A Euro NCAP, entidade líder na Europa em segurança automóvel, nomeou o Ford Focus como o "Melhor da sua Classe" dos pequenos veículos familiares, em reconhecimento da classificação obtida nos testes de impacto e da sua tecnologia de segurança avançada.

O Focus arrecadou um dos apenas cinco prémios de melhor da classe, enaltecendo a força das cinco estrelas Euro NCAP de classificação máxima assim como as quatro distinções de segurança ‘Euro NCAP Advanced’ obtidas no ano passado, uma conquista inigualável por qualquer outro veículo de grande volume.

A Euro NCAP fez também uma menção especial à Ford Ranger depois desta se ter tornado a pickup mais segura testada pela organização, conseguindo a classificação mais alta de cinco estrelas Euro NCAP, alguma vez atribuida a uma pickup. A Ranger obteve classificações elevadas em todas as áreas de avaliação, recebendo um elogio particular pela protecção de peões.

"Este prémio tem um significado especial porque desenhar e construir os veículos mais seguros possível é um valor fundamental na Ford", disse Stephen Odell, Presidente e CEO, Ford Europa. "O Focus exemplifica a nossa abordagem no design de veículos que ajudam simultaneamente os condutores a evitar acidentes e os protege quando o mesmo é inevitável."

A classificação de cinco estrelas do Focus foi conseguida através de uma pontuação de ocupantes *****os de 92%, crianças de 82%, peões de 72% e uma pontuação de assistência de segurança de 71%.

O Focus recebeu distinções de segurança ‘Euro NCAP Advanced’ por estas quatro tecnologias:

• Sistema Ford de Alerta ao Condutor, desenhado para detectar a fadiga do condutor;

• Sistema Ford de Alerta Frontal, que utiliza tecnologia de radar para verificar a estrada e alertar o condutor em caso de uma colisão provável;

• Sistema de Travagem Activa em Cidade, ajuda a evitar ou mitigar acidentes a baixas velocidades;

• Tecnologias de Assistência à Manutenção da Faixa, que alertam e assistem os condutores que involuntariamente saem da sua faixa de rodagem.