Resultados 1 a 20 de 20

Tópico: Ajuda na escolha do proximo carro....

  1. #1
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Lisboa,Marvila
    Mensagens
    36

    Padrão Ajuda na escolha do proximo carro....

    Boas, como diz no titulo do topico gostava que me ajudassem a escolher o proximo carro, ando meio indeciso entre pug 106 rally fase 1 e pug 106 xsi fase 1 tambem( eu queria era um turbo ie mas para ja n ha euros para isso )... o carro sera para andar maioritariamente em cidade e periodicamente fará alguns km's de autoestrada... ja tive a opurtunidade de fazer algumas centenas de km's num xsi fase 1 e foi um carro que me surpreendeu pela positiva em quase todos os aspectos... mas pronto sempre tive mais pancada para o lado do 106 rally ...
    Agora que esta quase na hora de decidir para depois começar a procurar um bom negocio ando indeciso e por isso gostava que me dessem a vossa opiniao, principalmente neste ponto: sera que em termos de comportamento o rally sera mais eficaz do que o xsi ? ou nao vale a pena optar pelo rally e comprar antes um xsi e ter mais equipamento?

    desculpem o longo post, espero que me possam ajudar

    cumps a todos


    Fiat Marea 2.0 20V

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Talking uma grande bomba

    Citação Mensagem Original de marea2.0 Ver Post
    Boas, como diz no titulo do topico gostava que me ajudassem a escolher o proximo carro, ando meio indeciso entre pug 106 rally fase 1 e pug 106 xsi fase 1 tambem( eu queria era um turbo ie mas para ja n ha euros para isso )... o carro sera para andar maioritariamente em cidade e periodicamente fará alguns km's de autoestrada... ja tive a opurtunidade de fazer algumas centenas de km's num xsi fase 1 e foi um carro que me surpreendeu pela positiva em quase todos os aspectos... mas pronto sempre tive mais pancada para o lado do 106 rally ...
    Agora que esta quase na hora de decidir para depois começar a procurar um bom negocio ando indeciso e por isso gostava que me dessem a vossa opiniao, principalmente neste ponto: sera que em termos de comportamento o rally sera mais eficaz do que o xsi ? ou nao vale a pena optar pelo rally e comprar antes um xsi e ter mais equipamento?

    desculpem o longo post, espero que me possam ajudar

    cumps a todos
    Peugeot 106 Rallye Mk1 é um 1300 cc com 100 cv
    Peugeot 106 XSi Mk1 existe com 1300 cc , 1400 cc e 1600 cc
    Todos eles são de 8 valvulas

    106 1.3i TU2J2L/Z (MFZ) 100 @ 7200

    106 1.4i TU3M/Z (KDY) 75 @ 6200
    106 1.4i TU3FJ2 (KFZ) 95 @ 6800

    106 1.6i TU5J2 (NFY) 100 @ 6200

    O 1300 é de camisas flutuantes e bloco em aluminio, por isso o mais leve deles todos e o mais reguila. Os outros são blocos normalissimos com camisas normais, pelo que o 1300 não se retificam as camisas.
    As diferenças entre o rallye e o xsi são minimas. O xsi vem mais equipado (vidros eletricos, farois de longo alcance, estofos em pele, tecto de abrir) pelo que se pesar mais 100 kg já muito.

    Tem muito cuidado aonde metes o carro a arranjar, pois podem-te fazer o que fizeram ao meu (entrou impecavel na oficina e saíu de lá com o motor rebentado).

  3. #3
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    100kg nota-se bem... é o mesmo q ires sozinho ou cm duas gajas no carro... hehehe

    XAD + XADT

  4. #4
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Lisboa,Marvila
    Mensagens
    36

    Padrão

    mas a diferença de peso entre o xsi e o rally nota-se bem nas aceleraçoes ou quase nada? e a nivel de estabilidade? o xsi ja tem uma traseira marota entao o rally ainda deve ser pior certo?

    cumps


    Fiat Marea 2.0 20V

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Talking Muito bom a curvar e não só

    Citação Mensagem Original de marea2.0 Ver Post
    mas a diferença de peso entre o xsi e o rally nota-se bem nas aceleraçoes ou quase nada? e a nivel de estabilidade? o xsi ja tem uma traseira marota entao o rally ainda deve ser pior certo?

    cumps
    As diferenças entre o XSi e o rallye são mínimas. A ressalva é mesmo o motor, pois o 1300 cc como tem o bloco em alumínio é bastante mais leve (penso que andará por volta de menos 50 kg). Os modelos são muito desportivos e adoram curvas. É claro, que uns pneus goodyear f1 fazem toda a diferença (e eu que o diga). Em relação à traseira (bem levezinha), eu costumo andar com lastro no porta bagagens, por isso ainda não apanhei nenhum susto, por outro lado, nas curvas, para agarrar a traseira, eu acelero um bocadinho (controlo o sub virar e o sobre virar com o acelerador), por isso a traseira não tem outro remedio senão vir atras. Portanto, quando a traseira começa a avizar que vai sortar-se na curva, eu acelero de modo a puxar a traseira (como se fosse uma locomotiva a puxar as carruagens).

  6. #6
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    epah... da experiencia q tenho com 106/saxo aquilo n solta assim de qq maneira... se for a provocar vai como os outros, mas de resto não passa de comunicativa

    XAD + XADT

  7. #7
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Lisboa,Marvila
    Mensagens
    36

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    As diferenças entre o XSi e o rallye são mínimas. A ressalva é mesmo o motor, pois o 1300 cc como tem o bloco em alumínio é bastante mais leve (penso que andará por volta de menos 50 kg). Os modelos são muito desportivos e adoram curvas. É claro, que uns pneus goodyear f1 fazem toda a diferença (e eu que o diga). Em relação à traseira (bem levezinha), eu costumo andar com lastro no porta bagagens, por isso ainda não apanhei nenhum susto, por outro lado, nas curvas, para agarrar a traseira, eu acelero um bocadinho (controlo o sub virar e o sobre virar com o acelerador), por isso a traseira não tem outro remedio senão vir atras. Portanto, quando a traseira começa a avizar que vai sortar-se na curva, eu acelero de modo a puxar a traseira (como se fosse uma locomotiva a puxar as carruagens).
    entao assim sendo a diferença entre o rally e o xsi tambem com o bloco 1.3 a nivel de comportamento nao é tao significante ao ponto de escolher o rally e abdicar do equipamento do xsi certo? a melhor compra sera entao o xsi?


    Fiat Marea 2.0 20V

  8. #8
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Depende dos gostos

    Citação Mensagem Original de marea2.0 Ver Post
    entao assim sendo a diferença entre o rally e o xsi tambem com o bloco 1.3 a nivel de comportamento nao é tao significante ao ponto de escolher o rally e abdicar do equipamento do xsi certo? a melhor compra sera entao o xsi?
    Não quero mentir, mas o XSi deve pesar uns 10 kg ou pouco mais que é precisamente o peso dos motores eléctricos dos vidros, dos motores eléctricos dos espelhos, dos faróis de longo alcance, do tecto de abrir manual, dos acentos em pele. Não sei confirmar se a caixa do XSi é exactamente igual ao do rallye, mas parece-me que as relações de caixa são iguais.

    Devo referir que o XSi de 1300 cc só saíu a Portugal. Em França e em Inglaterra veem-se bastantes 1400 cc e 1600 cc.

    O motor 1300 cc foi construido para andar em competições e foram instalados também no XSi para poder fazer número para obter a homologação. O rallye foi feito para competição e houve mesmo uma serie limitada de 50 unidades (o famoso R2) com alterações a nivel do motor 1300 cc (filtro de ar, colector de escape 4-2-1 e panela) e suspensão (barras de torção).

    O carro é um verdadeiro canhão para um carro a injecção com 1300 cc do ano de 1995 (há poucos aspirados com 100 cv) e curva que é um espetaculo.

    Tem que ter cuidado com a instalação eletrica, pois meter um alarme de qualquer maneira, pode vir a ficar com os mesmo problemas que eu tenho. Nunca deixe um eletrecista andar a mecher na fiação que corre por debaixo do tablié e por debaixo do painel de instrumentos.

  9. #9
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ®_$¡|va Ver Post
    100kg nota-se bem... é o mesmo q ires sozinho ou cm duas gajas no carro... hehehe
    Está decidido: compra esse com duas gajas no carro.
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Muito bom nas curvas

    Citação Mensagem Original de ®_$¡|va Ver Post
    epah... da experiencia q tenho com 106/saxo aquilo n solta assim de qq maneira... se for a provocar vai como os outros, mas de resto não passa de comunicativa
    Eu diria que a traseira até que é muito educada, quando vai para se soltar, pede primeiro licença.

  11. #11
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Mais leve mas com mais cavalagem

    Citação Mensagem Original de ®_$¡|va Ver Post
    100kg nota-se bem... é o mesmo q ires sozinho ou cm duas gajas no carro... hehehe
    Não esquecer que o rallye tem o bloco de 1300 cc em aluminio e os 1400 cc e os 1600 cc são em ferro, daí a diferença de pesos. Aliás, o 1300 cc é o de menor cilindrada e o que tem mais cavalagem (salvo o 1600 cc que tem mais uns 6 cv). Se fizeres as contas ao peso total e à cavalagem, a vantagem está no mais levezinho, certo ? Portanto, ou rallye Mk1 ou Xsi Mk1 com o motor 1.3 (os motores são iguais) levam vantagem para os que tem cilindrada maior. Não é muito, mas o bastante para fazer a diferença.

  12. #12
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    o 1.6 (fase 2) tem sempre a vantagem de ter melhores baixas derivado do maior curso de cambota...

    XAD + XADT

  13. #13
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Lisboa,Marvila
    Mensagens
    36

    Padrão

    sim os fase 2 tambem conheço, andei muitas vezes num xsi fase 2( à pendura) e ate gostei bastante do carro... mas neste momento ta fora de questao devido aos preços, as unicas hipoteses é mesmo o xsi e rallye fase 1. Ainda ontem andei a ver umas fotos na net e o rallye continua-me a impressionar pela estetica mais arrojada, mas pelo que ja vi a diferença de peso po xsi nao é assim tao grande...

    ja me disseram tambem que o rallye tem a caixa ainda mais curta do que o xsi, daí tambem conseguir ser mais rapido. Alguem sabe se isto se verifica?
    Vi ontem tambem que o rallye traz barra estabilizadora da frente ligeiramente mais grossa que o xsi...


    cumps a todos e obrigado pelas dicas


    Fiat Marea 2.0 20V

  14. #14
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    regra geral os rallyes trazem sempre caixa mais curta, não disse pq n tinha a certeza (ha o caso do 205 que é igual à do xs)

    se n queres um carro cheio de comodidades e assim escolhe o rallye e sempre tens aquele look agressivo, se queres mais algum conforto então o xsi é o caminho...

    XAD + XADT

  15. #15
    JDM lover Super user Avatar de LC313
    Data de Inscrição
    Feb 2008
    Localização
    Lousada / Penafiel
    Mensagens
    2.234

    Padrão

    sim a caixa do rallye é mais curta...13x59, sao caixas muito procuradas, principalmente para aplicar em cup's, gti's, xsi's etc....

    se fosse eu escolhia o rallye pelo aspecto mais desportivo, pelo rugido q a mim me parece diferente do xsi...e é mais raro

    cumps

  16. #16
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Lisboa,Marvila
    Mensagens
    36

    Padrão

    entao o rally a andar em autoestrada ainda deve ser pior do que o xsi( por ter a caixa mais curta), pois daquilo k ainda me lembro das vezes k conduzi o xsi em autoestrada, a 100 Km/h em 5ª ja ia a fazer 3500 Rpm's :S

    consumos do rally em relaçao ao xsi? e prestaçoes? alguem pode dar uma ajudinha ...

    cumps pa todos


    Fiat Marea 2.0 20V

  17. #17
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Red face Caixas

    Citação Mensagem Original de LC313 Ver Post
    sim a caixa do rallye é mais curta...13x59, sao caixas muito procuradas, principalmente para aplicar em cup's, gti's, xsi's etc....

    se fosse eu escolhia o rallye pelo aspecto mais desportivo, pelo rugido q a mim me parece diferente do xsi...e é mais raro

    cumps
    Se não estou equivocado, o rallye mk1 e o XSi 1.3 tem a mesma caixa (13 x 59) já o XSi 1.4 e 1.6 tem 16 x 65

  18. #18
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Talking rallye mk1 = XSi 1.3 mk1

    Citação Mensagem Original de marea2.0 Ver Post
    entao o rally a andar em autoestrada ainda deve ser pior do que o xsi( por ter a caixa mais curta), pois daquilo k ainda me lembro das vezes k conduzi o xsi em autoestrada, a 100 Km/h em 5ª ja ia a fazer 3500 Rpm's :S

    consumos do rally em relaçao ao xsi? e prestaçoes? alguem pode dar uma ajudinha ...

    cumps pa todos
    O meu quando estava bem (entenda-se : antes do concessionário da estrada da luz ter feito o maravilhoso trabalho de estragar o motor !!!) gastava em auto estrada a 120 km/h 6 litros e em cidade não chegava bem aos 10 litros. O motor quando chegava às 3.000 rpm, parecia que entrava o turbo (que saudades quando tinha o motor impecavel). E daí para cima, era ver o motor a gritar que nem um desalmado (aquilo era que era folego). A caixa é um nadinha curta de mais para o dia a dia. É facil arrancar em 2ª. Ou melhor, arranca-se em 1ª e em menos de nada está-se a meter a 2ª. O rallye e o xsi tem por vocação andar em estradas sinuosas. Isso de andar nas auto estradas a direito não tem piada. Ele quer é curvas ... muitas curvas !

  19. #19
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Lisboa,Marvila
    Mensagens
    36

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    O meu quando estava bem (entenda-se : antes do concessionário da estrada da luz ter feito o maravilhoso trabalho de estragar o motor !!!) gastava em auto estrada a 120 km/h 6 litros e em cidade não chegava bem aos 10 litros. O motor quando chegava às 3.000 rpm, parecia que entrava o turbo (que saudades quando tinha o motor impecavel). E daí para cima, era ver o motor a gritar que nem um desalmado (aquilo era que era folego). A caixa é um nadinha curta de mais para o dia a dia. É facil arrancar em 2ª. Ou melhor, arranca-se em 1ª e em menos de nada está-se a meter a 2ª. O rallye e o xsi tem por vocação andar em estradas sinuosas. Isso de andar nas auto estradas a direito não tem piada. Ele quer é curvas ... muitas curvas !
    sim eu sei que o forte dos xsi/ rallye nao sao as autoestradas e sim as estradas de curvas... gostei bue do comportamento do xsi em estradas com bastantes curvas daí a minha grande curiosidade em saber se o rallye ainda consegue ser mais divertido e eficaz


    Fiat Marea 2.0 20V

  20. #20
    JDM lover Super user Avatar de LC313
    Data de Inscrição
    Feb 2008
    Localização
    Lousada / Penafiel
    Mensagens
    2.234

    Padrão

    Citação Mensagem Original de marea2.0 Ver Post
    sim eu sei que o forte dos xsi/ rallye nao sao as autoestradas e sim as estradas de curvas... gostei bue do comportamento do xsi em estradas com bastantes curvas daí a minha grande curiosidade em saber se o rallye ainda consegue ser mais divertido e eficaz
    eu penso que sim....o proprio nome diz tudo...

    e a caixa ajuda imenso

    mas ambos querem e «comem» as curvas

Tópicos Similares

  1. ajuda na escolha de um carro
    Por 5tryk3r no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 16
    Última Resp.: 27-03-2009, 19:27
  2. Ajuda escolha de carro economico
    Por NepIce no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 14
    Última Resp.: 30-08-2008, 08:53
  3. Ajuda em escolha de carro.
    Por go@man no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 5
    Última Resp.: 21-05-2007, 15:02
  4. Ajuda escolha de um carro / motor
    Por soniczr no fórum Geral Tuning
    Respostas: 18
    Última Resp.: 07-03-2007, 12:54
  5. Ajuda na escolha de carro
    Por ruben_faro no fórum Geral Tuning
    Respostas: 11
    Última Resp.: 19-09-2006, 19:10

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •