e pastilhas ceramicos" é coisa para muitos €€€€ e terias de guardar o 120Y num cofre forte, sejamos realistas trata-se de um carro demasiado velho para o dia a dia e demasido novo para ser de coleção.
    fica bem

    carlos barata

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de PilotoZetec
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Mensagens
    3.280

    Padrão

    Se o motor é original não tens muito que "inventar" a nível de travões:

    1-discos ventilados OEM
    2-pastilhas OEM
    3- tubos de travão OEM
    4-revisão á bomba de travões
    5-oleo de travões
    6-cintas tambores

    Acho que isto é mais do que suficiente para carro abrandar com segurança
    FummI gosta disto.

  6. #6
    Junior Member Novato Avatar de qyron
    Data de Inscrição
    Jun 2011
    Mensagens
    17

    Padrão

    Os discos que estou a considerar são uma produto da BrakeLabs; são discos produzidos para serem aceites pelo modelo base do B210/120Y.

    Estou à espera que me respondam a uma mensagem que enviei para ficar mais inteirado das características dos discos mas, pelo que consigo entender pelas imagens disponibilizadas dos produtos, o fabricante produz as seguintes opções:

    - disco liso (stock replacement)
    - disco ranhurado
    - disco perfurado
    - disco perfurado e ranhurado

    Todos os discos são ventilados, mesmo os lisos, pois nas imagens são visíveis duas "bolachas" de metal separadas por uma fenda central, com acabamento zincado para resistência à corrosão, existindo a oferta de kits que somam a qualquer jogo de discos um jogo de pastilhas cerâmicas de alto desempenho; se dei a entender que ambos eram executados em cerâmica, não era minha intenção.

    Não sei se o fabricante também disponibiliza pinças de substituição, mas espero que também me respondam a essa questão.

    O meu interesse vai para além do sistema dianteiro pois estou a considerar remover os tambores e instalar discos também atrás, embora numa primeira fase manter os tambores como estão é a prioridade.
    E sim, as tubagens são todas para substituir e será com tubagem com escudo de malha. A bomba do travão tem de ser desmanchada para limpar, mas está a funcionar bem, embora a carrinha esteja com tendência de bloquear uma da rodas traseiras.

    A carrinha vai ser mantida com o aspecto exterior o mais fiel possível à origem, por isso não estou a pensar ir alem das jantes 13'', que sei que são possíveis de homologar sem entrar em processos esotéricos, mas já vi um carro destes na estrada calçado com umas jantes de 15'' mas para o calçar com esse tipo de sapato já se tem de entrar com projecto.

    Agora sou obrigado a discordar da observação que são carros muito caros para manter a circular no dia a dia. Sendo antigos, a parte mais "chata" de manter é chapa, mas se se fizer uma manutenção atenta, é possível de manter afastados os problemas de maior e mesmo que se chegue a tal ponto, a robustez destes carros permite pensar em reconstruir, desde que haja vontade.

    A nível mecânico ainda há muito no mercado para este motor, porque ainda é fabricado. E considerando que é uma mecânica muito simples, é mais fácil de manter que motores mais modernos, que estão sobrecarregados com ajudas electrónicas.
    Última edição por qyron; 05-07-2012 às 23:06.

Tópicos Similares

  1. Datsun 120Y by filipesbp
    Por filipesbp no fórum Carros e projectos tuning
    Respostas: 48
    Última Resp.: 28-08-2012, 14:35
  2. Datsun cno
    Por A.N.D.R.E no fórum Work In Progress
    Respostas: 11
    Última Resp.: 26-04-2011, 12:26
  3. Datsun 510 CNO
    Por Lexotic no fórum Work In Progress
    Respostas: 9
    Última Resp.: 22-04-2011, 15:37
  4. [vendo] Datsun 120y - 1970
    Por Squiddy no fórum Automóveis (particulares)
    Respostas: 2
    Última Resp.: 21-04-2010, 20:38
  5. Datsun 1200 120y Sedan
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 29-06-2009, 18:40

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •