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Tópico: Jantes compostas versus monobloco

  1. #1
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    Padrão Jantes compostas versus monobloco

    Boas,

    Ando a pensar mudar as jantes ao meu carro e tenho algumas dúvidas.

    Há diferenças na resistência e fiabilidade entre as jantes compostas e as monobloco?

    Quais serão mais resistentes a empenos?

    As compostas necessitam de algum tipo de manutenção especial nos parafusos?

    Gostava de ouvir opiniões.

    Obrigado.

  2. #2
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    Boas,

    Ando a pensar mudar as jantes ao meu carro e tenho algumas dúvidas.

    Há diferenças na resistência e fiabilidade entre as jantes compostas e as monobloco?

    Quais serão mais resistentes a empenos?

    As compostas necessitam de algum tipo de manutenção especial nos parafusos?

    Gostava de ouvir opiniões.

    Obrigado.
    Existem vários tipos de jantes, como disseste acima, monobloco, bipartidas ou ainda tripartidas. Existem ainda métodos de produção (casting) com diversos tipos de ligas.

    Em termos de qualidade, depende das marcas mas basta que procures algo que gostes que seja Homologado e Certificado pela Tüv, a partir daí tens logo Garantia de Qualidade e em caso de avaria ou problemas existe uma Marca por detrás.
    Hoje em dia as marcas Certificadas até o código do responsável do Check-out vêm gravado.

  3. #3
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    Boas,

    Obrigado desde já pela resposta.

    E entre as jantes monobloco e compostas há diferença? Partindo do princípio que são da mesma marca e com a mesma qualidade, claro.

    As compostas precisarão de manutenção?

  4. #4
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    Boas,

    Obrigado desde já pela resposta.

    E entre as jantes monobloco e compostas há diferença? Partindo do princípio que são da mesma marca e com a mesma qualidade, claro.

    As compostas precisarão de manutenção?
    O metodo de fabrico é diferente, enquanto umas são "fundidas" monobloco, as compostas normalmente são produzidas por outro método e adicionando as peças.
    A nivel de cuidados é igual para ambas, se tiverem aba, poderão perder resistência na parte exterior e osc cuidados a ter com a limpeza são mais exigentes (só agua e um pano-nada de quimicos abrasivos)
    Agora como lhe disse tudo depende da liga utilizada, cada marca utiliza ligas compostas de diferentes proveniências e aí está todo o segredo.
    Mais uma vez se as jantes são Certificadas e Homologadas pela TÜV, esteja à vontade que seguras são de certeza.
    Qq coisa disponha

  5. #5
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    As compostas costumam ser usadas em competição. Permitem ter uma jante "à vontade do freguês" e mais larga...

    Exemplo para o mini (o meu mundo LOL):

    Monobloc conheço em:
    10 x 4,5 - 10 x 5 - 10 x 6
    12 x 5
    13 x 5 - 13 x 6 - 13 x 7

    Bipartidas/tripartidas conheço em:
    Altura de 10 a 13"
    Largura de 6 a 10", independentemente da altura. Se fores tolo podes mandar fazer um "cubo", ou seja, uma jante 10"x10"!!!

    Marcas existem Braid, Spectrum, Gotti, MB, etc...
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  6. #6
    Junior Member Novato
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    Se queres investir numas jantes de "homem" vai para umas gotti ou braid e podes fazer uma jante ao teu gosto em termos de off-set e largura e ficas com material de topo se é só para o efeito estetico ai já tens muito por onde escolher, até tens jantes da norauto e companhia com os parafusos lá cravados a imitar as bi/tri-partidas.

  7. #7
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    Se precisarem de GOTTI, posso arranjar, qualquer modelo`, é uma das marcas da RONAL.

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