Resultados 1 a 8 de 8
Like Tree8Gostos
  • 6 Escrito por Clags
  • 1 Escrito por Clags
  • 1 Escrito por Lexotic

Tópico: Tutorial modelação e renderização - jante de ferro

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de Clags
    Data de Inscrição
    Sep 2007
    Localização
    Portugal, Vila Nova de Famalicão
    Mensagens
    173

    Post Tutorial modelação e renderização - jante de ferro

    TUTORIAL MODELAÇÃO E RENDERIZAÇÃO
    JANTE DE FERRO



    Software de modelação: Google SketchUp Pro v.8
    Software de renderização: Artlantis v.3
    Tempo de execução: +\- 45 min
    Autor: Filipe Silva (andre_moreiradasilva@hotmail.com)



    1 – Em primeiro lugar deve saber qual a jante a modelar, neste caso será uma jante de ferro stock, com maior profundidade. É necessário ter também a percepção de como é uma jante cortada a meio (em perfil), assim como, a sua forma total. (Desenhar nem que seja à mão ajuda a perceber quando não há imagens na net.)

    Jante:

    Perspectiva, frente e corte:


    2 – Em Segundo lugar é necessário preparar o Google SketchUp para trabalharmos nele, assim é necessário definir o estilo de ambiente de trabalho no mais adequado, no meu caso o “Architectural Design Style”, assim como, mudar as unidades de medida que estão em milímetros normalmente para centímetros e com duas casas decimais.

    Configurar estilo janela:

    Configurar unidades de medida:


    3 – Agora pode começar a desenhar, deve criar um rectângulo vertical com a altura e profundidade total da jante. Neste caso terá 38,1cm que corresponde mais ou menos a 15”, por 25 cm de profundidade. Depois deve traçar uma linha ao meio do rectângulo.3.1 - Para desenhar o rectângulo use o lápis, comecem sempre no centro e façam uso das linhas de eixo como guias. Para inserir medidas basta picar a linha no sítio de início, coloca-la na direcção que querem, escrever a medida por exemplo 25 (que vai aparecer no canto inferior direito) e fazem Enter. Automaticamente o programa define que do ponto de origem e com aquela orientação, a recta deve ter 25cm.3.2 - Para definir o centro basta pegar no lápis ir ao centro da linha e o programa identifica o ponto no meio, depois basta unir ambos os centros das rectas verticais.

    Criar rectângulo:

    Dividir a meio:


    4 – A ideia é então facilitar a formação da jante, logo deve desenhar apenas metade do tamanho da jante, assim como, apenas desenhar o perfil da mesma como se esta fosse cortada a meio, daí a necessidade inicial de perceber a forma da mesma. (Neste caso o perfil será um pouco rudimentar para facilitar, mas quanto mais detalhe tiver mais realista ficara o modelo final.)

    Perfil desenhado:


    5 – Após ter o perfil pronto, faça um prolongamento da linha do centro e desenhe um círculo perpendicular ao rectângulo, que tem de ter o mesmo tamanho do rectângulo. 5.1 - Quando seleccionar a ferramenta do círculo, no canto inferior direito aparece um valor correspondente às rectas que compõem o círculo, se escrever outro número e fizer Enter ele irá assumi-lo. Assim quantas mais faces tiver a circunferência, mais perfeita e redonda ficará jante. (Aqui será feito apenas com 30 faces para facilitar.)

    Desenhar Círculo:


    6 – Com o círculo desenhado, deve traçar linhas do perfil ao círculo, na zonas onde irá existir aberturas, desenhando-as com o tamanho certo no círculo, podendo depois apagar as linhas guias.

    Desenhar local das aberturas:


    7 - O próximo passo será limpar o rectângulo inicial e deixar apenas o perfil. Depois disto deve seleccionar a linha da circunferência, seleccionar a ferramenta “Follow Me” e clicar na face do perfil. O que irá acontecer é uma ordem de prolongamento do perfil ao longo da linha redonda do círculo, daí anteriormente ter dito que quantas mais faces tiver o círculo mais perfeita sairá a jante.

    Ordem de “Follow Me”:

    Resultado final:


    8 – A jante segundo o modelo verdadeiro tem 10 furos grandes e 4 furos de porca. 8.1 - No círculo temos um contorno de cada, assim temos de dividir o contorno do círculo grande em 10 partes iguais. (Seleccionar a linha de contorno, clicar com a tecla direita do rato e em dividir. Depois rodar o rato até aparecerem 10 pontos). 8.2 - Após isso seleccionar a face do furo maior, ir a função “Rotate”, clicar no centro e depois no ponto de divisão do círculo grande, depois no Ctrl para activar a duplicação e finalmente rodar a cópia para a próxima divisão do círculo grande. Repetindo o processo as 9 vezes restantes. 8.3 - Quanto aos furos das porcas é o mesmo processo, podendo dividir o círculo em 4, ou rodando a cópia de 90 em 90 graus. Quando está na ferramenta de rotação, se escrever o valor de ângulo (ex: 90) e fizer Enter, a reta assume o ângulo dado em relação à posição original.

    Divisão:

    Duplicação:


    9 – Depois de colocar as aberturas nos espaços certos, deve usar a ferramenta “Push/Pull”, seleccionando os círculos das aberturas e puxando-os de forma a atravessarem a jante. Este processo deve ser feito para todos os círculos de furacão.

    Push/Pull:

    Resultado final:


    10 – Após estarem os cilindros das aberturas a atravessar a jante, deve-se seleccionar tudo, clicar com a tecla direita e fazer “Intersect Faces” –> “With Selection”, depois deve-se limpar os cilindros que através desta operação marcaram a jante no sítio das aberturas. Deve também limpar as marcações das aberturas na jante, ficando assim a jante com o seu formato final.

    Intersecção:

    Limpeza cilindros:

    Limpeza das marcações de aberturas:


    11 – Limpem tudo e deixem ficar apenas a jante, façam “Save As”, gravem como ficheiro de SketchUp Version 5 (*.skp).

    Save As:


    12 – Abra o Artlantis, ele vai pedir logo pra abrir um ficheiro, coloquem no “Arquivos tipo” SketchUP e abra o ficheiro que fizeram.

    Open file:


    13 – Clique no “Object” (máquina fotográfica), depois no “background” mude para “gradient” para ficar tudo branco. Clique no “Shader” (balde de tinta), depois clique na jante para ter acesso ao material. No “Smoothness” coloque 0,24 para arredondar as arestas. Depois vá a “Shaders”, “a Surface”, arraste por exemplo o alumínio e largue-o na jante. Reduza a “Reflection” para 0,25 e escureça a cor.

    Gradient:

    Smooth, texture and color:


    14 – Para activar a Luz e Sombra clique em “Heliodon” (sol), clique no visto da sombra para a activar e à frente pode controlar o esbatimento da sombra. Em cima pode mudar a hora, o dia e o local, para assim controlar a localização do foco de luz.

    Luz e Sombra:


    15 – Para renderizar clique no “Render” (rectângulo e máquina fotográfica), na janela que abrir vá a opções, defina os valores para os que achar adequados, faça ok e “render now”. Agora é esperar!

    Processo de render:

    Final:




    Fico á espera de ver as vossas modelações pessoal, se tiverem alguma questão não existem a colocá-la aqui.


    Cumprimentos, Filipe Silva.





    P.S. - Como é óbvio este não é o único método de modelar jantes, mas é um dos mais fáceis a meu ver e daí ser o que uso. Neste tutorial o objectivo foi também explicar o método e não criar algo perfeito, sendo o segredo da perfeição o treino e a prática.

    P.S.2 - Para aqueles que pensarem USAR O TUTORIAL EM OUTRO SITE/BLOG/FORUM é favor dar os créditos ao autor e site de origem, aprendam a citar!
    Última edição por Clags; 04-01-2012 às 14:47.

  2. #2
    Senior Member Average 2 Avatar de Clags
    Data de Inscrição
    Sep 2007
    Localização
    Portugal, Vila Nova de Famalicão
    Mensagens
    173

    Padrão

    Pessoal peço desculpa por algum erro de ortografico ou lexico das frases.
    Mas teve de ser feito no pouco tempo que tive.

    Se tiverem alguma duvida perguntem.

    Cumps
    Última edição por Clags; 04-01-2012 às 15:16.

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de asoaresb
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    Cascais, Portugal
    Mensagens
    1.756

    Padrão

    Sim senhor! Agora só experimentando é que posso depois ver se consigo.

    Obrigado.

  4. #4
    Banned Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Mensagens
    3.293

    Padrão

    Podias ter dado mais vértices á jante, ficava mais realista...

    ...é um grande tut, sim senhor, comparativamente a outros programas de modelação como o 3DStudio Max ou o Maya, o Google Sketchup tem o mesmo potencial ou nem por isso?

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de Clags
    Data de Inscrição
    Sep 2007
    Localização
    Portugal, Vila Nova de Famalicão
    Mensagens
    173

    Padrão

    Citação Mensagem Original de HarakiriGTR Ver Post
    Podias ter dado mais vértices á jante, ficava mais realista...
    Podia sim, no ponto 5 e 5.1 quando crio a circunferencia para servir de caminho ao perfil, faço referencia a isso, se a circunferencia tiver mais vertices a jante ficará mais perfeita. No caso da jante que fiz recentemente a circunferencia tem 100 vertices.


    Citação Mensagem Original de HarakiriGTR Ver Post
    ...é um grande tut, sim senhor, comparativamente a outros programas de modelação como o 3DStudio Max ou o Maya, o Google Sketchup tem o mesmo potencial ou nem por isso?
    Quanto ao Maya não sei porque nunca usei.
    Qanto ao 3dsmax a nivel de construção intuitiva e rápida do modelo, assim como, da facilidade e simplicidade do software é muito melhor.
    Perde devido á necessidade de um motor de renderização externo como o Artlantis, ou um plugin do V-Ray para possibilitar um motor interno.
    Ao nível do detalhe dos modelos, posso dizer que faço o mesmo que outras pessoas noutros programas, podendo ir ao pequeno pormenor.
    No render é que não consigo um realismo tão grande como no 3dsmax, mas penso ser por falta de prática.

    Em suma eu considero o sketchup um dos programas em maior crescimento, nomeadamente devido à sua componente intuitiva. E uso-o para o 3d de arquitectura e para hobbies como o vt, tendo deixado para o lado o 3d no autocad, archicad ou 3dsmax.
    asoaresb gosta disto.

  6. #6
    Senior Member Senior Avatar de Lexotic
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Ermesinde/Porto
    Mensagens
    513

    Padrão

    Muito bom andré, haver se a minha jante(igual a essa) fica fixe tambem xD

    Quando poderes faz um tuto de pneus tambem xD
    asoaresb gosta disto.

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de Goncalo_jrj
    Data de Inscrição
    Apr 2009
    Mensagens
    219

    Padrão

    nice!!!
    é desta que experimentar fazer algom em 3d

  8. #8
    Senior Member Average 2 Avatar de Descalco
    Data de Inscrição
    May 2009
    Localização
    Sta Maria da Feira
    Mensagens
    212

    Padrão

    muito bom tutorial, tenho de experimentar

    desconhecia o artlantis e vai dar um geitaço, ando num curso de design e para fazer modelos rapidos uso o sktechup e para renderizar e dar acabamentos vai ser muito melhor


    Parabéns

Tópicos Similares

  1. jante ferro alargada
    Por nuno b no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 5
    Última Resp.: 28-08-2012, 10:40
  2. [Compro] 1 jante de ferro 4x114.3 em 16"
    Por Gardete no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 08-07-2010, 21:10
  3. COMPRO - 1 Jante Ferro 15" - 4*100
    Por PiKo no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 1
    Última Resp.: 19-11-2009, 08:04
  4. [COMPRO] Jante de ferro BMW
    Por Lucky_13 no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 17-10-2009, 09:24
  5. Alargar jante de ferro
    Por evobyevo no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 12
    Última Resp.: 06-10-2007, 20:17

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •