sinais da crise...se já tinha sido mau em 2010, no ano passado ainda caiu mais.

As vendas de automóveis ligeiros de passageiros em Portugal afundaram 31,3% no ano passado, para um total de 153.433 veículos, revelou a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Esta é a maior quebra desde 2000, ano em que a ACAP começou a disponibilizar dados.

Em Dezembro, o mercado de automóveis ligeiros de passageiros sofreu uma forte queda de 60,1 por cento, tendo sido comercializados apenas 11.207 veículos, o que se deveu, por um lado, ao prolongamento da tendência descendente iniciada em Janeiro de 2011, e, por outro, ao facto de no período homólogo de 2010, que constitui de termo de comparação, o mercado ter registado uma forte subida.

Já no que respeita ao mercado de veículos comerciais ligeiros, as vendas situaram-se nas 5.518 unidades em Dezembro, o que constitui uma diminuição de 4,1 por cento em relação a igual mês de 2010. Registe-se que esta queda não foi tão acentuada quanto esperado em virtude de se ter verificado alguma antecipação de matrículas na sequência dos fortes aumentos da fiscalidade nos veículos comerciais, em vigor a partir do primeiro dia deste ano.

Em termos acumulados, no período de Janeiro a Dezembro de 2011, foram comercializados em Portugal 34.888 veículos comerciais ligeiros, o que corresponde a menos 23,6 por cento do que no período homólogo do ano anterior.