O desrespeito pelas regras básicas de segurança rodoviária em dias de grandes encontros desportivos pode originar acidentes muito graves. As conclusões são de um teste de colisão realizado pela Allianz no seu Centro de Tecnologia, em Munique, visando demonstrar aos adeptos quais os riscos dos festejos ao volante.

Todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas morrem em acidentes de viação em todo o mundo. As principais causas desta tragédia são não apenas o excesso de velocidade e a condução sob o efeito do álcool, mas também em grande parte os comportamentos incorretos na estrada.

Não subestime os perigos da baixa velocidade!
Segundo o Relatório Global de 2009 da Organização Mundial de Saúde sobre segurança rodoviária, 1,27 milhões de pessoas morrem por ano em resultado de acidentes de viação, e 20 a 50 milhões ficam gravemente feridas. A noção de que apenas a condução a alta velocidade tem consequências fatais é uma ideia falsa. “Pelo contrário, velocidades bastante moderadas podem ser igualmente perigosas, uma vez que as pessoas tendem a subestimar os respetivos perigos. A uma velocidade de 40 km/h, não ter o cinto de segurança apertado e pendurar-se nas janelas dos carros, como muitos adeptos fazem durante os festejos, pode levar a ferimentos muito graves em caso de acidente”, explica Christoph Lauterwasser, responsável pelo Centro de Tecnologia da Allianz.

Celebre, mas em Segurança!
Com este teste de colisão, os peritos do Centro de Tecnologia da Allianz recrearam uma situação de festejos ao volante, simulando um acidente equivalente ao embate de um carro com outro à velocidade de 40 km/h. Dos três bonecos colocados na viatura, apenas o condutor seguia corretamente sentado e com cinto de segurança. Os outros dois, pendurados na janela e no teto de abrir, teriam sofrido ferimentos graves no crânio e no peito bem como em vários órgãos internos.

Num caso destes, os adeptos não estariam protegidos pelo salvador de vidas nº 1, o cinto de segurança. O nosso boneco de teste que estava pendurado na janela caiu e embateu no pavimento, o que aumenta dramaticamente as possibilidades de uma fatalidade”, esclarece Christoph Lauterwasser. “Apertar o cinto é importantíssimo! Mesmo quando se está a celebrar e num ambiente de festa! Queremos que todas as pessoas celebrem as vitórias das suas equipas, mas a segurança deve ser sempre a primeira prioridade.

Minimize os Riscos e Maximize a Segurança!
Todas as semanas um teste é realizado no Centro de Tecnologia da Allianz para retirar mais informações sobre os danos resultantes de acidentes de viação. Este centro, como entidade líder internacional em consultoria e investigação, especializou-se em investigação sobre reparação de automóveis, segurança rodoviária e prevenção de danos. Cerca de 30 engenheiros, cientistas e espe******tas trabalham em estreita cooperação, para tornar a condução mais segura para milhões de pessoas, sublinhando uma das principais preocupações da Allianz: a segurança nas estradas em todo o mundo. Com a área automóvel do Centro de Tecnologia, a Allianz tem uma história de mais de 40 anos de investigação em segurança rodoviária, que a título de exemplo, contribuiu decisivamente para a introdução do cinto de segurança na Alemanha em 1976.