Egidijus Gužauskas da Lituânia venceu o Dunlop Art Car 2012 e terá a oportunidade de ver o seu trabalho no Ferrari F458 GT2 que vai participar nas 24 Horas de Le Mans, onde a Dunlop detém um marco histórico de 34 vitórias na prova de resistência mais famosa do mundo.

O ano 2012 é o quarto desta competição. Com o objetivo de encontrar um trabalho mais artístico, nesta edição as bases do concurso foram menos restritivas que em anos anteriores. Participaram no concurso 13 países e foram eleitos 4 finalistas, escolhidos entre mais de 175 candidatos. Um júri e o público decidiram a votação na página web Dunlop Art Car (Dunlop Art Car Competition 2012).

O júri responsável por selecionar o vencedor foi constituído por:

  • Sanjay Khanna, diretor geral da Dunlop Europa,
  • Jean-Felix Bazelin, diretor geral da Dunlop Motorsport,
  • Jim McWhirter, dono da equipa JMW
  • Mik Whiting, vencedor da Dunlop Art Car Competition em 2011


O vencedor Egidijus Gužauskas, intitulou o seu desenho como “Ritmo de Velocidade”. O projeto é uma representação engenhosa das marcas de um pneu Dunlop sobre a carroceria de cor amarela, caraterística da Dunlop, com o efeito de velocidade que demonstra a pintura deslizando ao longo do carro. O trabalho será visto por mais de 200.000 espetadores e milhões de telespetadores em todo o mundo, durante as 24 Horas de Le Mans que se celebram em junho.

Os outros três finalistas foram: Stephane Paduan da França, Jill Pasch da Alemanha e Arthur Van Synghel da Bélgica. O projeto deste último finalista foi o que mais votos obteve por parte do público e entrou automaticamente na fase final.

Egidijus Gužauskas, vencedor do Dunlop Art Car 2012
Desde criança fui sempre muito criativo. Comecei a praticar com murais e pinturas de grandes dimensões desde 2000. É uma forma interessante de me expressar e deixar fluir a minha criatividade. Estou sempre pronto para experimentar algo novo e o Dunlop Art Car foi uma excelente oportunidade para testar os meus desenhos num carro desportivo".

Sanjay Khanna, diretor geral da Dunlop para a Europa
“Estamos muito satisfeitos pelas participações que recebemos este ano e foi muito gratificante ver como os entusiastas do mundo automóvel e os designers se inspiraram para criar grandes trabalhos. O júri sente que Egidijus é um digno vencedor porque captou a essência da marca Dunlop, mediante o uso da cor, enquanto também nos ofereceu um elemento artístico, com marcas da roda e salpicos de pintura. Estou ansioso por ver o carro na pista. Vai ser muito apelativo”.

podem ver os trabalhos, em especial os portugueses aqui: http://www.facebook.com/media/set/?s...7417100&type=1