A Ford está a ajudar os pais a incentivarem os condutores mais jovens a conduzir com mais segurança com a nova tecnologia que pode bloquear a entrada de chamadas telefónicas e de mensagens escritas enquanto conduzem.

A nova funcionalidade Do Not Disturb do MyKey® é a primeira deste género na indústria, e foi desenhada para ajudar os pais a incentivar os condutores mais jovens a se concentrarem na estrada que têm pela frente, reduzindo as distracções relacionadas com o telefone.

Esta funcionalidade, primeira na indústria, denominada Do Not Disturb, faz parte da tecnologia MyKey da Ford, uma chave facilmente programável que ajuda os pais a incentivarem uma condução mais segura junto dos condutores mais jovens. Do Not Disturb funciona bloqueando a recepção de chamadas telefónicas ou mensagens de texto de um telefone emparelhado por Bluetooth, desviando as chamadas para o correio de voz e guardando as mensagens de texto no aparelho para serem lidas mais tarde.

O MyKey da Ford permite aos proprietários programar uma chave especial que pode também restringir a velocidade máxima do veículo a 140km/h e limitar o volume do rádio. Além disso, o MyKey incentiva o uso do cinto de segurança, fornece um aviso antecipado de baixo nível de combustível e poderá ser programado para soar um aviso sonoro em pontos definidos entre os 70 e os 100km/h.

“O MyKey acrescenta uma nova dimensão à segurança automóvel proporcionando aos condutores tecnologia de série que incentiva uma condução mais segura e limita a exposição ao risco, independentemente da idade ou experiência”, afirma Peter Patzelt, arquitecto do Sistema MyKey da Ford. “O MyKey pode dar aos pais paz de espírito quando estes entregam as chaves aos seus filhos, e a nova função Do Not Disturb ajuda-os assim a controlar outro factor de risco quando os seus filhos estão atrás do volante”.

Pesquisas sugerem que os condutores europeus com idade inferior a 25 anos têm estatisticamente mais probabilidade de estarem envolvidos num acidente de viação fatal do que condutores mais experientes; 58.000, com idades entre os 18 e 24 anos, morreram em acidentes rodoviários na Europa entre 1999 e 2008.

“Condutores inexperientes estão tipicamente mais em risco na estrada”, afirma Patzelt. “Quanto mais pudermos fazer para incentivar uma condução segura e limitar as distracções melhor. Com o MyKey, os pais podem estabelecer limites, não deixando de permitir a liberdade de conduzir um veículo”.

Segurança para toda a família

Do Not Disturb do MyKey vem juntar-se a um conjunto abrangente de tecnologias acessíveis, desenvolvidas pela Ford, para ajudar a proteger condutores e ocupantes de todas as idades.

O premiado Ford Focus, por exemplo, é o primeiro veículo do seu segmento com a tecnologia Travagem Activa em Cidade a Baixa Velocidade, desenhada para ajudar o condutor a reduzir os danos causados por impactos ou potencialmente evitar por completo uma colisão. Esta tecnologia recebeu recentemente um prémio Euro NCAP Advanced, assim como a tecnologia de Ajuda a Manutenção de Faixa que utiliza uma pequena câmara virada para a frente, para detectar se o veículo se desvia para fora da sua faixa, e aplica uma pequena correcção para colocar o veículo de volta ao seu caminho.

Brevemente a Ford irá introduzir na sua gama europeia, e pela primeira vez na indústria, cintos de segurança traseiros insufláveis, oferecendo um aumento de protecção aos ocupantes dos lugares traseiros.

“Na Ford, a nossa missão é proporcionar excelentes níveis de segurança através de tecnologias de prevenção de acidentes e sistemas de protecção avançada para os ocupantes”, afirmou Stephen Odell. Presidente e CEO, Ford Europa.

O MyKey estará também disponível no Ford Fiesta a partir de 2012 e, em seguida, em todos os outros modelos dos outros segmentos.