A Dunlop anunciou hoje, que desenvolveu o seu primeiro pneu com etiqueta AA, na Europa, sob a marca Sport BluResponse AA. A etiqueta AA nos pneus significa que o Sport BluResponse AA alcançou os mais elevados níveis de classificação em termos de eficiência de consumo de combustível e aderência em piso molhado, conforme estabelecido na nova regulamentação europeia sobre etiquetas de pneus. Este pneu protótipo, desenvolvido em quatro tamanhos, foi especificamente concebido para fins de Investigação e Desenvolvimento e de momento não se encontra disponível para venda. O pneu Sport BluResponse AAserá utilizado, principalmente, como base para desenvolvimento de futuros pneus de elevadas classificações, a serem lançados num futuro próximo e para demonstrações de pneus em diversos eventos.

Os pneus AA que estamos a anunciar cumprem com os mais elevados requisitos da União Europeia, segundo o novo sistema de etiquetas introduzido hoje, de forma voluntária“, declarou Sanjay Khanna, diretor geral da marca Dunlop. “Para a Dunlop, a etiqueta traz consigo o desafio de fornecer um pneu desportivo, com um elevado grau de desempenho, mas que cumpra também com alguns dos principais critérios da etiqueta no mercado. A apresentação do pneu Sport BluRepsonse AA é um reconhecimento da capacidade dos nossos engenheiros em cumprir com o que é exigido, combinando um pneu desportivo, com uma elevada classificação na etiqueta“.

O Sport BluResponse AA revela um importante avanço tecnológico, fornecendo pneus com pontuações elevadas nos principais parâmetros de segurança e rendimento estabelecidos pelo Regulamento de Etiquetas Europeu, que entra hoje na sua primeira em fase de implementação. Os pneus desenvolvidos com base em algumas das tecnologias dos pneus de competição Dunlop, combinam a classificação AA sem comprometer os critérios de rendimento mais desportivos do pneu. Esta tecnologia foi alcançada graças à aplicação de um composto recentemente desenvolvido, uma tecnologia concebida para reduzir a produção de calor no pneu, uma estrutura de banda melhorada e novas técnicas de fabrico.

Mesmo num pneu AA, a Dunlop mantém-se fiel à sua tradição de competição“, acrescentou Khanna. “Acreditamos que a etiqueta é um excelente indicador para os consumidores, permitindo-lhes avaliar o pneu em vários critérios chave, mas vamos continuar empenhados nos quinze critérios estabelecidos pelas publicações que testam os nossos pneus e os mais de 50 critérios, com base nos quais testamos os nossos pneus“.

Na hora de desenvolver um pneu, os engenheiros da Dunlop trabalham com cerca de cinquenta critérios e alguns destes estarão refletidos na informação fornecida sobre cada produto no site Web da Dunlop e nos materiais de suporte. Embora a nova etiqueta saliente três indicadores chave de desempenho, a marca considera que os 50 critérios em que se baseia, são de grande interesse na hora de avaliar os seus pneus.

Ao abrigo do novo sistema de etiquetas, os novos pneus AA da Dunlop alcançaram pontuações muito elevadas, tanto em eficiência de consumo de combustível, como aderência em piso molhado. Ambos os factores são elementos essenciais na competição: a eficiência de combustível que permite aos carros de competição percorrer maiores distâncias com menos combustível e a sólida aderência em piso molhado, que assegura que o automóvel consegue manter-se em pista, mesmo em exigentes condições de chuva.
Não devemos subestimar o valor da tecnologia que temos desenvolvido para ter a capacidade de fornecer um melhor pneu, inclusive no Mundo dos desportos motorizados“, concluiu Khanna.

O pneu Sport BluResponse AA da Dunlop estará em exibição em REIFEN, a principal Exposição de pneus europeia, a decorrer em Essen, na Alemanha, de 5 a 8 de junho. Mais de 600 expositores, de cerca de 40 países exibirão os seus mais recentes produtos e serviços relacionados com pneus. Os organizadores esperam mais de 18 mil visitantes profissionais. A Dunlop apresentará igualmente o seu pneu na emblemática pista das 24 horas de Le Mans, onde a marca é patrocinadora e fornece pneus a várias equipas de corrida.